Governança Corporativa: A Experiência do Itaú 24 de Junho de 2004 Banco Itaú Holding Financeira S.A. Alfredo Setubal Diretor de Relações com Investidores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestores de Patrimônio Financeiro ANBIMA
Advertisements

OPERAÇÕES DE BOLSA A B o l s a d o B r a s i l Ricardo Pinto Nogueira
Relações com Investidores
12 de setembro de 2005 Geraldo Soares A importância dos Profissionais de Relações com Investidores XI Curso de Introdução Mercado de Capitais 2005 Vice-presidente.
Histórico A Natura Cosméticos foi fundada em 1969, por Antonio Seabra e Jean Pierre, com capital de $9.000,00 e um punhado de formulações de cosméticos.
Divulgação de Resultados 1º Trimestre 2005
GOVERNANÇA CORPORATIVA Marcelo M. Bertoldi
VII Seminário Internacional CPC “A Convergência das Normas Contábeis”
Palestra Mensal IBGC: Governança Corporativa em Instituições Financeiras 20 de Maio de 2004 Governança Corporativa em Instituições Financeiras: O Caso.
Geraldo Soares Superintendente de Relações com Investidores Banco Itaú Holding Financeira S.A. Dezembro de 2003 O Site de Relações com Investidores como.
02 de setembro de 2003 Geraldo Soares Vice-presidente IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Membro do Conselho de Administração INI.
26 de maio de 2003 Política de Dividendos e a Criação de Valor para os Acionistas Geraldo Soares Superintendente de Relações com Investidores Banco Itaú
O Índice Dow Jones Sustainability World Index (DJSWI)
1 Banco do Brasil 2004 Relações com Investidores BANCO DO BRASIL Divulgação do Resultado 2004 Teleconferência com Analistas.
Conceitos de Governança Corporativa
Sistemas de Accountability
A BOVESPA E O MERCADO DE AÇÕES
Departamento de Supervisão Indireta
NOVO MERCADO DE RENDA FIXA
FINANÇAS CORPORATIVAS
Sustentabilidade e a Opção pelo Mercado de Capitais
Ética como valor corporativo do Gestor e dos Investidores:
VIII Curso de Introdução Mercado de Capitais 2004
Área de Negócios de Exploração e Produção
O Mercado de Capitais e a Sustentabilidade das Empresas:
BenefícioMútuoGestãoResponsável do Produto Boa Conduta Empresarial A contribuição do RI na Comunicação Corporativa 6o. Encontro Nacional de Relações com.


Como abordar o varejo no Brasil e no exterior Milton Vargas Diretor Vice-Presidente e Diretor de RI 19 de Junho de 2007.
GC no Brasil: Problemas e Perspectivas
Performance Financeira
Presidente Executivo do IBRI
CASO GERDAU A IMPORTÂNCIA DO MERCADO DE CAPITAIS NA VISÃO DAS EMPRESAS
Maria Helena Santana Mercado de Capitais Brasileiro: Evolução e Desafios SECIF 15 de Maio de 2008.
Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar
1 35ª Reunião da Qualidade Sessão - fechada 11/5/2004.
1 Reapresentação das Demonstrações Financeiras do 2º e 3º Trimestres de 2002.
Luciano Carvalho Ventura
La Supervisión de los Custodios en Brasil Aspectos Legales.
Geraldo Soares animec Vice-presidente
Governo do Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Fazenda AUDIÊNCIA PÚBLICA 3º Quadrimestre 2008 Fev/ AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação do Cumprimento.
BOVESPA MAIS um passo adiante
Governança Corporativa
Paulo de Sousa Oliveira Junior
Seminario Internacional sobre Democratización del Capital
Governança Corporativa
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Governança Corporativa na Companhia Vale do Rio Doce

Bruno Sardinha Carlos Oliveira Victor Braga
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
FURNAS Centrais Elétricas S.A MW de Potência Instalada Km de Linha de Transmissão MVA de Capacidade de Transformação R$ Milhões.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Ministério da Fazenda Secretaria de Política Econômica 1 A CRISE MUNDIAL E SEUS EFEITOS NO BRASIL Nelson Barbosa Secretário de Política Econômica 2 de.
VISÃO E VALORES DA COLFAX
Nonon no onono non onnon onon no Noonn non on ononno nonon onno IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Luiz Henrique Valverde.
Análise de Demonstrações Financeiras.
Fundos: no mínimo 67% em ações, taxas de administração e de sucesso, despesas de auditoria e publicidade, divulgação de balanços, salários de gestores.
AUDIT COMMITTEE INSTITUTE
Governança Corporativa: A Experiência do Itaú 0 03 de Maio de 2005 Banco Itaú Holding Financeira S.A. Alfredo Setubal Diretor de Relações com Investidores.
Guia de estilo para apresentações em Power Point 25 de Novembro de 2004 Lúcio Marques RI – Banco Itaú Holding Financeira S.A. Diretor do IBRI Seminário.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Lavratti.com Slide 1/4 Formação Profissional IV Governança Corporativa A governança corporativa é uma relação entre três partes: A gestão da organização;
GOVERNANÇA CORPORATIVA:
AULA 10 – Governança Corporativa e Sustentabilidade
Memória de Aula 1 Prof Alfredo Senger
Tópicos Contemporâneos de Administração
Banco Itaú Holding Financeira S.A. Apresentação 2004: Alfredo Setubal Diretor de Relações com Investidores 31 de maio de º Reunião Apimec RIO 6º.
Governança Corporativa: Perspectivas no Brasil ? Prof.Ms. Delmário UNINOVE/2009.
Alfredo Setubal Diretor de Relações com Investidores 25 de agosto – São Paulo Banco Itaú Holding Financeira S.A.
Transcrição da apresentação:

Governança Corporativa: A Experiência do Itaú 24 de Junho de 2004 Banco Itaú Holding Financeira S.A. Alfredo Setubal Diretor de Relações com Investidores Banco Itaú Holding Financeira S.A. Governança Corporativa: A Experiência do Itaú Rio de Janeiro

Governança Corporativa: A Experiência do Itaú 1 Banco Itaú Holding Financeira S.A. Primeiro contato do Itaú com um comitê de rating: 1992 Nossa Percepção: Nem todo o mundo conhecia o nosso Itaú Novas necessidades de informação de públicos distintos: - Acionistas - Analistas de Investimentos - Agências de Rating - Mídia Econômica...

Governança Corporativa: A Experiência do Itaú 2 Banco Itaú Holding Financeira S.A. Com base na conjuntura externa da época e também a conjuntura interna. Globalização com fluxo intenso de capital Foco em Mercado de Capitais Crescente ativismo de investidores institucionais Evolução da legislação e auto-regulação Abertura da economia com inserção das empresas no mercado global Desenvolvimento do Mercado de Capitais Necessidade de padronização internacional na prestação de informações Evolução da legislação bancária e de disclosure

Governança Corporativa: A Experiência do Itaú 3 Banco Itaú Holding Financeira S.A. Com base na conjuntura externa da época e também a conjuntura interna. Globalização com fluxo intenso de capital Foco em Mercado de Capitais Crescente ativismo de investidores institucionais Evolução da legislação e auto-regulação Abertura da economia com inserção das empresas no mercado global Desenvolvimento do Mercado de Capitais Necessidade de padronização internacional na prestação de informações Evolução da legislação bancária e de disclosure Concluímos: 1)Transparência seria uma nova medida de valor no mundo globalizado 2)O valor de mercado se tornara um diferencial competitivo

Governança Corporativa: A Experiência do Itaú 4 Banco Itaú Holding Financeira S.A. O cenário se confirmou... Fortalecimento da supervisão bancária no Brasil em toda a década de 90; Criação do IBGC (1995); Princípios de Disclosure e Governança - BIS (1998); Diretrizes do FMI para melhorar a transparência do sistema financeiro internacional (1999); Nova Lei das S.As. (2001); Níveis diferenciados de Governança - BOVESPA (2001); Instrução CVM nº 358 (2002): Política de Divulgação (obrigatória) e de Negociação (facultativa) Lei Sarbanes-Oxley (2002); Hoje são 34 empresas brasileiras listadas na Bolsa de Nova Iorque, sujeitas às mesmas exigências do que as empresas americanas.

Governança Corporativa: A Experiência do Itaú 5 Banco Itaú Holding Financeira S.A.... e o Itaú investiu em transparência: Em 1990: Em 2004: Relatório Anual Demonstrações Contábeis 24 notas explicativas Melhora qualitativa na Demonstração do Resultado Análise Gerencial da Operação desde 1999 Disponível em US GAAP 11 notas Conteúdo básico exigido pela legislação Disponível no mesmo dia da Demonstração na web Disponível na Internet desde linhas Linhas (Crescimento de 126%) + 2 Peças: Análise Gerencial da Operação e Balanço Social Caráter Formal

Governança Corporativa: A Experiência do Itaú 6 Banco Itaú Holding Financeira S.A. Em 1990: Em 2004: 1ª empresa brasileira a adotar o Microsoft CRM em RI Reuniões com Analistas Internet Site de Relações com Investidores – 6ª versão em 3 idiomas (TOP 5 na América Latina há 4 anos) Envio de comunicados para mais de 8 mil cadastrados 8 roadshows no exterior nos EUA e Europa Reuniões em todas as regionais da Apimec desde 1999 Seminários de Mercado Não eram realizadas reuniões Banco Eletrônico Cobertura extensiva de analistas Transparência na Web... e o Itaú investiu em transparência: Prêmios Apimec Cias Abertas 1999 e 2001

Governança Corporativa: A Experiência do Itaú 7 Banco Itaú Holding Financeira S.A. Em 1990: Em 2004: 1ª empresa brasileira a adotar o Microsoft CRM em RI Reuniões com Analistas Internet Site de Relações com Investidores – 6ª versão em 3 idiomas (TOP 5 na América Latina há 4 anos) Envio de comunicados para mais de 8 mil cadastrados 8 roadshows no exterior nos EUA e Europa Reuniões em todas as regionais da Apimec desde 1999 Seminários de Mercado Não eram realizadas reuniões Banco Eletrônico Cobertura extensiva de analistas Transparência na Web... e o Itaú investiu em transparência: Prêmios Apimec Cias Abertas 1999 e 2001 Transparência: desejo de informar Valor de Mercado: O Itaú é o maior valor de mercado dentre os bancos da América Latina (R$ 31,2 bilhões)

Governança Corporativa: A Experiência do Itaú 8 Banco Itaú Holding Financeira S.A. Código Brasileiro das Melhores Práticas - IBGC 3 a Versão - 30 de março de 2004 Transparência Equidade Prestação de Contas Responsabilidade Corporativa Princípios Básicos:

Governança Corporativa: A Experiência do Itaú 9 Transparência Equidade Prestação de Contas Responsabilidade Corporativa Banco Itaú Holding Financeira S.A. Código Brasileiro das Melhores Práticas - IBGC 3 a Versão - 30 de março de 2004 Princípios Básicos:

Governança Corporativa: A Experiência do Itaú 10 Banco Itaú Holding Financeira S.A. Equidade Código de Ética Código de Ética Corporativo disponível na Internet; Divulgação e abrangência junto a todos osstakeholders (funcionários, acionistas, fornecedores, terceiros); Criação do Comitê de Ética; Em constante reavaliação / reformulação; Diversos códigos de ética setoriais internos foram criados (Ex.: Área Financeira, Área de Mercado de Capitais, Área de Auditoria, etc.).

Governança Corporativa: A Experiência do Itaú 11 Banco Itaú Holding Financeira S.A Código de Ética Jun Bovespa Nível 1 de Governança Corporativa O Itaú foi uma das primeiras empresas a aderir voluntariamente; Assumiu diversos compromissos de transparência e respeito ao acionista minoritário (Ex.: favorecer a dispersão do capital); Itaú já estava bastante avançado à época da adesão, bastando algumas alterações estatutárias para preencher todos os requisitos. Equidade

Governança Corporativa: A Experiência do Itaú 12 Banco Itaú Holding Financeira S.A Código de Ética Jun Bovespa Nível 1 de Governança Corporativa Abr Tag Along Benefício a todos os acionistas não-controladores da instituição; Ampliação dos direitos concedidos às ações preferenciais (mesmas condições do acionista ordinário não-controlador); Maior atratividade para o investidor estrangeiro; Em Fev. de 2002: premiado com o Selo Animec Companhias Abertas - reconhecimento da atuação em defesa dos acionistas minoritários. Equidade

Governança Corporativa: A Experiência do Itaú 13 Banco Itaú Holding Financeira S.A Código de Ética Abr Tag Along Set Fechamento de capital dos bancos incorporados Ofertas Públicas para a aquisição das ações em circulação de Banestado, BEG e Bemge; Benefício para o acionista minoritário - papéis tinham baixa liquidez; Redução de custos operacionais; Foco em somente uma companhia aberta: o Banco Itaú Holding Financeira S.A.; Valor pago acima do valor de mercado; Nenhuma reclamação de acionista minoritário. Equidade Jun Bovespa Nível 1 de Governança Corporativa

Governança Corporativa: A Experiência do Itaú 14 Banco Itaú Holding Financeira S.A. Código Brasileiro das Melhores Práticas - IBGC 3 a Versão - 30 de março de 2004 Transparência Equidade Prestação de Contas Responsabilidade Corporativa Princípios Básicos:

Governança Corporativa: A Experiência do Itaú 15 Banco Itaú Holding Financeira S.A. Prestação de Contas Conselho Fiscal Eleição de Conselho Fiscal totalmente independente a partir de abril de 2000 (três membros); Instauração do Regimento Interno do Conselho Fiscal em Setembro de maior transparência na atuação do Conselho; Membros altamente qualificados: Gustavo Jorge Laboissiere Loyola Alberto Sozin Furuguem Iran Siqueira Lima

Governança Corporativa: A Experiência do Itaú 16 Banco Itaú Holding Financeira S.A. Prestação de Contas 9 reuniões em 2003; 14 membros (*) : 4 independentes 4 controladores 3 executivos 3 externos (*) segundo defini ç ão do C ó digo das Melhores Pr á ticas de Governan ç a Corporativa do IBGC Estrutura do Conselho de Administração Conselho Fiscal 4 membros independentes: Alcides Lopes Tápias Persio Arida Roberto Teixeira da Costa Tereza Grossi

Governança Corporativa: A Experiência do Itaú 17 Banco Itaú Holding Financeira S.A. Prestação de Contas Eleição de dois conselheiros independentes altamente qualificados em abril de 2001; Eleição de nova conselheira independente no Conselho de Administração em Fevereiro de 2004; Atualmente: quatro conselheiros independentes no Conselho de Administração. Conselheiros Independentes Estrutura do Conselho de Administração Conselho Fiscal Eleição do terceiro conselheiro independente em abril de 2002;

Governança Corporativa: A Experiência do Itaú 18 Banco Itaú Holding Financeira S.A. Prestação de Contas Instauração dos Comitês de Governança (Divulgação e Negociação) em Julho de 2002; Criação das Políticas de Divulgação e de Negociação em Julho de 2002; Reuniões trimestrais dos Comitês de Divulgação e de Negociação. Conselheiros Independentes Estrutura do Conselho de Administração Conselho Fiscal Comitês de Governança Desenvolvimento de um sistema de controle e mapeamento dos aderentes às Políticas;

Governança Corporativa: A Experiência do Itaú 19 Banco Itaú Holding Financeira S.A. Prestação de Contas Instauração do Comitê de Auditoria em Abril de 2004; Cumprimento da Resolução do CMN e Lei Sarbanes-Oxley; 2 membros do comitê são conselheiros independentes e 1 externo*; Atuação independente do Conselho de Administração; Conselheira independente Tereza Grossi designada Financial Expert do Comitê. Conselheiros Independentes Comitês de Governança Estrutura do Conselho de Administração Conselho Fiscal Comitê de Auditoria (*) segundo defini ç ão do C ó digo das Melhores Pr á ticas de Governan ç a Corporativa do IBGC

Governança Corporativa: A Experiência do Itaú 20 Banco Itaú Holding Financeira S.A. Prestação de Contas Conselheiros Independentes Comitês de Governança Comitê de Auditoria Ações Itaú Em Foco Novo informativo para acionistas do Banco lançado no início de 2004; Estrutura do Conselho de Administração Conselho Fiscal Pesquisa com grupos-foco de acionistas - aprimoramento da divulgação; Maio 2004 – 2ª edição com os resultados do 1º trimestre de 2004.

Governança Corporativa: A Experiência do Itaú 21 Banco Itaú Holding Financeira S.A. Código Brasileiro das Melhores Práticas - IBGC 3 a Versão - 30 de março de 2004 Transparência Equidade Prestação de Contas Responsabilidade Corporativa Princípios Básicos:

Governança Corporativa: A Experiência do Itaú 22 Banco Itaú Holding Financeira S.A. Responsabilidade Corporativa Criação do Instituto Itaú Cultural; R$ 20 milhões previstos; 2003 – 427 mil visitantes grupos de 495 instituições que somaram 30 mil pessoas; Realizados mais de 220 eventos no Brasil e 9 no exterior; O acervo geral, especializado em temas artísticos e culturais do Brasil, apresenta mais de 31 mil títulos; Prêmio Eco 2003 na categoria Cultura; Site: – Atuação Cultural

Governança Corporativa: A Experiência do Itaú 23 Banco Itaú Holding Financeira S.A. Criação do Programa Itaú Social; Fundação Itaú Social; R$ 23 milhões previstos; Prêmio Itaú-Unicef; Prêmio Escrevendo o Futuro; 1987 – Atuação Cultural 1993 – Atuação Social Adesão à Bolsa de Valores Sociais - Bovespa. Responsabilidade Corporativa

Governança Corporativa: A Experiência do Itaú 24 Banco Itaú Holding Financeira S.A. Membro integrante desde a criação do índice (1999); Único banco latino americano; Crescimento sustentável; Criação de Valor para o Acionista – Atuação Cultural 1993 – Atuação Social 1999 – Dow Jones Sustainability World Index Responsabilidade Corporativa Responsabilidade Social, Cultural e Ambiental;

Governança Corporativa: A Experiência do Itaú 25 Banco Itaú Holding Financeira S.A. Marca mais valiosa: 2001 e Interbrand; Processo de Segmentação; Presença Internacional (U$ 2,2 bilhões); ROE acima de 30% nos últimos 7 trimestres – Atuação Cultural 1993 – Atuação Social 2001 – Intangíveis Responsabilidade Corporativa 1999 – Dow Jones Sustainability World Index Marca mais valiosa 2004 – Interbrand/Isto É Dinheiro 02/06/2004;

Governança Corporativa: A Experiência do Itaú 26 Banco Itaú Holding Financeira S.A – Atuação Cultural 1993 – Atuação Social 2001 – Intangíveis 2002 – Sarbanes Oxley Certificações dos Executivos; Exigibilidades da SEC e NYSE; Accountability ; Comitê de Auditoria independente. Responsabilidade Corporativa 1999 – Dow Jones Sustainability World Index

Governança Corporativa: A Experiência do Itaú 27 Banco Itaú Holding Financeira S.A. Criação de Valor Sustentabilidade Transparência Prestação de Contas Equidade Responsabilidade Corporativa

Governança Corporativa: A Experiência do Itaú 28 Banco Itaú Holding Financeira S.A. Criação de Valor Sustentabilidade Transparência Prestação de Contas Equidade Responsabilidade Corporativa O objetivo fundamental das estratégias que presidem a gestão do Itaú Holding tem sido direcionado de modo a balancear crescimento com rentabilidade, visando Criar Valor para os Acionistas no longo prazo. (1995)

Governança Corporativa: A Experiência do Itaú 29 Evolução do Lucro Líquido por ações Banco Itaú Holding Financeira S.A. CAGR = 30,4% R$

Governança Corporativa: A Experiência do Itaú 30 Valorização das Ações Preferenciais Evolução de US$ 100 Investidos em 21 de Junho de 94 até 21 de Junho de 04 Banco Itaú Holding Financeira S.A. (1)Com Reinvestimento de Dividendos (2) Sem Reinvestimento de Dividendos US$ Plano Real Crise Russa Desvalori- zação do Real Crise Mexicana Crise Asiática 100 Crise Argentina Ataque ao WTC Itaú (1) Itaú (2) Ibov. 10 anos 24,71%20,27%6,11% 5 anos 20,58%16,17%2,15% ,53%-11,81%-15,75% Valorização Média Anual em Dólar

Governança Corporativa: A Experiência do Itaú 24 de Junho de 2004 Banco Itaú Holding Financeira S.A. Alfredo Setubal Diretor de Relações com Investidores Banco Itaú Holding Financeira S.A. Governança Corporativa: A Experiência do Itaú Rio de Janeiro