Seminário SANTA CATARINA 2015. ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROGRAMA DE GOVERNO PT
Advertisements

AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
Formosa: Exercício de entender suas relações.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
Seminário de Melhores Práticas de Desenvolvimento Regional I
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA 2015
AÇÃO GOVERNAMENTAL DE PLANEJAMENTO A Lei Complementar 381/2007, art. 10, dispõe que a ação governamental obedecerá a um processo sistemático de planejamento.
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Diretrizes e estratégias
PLANO DE GESTÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentação do Projeto
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Desenvolvimento Local e Sustentabilidade Gilson Domingues Cardoso Gerente de Desenvolvimento e Planejamento Vitória 19 de novembro de ª Gestão das.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Planejamento e Orçamento
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
ÁREA SOCIAL Grupo 1.
Fabiano André Vergani
Boas vindas em nome do Ministério da Cidades e da UFMG PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – PROEXT MEC/CIDADES.
PLENÁRIA FINAL.
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
Diretrizes Gerais para o Desenvolvimento Urbano do Paraná DIRETRIZES GERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO DO PARANÁ.
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Plano Estratégico Regional de Turismo
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
DIAMANTINO. PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ECONOMIA MATO-GROSSENSE, FORTALECENDO A COMPETITIVIDADE, A DIVERSIFICAÇÃO E A PARTICIPAÇÃO NOS MERCADOS.
DIAMANTINO Econômico Consolidado. Propostas de projetos por estratégia 1. Investir na formação profissional continuada, permitindo ao trabalhador sua.
Talentos para Inovação
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Brasília, 27/06/2012 Trabalho Decente Adolescentes e Jovens.
Premissas Dados das Microrregiões.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
PLANO CATARINENSE DE DESENVOLVIMENTO
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
1 Prioridades Estratégicas 1 Estruturar as bases para um novo modelo de gestão de compras do Estado, visando maior economia nos gastos públicos, sua adequação.
Novembro 2006 Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base Fábio Aidar IV OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO.
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
SEMINáRIO SANTA CATARINA 2015
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
Apresentação Diagnóstico Social
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
CIDADANIA DIGITAL JÁ Inclusão e oportunidades reais.
P RONATEC C AMPO Acadêmicos: Cristiano, Lenise, Jonathan, Rodrigo.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CT&I Reunião Preparatória do DF GT – Inclusão Social Brasília – DF, 29/07/2005.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

Seminário SANTA CATARINA 2015

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de atuação: Infra-estrutura, iniciativas empreendedoras, agricultura e meio ambiente

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Infra-estrutura Diretrizes Potencializar os sistemas logísticos de Santa Catarina de modo a aumentar a capacidade de movimentação de cargas e consolidar o estado como centro integrador da plataforma logística do Sul do país para os mercados nacional e internacional Fortalecer o processo de ampliação e manutenção da rede de rodovias pavimentadas do estado. Manter a universalização do acesso e melhorar a qualidade do serviço de energia elétrica.

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Infra-estrutura Diretrizes Ampliar a oferta de gás natural no estado, buscando atender novas regiões e segmentos. Ampliar e melhorar a infra-estrutura de saneamento básico visando a universalização do abastecimento de água, a ampliação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto e resíduos sólidos.

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Infra-estrutura Diretrizes Criar mecanismos e programas de captação de recursos de agências e fundos para investimentos na área de infra-estrutura. Criar programas e ações integradas para universalizar o acesso aos serviços de telefonia e comunicação.

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Iniciativas empreendedoras Diretrizes Promover a inovação e a agregação de valor nas cadeias produtivas de Santa Catarina Promover e apoiar a participação das empresas catarinenses nos mercados interno e externo Implementar políticas de apoio aos micro e pequenos empreendimentos Estimular o ensino técnico profissionalizante em parceria com a iniciativa privada, entidades de classe e municípios

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Agricultura Diretrizes Melhorar a atratividade e a qualidade de vida no interior para reduzir o êxodo rural e o processo de litoralização da população e da atividade econômica Aumentar a competitividade do agronegócio catarinense. Desenvolver, de forma sustentável, a multifuncionalidade dos espaços rurais.

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Meio ambiente Diretrizes Fortalecer a gestão dos recursos naturais por meio da articulação institucional das entidades relacionadas com a área ambiental no estado. Consolidar a gestão dos recursos hídricos, continentais e costeiros. Implementar sistema de gestão ambiental com processos unificados de licenciamento, monitoramento, controle e fiscalização.

SOCIAL Macro diretriz: Promover a eqüidade entre as regiões do estado e a inclusão social de todas as pessoas no processo de desenvolvimento Áreas de atuação: Saúde, assistência social, trabalho e renda, educação e cultura, segurança

SOCIAL Saúde Diretrizes Reduzir a mortalidade infantil Reduzir Anos Potenciais de Vida Perdidos (APVP) Apoiar a ampliação da cobertura do Programa de Saúde Familiar (PSF) Intensificar a descentralização da prestação de serviços de alta e média complexidade. Fortalecer o controle social por meio de Conselhos Municipais e Estaduais de Saúde

SOCIAL Assistência social, trabalho e renda Diretrizes Aumentar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e superar os Índices dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) em todas as regionais do estado. Consolidar e fortalecer os serviços de assistência social, buscando a eqüidade entre os grupos sociais e as regiões do estado. Ampliar a geração de empregos, oportunidades de trabalho e geração de renda

SOCIAL Educação e cultura Diretrizes Promover a universalização e a melhoria da qualidade do ensino médio no estado. Aumentar gradativamente o tempo médio de estudo da população catarinense. Manter programa de formação continuada dos profissionais da educação visando garantir o padrão de ensino de qualidade.

SOCIAL Educação e cultura Diretrizes Estimular atividades culturais no estado, valorizando o patrimônio cultural e histórico das comunidades. Ampliar a infra-estrutura para desenvolvimento de atividades culturais e esportivas.

SOCIAL Segurança Diretrizes Ampliar os serviços de inteligência de segurança pública Implementar ações efetivas de prevenção e combate às drogas Incentivar e apoiar ações das organizações do terceiro setor que contribuam para a melhoria da segurança pública e da cidadania

SOCIAL Segurança Diretrizes Reduzir a taxa de homicídio Capacitar o pessoal efetivo da segurança pública para melhor exercício de suas funções. Otimizar o uso do efetivo de segurança pública. Ampliar o número de vagas no sistema prisional

DIMENSÃO TECNOLOGIA Macro diretriz: Apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico como forma de promover o desenvolvimento sustentável do estado Áreas de atuação: Ciência, tecnologia e inovação

TECNOLOGIA Diretrizes Ampliar rede de centros de inovação, incubadoras e condomínios em todas as regionais do estado. Intensificar a interação entre universidade- empresa-governo. Estimular e apoiar os programas de pós- graduação, em nível de mestrado e doutorado, em todas as universidades do estado.

TECNOLOGIA Ciência, tecnologia e inovação Diretrizes Prover condições para o crescimento do número de alunos concluintes em cursos superiores nas áreas de conhecimento do novo paradigma tecnológico. Ampliar a inclusão digital no estado apoiando, principalmente, projetos que integrem as áreas de educação, desenvolvimento social, saúde, e segurança.

POLÍTICA PÚBLICA Macro diretriz: Consolidar a gestão pública ética baseada em resultados e comprometida com a qualidade dos serviços e com o bem público Áreas de atuação: Gestão pública

POLÍTICA PÚBLICA Gestão pública Diretrizes Fortalecer o processo de descentralização Dar prioridade à busca de solução para o problema previdenciário do funcionalismo público estadual Implementar o governo eletrônico para melhorar a prestação de serviços à população e ampliar a infra-estrutura de tecnologias da informação da administração pública estadual.

POLÍTICA PÚBLICA Gestão pública Diretrizes Consolidar o processo de modernização da gestão do estado Profissionalizar a administração pública estadual. Elevar, de forma significativa, os investimentos públicos em Santa Catarina.