EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Advertisements

Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
Apresentação: Fernanda Caroline Teixeira Mestranda em Educação
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Passos para Revisão do PPP
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Núcleo Municipal de Mobilização Social:
AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Educação no contexto do Trabalho
PROGRAMA EDUCAÇÃO A FAVOR DA VIDA ABRIL/2010. Apresentação Entendemos que o papel da Escola é refletir, discutir e propor ações voltadas para a prevenção.
II Encontro de Educação e Saúde
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
REGIÃO CENTRO SÍNTESE DOS PROJETOS
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
Avaliação e Desenvolvimento da Educação Pública. Página  2 Placeholder, enter your own text here Está em curso uma reforma da educação brasileira? Índice.
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Foco de Atuação: Atenção Básica
DENGUE ABRIL 2008.
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MOGI MIRIM Edison de Almeida Abril de 2014.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
PROJETO LOCAL Votuporanga e Região. Parceiros Parceiros realizadores: Ministério da Educação (MEC), Movimento Todos pela Educação, CLP – Centro de Liderança.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Supervisoras: Eliane de Castro Fabrini Silvia Martins Rodrigues
Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Educação Ambiental e Contextualização Curricular
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MEC/SECAD/UFS/UFPB PROJETO CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DA REDE BÁSICA EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – REDH BRASIL PROJETO:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Constituição de Grêmios Estudantis
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Oficina Concurso Tempos de Escola. O que estas imagens representam para você?
GABINETE DA SECRETÁRIA DIRETORIA GERAL Superintendência da Educação Superintendência de Desenvolvimento Educacional Diretoria de Tecnologias Educacionais.
Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
CAT.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
PEPAST Projeto Educação popular e Atenção à Saúde do Trabalhador.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA PROGRAMA EDUCAÇÃO FISCAL.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
PROPOSIÇÕES PARA NOVOS RUMOS E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA: Visão do CEE com base na avaliação da OCDE Criciúma, 03 de julho de Mauricio.
TRABALHANDO EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM REDES SOCIAIS EMEF VILA SÃO JORGE PORTÃO.
A Lei e a Educação Ambiental: propondo a salvação do planeta reconstruir o ambiente global, esse é o desafio Francisco Antonio Romanelli.
Fórum de EA Estratégias das Instituições Públicas e Papel das ONGs Junho de 2011 Educação Ambiental SECADI / MEC.
O papel pedagógico do órgão gestor
Formação continuada ANO 2015
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015 O conhecimento não é uma cópia da realidade. Conhecer é modificar, transformar o objeto, e compreender.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Programa de Implementação de Projetos Descentralizados nas Unidades Escolares Prodesc.
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba Núcleo Pedagógico - Ciências de Natureza Marly Ap. Giraldelli Marsulo - PCNP Biologia Luciana Maria Victória -
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS ESTADO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Educação Básica e Profissional EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS

Secretaria de Estado da Educação Secretário Silvestre Heerdt Diretor Geral Arnóbio Marques Diretor de Educação Básica e Profissional Antônio Elízio Pazeto

Entre estes, dedica-se especial atenção à Educação Ambiental. 1 Temas transversais no currículo escolar A SED definiu, adicionalmente à abordagem do currículo convencional, e, com base em fundamentos legais que regem a matéria, um conjunto de temas denominados transversais: Educação no Trânsito, Educação Financeira, Educação e Prevenção na Escola, Educação e Saúde, Educação das Relações Étnico-Raciais. Entre estes, dedica-se especial atenção à Educação Ambiental.

2 Educação Ambiental Educação Ambiental é, efetivamente, apresentada como necessária para todas as nações, devendo ser permanente na formação do cidadão e presente em todos os níveis de ensino. Desde as primeiras formulações, projetos e experiências, foram se configurando e originaram um amplo coletivo de educadores, que tem feito diferença no modo como cada cidadão convive e se apropria dos recursos naturais.

Livros, CDs, DVDs, informativos (compras e doações) 3 Ações Aquisições Livros, CDs, DVDs, informativos (compras e doações) Concursos Cartazes, desenhos, frases, jingles, paródias (participação de alunos e professores) Feiras Municipais, regionais e estaduais (apresentação dos melhores trabalhos) Seminários Regionais e estaduais (participação de professores e gestores) Palestras Escolas (para alunos, professores, gestores e comunidade) Campanhas Plantio de plantas nativas da região, Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente

4 Material utilizado para ação ambiental

Participantes da Educação Básica 5 Projeto Acorde Plantas Nativas Participantes da Educação Básica Professores Alunos 6.680 11.760

Ministério do Meio Ambiente 6 Parceiros Ministério do Meio Ambiente Ministério da Educação Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável FATMA EPAGRI

7 Interação A relação SED/Parceiros acontece por meio da produção de materiais, formação de professores, feiras e desenvolvimento de campanhas, com o envolvimento de todos, visando ao aprimoramento das práticas com foco na Educação Ambiental.

“Não nasci marcado para ser professor assim “Não nasci marcado para ser professor assim. Vim me tornando desta forma no corpo das tramas, na reflexão sobre a ação, na observação atenta a outras práticas ou à pratica de outros sujeitos, na leitura persistente, crítica, de textos teóricos. Não importa se com eles estava de acordo ou não. [...] Ninguém nasce feito. Vamos nos fazendo aos poucos na prática social que tomamos parte.” Paulo Freire