FORMAÇÃO DA AUTO-IDENTIDADE.

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Transcrição da apresentação:

FORMAÇÃO DA AUTO-IDENTIDADE

AUTONOMIA  VERGONHA E DÚVIDA (dos 18 meses aos 3-4 anos)

Segundo Erikson, esse é o segundo estágio, a segunda idade, o segundo desafio, o segundo conflito, ou a segunda fase na formação da auto-identidade.

COMPREENSÃO DO TERMO Auto + “nomos” (em grego = norma, lei).

Autonomia é a norma, a lei que eu estabeleço segundo decisão própria.  É o início do processo decisório pessoal, seguindo escolhas e gostos do sujeito.

A criança diante do conflito: aprende a decidir de forma adequada, ou amarga a vergonha de não saber tomar suas próprias decisões ou, ainda, vive eternamente o conflito e a dúvida incapaz de decidir.

A criança é submetida a um grande desafio: a aprendizagem da higiene pessoal; o controle dos próprios esfíncteres.

Precisa aprender: quando “reter” e quando “soltar”. Aprendizagem que depende da modalidade das insistências.

Conflito Central da Segunda Idade Uma luta entre: - um sentido de sã autonomia e

A postura educativa dos pais é fundamental para a sã autonomia. - um sentido de vergonha e dúvida. A postura educativa dos pais é fundamental para a sã autonomia.

Desafio pode ser fonte de conflito ou fonte de crescimento.  O estilo de autoridade suave e dialogante favorece a boa integração.

 O estilo rígido, a autoridade dura, impositiva dificulta a integração sadia desse padrão.

INDICADORES DE AUTONOMIA NÃO SADIA Auto-suficiência, arrogância e independentismo;

Dominar e querer sempre ter a última palavra. Autonomia orgulhosa e contestadora; Sentir-se sempre dominado; Dominar e querer sempre ter a última palavra.

Para isso, é absolutamente necessário um nível otimal de frustrações. A verdadeira autonomia procede da autodeterminação reflexiva. Para isso, é absolutamente necessário um nível otimal de frustrações.

São as frustrações sadiamente dosadas e enfrentadas que levam à socialização e ao verdadeiro crescimento.

DÚVIDA VERGONHA e Surgem:  da falta de exercício em decidir ou  do medo exagerado de errar: nunca decide.

Em outras palavras, é o princípio dos direitos e dos deveres. Nesta idade a criança descobre a instituição autoridade, também chamada de princípio da lei e da ordem. Em outras palavras, é o princípio dos direitos e dos deveres.

A criança manifesta a firme determinação de fazer livremente as próprias escolhas e controlar o próprio desenvolvimento.

INICIATIVA X CULPA (3-4 anos até os 6-7)  Continua o processo de diminuição da dependência e crescimento da independência.

 Começa a aparecer o interesse pelos órgãos genitais, sua manipulação e a curiosidade pelas diferenças sexuais.

IDADE LÚDICA E DA INTRUSÃO Intrusão no desconhecido: dos porquês. Intrusão nos espaços livres.

Intrusão nos olhos e ouvidos: agressão. Intrusão no corpo da outra pessoa pela relação sexual.

Todas essas ações geram a iniciativa: equilibrada e sadia ou exagerada e anti-social.

Exagerando nas iniciativas, surge a culpa; Cada pessoa precisa descobrir até onde sadiamente pode ir com suas iniciativas.

 Neste estágio, a vida se resume em: - iniciativas construtivas e benéficas - ou iniciativas abusivas e maléficas.

A pessoa precisa aprender a colocar limites tanto em suas próprias iniciativas quanto nas iniciativas dos outros.

Esta conduta leva a evitar o uso e a manipulação do(a) outro(a). APRENDER TRÊS VALORES: Direito: conhecer as diferenças sexuais.  Dever: aprender a respeitar o outro.  Preservar: a intimidade pessoal e a do outro. Esta conduta leva a evitar o uso e a manipulação do(a) outro(a).

 Descobre a instituição denominada “regra de ouro”. Primeiros indícios da consciência moral.  Descobre a instituição denominada “regra de ouro”. Começa a estruturar a virtude da retidão e do sentido da vida.

APLICAÇÃO INFERIORIDADE X (6-7 anos aos 11-12)  Inicia com a idade escolar quando a criança é submetida a pequenas tarefas.

 Aprende a assumi-las e levá-las adiante, mesmo quando surgem dificuldades.

Aprende a saldar os compromissos também quando as responsabilidades causam frustrações.

O modo de viver este quarto. desafio vai exercer uma O modo de viver este quarto desafio vai exercer uma influência marcante sobre: - o futuro desempenho profissional e - o desempenho vocacional.

Com a forma de trabalhar em si a pessoa: Fortifica o senso de VALIA Ou reforça a inferioridade.

futuro profissional que: Começa a preparar o futuro profissional que: Acredita em si; Tem consciência de suas capacidades;

Aprende a assumir responsabilidades; Aceita e assume desafios.

Do Influxo educativo e da auto-educação: Desenvolve suas potencialidades. Adquire novas capacidades.

Cultiva a auto- estima. Alimenta a auto-imagem positiva. Assume responsabilidades;

Prepara o futuro; Prepara a futura profissão.

SÍNTESE DO ESTÁGIO: Fortifica a segurança pessoal; Supera os medos do futuro;

Alimenta a auto- estima; Deixa de alimentar a inferioridade.

IDENTIDADE x CONFUSÃO DE PAPEIS CONFIANÇA AUTONOMIA IDENTIDADE INICIATIVA APLICAÇÃO

DESCONFIANÇA VERGONHA E DÚVIDA CONFUSÃO DE PAPÉIS CULPA INFERIORIDADE

 IDENTIDADE CONFUSÃO DE PAPÉIS 11-12 anos até os 18-20 Esta idade é conseqüência direta da “modalidade” da pessoa viver e organizar as 4 idades anteriores.

Se essas tiverem sido bem integradas, a pessoa consegue, como resultante, uma boa identidade.

Se essas tiverem sido mal integradas, o acento recai no pólo negativo e a pessoa pende para a Confusão de Papéis ou Crise de Identidade.

Identidade ou Crise de identidade É o resultado. Um conjunto de boas ou más identificações: valores, atitudes, gestos e modos de ser, agir e reagir bem caracterizados.

      1. Até que ponto você tem consciência de que é modelo de identificação para a geração que o(a) sucederá: filhos, educandos, crianças e jovens da sociedade na qual vive e trabalha?

2. Você identifica alguns aspectos ricos, na ESTRUTURA DE SUA IDENTIDADE, que lhe servem de sustentáculo? Igualmente, identifica alguns aspectos que carecem de acabamento para diminuir sua vulnerabilidade e consolidar sua identidade?

Partilhe com seus colegas e descubra pistas de superação. Quais? Partilhe com seus colegas e descubra pistas de superação.

    3. No diálogo e discussão grupal, com os componentes de seu teleposto, procure suscitar elementos concretos (atitudes, posturas, iniciativas, ações...) que podem ser trabalhadas em sua unidade educativa para ajudar a criança e o adolescente a prosseguirem na estruturação de sua identidade.

Aprofunde essa reflexão para poder ajudar seus educandos e envie uma síntese grupal ao professor deste bloco?

a) Assistir o filme o “Menino Maluquino I e II; 4.    Sugestões para consolidar o aprendizado: a)   Assistir o filme o “Menino Maluquino I e II;   b) Assistir e discutir grupalmente o vídeo “Duas Vidas”.