FORMAÇÃO DA AUTO-IDENTIDADE
AUTONOMIA VERGONHA E DÚVIDA (dos 18 meses aos 3-4 anos)
Segundo Erikson, esse é o segundo estágio, a segunda idade, o segundo desafio, o segundo conflito, ou a segunda fase na formação da auto-identidade.
COMPREENSÃO DO TERMO Auto + “nomos” (em grego = norma, lei).
Autonomia é a norma, a lei que eu estabeleço segundo decisão própria. É o início do processo decisório pessoal, seguindo escolhas e gostos do sujeito.
A criança diante do conflito: aprende a decidir de forma adequada, ou amarga a vergonha de não saber tomar suas próprias decisões ou, ainda, vive eternamente o conflito e a dúvida incapaz de decidir.
A criança é submetida a um grande desafio: a aprendizagem da higiene pessoal; o controle dos próprios esfíncteres.
Precisa aprender: quando “reter” e quando “soltar”. Aprendizagem que depende da modalidade das insistências.
Conflito Central da Segunda Idade Uma luta entre: - um sentido de sã autonomia e
A postura educativa dos pais é fundamental para a sã autonomia. - um sentido de vergonha e dúvida. A postura educativa dos pais é fundamental para a sã autonomia.
Desafio pode ser fonte de conflito ou fonte de crescimento. O estilo de autoridade suave e dialogante favorece a boa integração.
O estilo rígido, a autoridade dura, impositiva dificulta a integração sadia desse padrão.
INDICADORES DE AUTONOMIA NÃO SADIA Auto-suficiência, arrogância e independentismo;
Dominar e querer sempre ter a última palavra. Autonomia orgulhosa e contestadora; Sentir-se sempre dominado; Dominar e querer sempre ter a última palavra.
Para isso, é absolutamente necessário um nível otimal de frustrações. A verdadeira autonomia procede da autodeterminação reflexiva. Para isso, é absolutamente necessário um nível otimal de frustrações.
São as frustrações sadiamente dosadas e enfrentadas que levam à socialização e ao verdadeiro crescimento.
DÚVIDA VERGONHA e Surgem: da falta de exercício em decidir ou do medo exagerado de errar: nunca decide.
Em outras palavras, é o princípio dos direitos e dos deveres. Nesta idade a criança descobre a instituição autoridade, também chamada de princípio da lei e da ordem. Em outras palavras, é o princípio dos direitos e dos deveres.
A criança manifesta a firme determinação de fazer livremente as próprias escolhas e controlar o próprio desenvolvimento.
INICIATIVA X CULPA (3-4 anos até os 6-7) Continua o processo de diminuição da dependência e crescimento da independência.
Começa a aparecer o interesse pelos órgãos genitais, sua manipulação e a curiosidade pelas diferenças sexuais.
IDADE LÚDICA E DA INTRUSÃO Intrusão no desconhecido: dos porquês. Intrusão nos espaços livres.
Intrusão nos olhos e ouvidos: agressão. Intrusão no corpo da outra pessoa pela relação sexual.
Todas essas ações geram a iniciativa: equilibrada e sadia ou exagerada e anti-social.
Exagerando nas iniciativas, surge a culpa; Cada pessoa precisa descobrir até onde sadiamente pode ir com suas iniciativas.
Neste estágio, a vida se resume em: - iniciativas construtivas e benéficas - ou iniciativas abusivas e maléficas.
A pessoa precisa aprender a colocar limites tanto em suas próprias iniciativas quanto nas iniciativas dos outros.
Esta conduta leva a evitar o uso e a manipulação do(a) outro(a). APRENDER TRÊS VALORES: Direito: conhecer as diferenças sexuais. Dever: aprender a respeitar o outro. Preservar: a intimidade pessoal e a do outro. Esta conduta leva a evitar o uso e a manipulação do(a) outro(a).
Descobre a instituição denominada “regra de ouro”. Primeiros indícios da consciência moral. Descobre a instituição denominada “regra de ouro”. Começa a estruturar a virtude da retidão e do sentido da vida.
APLICAÇÃO INFERIORIDADE X (6-7 anos aos 11-12) Inicia com a idade escolar quando a criança é submetida a pequenas tarefas.
Aprende a assumi-las e levá-las adiante, mesmo quando surgem dificuldades.
Aprende a saldar os compromissos também quando as responsabilidades causam frustrações.
O modo de viver este quarto. desafio vai exercer uma O modo de viver este quarto desafio vai exercer uma influência marcante sobre: - o futuro desempenho profissional e - o desempenho vocacional.
Com a forma de trabalhar em si a pessoa: Fortifica o senso de VALIA Ou reforça a inferioridade.
futuro profissional que: Começa a preparar o futuro profissional que: Acredita em si; Tem consciência de suas capacidades;
Aprende a assumir responsabilidades; Aceita e assume desafios.
Do Influxo educativo e da auto-educação: Desenvolve suas potencialidades. Adquire novas capacidades.
Cultiva a auto- estima. Alimenta a auto-imagem positiva. Assume responsabilidades;
Prepara o futuro; Prepara a futura profissão.
SÍNTESE DO ESTÁGIO: Fortifica a segurança pessoal; Supera os medos do futuro;
Alimenta a auto- estima; Deixa de alimentar a inferioridade.
IDENTIDADE x CONFUSÃO DE PAPEIS CONFIANÇA AUTONOMIA IDENTIDADE INICIATIVA APLICAÇÃO
DESCONFIANÇA VERGONHA E DÚVIDA CONFUSÃO DE PAPÉIS CULPA INFERIORIDADE
IDENTIDADE CONFUSÃO DE PAPÉIS 11-12 anos até os 18-20 Esta idade é conseqüência direta da “modalidade” da pessoa viver e organizar as 4 idades anteriores.
Se essas tiverem sido bem integradas, a pessoa consegue, como resultante, uma boa identidade.
Se essas tiverem sido mal integradas, o acento recai no pólo negativo e a pessoa pende para a Confusão de Papéis ou Crise de Identidade.
Identidade ou Crise de identidade É o resultado. Um conjunto de boas ou más identificações: valores, atitudes, gestos e modos de ser, agir e reagir bem caracterizados.
1. Até que ponto você tem consciência de que é modelo de identificação para a geração que o(a) sucederá: filhos, educandos, crianças e jovens da sociedade na qual vive e trabalha?
2. Você identifica alguns aspectos ricos, na ESTRUTURA DE SUA IDENTIDADE, que lhe servem de sustentáculo? Igualmente, identifica alguns aspectos que carecem de acabamento para diminuir sua vulnerabilidade e consolidar sua identidade?
Partilhe com seus colegas e descubra pistas de superação. Quais? Partilhe com seus colegas e descubra pistas de superação.
3. No diálogo e discussão grupal, com os componentes de seu teleposto, procure suscitar elementos concretos (atitudes, posturas, iniciativas, ações...) que podem ser trabalhadas em sua unidade educativa para ajudar a criança e o adolescente a prosseguirem na estruturação de sua identidade.
Aprofunde essa reflexão para poder ajudar seus educandos e envie uma síntese grupal ao professor deste bloco?
a) Assistir o filme o “Menino Maluquino I e II; 4. Sugestões para consolidar o aprendizado: a) Assistir o filme o “Menino Maluquino I e II; b) Assistir e discutir grupalmente o vídeo “Duas Vidas”.