Prof. Murilo S. de Camargo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Advertisements

Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Seminário SANTA CATARINA 2015
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho 2007 Expansão do Ensino Superior - reflexões sobre a sua implementação na UFRGS - Prof. Norberto Hoppen.
Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Exploração das Universidades Federais – REUNI Prof. Dr. Walter Martins Rodrigues.
Brasília, 16 de agosto de
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Educação Superior: características e perspectivas profissionais
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Edicão Número 79 de 25/04/2007 Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 6.096, DE 24 DE ABRIL DE 2007 Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação.
DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Programa de Expansão, Excelência e Internacionalização das Universidades Federais Andifes - Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais.
O que você pode fazer para reduzir a evasão
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
Bolsas – IC, MS e DR Informações preliminares. Antecedentes  Ano de início da concessão de bolsas: 1962  Desde sua criação, em 1962, até dezembro de.
ENCONTRO TÉCNICO “ARTICULAÇÃO DA GRADUAÇÃO COM A PÓS-GRADUAÇÃO” Brasília-DF, 01 de abril de 2008.
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PRPPG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO.
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013
REUNI Programa de reestruturação e expansão das IFES Participação voluntária Prazo de realização a partir de 2008 até 2012.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
MESA REDONDA 2 – REUNI & o Acesso ao Ensino Superior MESA REDONDA 2 Influência do REUNI nas Condições de Acesso ao Ensino Superior das Universidades Públicas.
COMISSÃO DE ENSINO DOS CONSELHOS REGIONAIS DE FARMÁCIA ORIENTAÇÕES 2011.
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Processos Centro: Tecnologia Área de.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
Decreto Confira algumas dúvidas. 1)Somente instituições públicas podem oferecer cursos à distâncias? Não. Tanto as instituições públicas e/ou privadas.
METAS PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. SINAES  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° , de 14 de abril de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Desafios e Propostas do PNE para a educação superior
Diretoria de Ensino da Região de Itaquaquecetuba
Políticas de valorização dos profissionais da educação
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
Prática como Componente Curricular
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
PROJETO BOLSA MESTRADO/DOUTORADO
Reunião de Planejamento Estratégico Escola de Educação Física e Esporte AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA USP Prof. Dr. Hélio Nogueira da Cruz 2012.
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Antonio Heronaldo de Sousa Universidade do Estado de Santa Catrina.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
Introdução As Instituições Federais de Ensino Superior passam por um processo de expansão, por meio da ampliação das matrículas, cursos, campus, infraestrutura,
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
REUNE E O NOVO DESENHO PARA A. DIRETRIZES-DECRETO 6.096/07 Reduzir taxas de evasão, ocupar e aumentar vagas (noturno); Ampliar a mobilidade; Revisar a.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA AMAZÔNIA Márcio Antônio da Silveira, D.Sc Coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições.
Senado Federal Comissão de Educação Cultura e Esporte Audiência Pública Marco Regulatório da Educação a Distância Prof. Dr. Luciano Sathler Associação.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Dezembro de
26 – 27/07/07 - 1º Seminário Nacional REUNI
Transcrição da apresentação:

Prof. Murilo S. de Camargo murilocamargo@gmail.com Perspectivas do REUNI

REUNI-Objetivo Criar condições para a ampliação do acesso e permanência na educação superior, no nível de graduação, pelo melhor aproveitamento da estrutura física e de recursos humanos existentes nas universidades federais

REUNI-Meta Global (Decreto) Elevação gradual da taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais para noventa por cento. Elevação gradual da relação de alunos de graduação em cursos presenciais por professor para dezoito. Prazo de 5 anos para cumprimento das metas, a contar do início de cada plano .

Diretrizes do REUNI Seis dimensões para o REUNI Ampliação da Oferta de Educação Superior Pública Reestruturação Acadêmico-Curricular Renovação Pedagógica da Educação Superior Mobilidade Intra e Inter-Institucional Compromisso Social da Instituição Suporte da pós-graduação ao desenvolvimento e aperfeiçoamento qualitativo dos cursos de graduação

REUNI – Resposta das universidades Todas as universidades federais apresentaram propostas e tiveram seus planos aprovados Crescimento do número de matrículas até 2012 (referência 2006): Graduação: 65% Mestrado: 52% Doutorado: 55% 60% dos recursos de investimentos, previstos no orçamento de 2008 foram adiantados para as universidades já em dezembro de 2007 Orlando

REUNI – Perspectivas Orlando

REUNI – Perspectivas

REUNI – Perspectivas

REUNI – Perspectivas

REUNI – Perspectivas

REUNI – Perspectivas

REUNI – Perspectivas

REUNI – Perspectivas