Estruturalismo e Funcionalismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
História da Psicologia
Advertisements

Pensamento Quântico, Poder Pessoal e Prosperidade
A Evolução da Ciência Psicológica
O nascimento da Psicologia
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
Psicologia Aplicada à Saúde
O consumidor como indivíduo
Funcionalismo Americano
Maria Helena Roriz Leticia Peres Liliamélia Veloso Ronne Henrique
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
SIMULAÇÃO EM COMPUTADOR: O PENSAMENTO COMO PROCESSAMENTO DE INFORMÇÕES
BEHAVIORISMO Alessandra Brochier Marasini Ana Beatriz Fiori
O Funcionalismo William James.
A Origem da Psicologia Científica
EDUCAÇÃO e seus sentidos
O Estruturalismo – Titchener
Parte I – As origens filosóficas da psicologia
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Behaviorismo.
CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Aula 1 - As origens históricas da Psicologia
Adriana Oliveira nº1 Filipa Martins nº13
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
O que é Aprendizagem?.
Pesquisa: Conceitos e Definições
Psicologia da Personalidade II
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Metodologia de Pesquisa
Influências da Fisiologia sobre a Psicologia
BEHAVIORISMO RADICAL O que é RADICAL para esta Filosofia:
Immanuel Kant
Watson e o Comportamento
O Behaviorismo eliminou por quase 50 anos o estudo da mente no campo da Psicologia
Parte II – Os grandes teóricos e suas escolas de pensamento
HISTÓRIA E DESENVOLVIMENTO DA PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
A Psicologia como ciência
Teoria Geral dos Sistemas
Teoria behaviorista Behavior  comportamento
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
A Psicologia científica e suas implicações DOCENTE:Gisele Andrade
INTERACIONISMO SIMBÓLICO
FUNCIONALISMO FACULDADE MARTHA FALCÃO HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
PRINCIPAIS TEORIAS DA PSICOLOGIA NO SÉCULO XX
O Caminho da Psicologia Experimental
Prof.ª Chayane C. de Souza
Desenvolvimento da Psicologia Científica
Psicologia Cognitiva II
A EVOLUÇÃO HISTORICA DA PSICOLOGIA
“Criatividade sob vários pontos de vista”
Teorias e Sistemas em Psicologia –
Capítulo 7 Moreira, D. O método fenomenológico na pesquisa. SP: Ed
Teorias e Sistemas em Psicologia -
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
PSICOLOGIA: PARA QUÊ E PARA QUEM?
W. Wundt O Associacionismo.
Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Profa. Dra. Luciana Zaterka
Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed 1897/1934 – Filosofia, Literatura, Medicina Crítica às abordagens da Psicologia da época: empiristas e racionalistas Materialismo.
Processos Psicológicos Básicos I
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Formulação de casos Prof. Márcio Ruiz.
PERSONALIDADE: por que estudar?
I. Importância da Aprendizagem na vida humana: processo
Psicologia da Educação
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM II Professora: Luciana Campos Aula 4 –
AULA 01 PSICOMETRIA: CONCEITOS E FINALIDADES Igor Menezes
Professora: Luciana Campos Aula 1 –
RAMOS DA PSICOLOGIA Primeiras abordagens. Final do século XIX.
Transcrição da apresentação:

Estruturalismo e Funcionalismo ESCOLAS PSICOLÓGICAS Estruturalismo e Funcionalismo

O SURGIMENTO DA PSICOLOGIA É importante para Psicologia a fusão da: Fisiologia (ramo da Medicina): estudo do cérebro Filosofia: a maneira como as pessoas utilizam o raciocínio e tiram conclusões. Esta síntese foi realizada por Wilhelm Wundt. Surgiram inicialmente 2 escolas psicológicas: Estruturalismo (estudo das estruturas da mente); Funcionalismo (estudo das funções que desempenham tais estruturas).

ESTRUTURALISMO 1a. Escola do pensamento em Psicologia. Foi uma escola mais pura (buscava o conhecimento) do que aplicada (prática). Caráter científico: pesquisas empíricas de natureza fisiológica; experimentação e quantificação sistemática em laboratório. Influenciou a Psicologia Cognitiva: o moderno estudo da estrutura da percepção, da inteligência, da criatividade, etc.

ESTRUTURALISMO Influenciou diversas áreas da ciência, pois estuda os elementos básicos dos fenômenos: moléculas, células, consciência e etc., e as relações entre tais estruturas. Na Psicologia o foco foi a estrutura da mente: buscando os fatores constituintes da percepção (formas, cores, combinações e relações entre estes elementos): Quais são os conteúdos elementares (estruturas) da mente humana? (Elementista) Como estes elementos estão organizados na mente? (Associacionista) O que causa estes fenômenos? (Empirista)

Wilhelm Wundt e o Estruturalismo Psicólogo alemão precursor do estruturalismo, considerado pai da Psicologia Moderna. Fundou o 1o. Laboratório de Psicologia Experimental em 1879, na cidade de Leipzig. Método da introspecção: análise da estrutura da mente a partir da experiência dos sujeitos com o fenômeno estudado (p. ex: percepção de um som). A Psicologia passou a ser definida como o estudo científico da experiência consciente.

Edward Ticthener e o Estruturalismo americano Discípulo de Wundt. 3 elementos constituem a consciência: Sensações (percepções); Imagens; Afetos (emoções e sentimentos). Método: introspecção: Observação treinada para garantir a atenção e o registro dos fenômenos.

FUNCIONALISMO 1a. Escola originalmente americana. Influenciada pelas idéias de: Darwin: adaptação (Associacionismo); E pelas tendências isoladas: Psicologia do Ato, Psicologia Fenomenológica e Naturalismo de Rousseau. Escola radicalmente contrária ao Estruturalismo. A função da mente é dirigir o comportamento e ajustar o homem às condições ambientais, a adaptação do homem ao seu meio físico e social. É uma escola voltada às questões práticas; a aplicação da Psicologia.

FUNCIONALISMO Estudo das funções e processos mentais Estuda os processos do pensamento. Para que sevem estas estruturas? Qual a sua função? Como e para que a mente funciona assim? Processo: Foco no evento anterior (estímulo) e na resposta subseqüente específica (resposta). Pragmatismo: A questão é de ordem prática e utilitária; O conhecimento é válido por sua utilidade: isto é, na possibilidade de sua aplicação (Psicologia Aplicada).

John Dewey e o Funcionalismo Não se preocupava com as estruturas da mente, mas com os resultados práticos e utilitários de operações e processos mentais. Psicologia Aplicada à Educação: Deve-se observar: o objetivo da educação (onde quero chegar?) e o seu uso prático (pra que isto serve?). Influenciou outros campos: Psicologia Aplicada, Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia do Trabalho e Psicologia Diferencial.

James R. Angell e Harvey Carr: Estruturalismo Estuda os conteúdos da consciência. Quais conteúdos estão na consciência? Funcionalismo: Estudo das operações mentais: como atua, o que realiza e em quais condições. Como estes conteúdos funcionam? A utilidade dos processos mentais: Qual a sua função? Sua utilidade básica? A mente se adapta às condições físicas do ambiente. Harvey Carr: A Psicologia estuda a atividade (processos) da mente. Abertura para diferentes métodos de investigação. Disseminou-se entre a Psicologia da Gestalt e o Behaviorismo e pela área da Educação.

O Funcionalismo influenciou a Psicologia da Gestalt Crítica feroz ao Behaviorismo; Compreendemos de forma melhor os fenômenos psicológicos quando os consideramos como um todo organizado e estruturado (gestalt: configuração) e não somente as suas partes (S-R). O todo é superior à soma de suas partes.

GESTALT: Exemplo de Guilherme de Almeida DEFINIÇÃO DE POESIA Aí está a rosa, aí esta o vaso, aí esta a água, aí esta o caule, aí esta a folhagem, aí esta o espinho, aí esta a cor, aí esta o perfume, aí esta o ar, aí esta a luz, aí esta o orvalho, aí esta a mão (até a mão que colheu). Mas onde está a terra? Poesia não é a rosa. Em O anjo de sal (1949-1951)