Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde UNGASS United Nations General Assembly Special Session on HIV and AIDS Sessão Especial da Assembléia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Organização Pan-Americana da Saúde.... Melhoria da Saúde nas Américas Até onde chegamos e que mais precisamos fazer? Mirta Roses Periago Diretora Melhoria.
Advertisements

I Seminário do Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes Brasil. Quem ama protege. Brasília, março de.
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Organização da Assistência Farmacêutica no SUS Setembro/2007
Meio ambiente e desenvolvimento
Dr. Luiz Antonio Santini Diretor Geral do INCA
Saúde e Segurança no Trabalho
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
UNGASS United Nations General Assembly Special Session on HIV and AIDS
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Fundo Global de Luta contra a Aids, Tuberculose e Malária Proposta preliminar para a 9ª Ronda Fortalecimento.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde POLÍTICA BRASILEIRA PARA INSUMOS DE PREVENÇÃO Brasília, fevereiro de 2007.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Unidade de Prevenção Acesso a Insumos de Prevenção Brasília,
Co-Infecção TB/HIV Fábio Moherdaui Programa Nacional de DST/Aids
Ministério da Saúde 1 Novas recomendações em Assistência e Tratamento: participação e controle social Ronaldo Hallal Programa Nacional de DST-Aids SVS.
CAMS Comissão Nacional de Articulação com Movimentos Sociais
Estrutura e Governança
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
VIGILÂNCIA DE CASO DE INFECÇÃO PELO HIV
DTS/Aids/Hepatites Virais
8 de Março Ações para o Dia Internacional da Mulher.
GT Relatórios Internacionais em HIV e Aids
DST/AIDS e População Negra
Plano Integrado de Enfrentamento das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais
Planos de enfrentamento da epidemia de Aids e DST
Processo para Elaboração do Relatório UNGASS 2010 Reunião da CAMS Brasília, 14/08/2009.
Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids Brasília, 24 a 26 de janeiro de 2007.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Programa Nacional de DST e Aids Apoio às SES para elaboração do PAM 2009.
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
A Promoção da Prática Baseada em Evidências em Nível Global através da Pesquisa: como eliminar lacunas no financiamento e na publicação Moisés Goldbaum.
AS RELAÇÕES DE PODER NO MUNDO
Educação profissional:
Intersetorial Micro Área Sousas. A participação do Centro de Saúde Sousas teve início em 2003, quando os serviços da região (OGs e ONGs) passaram a elaborar.
AIDS 30 anos: Avanços, Desafios e Perspectivas
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Programa de Combate ao Racismo Institucional - PCRI
RUMO A SOLUÇÕES PARA ÁGUA
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
Saúde em Todas as Políticas
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Saúde Coletiva e Meio Ambiente
Cooperação Técnica para
UEL-UFPR-UNIFESP-UERJ-UEMG-UNB-UEMS-UNEB-UFBA-UFAL
Ministério da Cultura.
Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável
Revisão do 2º Congresso sobre DST-AIDS Wim Vandevelde - EATG/GAT Investigação de uma vacina para o VIH o papel de Portugal e dos seus parceiros lusófonos.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
Secretaria Municipal de Educação e Saúde
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 25 a 28 de junho.
O processo de revisão do RSI* e o Brasil
Envolvimento Comunitário nas Pesquisas de Vacinas contra a AIDS Alexandre Menezes International AIDS Vaccine Initiative.
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
Tendências atuais da proteção internacional na região 2013.
Reunião da CPDS Vitae Civilis – Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz Responsáveis pela apresentação: Rubens Born Rodrigo Garcez Marcelo.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Unidade de Prevenção Insumos Brasília, novembro 2009.
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
1. VI Fórum UNGASS – AIDS Brasil 20 e 21 de maio de 2010 Recife - PE 2.
PACTO PELA VIDA E EM DEFESA DO SUS
Departmento de DST, AIDS e Hepatites Virais Secretaria de Vigilância Sanitária Ministério da Saúde Relatorio de Progresso 2012.
“Estudo sobre as Respostas Empresariais Brasileiras ao HIV/Aids. 2012” Iniciativa do Conselho Empresarial Nacional para Prevenção ao HIV/AIDS (CEN AIDS)
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - CDES Encontro EUROsociAL para a formação de membros das Secretarias de Conselhos Econômicos e Sociais.
Transcrição da apresentação:

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde UNGASS United Nations General Assembly Special Session on HIV and AIDS Sessão Especial da Assembléia Geral das Nações Unidas em HIV e AIDS Jacqueline Rocha Côrtes Assessora técnica de cooperação internacional ACI – PN DST/AIDS/SVS - MS

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde UNGASS Informações Gerais Realizada em de junho de 2001 em Nova York - 1 ano após a Declaração do Milênio (set/2000 – redução da pobreza e promoção do desenvolvimento sustentável) onde se estabelecia, dentre as 8 metas, o combate ao HIV e AIDS, Malária e outras doenças – meta 6) Elaboração e pactuação de uma declaração conjunta de compromissos – 190 países signatários Coordenada pelo Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV e AIDS - UNAIDS Participação brasileira na proposição de compromissos(67) e indicadores(13) através dos atores responsáveis pela resposta nacional ao HIV e AIDS: Ministério da Saúde, Organizações da Sociedade Civil e PVHA, Parlamentares,Ministério das Relações Exteriores e Missão Brasileira Permanente junto as Nações Unidas Defesa do conceito da indissociabilidade entre prevenção e assistência, tendo como pilar os direitos humanos Proposta de monitoramento para 2003 Proposta para avaliação de resultados em 2005, 2007 e 2010

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde UNGASS - Compromissos 67 compromissos firmados nas áreas: Liderança – (10) Prevenção – (8) Cuidados, apoio e tratamento – (3) HIV e AIDs e Direitos Humanos – (4) Redução da vulnerabilidade – (3) Órfãos e crianças em situação de vulnerabilidade pela Aids – (3) Impacto social e econômico – (2) Pesquisa e desenvolvimento – (5) HIV e AIDS em regiões afetadas por conflitos e catástrofes naturais – (4) Recursos – (15) Atividades de acompanhamento e monitoramento – (10)

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde UNGASS Contribuição Brasileira Realização de um Seminário (junho 2003) em parceria com Unaids Brasil, Organizações da sociedade civil e PVHA, Agências internacionais, parlamentares e acadêmicos, com objetivo de discutir o monitoramento UNGASS – HIV e AIDS Apoio às Organizações da Sociedade civil para a realização de um fórum UNGASS em setembro de 2003 e fevereiro 2005 (Recife) para discussão e proposição de um sistema de indicadores de monitoramento para A Declaração de Compromisso _ UNGASS

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde UNGASS Contribuição Brasileira Participação na elaboração e na disseminação da carta de ratificação de compromissos da UNGASS para a região da América Latina e Caribe Elaboração e distribuição de publicações com os resultados alcançados pela resposta brasileira frente aos compromissos UNGASS Elaboração de um documento crítico aos indicadores UNGASS Participação na Assembléia Geral das Nações Unidas para o HIV e AIDS, em setembro de 2003, na cidade de Nova York e em junho de 2006, no High Level Meeting, também em Nova York com a participação da SC na delegação brasileira

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde UNGASS Monitoramento do Governo e da Sociedade Civil brasileira – e Propostas para ações conjuntas: Incluído no relatório de compromissos do governo brasileiro, o relatório da sociedade civil sobre AU( ) Participação da SC no processo de elaboração do Relatório de Progresso do Brasil ( ) e inclusão do monitoramento da SC sobre SSR Apoios e participações nos Fóruns UNGASS Brasil

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde UNGASS Monitoramento do Governo e da Sociedade Civil brasileira – Atividades realizadas: Processo de elaboração do Relatório de Progresso de País para a avaliação da UNGASS 2008; GT UNGASS multi-setorial – MS; MRE; MEC; CONASS; CONSEMS; SC; PVHA; Organismos internacionais e academia Reunião Preparatória – de outubro/ definição de metodologia de trabalho e análises Seminário UNGASS – 6 e 7 de dezembro: discussão das análises, propostas de ajustes e acordos Ampla divulgação dos resultados do Relatório de Progresso do Brasil/

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde UNGASS- Relatório de Progresso Brasil Destaques Reafirmação da posição brasileira: Intersetorialidade e transversalidade dos direitos humanos redução das vulnerabilidades ao HIV Acesso universal ao tratamento Protagonismo e participação social Prevenção promoção do uso do preservativo não adoção de estratégias baseadas em valores morais – promoção da abstinência, fidelidade, redução de parcerias não aplicabilidade da circuncisão ao contexto brasileiro

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde UNGASS- Relatório de Progresso Brasil Destaques Acesso ao tratamento 94,8% cobertura de tratamento com ARV mulheres – 95,3% homens – 94,5%

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde UNGASS- Relatório de Progresso Brasil Destaques Início do acompanhamento clínico: 2003 e pacientes > 15 anos iniciaram seguimento Oportuno – 56,3% pacientes Tardio - 43,7% = (deficiência imunológica severa ou quadro clínico de sintomas da aids) = 28,7% - óbito no início do tratamento Dados de países desenvolvidos (Espanha, Inglaterra e EUA) - variação entre 15% e 45%.

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde UNGASS- Relatório de Progresso Brasil Destaques Possíveis determinantes do acesso oportuno/tardio : Acesso ao serviço – regionalidade, pauperização, etc. Medo do diagnóstico - estigma e discriminação Percepção/identificação da vulnerabilidade profissional de saúde indivíduo Respostas governamentais para os achados: Melhoria no acesso ao diagnóstico Reorganização da rede de serviços Revisão das pactuações nas três esferas de governo Fortalecimento dos movimentos para o exercício do controle social

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde UNGASS Alguns Desafios Âmbito nacional: Fazer a declaração chegar às bases, bem como suas implicações no cenário interno – respostas Apropriação do instrumento por parte dos gestores locais e atores sociais Compreensão e aplicação da Declaração de Compromissos como um instrumento de monitoramento de políticas locais Harmonizar indicadores nacionais com indicadores propostos pela declaração Participação de atores sociais durante sessões da Assembléia (idioma e conhecimento dos sistemas de avaliação em nível global) Complexidade e abrangência dos compromissos assumidos

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde UNGASS Alguns Desafios Âmbito regional/internacional: Participação da SC nos processos de monitoramento da Declaração Diversidade política, econômica e social na ALC, e nas outras regiões Ausência de dados disponíveis para o público em geral em outros países Apropriação do conteúdo e das implicações políticas da Declaração por parte da SC de outros países Harmonização de políticas Recursos financeiros e técnicos para processos de monitoramento Comunicação e tradução da Declaração UNGASS Dificuldades de diálogo entre Saúde e Relações Exteriores Manter AIDS e compromissos assumidos nas agendas dos chefes de estado Redirecionamento de paradigma: economia como centro do globo X saúde como centro do globo – comércio X vida Estigma e discriminação; participação de atores sociais no sistema das Nações Unidas Conceitos conservadores e sem base em evidências

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde UNGASS REUNIÃO DE ALTO NÍVEL EM HIV/AIDS NOVA IORQUE, DE JUNHO/2008 Delegação Brasileira: PN DST/Aids Representante da frente parlamentar em HIV/Aids Sociedade civil: –CNAIDS (2) –RNP+ (1) –Fórum UNGASS Brasil (1)

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde UNGASS " Saúde é o completo bem estar físico, mental, espiritual, e não meramente a ausência de doença ou enfermidade" OMS 1998 Obrigada Jacqueline