O que os usuários esperam de nós?
Fonte: Amcham
O que os usuários esperam de nós?
Metas para
Itinerários para 2022
O que os usuários esperam de nós? 1. Resultados rápidos 2. Sistemas simples 3. Regras claras
1. Resultados rápidos
Fonte: OMPI
Demanda crescente Insuficiente capacidade de processamento Modelo de Gestão inadequado Backlog Causas do backlog
Países Pedidos de Marcas Número de examinadores de Marcas Pedido de Marcas / Examinadores Austrália * Coréia do Sul * Japão * EUA ** BRASIL ** * Dados de 2011 ** Dados de 2012 Comparativo INPI e Escritórios de Referência Fontes: OMPI, USPTO e INPI
Decisões rápidas: metas decidido em fev 2015 Pedido depositado em 2013 decidido em jun 2015 Pedido depositado em 2014 decidido em set 2015 Pedido depositado em 2015
Decisões rápidas: metas Contratação de novos examinadores Aumento de 30% da produtividade em 2014 Automação permanente de processos Aprimoramento do atual modelo de exame
Aprimoramento do modelo de exame: ações até jun/2013 Sistematização dos critérios de busca: mais homogeneidade e rapidez na tomada de decisões Aperfeiçoamento das filas de exame Racionalização das etapas de exame: precedência do exame das proibições absolutas
Aprimoramento do modelo de exame: ações até jun/2013 Nova resolução sobre alto renome Resolução sobre priorização de exame Nova resolução sobre os exames formal e substantivo
2. Sistemas simples
e-MarcasIPASVista e- Patentes e-PECEPTOSSISCAP e- PARECER RPIPUSHBuscaPAGSINPISISGDSRVSCDPSCPC
SINPI 1997 PAG 2004 e-Marcas 2006 Exame substantivo 2007 Início da digitalização 2008 e-Marcas IPAS 2013 Trabalho à distância 2014 Data e Image Mining 2015 Inteligência artificial aliada ao exame? 2022
Sistemas simples: metas % de adesão ao e-Marcas IPAS totalmente implantado Pesquisa e acesso através de todas as mídias possíveis Plataformas inteligentes de gestão de relacionamento com os usuários
Sistemas simples: metas Adoção da lista trilateral de classificação de produtos e serviços Ingresso no TMView Aprimoramento da taxonomia associada à classificação de produtos e serviços Busca figurativa por meio de software de reconhecimento de imagem
3. Regras claras
Regras claras: metas Aprimoramento constante dos procedimentos de exame: CPAPD WikiMarcas Revista de Jurisprudência de Marcas Sistema de qualidade implantado em 2014 Busca pelas melhores práticas de exame: integração com TM-5
O caminho até 2022: teses sugeridas
Ampliação da tutela das marcas ou vale a pena proteger o cheiro de grama recém- cortada para identificar bolas de tênis?
O caminho até 2022: questões em aberto Fronteiras do exame mínimo: custos e benefícios do modelo OAMI de análise
O caminho até 2022: questões em aberto Lotação esgotada: apontamentos sobre a suposta congestão de marcas
O caminho até 2022: questões em aberto Os autos e o mundo: é realmente impossível reconhecer a distintividade adquirida fazendo uso da LPI?
Visões: 2015 e 2022
Visão 2015 Decidir marcas em até 9 meses contados de seu depósito, com níveis de qualidade compatíveis com os escritórios de PI de referência no mundo
Visão 2022: proposta Ser um dos cinco maiores decisores de marcas do mundo e protagonista na formulação das melhores práticas de exame em nível regional
Vinicius Bogéa Câmara Diretor Diretoria de Marcas do INPI Muito obrigado!