O que os usuários esperam de nós?. Fonte: Amcham.

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Transcrição da apresentação:

O que os usuários esperam de nós?

Fonte: Amcham

O que os usuários esperam de nós?

Metas para

Itinerários para 2022

O que os usuários esperam de nós? 1. Resultados rápidos 2. Sistemas simples 3. Regras claras

1. Resultados rápidos

Fonte: OMPI

Demanda crescente Insuficiente capacidade de processamento Modelo de Gestão inadequado Backlog Causas do backlog

Países Pedidos de Marcas Número de examinadores de Marcas Pedido de Marcas / Examinadores Austrália * Coréia do Sul * Japão * EUA ** BRASIL ** * Dados de 2011 ** Dados de 2012 Comparativo INPI e Escritórios de Referência Fontes: OMPI, USPTO e INPI

Decisões rápidas: metas decidido em fev 2015 Pedido depositado em 2013 decidido em jun 2015 Pedido depositado em 2014 decidido em set 2015 Pedido depositado em 2015

Decisões rápidas: metas Contratação de novos examinadores Aumento de 30% da produtividade em 2014 Automação permanente de processos Aprimoramento do atual modelo de exame

Aprimoramento do modelo de exame: ações até jun/2013 Sistematização dos critérios de busca: mais homogeneidade e rapidez na tomada de decisões Aperfeiçoamento das filas de exame Racionalização das etapas de exame: precedência do exame das proibições absolutas

Aprimoramento do modelo de exame: ações até jun/2013 Nova resolução sobre alto renome Resolução sobre priorização de exame Nova resolução sobre os exames formal e substantivo

2. Sistemas simples

e-MarcasIPASVista e- Patentes e-PECEPTOSSISCAP e- PARECER RPIPUSHBuscaPAGSINPISISGDSRVSCDPSCPC

SINPI 1997 PAG 2004 e-Marcas 2006 Exame substantivo 2007 Início da digitalização 2008 e-Marcas IPAS 2013 Trabalho à distância 2014 Data e Image Mining 2015 Inteligência artificial aliada ao exame? 2022

Sistemas simples: metas % de adesão ao e-Marcas IPAS totalmente implantado Pesquisa e acesso através de todas as mídias possíveis Plataformas inteligentes de gestão de relacionamento com os usuários

Sistemas simples: metas Adoção da lista trilateral de classificação de produtos e serviços Ingresso no TMView Aprimoramento da taxonomia associada à classificação de produtos e serviços Busca figurativa por meio de software de reconhecimento de imagem

3. Regras claras

Regras claras: metas Aprimoramento constante dos procedimentos de exame: CPAPD WikiMarcas Revista de Jurisprudência de Marcas Sistema de qualidade implantado em 2014 Busca pelas melhores práticas de exame: integração com TM-5

O caminho até 2022: teses sugeridas

Ampliação da tutela das marcas ou vale a pena proteger o cheiro de grama recém- cortada para identificar bolas de tênis?

O caminho até 2022: questões em aberto Fronteiras do exame mínimo: custos e benefícios do modelo OAMI de análise

O caminho até 2022: questões em aberto Lotação esgotada: apontamentos sobre a suposta congestão de marcas

O caminho até 2022: questões em aberto Os autos e o mundo: é realmente impossível reconhecer a distintividade adquirida fazendo uso da LPI?

Visões: 2015 e 2022

Visão 2015 Decidir marcas em até 9 meses contados de seu depósito, com níveis de qualidade compatíveis com os escritórios de PI de referência no mundo

Visão 2022: proposta Ser um dos cinco maiores decisores de marcas do mundo e protagonista na formulação das melhores práticas de exame em nível regional

Vinicius Bogéa Câmara Diretor Diretoria de Marcas do INPI Muito obrigado!