Capacitação para o Enfrentamento ao Trabalho Infantil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O contexto da América do Sul
Advertisements

Gabrielle Selani Cicarelli
Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
CAMPANHA “Igualdade de Oportunidades na Vida, no Trabalho e no Movimento Sindical” REALIZAÇÃO Central Única dos Trabalhadores Secretaria Nacional Sobre.
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
REQUISITOS NORMATIVOS PARA POLÍTICA DO SISTEMAS DE GESTÃO:
DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Relatório Unicef O Relatório da Situação Mundial da Infância, publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) desde 1980, traz na edição.
1 Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992 a 2009 BRASÍLIA, SETEMBRO DE 2010.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
CAPACITAÇÃO DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL
Trabalho Infantil.
A Mulher e a Legislação Brasileira
“Educação como um direito humano" Curso Educação e Direitos Humanos São Paulo, 19 março /2012 Sérgio Haddad
CONFERÊNCIA REGIONAL DOS CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
Meio Ambiente e Desenvolvimento
1 Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992 a 2011 BRASÍLIA, OUTUBRO DE 2012.
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
XXXII CONGRESSO DA ABMP Trabalho Infantil Doméstico
Profª Maria Cecilia Ziliotto
Quem é o jovem brasileiro?
Direito à Profissionalização e à Proteção ao Trabalho
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
Sílvio Bacalá Júnior - RFB
História da Saúde e Segurança do Trabalho
Geografia Humana e econômica Novembro Trabalho decente Organização Internacional do Trabalho - ONU TRABALHO DECENTE Trabalho Decente é um trabalho.
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Salas de Matemática.
Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT.
Curso Direito à Memória e à Verdade
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Rio Mulher.
Desafios para a Prevenção e Eliminação do Trabalho Infantil
TRABALHO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Serviço de Liberdade Sindical OIT Genebra
TRABALHO DO MENOR.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Brasília, 27/06/2012 Trabalho Decente Adolescentes e Jovens.
Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992 a 2013
* TRABALHO DECENTE * ARAXA – 04/10/ O compromisso do governo brasileiro com a promoção do trabalho decente inicia-se formalmente com a assinatura.
Foz do Iguaçu – 28/08/2008 Pacto Global. O que é o Pacto Global Iniciativa das Nações Unidas, propondo à comunidade empresarial, às agências da ONU e.
TransFormação: Habilidades para Produtividade
Desenvolvimento e Trabalho Decente: uma agenda para o futuro
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
“Podem as empresas sustentáveis
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
Escritório Internacional do Trabalho Departamento de Empresas Multinacionais DECLARAÇÃO TRIPARTITE DE PRINCÍPIOS RELATIVOS ÀS EMPRESAS MULTINACIONAIS E.
TRABALHO INFANTIL.
Ana Lucia Monteiro IV encontro da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/Aids Atibaia, 06 de agosto de 2011.
Trabalho decente: um conceito dinâmico com dimensões sociais
Fórum Nacional de Prevenção e erradicação do Trabalho Infantil
TRABALHO INFANTIL MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO O que é o trabalho infantil? É aquele realizado por crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos.
Trabalho Infantil no Brasil Santana do Livramento - novembro de 2015
1 AULA : Unidade I Direito Coletivo do trabalho Introdução Definição Aspectos Gerais Conflitos Coletivos de trabalho e sua resolução.
FNPETI Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil “Desafios da Erradicação das Piores Formas de Trabalho Infantil no Brasil” Seminário:
Aula 1 Prof Fabio Uchôas de Lima MBA de Recursos Humanos.
AGENDA CURITIBA DE TRABALHO DECENTE - ACTD. Agenda Curitiba de Trabalho Decente.
Hildete Pereira de Melo Faculdade de Economia UFF.
OIT o que é e o que faz Programa de Formação Sindical (ACTRAV)
OIT – 90 ANOS A visão da indústria brasileira Câmara dos Deputados Comissão 28 - abril
CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS CCHS – CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DISCIPLINA: DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO PROFESSORA: TATIANA CALANDRINO ALUNAS:
Trabalho Decente na América Latina. A REDE A Rede Latino-Americana de Pesquisa sobre Empresas Multinacionais (RedLat) é uma iniciativa criada em outubro.
Combate ao trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente Mato Grosso do Sul Regina Rupp Catarino Auditora-fiscal do trabalho.
DIREITO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE Docente: Josemar Portes fone: Delegado de Polícia Civil.
Transcrição da apresentação:

Capacitação para o Enfrentamento ao Trabalho Infantil ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO Capacitação para o Enfrentamento ao Trabalho Infantil Foz do Iguaçu, 07 de novembro de 2012

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO Agência especializada da ONU Criada em 1919, após a I Guerra Mundial 183 Estados-Membros Formada por representantes de governos, organizações de empregadores e de trabalhadores - Tripartismo A OIT é uma agência da ONU, especializada nas questões de trabalho e tem sua sede em Genebra. Foi criada em 1919, durante a conferência de Paz de Paris. Atualmente, ela conta com a participação de 175 Estados-Membros. Ela se caracteriza como a agência mais democrática no âmbito das Nações Unidas, vez que tem uma composição tripartite. A OIT é composta por representações de Governos e de Organizações de Trabalhadores e Empregadores, que participam em condições de igualdade. A OIT busca a melhoria das condições de trabalho no mundo, visando o desenvolvimento e harmonização da legislação trabalhista e melhorias nas relações de trabalho. No Brasil, a OIT está presente desde 1950, implementando programas e realizando atividades que tem buscado, nos últimos anos, promover uma agenda de trabalho decente. O Trabalho Decente tem quatro aspectos fundamentais: a promoção de emprego (assalariado e por conta própria) a proteção social o diálogo social o respeito aos princípios fundamentais e direitos no trabalho Os princípios e direitos fundamentais do trabalho são: - liberdade sindical e direito de negociação coletiva; (C87 e C98) - eliminação de todas as formas de trabalho forçado; (C29 e C105) - abolição do trabalho infantil; (C138 e C182) - eliminação da discriminação em matéria de emprego; (C100 e C111) As Convenções e Recomendações são os instrumentos normativos da OIT, que tem poder vinculante, de cumprimento obrigatório pelos países que as ratificam.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO A OIT é responsável pela formulação e aplicação das Normas Internacionais do Trabalho, sob a forma de convenções, recomendações, resoluções e declarações. Convenções: tratados internacionais que definem padrões mínimos a serem observados pelos países que as ratificam.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO A OIT busca promover os Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, (1988) : liberdade sindical e negociação coletiva; (C87 e C98) eliminação de todas as formas de trabalho forçado; (C29 e C105) abolição do trabalho infantil; (C138 e C182) eliminação da discriminação no emprego; (C100 e C111) A OIT é uma agência da ONU, especializada nas questões de trabalho e tem sua sede em Genebra. Foi criada em 1919, durante a conferência de Paz de Paris. Atualmente, ela conta com a participação de 182 Estados-Membros. Ela se caracteriza como a agência mais democrática no âmbito das Nações Unidas, vez que tem uma composição tripartite. A OIT é composta por representações de Governos e de Organizações de Trabalhadores e Empregadores, que participam em condições de igualdade. A OIT busca a melhoria das condições de trabalho no mundo, visando o desenvolvimento e harmonização da legislação trabalhista e melhorias nas relações de trabalho. No Brasil, a OIT está presente desde 1950, implementando programas e realizando atividades que tem buscado, nos últimos anos, promover uma agenda de trabalho decente. O Trabalho Decente tem quatro aspectos fundamentais: a promoção de emprego (assalariado e por conta própria) a proteção social o diálogo social o respeito aos princípios fundamentais e direitos no trabalho Os princípios e direitos fundamentais do trabalho são: - liberdade sindical e direito de negociação coletiva; (C87 e C98) - eliminação de todas as formas de trabalho forçado; (C29 e C105) - abolição do trabalho infantil; (C138 e C182) - eliminação da discriminação em matéria de emprego; (C100 e C111) As Convenções e Recomendações são os instrumentos normativos da OIT, que tem poder vinculante, de cumprimento obrigatório pelos países que as ratificam.

Mas o que é trabalho decente? ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO Missão: promover oportunidades para que mulheres e homens possam ter acesso a um trabalho decente. Mas o que é trabalho decente?

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO “TRABALHO DECENTE é todo trabalho produtivo e de qualidade, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humanas, sendo  considerado condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável.” “O trabalho infantil e o trabalho escravo são considerados com antíteses do trabalho decente” A OIT funda-se no princípio de que “a paz universal e permanente somente pode basear-se na justiça social” A OIT luta pela melhoria das condições de trabalho no mundo e elevação do padrão de vida dos trabalhadores, pleiteando: regulamentação da jornada de trabalho liberdade de associação negociação coletiva igualdade de remuneração, pelo trabalho de igual valor não discriminação no trabalho proteção contra enfermindades profissionais formação profissional e outros Nesse contexto, a proteção da infância surge como um elemento essencial na luta pela justiça social. Deve-se destacar que dentro do sistema ONU, existe, por exemplo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, que busca apoiar os países na promoção, proteção e garantia igual e universal dos direitos das crianças e dos adolescentes. Sendo a OIT, a agência voltada para as questões relativas ao Trabalho, a questão do trabalho infantil é um tema importante dentro dos objetivos da OIT. O tema do trabalho infantil esteve presente na pauta da OIT, desde sua criação;

Mas o que é trabalho infantil? ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO Mas o que é trabalho infantil? Trabalho infantil é todo aquele exercido por crianças menores de 16 anos, que é a idade mínima para o trabalho no Brasil, seja remunerado ou não. Também é considerado como trabalho infantil as piores formas, previstas na legislação nacional, quando exercidas por menores de 18 anos. Exceção: trabalho como jovem aprendiz, a partir de 14 anos e de maneira protegida, em trabalho leve e que não prejudique a continuidade da educação e o tempo para o lazer. A OIT funda-se no princípio de que “a paz universal e permanente somente pode basear-se na justiça social” A OIT luta pela melhoria das condições de trabalho no mundo e elevação do padrão de vida dos trabalhadores, pleiteando: regulamentação da jornada de trabalho liberdade de associação negociação coletiva igualdade de remuneração, pelo trabalho de igual valor não discriminação no trabalho proteção contra enfermindades profissionais formação profissional e outros Nesse contexto, a proteção da infância surge como um elemento essencial na luta pela justiça social. Deve-se destacar que dentro do sistema ONU, existe, por exemplo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, que busca apoiar os países na promoção, proteção e garantia igual e universal dos direitos das crianças e dos adolescentes. Sendo a OIT, a agência voltada para as questões relativas ao Trabalho, a questão do trabalho infantil é um tema importante dentro dos objetivos da OIT. O tema do trabalho infantil esteve presente na pauta da OIT, desde sua criação;

MARCO NORMATIVO Convenção 138/73 OIT – estabelece idade mínima para admissão no trabalho Convenção 182/99 OIT – proibição e eliminação das piores formas de trabalho infantil CF – Art 7° XXXIII – idade mínima 16 anos Lei 8.069/90 – ECA – art. 60 a 69 Lista TIP – Decreto 6841/2008

Convenção 138 (Idade Mínima) e Recomendação 146 (1973) Artigo 1º: Todo Estado-membro, no qual vigore esta Convenção, compromete-se a seguir uma política nacional que assegure a efetiva abolição do trabalho infantil e eleve progressivamente, a idade mínima de admissão ao trabalho...

Convenção 138 (Idade Mínima) e Recomendação 146 (1973) Fixam a idade mínima para admissão ao emprego ou trabalho. A idade mínima não será inferior a idade de conclusão da escolaridade obrigatória. Visam ao desenho de políticas nacionais para: abolir o trabalho infantil aumentar progressivamente a idade mínima Em 1973 a Conferência Geral da OIT deu um importante passos no sentido de combater o Trabalho Infantil. A Convenção 138 e sua Recomendação 146, ambas de 6 de junho de 1973, dispõem sobre a idade mínima para a admissão a emprego, para que os países que ratificassem tal Convneção, se obrigassem a seguir uma política nacional que assegurasse a abolição do trabalho ifantil, elevando, progressivamente a idade mínima para a admissão a emprebo Manter em mente que a Ratificadas no Brasil, pelo Decreto 4.134 de 15 de fevereiro de 2002 Até o início dos anos 90, o tema do Tabalho Infantil sempre foi marginal tanto em nível nacional quanto internacional. A partir desse momento o combate ao Trabalho Infantil tomou um novo impulso. Isso se refletiu na legislação brasileira.

Convenção 182 (Piores Formas) e Recomendação 190 (1999) PREÂMBULO DA CONVENÇÃO 182: trabalho infantil é causado principalmente pela pobreza (...), a solução a longo prazo está no crescimento econômico sustentável que cause progresso social, particularmente erradicação da pobreza e educação universal...

Convenção 182 (Piores Formas) e Recomendação 190 (1999) Requerem a adoção de medidas imediatas para proibir e eliminar as piores formas de trabalho infantil em caráter de urgência (Art. 1º). abrangem todos os setores de atividade econômica abrangem mulheres e homens abaixo de 18 anos piores formas como alvo prioritário atenção especial aos mais vulneráveis Considerando: a necessidade de adotar novos instrumentos para proibição e eliminação das piores formas de trabalho infantil que a efetiva eliminação depende de ações imediatas e globais, que levem em conta a educação fundamental e gratuita a necessidade de retirar as ciranças desses trabalhos, promovendo sua reabilitação e integração social e, atendendo as necessidades de suas famílias. A Convenção 182 e Recomendação 190 requerem a adoção de medidas imediatas e eficazes para eliminar as piores formas em caráter de urgência, independentemente do nível de desenvolvimento do país abrangem todos os setores de atividade ecônomica abrangem mulheres e homens abaixo de 18 anos piores formas como alvo prioritário atenção especial aos mais vulneráveis (crianças pequenas e mulheres)

Convenção 182 (Piores Formas) e Recomendação 190 (1999) Obrigações: Impedir a ocupação nas piores formas Proporcionar assistência para retirar e assegurar reabilitação e integração social Garantir acesso à educação fundamental gratuita e à formação profissional Identificar crianças particularmente expostas a riscos e entrar em contato com elas Levar em consideração a situação especial das meninas

Piores Formas de Trabalho Infantil

Piores Formas de Trabalho Infantil

Piores Formas de Trabalho Infantil Artigo 4º C 182 A Legislação Nacional deverá identificar os trabalhos perigosos levando em consideração normas internacionais * pertinentes e os parágrafos 3º e 4º da Recomendação 190. A relação determinada deverá ser periodicamente examinada e, se necessário, revista. * Normas sobre substâncias tóxica, carga pesada e trabalho noturno.

Lista TIP –Decreto 6481 www.oit.org/ipec Atividade: Agricultura, Pecuária, Silvicultura e Exploração Florestal Item Descrição dos Trabalhos Prováveis Riscos Ocupacionais Prováveis Repercussões à Saúde 1. Na direção e operação de tratores, máquinas agrícolas e esmeris, quando motorizados e em movimento Acidentes com máquinas, instrumentos ou ferramentas perigosas Afecções músculo-esqueléticas (bursites, tendinites, dorsalgias, sinovites, tenossinovites), mutilações, esmagamentos, fraturas 2. No processo produtivo do fumo, algodão, sisal, cana-de-açúcar e abacaxi Esforço físico e posturas viciosas; exposição a poeiras orgânicas e seus contaminantes, como fungos e agrotóxicos; contato com substâncias tóxicas da própria planta; acidentes com animais peçonhentos; exposição, sem proteção adequada, à radiação solar, calor, umidade, chuva e frio; acidentes com instrumentos pérfuro-cortantes Afecções músculo-esqueléticas (bursites, tendinites, dorsalgias, sinovites, tenossinovites); pneumoconioses; intoxicações exógenas; cânceres; bissinoses; hantaviroses; urticárias; envenenamentos; intermações; queimaduras na pele; envelhecimento precoce; cancer de pele; desidratação; doenças respiratórias; ceratoses actínicas; ferimentos e mutilações; apagamento de digitais www.oit.org/ipec Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil

Em Síntese IDADE MINIMA PARA TRABALHO – 16 ANOS MENORES DE 16 ANOS SO PODEM TRABALHAR COMO APRENDIZ, SE ESTIVEREM COM MAIS DE 14 ANOS ENTRE 16 E 18 ANOS NÃO SE PODE TRABALHAR EM ATIVIDADES ILÍCITAS, NOTURNAS, INSALUBRES OU PERIGOSAS, INCLUIDAS NA LISTA TIP

O Tamanho do Problema No Mundo: -215 Mi de crianças entre 5 e 17 anos trabalham, sendo que 115 Mi em trabalhos perigosos No Brasil: 4,25 Mi de crianças trabalhando entre 5 e 17 anos

Trabalho Infantil no Brasil Contexto em Números Número de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos envolvidos no trabalho infantil Source: IBGE - PNAD 49% de redução entre 1992 e 2009

TRABALHO INFANTIL MITOS “Eu trabalhei quando era criança e estou aqui. Sou bem sucedido e uma pessoa de bem.” “É melhor a criança estar trabalhando do que na rua.” “ Trabalhar enobrece e desenvolve a inteligência da criança.”

A OIT E O TRABALHO INFANTIL O trabalho precoce viola direitos de crianças e as impede de viverem suas infâncias o Trabalho Infantil: não é digno favorece o aumento da pobreza oferece riscos à saúde dificulta o acesso à educação O trabalho é entendido como uma atividade consciente e voluntária, pela qual os homens modificam o mundo e produzem bens materiais ou sociais, para a satisfação de suas necessidades. O trabalho infantil não pode ser entendido como uma atividade voluntária. O trabalho precoce viola direitos de crianças e as impede de viverem suas infâncias o trabalho infantil: não é digno favorece o aumento da pobreza oferece riscos à saúde dificulta o acesso à educação www.oit.org/ipec

A OIT E O TRABALHO INFANTIL Crianças e adolescentes são sujeitos de direitos, ou seja, possuem direito à vida, à liberdade e à proteção integral. Crianças e adolescentes possuem o direito à autonomia, à reflexão e à ação. Crianças e adolescentes possuem período adequado para se desenvolverem fisica e mentalmente.

A OIT E O TRABALHO INFANTIL Resulta em menor renda na idade adulta - tanto quanto mais prematura é a inserção no mercado de trabalho. Quem começa a trabalhar antes dos 14 anos têm baixa probabilidade de obter renda superior R$ 1.000 mensais ao longo da vida. Quem entra no mercado antes dos 9 anos, tem pouca probabilidade de renda superior a R$ 500 mensais. Entre 15 e 17 chega aos 30 anos com renda semelhante do que ingressou com 18/19 anos, mas ao final da vida laboral há maior probabilidade de menor rendimento. hipóteses: níveis de escolaridade e qualificação

Estratégias Adotadas Deve-se conhecer o problema bem para que se possa resolvê-lo Definir a estratégia legal para agir Integrar, mobilizar e sensibilizar = COMUNICAR Preparar o Estado, parceiros sociais e as instituições da sociedade civil para trabalhar integradamente e de forma complementar

Zona Livre de Trabalho Infantil As novas características do trabalho infantil no Brasil demandam intervenções metodológicas diferentes. O Brasil apresenta “núcleos duros” de trabalho infantil – Trabalho Urbano, Informal, Trabalho Doméstico e Agricultura familiar Essas formas de trabalho infantil estão presentes em todo o país.

Zona Livre de Trabalho Infantil Desenvolvimento de um conceito de ZONA LIVRE DE TRABALHO INFANTIL Desenvolvimento local  Trabalho Decente para as família e educação de alta qualidade em período integral para crianças e adolescentes.

Escritório da OIT no Brasil: MUITO OBRIGADA! Escritório da OIT no Brasil: www.oitbrasil.org.br