PROJETO : APRENDIZAGEM PROFISSIONAL. I – APRESENTAÇÃO O projeto aprendizagem profissional comprende um conjunto coordenado de ações em uma determinada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
Advertisements

Cursos Profissionalizantes
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação.
Equipe Técnica de RH/ACCIE. Situada em Erechim – habitantes 190 empresas associadas – Industria, Comércio e Serviços Empregam cerca de funcionários.
Comissão de Educação dos Profissionais
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
ENCONTRO DA REDE DE PROTEÇÃO NA GARANTIA DE DIREITOS
PLANO DE GESTÃO.
Apresentação do Projeto
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
Profª Maria Cecilia Ziliotto
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
Edicão Número 79 de 25/04/2007 Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 6.096, DE 24 DE ABRIL DE 2007 Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação.
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Ministério Público da União Ministério Público do Trabalho Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente Plano.
Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social “Resolução CNAS nº. 16/2010”
Protocolo de Gestão Integrada
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
O desafio do trabalho em “rede”
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
APRESENTAÇÃO O presente projeto consiste na proposta de um Programa Interinstitucional do Ministério Público do Estado do Maranhão, através do Centro de.
FORUM DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO DO ESTADO DO PARANÁ
Conselhos dos Direitos – Revisão da Resolução 74
TRABALHO DO MENOR.
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Por definições do ECA, cabe ao Conselho de Direito formular e deliberar sobre as políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos humanos de crianças.
Controladoria-Geral da União 1 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social 1ª CONSOCIAL.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
Comissão de EJA de Alagoas
Fontes de Financiamento para educação profissional: o caso alagoano Instituto de Educação Profissional de Alagoas- INEPRO Tereza Kelly.
Portaria MCT nº 650, de estabeleceu a nova estrutura do LBA Foram instituídos um Conselho Diretor, uma Gerência Executiva e um Comitê Científico.
ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL MÓDULO III ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL.
XXXI Reunião Plenária do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselho de Educação – CODISE Boa Vista/RR.
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
COMISSÃO REGIONAL DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES REGIONAL DE PONTA GROSSA: DESAFIOS DO TRABALHO INTERSETORIAL.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
MESTRADO PROFISSIONAL
O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO
SISTEMA NACIONAL DE EMPREGO / BRASIL SEM MISÉRIA
REUNIÕES REGIONAIS.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
O papel do Tribunal de Contas no apoio à sustentabilidade econômica dos municípios do Brasil.
Poder Judiciário para Jornalistas - A Estrutura, os Princípios Norteadores e as Diferenças de Linguagem Escola Paulista da Magistratura – EPM 22 de abril.
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Nosso compromisso é com o Brasil CNC-Sesc-Senac Nosso compromisso é com o Brasil Audiência Pública sobre a Eficácia das Instituições do Sistema S Comissão.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 23 de fevereiro de 2016 COMISSÃO DE TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA PÚBLICA DO SENADO FEDERAL.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Secretaria de Direitos Humanos Protocolo Nacional Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em.
Ministério Público A atuação do Ministério Público na defesa e na promoção dos direitos da criança e do adolescente com deficiência, transtornos ou altas.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
PLANO MUNICIPAL DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO. O PLANO deve prever ações articuladas nas áreas de educação, saúde, assistência social, cultura, capacitação.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

PROJETO : APRENDIZAGEM PROFISSIONAL

I – APRESENTAÇÃO O projeto aprendizagem profissional comprende um conjunto coordenado de ações em uma determinada variável de tempo, com objetivo de que o MPT atue junto a empresas, municípios, Sistema S, ONG´s, Escolas Técnicas e Universidades, para fim de conferir oportunidades maiores de acesso à aprendizagem profissional em nosso País. Esta ação garante a observância do art. 227 da CF/88 expressa na profissionalização de jovens e proporciona acesso a outros direitos.

II - CONTEXTUALIZAÇÃO E JUSTIFICATIVA Adequação às metas constantes no Planejamento Estratégico do MPT Adequação ao plano de atividades da Coordinfância de 2009 de atuação coordenada e concentrada, a fim de obtenção de resultados que beneficiem interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos da juventude brasileira. A necessidade de atuação junto ao Poder público (políticas públicas voltadas à profissionalização na modalidade aprendizagem – fixação de verba orçamentária para este fim através da realização de parcerias com o Sistema S, ONG´s e Escolas Técnicas; atuação junto ao Sistema S, ONG´s, escolas técnicas e Universidades; bem como empresas.

III - OBJETIVOS GERAIS Atuar junto a: empresas, Sistema S e Municípios. É possível ainda ações face ONG´s e Universidades a título de termo de cooperação, ou TCAC, ou ainda participação em Fóruns de aprendizagem, a fim de conhecer e identificar instituições aptas a ministrar aprendizagem. Planejar as ações no âmbito da Coordinfância, de maneira a se exponenciarem seus resultados, priorizando sua faceta de coordenação entre as várias forças nacionais e locais.

IV – OBJETIVOS ESPECÍFICOS Concentrar, numa determinada área e espaço de tempo, ações concretas de combate à exploração do trabalho de crianças e adolescentes, a partir da verificação da contratação de aprendizes pelas 100 maiores empresas em cada unidade da federação, 15 municípios, inicialmente (face a promoção de políticas públicas, incluindo também a aprendizagem), Sistema S (gratuidade e ofertas de vagas). Sugere-se ainda, atuação em face de Universidades (extensão pedagógica) e/ou Centros Federais de Educação Tecnológica, bem como ONG´s. Atuar em conjunto com a Assessoria de Imprensa divulgando esta ação para que a sociedade dela tenha conhecimento.

IV - OBJETIVOS ESPECÍFICOS Instaurar procedimento promocionais ou realizar audiências públicas em face das 100 maiores empresa no estado para que demonstrem a contratação de aprendizes. Instaurar procedimentos em face do SENAC e SENAI inicialmente para a verificação do cumprimento da gratuidade. Instaurar procedimento em face do SENAT, SENAR e SESCOOP para verificar a oferta de cursos de aprendizagem. Instaurar procedimento promocional em face dos 15 maiores municípios, incluindo a aprendizagem profissional como obrigação em TCAC ou ação civil pública.

IV – OBJETIVOS ESPECÍFICOS Assessorar e apoiar Procuradorias Regionais do Trabalho, por meio de suas Coordenações Regionais, bem como Ofícios Ministeriais, na atuação quanto à aprendizagem por meio de manual de aprendizagem e se necessário poderá ser solicitado força tarefa para este fim ou participação em audiência pública a ser realizada do coordenador e vice da coordinfância Instituir o dia A dia da aprendizagem, ou seja atuação em audiências públicas com as 100 maiores empresas, ONG´s, Municípios, Sistema S, Universidades e demais parceiros em um mesmo dia, com a expedição de requisição para que em 30 dias apresentem CAGED, número de empregados por função, contratos de aprendizagem, verificação da CBO e número de aprendizes que entenda deva contratar. Com as respostas abrem-se os procedimentos preparatórios específicos para a investigação pelo MPT, culminando com TCAC ou verificação de adequação.

IV - OBJETIVOS ESPECÍFICOS Proceder à imputação judicial e/ou extrajudicial das responsabilidades jurídicas dos Municípios, Estados e União, que se revelarem omissos na garantia de orçamentos que atendam ao comando constitucional da proteção integral e prioridade absoluta;

V – MÉTODO DE OPERACIONALIZAÇÃO A operacionalização do Projeto seguirá cinco etapas e deverá ser procedimentalizado, a princípio, por meio de expedientes promocionais, não sujeitos, portanto, à Resolução n. 69/07 do Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho.

V – MÉTODO DE OPERACIONALIZAÇÃO A) ETAPA DE CIÊNCIA Encaminhamento de Ofício, assinado pelo Procurador Geral do Trabalho e pela COORDINFÂNCIA aos Procuradores chefes de cada Regional e ao membro local da representação da Coordenadoria, a fim de que tomem conhecimento do projeto e envidem esforços no sentido de sua realização.

V – MÉTODO DE OPERACIONALIZAÇÃO B) ETAPA DE EXPEDIÇÃO DE REQUISIÇÃO A 100 EMPRESAS NO ESTADO, NO PROCEDIMENTOS PROMOCIONAIS Com o retorno das respostas serão excluídas micro ou pequenas empresas ou aquelas que tenham aprendizes contratados e cumpram integralmente a Lei. Para as demais empresas haverá a instauração de procedimentos investigatórios,com o objetivo de firmar TCAC ou verificar adequação. O resultado obtido comporá indicadores da coordinfância/informática.

V – MÉTODO DE OPERACIONALIZAÇÃO C) ETAPA DOS MUNICÍPIOS Encaminhamento da notificação recomendatória relativa a políticas públicas, incluindo a aprendizagem profissional como modalidade de profissionalização prevista no art. 227 da CF/88. Atuação conforme o projeto de Leis orçamentárias, ressaltando a importância de verba orçamentária para a aprendizagem profissional, com a instituição de parcerias com as instituições aptas a ministrar aprendizagem.

V – MÉTODO DE OPERACIONALIZAÇÃO D) ETAPA DE EXPEDIÇÃO DE REQUISIÇÃO AO SISTEMA s Encaminhar ofício ao SENAC e SENAI para verificar adequação ao Decreto da gratuidade e oferta de vagas; bem como ao SENAT, SESCOOP e SENAR para a verificação de oferta de vagas.

V – MÉTODO DE OPERACIONALIZAÇÃO E) ETAPA DE VERIFICAÇÃO DE CURSO OFERTADOS POR ONG´S, ESCOLAS TÉCNICAS OU UNIVERSIDADES- ACRÉSCIMO AO TRIPÉ ACIMA CITADO Verificar-se-á localmente instituições que ofertam ou podem vir a ofertar vagas em cursos de aprendizagem teórica Há modelo de TCAC firmado com ONG para garantir o cumprimento dos arts. 428 a 433 da CLT no manual de aprendizagem

VI – GESTÃO DE RESULTADOS Para controle de gestão sobre os resultados práticos decorrentes daquelas ações, a COORDINFÂNCIA realizará compilação de dados que servirão tanto como vetores de avaliação da eficácia e eficiência, como também variáveis importantes do Relatório Anual da Coordenadoria. Divulgação à sociedade brasileira, bem como a órgãos parceiros, como o Ministério do Trabalho e Emprego e a Organização Internacional do Trabalho, do papel do Ministério Público do Trabalho na defesa e promoção da Ordem Jurídica pátria.

VI – GESTÃO DE RESULTADOS Variáveis a serem trabalhadas Quantidade de procedimentos instaurados, bem ainda lista dos atores contra os quais foram instaurados aqueles procedimentos. Estimativa de crianças e adolescentes beneficiadas a partir da gestão promocional ou dos procedimentos preparatórios instaurados.

VI – GESTÃO DE RESULTADOS A compilação de tais dados será feita por Regional, por meio do membro da Coordinfância onde foi realizada a ação. Após, os dados deverão ser encaminhados à Coordenadoria a fim de que promova a sistematização nacional daquelas variáveis, bem como a preparação das planilhas e estatísticas, com vistas à avaliação e devida publicização. Será criada Comissão Nacional, composta de três membros e um servidor da Procuradoria Geral do Trabalho, a fim de proceder àquela tarefa de sistematização

VII – CRONOGRAMA EtapasJanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDez Ciênciax Notificaçõesx Sensibilização x Instauraçãoxxxxxxxxx