estruturando As tecnologias práticas pedagógicas © maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo
CENÁRIO I O laboratório escolar © bonilla mas.. pode copiar tudo
“escutar adequadamente conhecimento científico “escutar adequadamente a voz da natureza” sala de aula trasmissão “ideologia do ver” – observação e experimentação © bonilla mas.. pode copiar tudo
requer dos alunos o seguimento de instruções Laboratório tendência escolar percepção da criança como pensador concreto, dependente da observação direta e da experiência real para raciocinar Santos, 1999:61 rotinas pré-programadas requer dos alunos o seguimento de instruções realização de medidas manipulação de equipamentos preparação de montagens © bonilla mas.. pode copiar tudo
dispositivos analógicos grandezas físicas contínuas grandezas análogas a um outro conjunto de variáveis contínuas ou discretas © bonilla mas.. pode copiar tudo
Laboratório visualização lógica da representação imagem adere ao real projeção alinhados, no espaço e no tempo, o objeto, a imagem e o sujeito Couchot (1993, p. 40) © bonilla mas.. pode copiar tudo
As tecnologias da informação CENÁRIO II As tecnologias da informação e comunicação e a educação © maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo
Laboratório Instrumentalidade aplicativos jogos Em muitas práticas pedagógicas que utilizam as tecnologias o coneceito de educação continua sendo o mesmo, só que bem mais potencializado. De um lado os que sabem (transmitindo informação) de outro lado os que não sabem, consumindo as informações que vem de longe... aplicativos jogos ensina o que o aluno já sabe... © bonilla mas.. pode copiar tudo
Laboratório Ambientes virtuais complemento assimilação-transmissão motivação assimilação-transmissão Em muitas práticas pedagógicas que utilizam as tecnologias o coneceito de educação continua sendo o mesmo, só que bem mais potencializado. De um lado os que sabem (transmitindo informação) de outro lado os que não sabem, consumindo as informações que vem de longe... produção centralizada de conteúdos © bonilla mas.. pode copiar tudo
"Internet é para fazer pesquisa!" pesquisa = cópia da rede © bonilla mas.. pode copiar tudo
Laboratório softwares educativos "pedagogização" animações som cor movimento representação "pedagogização" © bonilla mas.. pode copiar tudo
broadcasting presa às velhas concepções a educação alguma diferença?! Moacyr Lopes Jr./Folha Imagem – folha 12/0999 alguma diferença?! broadcasting © pretto e bonilla mas.. pode copiar tudo
© pretto e bonilla mas... pode copiar tudo
currículo Instrumento de ensino... recurso didático-pedagógico capacitação operativa dos profissionais animadoras da velha educação educação continua como está auxiliares evolução dos livros didáticos e dos retroprojetores currículo © maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo
CENÁRIO III redes na escola © maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo
listas de discussão @ w w w © maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo
Salve as Praias redes DE escolas Kidlink CCUM Escola do futuro © maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo
processos de aprendizagem (alunos, professores e instituição) colaboração entre professores e alunos troca de experiências e idéias redes dinâmicas criativas e transformadoras NAS escolas processos de aprendizagem (alunos, professores e instituição) produção de informação, conhecimento e cultura © maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo
NOVA Sala de aula... Na sala de aula interativa a aprendizagem se faz com a dialógica que associa emissão e recepção como pólos antagônicos e complementares na co-criação da comunicação e da aprendizagem. Silva, 2000 NOVAS redes de ensino-aprendizagem © bonilla mas.. pode copiar tudo
Infra-estrutura Condição necessária mas insuficiente... © bonilla mas.. pode copiar tudo
Instrumento/Ferramenta tecnologias Instrumento/Ferramenta X abaixo a idéia de ferramenta! Fundamento a caminho das comunidades de aprendizagem © pretto e bonilla mas... pode copiar tudo
comunidades de aprendizagem novos coletivos novos hábitos, valores, costumes e comportamentos relações intelectuais, sociais e afetivas horizontalidade virtuais comunidades de aprendizagem presenciais auto-organização membros promovem trocas interativas, discutem, trocam informações, constroem conhecimentos formação de inteligências coletivas © maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo
Democratização do uso... © prettp mas.. pode copiar tudo
compartilhamento de mundos virtuais e de universos de significado simulação lógica da figuração imagem ejetada do real reinicializável cibercultura manipulável acessível compartilhamento de mundos virtuais e de universos de significado
simulação complexidade imaginação
interpretações do mundo experiências científicas pensamento formulação de hipóteses
© gec mas.. pode copiar tudo
Organização Curricular © maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo
. formação de cidadãos ativos e autônomos governo federal faculdades ONGs governos municipais . inclusão digital ativa e contextualizada escolas iniciativa privada . fortalecimento do tecido social universidades governos estaduais . produção de cultura e conhecimento © maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo
possibilidades transbordamento @ sociais pedagógicas culturais Caio\df 14:54:06 reservadamente fala com Tânia - É muito bom saber que nossa cidade esta sendo bem cuidada, sou de Ijui mas estou morando em Brasília... Doctor Doom...® 14:54:20 fala com mabs Hummmm......de que escola vcs sao???? Fernanda 14:54:26 fala com Caio\df Eu tenho 12 e estamos falando de um filme que assistimos possibilidades sociais transbordamento pedagógicas culturais tecnológicas @ políticas científicas © maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo
Maria Helena Silveira Bonilla bonilla@ufba.br www.faced.ufba.br/~bonilla fone: (71)3263-7275 www.faced.ufba.br www.prossiga.br/edistancia