estruturando As tecnologias práticas pedagógicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
1º Seminário Nacional de Pró-Saúde II
... pode copiar, modificar, distribuir tudo
Espaço-tempo e tecnologias no ensino das Ciências Naturais: em questão
... pode copiar, modificar, distribuir tudo
Organização Curricular da Escola
ESTRUTURAS MOLECULARES EM 3 D
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
A Educação Mediada pela Tecnologia
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
PROJETO MEU NOME É TARTARUGA
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
Quadro síntese comparativo das principais diferenças entre os modos de organização do processo de ensino/aprendizagem utilizados até hoje.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PARADIGMAS POSITIVISTA INTERPRETATIVO SÓCIO-CRÍTICO
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
Perfil do Profissional
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
EDUCAÇÃO PARA O PENSAR Núcleo de Educação para o Pensar TEXTO
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURRICULO +.
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Diretoria Regional de Educação Itaquera DOT-P/CEFAI
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
RECOMEÇAR É BOM TÊ-LOS AQUI!.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Aplicações tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem: possibilidades, limites e perspectivas.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Tecnologias aplicadas ao Ensino I
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamen. Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação. Nome do aluno(a):
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
SALA DE AULA INTERATIVA Autor: Marco Silva ALUNA: Deborah Orlandini Ferroco Faculdade de Educação - UERJ.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Professores apostam no diálogo para conquistar alunos.
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Jaciara Nunes Kern Regina Helena da Silva Pereira CURIOSIDADE INFANTIL, UMA FORMA INTERDISCIPLINAR E INTERESSANTE DE TRABALHAR NAS SÉRIES INICIAIS.
Mecanismos de motivação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias   BLOG:
SALA DE AULA INTERATIVA: A EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA EM SINTONIA COM A ERA DIGITAL E COM A CIDADANIA Marco Silva Universidade do Estado da Bahia.
Por uma educação de qualidade
Atividade complementar 04
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DIRETORIA DE ENSINO – RIBEIRÃO PRETO.
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
O DESAFIO DA INCLUSÃO E NOVASTÉCNICAS METODOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO CRISTÃ Textos: Ef. 3: 8-10; 1 Cor. 1:24; At. 2:
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Aprendizagem da matemática
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
TIC na Educação: ferramenta ou elemento fundante? Maria Helena Bonilla GEC/Faced/Ufba... pode copiar, modificar, distribuir tudo.
Transcrição da apresentação:

estruturando As tecnologias práticas pedagógicas © maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo

CENÁRIO I O laboratório escolar © bonilla mas.. pode copiar tudo

“escutar adequadamente conhecimento científico “escutar adequadamente a voz da natureza” sala de aula trasmissão “ideologia do ver” – observação e experimentação © bonilla mas.. pode copiar tudo

requer dos alunos o seguimento de instruções Laboratório tendência escolar percepção da criança como pensador concreto, dependente da observação direta e da experiência real para raciocinar Santos, 1999:61 rotinas pré-programadas requer dos alunos o seguimento de instruções realização de medidas manipulação de equipamentos preparação de montagens © bonilla mas.. pode copiar tudo

dispositivos analógicos grandezas físicas contínuas grandezas análogas a um outro conjunto de variáveis contínuas ou discretas © bonilla mas.. pode copiar tudo

Laboratório visualização lógica da representação imagem adere ao real projeção alinhados, no espaço e no tempo, o objeto, a imagem e o sujeito Couchot (1993, p. 40) © bonilla mas.. pode copiar tudo

As tecnologias da informação CENÁRIO II As tecnologias da informação e comunicação e a educação © maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo

Laboratório Instrumentalidade aplicativos jogos Em muitas práticas pedagógicas que utilizam as tecnologias o coneceito de educação continua sendo o mesmo, só que bem mais potencializado. De um lado os que sabem (transmitindo informação) de outro lado os que não sabem, consumindo as informações que vem de longe... aplicativos jogos ensina o que o aluno já sabe... © bonilla mas.. pode copiar tudo

Laboratório Ambientes virtuais complemento assimilação-transmissão motivação assimilação-transmissão Em muitas práticas pedagógicas que utilizam as tecnologias o coneceito de educação continua sendo o mesmo, só que bem mais potencializado. De um lado os que sabem (transmitindo informação) de outro lado os que não sabem, consumindo as informações que vem de longe... produção centralizada de conteúdos © bonilla mas.. pode copiar tudo

"Internet é para fazer pesquisa!" pesquisa = cópia da rede © bonilla mas.. pode copiar tudo

Laboratório softwares educativos "pedagogização" animações som cor movimento representação "pedagogização" © bonilla mas.. pode copiar tudo

broadcasting presa às velhas concepções a educação alguma diferença?! Moacyr Lopes Jr./Folha Imagem – folha 12/0999 alguma diferença?! broadcasting © pretto e bonilla mas.. pode copiar tudo

© pretto e bonilla mas... pode copiar tudo

currículo Instrumento de ensino... recurso didático-pedagógico capacitação operativa dos profissionais animadoras da velha educação educação continua como está auxiliares evolução dos livros didáticos e dos retroprojetores currículo © maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo

CENÁRIO III redes na escola © maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo

listas de discussão @ w w w © maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo

Salve as Praias redes DE escolas Kidlink CCUM Escola do futuro © maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo

processos de aprendizagem (alunos, professores e instituição) colaboração entre professores e alunos troca de experiências e idéias redes dinâmicas criativas e transformadoras NAS escolas processos de aprendizagem (alunos, professores e instituição) produção de informação, conhecimento e cultura © maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo

NOVA Sala de aula... Na sala de aula interativa a aprendizagem se faz com a dialógica que associa emissão e recepção como pólos antagônicos e complementares na co-criação da comunicação e da aprendizagem. Silva, 2000 NOVAS redes de ensino-aprendizagem © bonilla mas.. pode copiar tudo

Infra-estrutura Condição necessária mas insuficiente... © bonilla mas.. pode copiar tudo

Instrumento/Ferramenta tecnologias Instrumento/Ferramenta X abaixo a idéia de ferramenta! Fundamento a caminho das comunidades de aprendizagem © pretto e bonilla mas... pode copiar tudo

comunidades de aprendizagem novos coletivos novos hábitos, valores, costumes e comportamentos relações intelectuais, sociais e afetivas horizontalidade virtuais comunidades de aprendizagem presenciais auto-organização membros promovem trocas interativas, discutem, trocam informações, constroem conhecimentos formação de inteligências coletivas © maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo

Democratização do uso... © prettp mas.. pode copiar tudo

compartilhamento de mundos virtuais e de universos de significado simulação lógica da figuração imagem ejetada do real reinicializável cibercultura manipulável acessível compartilhamento de mundos virtuais e de universos de significado

simulação complexidade imaginação

interpretações do mundo experiências científicas pensamento formulação de hipóteses

© gec mas.. pode copiar tudo

Organização Curricular © maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo

. formação de cidadãos ativos e autônomos governo federal faculdades ONGs governos municipais . inclusão digital ativa e contextualizada escolas iniciativa privada . fortalecimento do tecido social universidades governos estaduais . produção de cultura e conhecimento © maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo

possibilidades transbordamento @ sociais pedagógicas culturais Caio\df 14:54:06 reservadamente fala com Tânia - É muito bom saber que nossa cidade esta sendo bem cuidada, sou de Ijui mas estou morando em Brasília... Doctor Doom...® 14:54:20 fala com mabs Hummmm......de que escola vcs sao???? Fernanda 14:54:26 fala com Caio\df Eu tenho 12 e estamos falando de um filme que assistimos possibilidades sociais transbordamento pedagógicas culturais tecnológicas @ políticas científicas © maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo

Maria Helena Silveira Bonilla bonilla@ufba.br www.faced.ufba.br/~bonilla fone: (71)3263-7275 www.faced.ufba.br www.prossiga.br/edistancia