Português Brasileiro: Questões atuais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Advertisements

O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Português Brasileiro: Questões atuais
Português Brasileiro: Questões atuais
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Sistemas de Informação e Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas
Sistemas de Informação e Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas
Problematizando os relatos pessoais:
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
TIPOS TEXTUAIS.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
TIPOLOGIA TEXTUAL X GÊNEROS TEXTUAIS
ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: ENSINO E APRENDIZAGEM DE GÊNEROS
Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior –PIBIC
PROFª. ESP.BRUNA KELY DA SILVA GALVÃO LIMA.
GÊNEROS TEXTUAIS: DEFINIÇÃO E FUNCIONALIDADE
CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
ATIVIDADE SOCIAL E DIVERSIDADE
ANÁLISE TEXTUAL Aula de revisão para a AV1.
O QUE SÃO, PARA QUE SERVEM, COMO SÃO CLASSIFICADOS
Na aula passada Diferenças entre língua falada X língua escrita
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
Língua Portuguesa Joseane Rocha.
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDO
Gêneros textuais: definição e usos
Pós-evento do 3º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional
PROPOSTAS 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI 2011 – Viver em rede no século XXI Trabalho na construção da dignidade humana.
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Ler deixa de ser um ato de decodificar e passa a ser um ato cognitivo
GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA
Prof.ª Irislane Figueiredo
ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência.
GÊNEROS TEXTUAIS: DEFINIÇÃO E FUNCIONALIDADE
APRESENTAÇÃO TELE-SALA: CAMETÁ ANO: 2007 DANIELA SANTOS FURTADO
GÊNEROS TEXTUAIS: reflexões & ensino
A QUESTÃO DOS GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS NO LETRAMENTO Profa Dra Siumara Aparecida de Lima UTFPR – Câmpus Ponta Grossa
Estrutura do documento:
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
Profª: Luciana Tavares
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
PROFª Leila de Souza Ganem
GÊNEROS TEXTUAIS.
Histórias em Quadrinhos
Escrita e Práticas Comunicativas
Etapas de uma sequência didática
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
Nosso último encontro... Começou, é claro, com uma leitura de fruição: Muito divertida e propícia para a época... Fica aqui a sugestão de leitura: o texto.
Leitura e interpretação de texto
CURSO - RECURSOS HUMANOS DISCIPLINA - COMUNICAÇÃO SEMESTRE 1º
Secretaria Municipal de educação
PROFª. Leila de Souza Ganem
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
Comunicação e Redação Empresarial
Instituto Divina pastora São Paulo, 27 de Agosto de 2015
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Gêneros Textuais Toda atividade humana está relacionada ao uso da língua, que se efetiva por meio de enunciados orais e escritos. O Homem comunica-se por.
GÊNEROS TEXTUAIS TIPOLOGIAS TEXTUAIS DESCRITORES DISTRATORES
AULAS 9 E 10 Os gêneros textuais. Mario, Eu te odeio muito. Você disse que tinha que trabalhar, então por que o seu carro está AQUI, na casa DELA? Você.
Fala e escrita KOCH, INGEDORE V.; ELIAS, VANDA MARIA. LER E ESCREVER: ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL. SÃO PAULO: CONTEXTO, 2009.
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
Belchior José R. Araújo Texto 1 1. Tipos:
Gêneros textuais: definição e funcionalidade
Transcrição da apresentação:

Português Brasileiro: Questões atuais TEMA DA OFICINA Português Brasileiro: Questões atuais

OBJETIVO DA AULA Compreender o funcionamento da linguagem do Português Brasileiro, para adquirir consciência nas práticas de produção oral e escrita bem como nas situações de ensino.

“Mestre não é aquele que sempre ensina, mas quem de repente aprende”. LEITURA COMPARTILHADA “Mestre não é aquele que sempre ensina, mas quem de repente aprende”. Guimarães Rosa (1986)

Da atividade proposta... Socializações pelos grupos com comentários.

Fala e escrita/ Oralidade e letramento Apresentação da visão do autor Luiz Antônio Marcuschi.

Quais são os NÍVEIS DE LINGUAGEM existentes na língua? Vamos pensar... Quais são os NÍVEIS DE LINGUAGEM existentes na língua?

EXEMPLO Primeira Narrativa: E capotou. Quer dizer, a frente do carro dele pegou no primeiro carro; e o segundo ele ficou debruçadinho assim, saca? Que gracinha! Aí, né, chegaram: ‘‘Ô num sei que, num sei que lá, qué que houve?’’ Viraram o carro, né. ‘‘Cê ta legal, aí? Ô tudo bem, tudo bem. Que cara! P., que barbeiro!’’

EXEMPLO Segunda Narrativa: E o carro capotou. Capotou e foi em cima de mais dois carros que estavam do outro lado da rua, que, inclusive, amassou bastante. Certo? Aí, toda aquela confusão, começou a aglomerar gente ali. Todo mundo preocupado com o que tinha acontecido com ele. Perguntaram se ele estava bom. Falou que estava.

Níveis de linguagem As diferenças de situação envolvendo o tema, a forma de comunicação e os interlocutores são chamadas de registro e elas determinam diferentes níveis de linguagem: mais formal, menos formal.

Leitura do texto de email... Propaganda da BOL

O que dizer? Está adequado? Você escreveria um email tal como esse? Sobre o texto do email... O que dizer? Está adequado? Você escreveria um email tal como esse?

Sobre gêneros textuais e tipos... Concepção e exemplo trazidos para diálogo a partir da visão de Luiz Antônio Marcuschi

‘’(...) assim também ao pronunciarmos uma conferência, darmos uma aula expositiva, escrevermos uma tese de doutorado, fazermos um resumo, uma resenha, produzimos textos similares na estrutura, e eles circulam em ambientes recorrentes e próprios.’’ Fonte: Marcuschi, 2008, p.150.

‘’(...) uma monografia é produzida para obter uma nota, uma publicidade serve para promover a venda de um produto, uma receita culinária orienta na confecção de uma comida etc., pois cada gênero textual tem um propósito bastante claro que o determina e lhe dá uma esfera de circulação.’’ Fonte: Marcuschi, 2008, p.150.

TIPOS TEXTUAIS x GÊNEROS TEXTUAIS

TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS Tipos textuais: seqüências definidas pela natureza lingüística: aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas. Gêneros textuais: noção vaga para textos materializados da nossa vida diária, com características sócio-comunicativas definidas.

TIPOS TEXTUAIS Propriedades lingüísticas típicas; Seqüências de enunciados dentro dos gêneros; Nomeação determinada por aspectos lexicais, sintáticos,verbos,etc.

TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS Rio, 11/08/1991 Descritiva Amiga A.P. Injuntiva Oi! Para ser mais preciso estou no meu quarto, escrevendo escrivaninha, com um Micro System ligado na minha frente (bem alto, por sinal). Descritiva

TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS Realização definida pela situação de comunicação; Textos que cumprem funções comunicativas; Nomeação abrange função, estilo, conteúdo e composição.

TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS Tipos textuais Narrativo, argumentativo, descritivo, expositivo, injuntivo (ordem formal) Gêneros textuais telefonema, cartas, romance, bilhete, reportagem, aula, reunião de condomínio, horóscopo, receita, bula, lista de compras, cardápio, inquérito, conversa, edital, chat, etc.

Exemplo Senhora Aparecida, milagrosa padroeira, sede nossa guia nesta mortal carreira! Ó Virgem Aparecida, sacrário do redentor, dai à alma desfalecida vosso poder e valor. Ó Virgem Aparecida, fiel e seguro norte, alcançai-nos graças na vida, favorecei-nos na morte! Fonte: Rezemos o Terço. Aparecida, Editora Santuário, 1977, p. 54.

JACULATÓRIA Conteúdo: grande fervor religioso Estilo: laudatório e invocatório (com seqüências injuntivas) Composição: curta com poucos enunciados Propósito: obter graças ou perdão

Atividade: Vocês irão produzir, em grupos, textos no gênero que julgarem mais adequado e na linguagem de acordo com a situação proposta.

Situações: a) necessidade de comunicar um adiamento de reunião e os motivos desse adiamento para um colega; b) necessidade de saber das novidades sobre a ida de um amigo para o Salvador; c) necessidade de divulgar sua opinião sobre o consumo no dia das crianças para um jornal local; d) necessidade de informar como se usa um produto; e) necessidade de contar uma fofoca do seu bairro.

REFERÊNCIAS ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005. CAMPOS, Carmen L.; SILVA, Nilson J. da. (Orgs.). Lições de gramática para quem gosta de Literatura. 1.ed. São Paulo: Panda Books, 2007.

REFERÊNCIAS FAVERO, Leonor Lopes. Oralidade e escrita: Perspectiva para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 2003. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

REFERÊNCIAS KOCH, Ingedore V.; ELIAS, Vanda M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006. KOCH, Ingedore V.; ELIAS, Vanda M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.

REFERÊNCIAS MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2003. MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção dos sentidos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.

REFERÊNCIAS MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. MARCUSCHI, Luiz Antônio. ‘’Gêneros textuais: definição e funcionalidade’’. Disponível em http://www.proead.unit.br/professor/linguaportuguesa/arquivos/textos/Generos_textuias_definicoes_funcionalidade.rtf, Acesso em 13 dez. 2008.

REESCREVA-SE!