ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Advertisements

Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
‘ Por que estudar sistemas de informação?
CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
A Educação do Nosso Tempo
Prof(a): Patrícia Braz
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Engenharia da Produção
Gestão Estratégica de Operações
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
FENÔMENOS DE TRANSPORTE II
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
SISTEMAS DE PRODUÇÃO E PROCESSOS PRODUTIVOS MBA LOGÍSTICA FAFICA 2.
SÉCULO XX.
SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Engenharia da Produção
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Inventário de ciclo de vida do Diesel
Coordenador de Curso Profa. Márcia Nome: Alexandre Violin Garcia
CAPA.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
Introdução à Engenharia de Produção 1.º Semestre Eng.ª de Produção
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
Bacharelado em Sistemas de Informações
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Talentos para Inovação
Consultoria e Projetos
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
Exercício profissional ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: Prof.ª Jean Carlo Aula 7.
Empreendedorismo e Criação de Valor Compartilhado na
Por que estudar sistemas de informação?
O perfil de formação do engenheiro do CEFET/RJ
Noções de Engenharia de Produção Professor Msc, DANIEL ALMEIDA
É a área da engenharia voltada para o desenvolvimento de processos industriais que empregam transformações físico-químicas. O engenheiro químico cria técnicas.
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
Gerência de Educação Profissional GEPRO
Professora Michelle Luz
Programação 2010 ESAF Junho Diretrizes para Programação ESAF  A programação será definida por Trilha de Capacitação Fazendária  Serão definidos.
Iniciando na logística empresarial
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
Anibal Vilcapoma Ignacio
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Administração da Produção e Operações
Qualificação Profissional
Processos Administrativos Aula 1
XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Frederico Cavalcanti Montenegro Associação ITEP/OS 04 de novembro de 2011 XVIII CONGRESSO BRASILEIRO.
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
Elevar a competitividade do setor industrial, desenvolvendo competências por meio da Educação Profissional e Serviços Técnicos e Tecnológicos, comprometidos.
Atualizado: 19/03/ Organizações Contábeis Aproximadamente 5,2 milhões De micro e pequenas empresas formais Contadores Técnicos
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Visa favorecer o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades comportamentais de universitários dos cursos das Áreas de Engenharia para atuar.
Transcrição da apresentação:

ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO

O que faz o Engenheiro de Produção? Dedica-se a concepção, melhoria e implementação de sistemas que envolvem pessoas, materiais,informações, equipamentos , energia e o meio ambiente.

Perfil do Formando                 Sólida formação científica e profissional geral que capacite o engenheiro de produção a identificar, formular e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, operação e gerenciamento do trabalho e de sistemas de produção de bens e/ou serviços, considerando seus aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

Competências do Engenheiro de Produção 1. Ser capaz de dimensionar e integrar recursos físicos, humanos e financeiros a fim de produzir, com eficiência e ao menor custo, considerando a possibilidade de melhorias contínuas; 2. Ser capaz de utilizar ferramental matemático e estatístico para modelar sistemas de produção e auxiliar na tomada de decisões; 3. Ser capaz de projetar, implementar e aperfeiçoar sistemas, produtos e processos, levando em consideração os limites e as características das comunidades envolvidas; 4. Ser capaz de prever e analisar demandas, selecionar tecnologias e know-how, projetando produtos ou melhorando suas características e funcionalidade; 5. Ser capaz de incorporar conceitos e técnicas da qualidade em todo o sistema produtivo, tanto nos seus aspectos tecnológicos quanto organizacionais, aprimorando produtos e processos, e produzindo normas e procedimentos de controle e auditoria;

6. Ser capaz de prever a evolução dos cenários produtivos, percebendo a interação entre as organizações e os seus impactos sobre a competitividade; 7. Ser capaz de acompanhar os avanços tecnológicos, organizando-os e colocando-os a serviço da demanda das empresas e da sociedade; 8. Ser capaz de compreender a interrelação dos sistemas de produção com o meio ambiente, tanto no que se refere a utilização de recursos escassos quanto à disposição final de resíduos e rejeitos, atentando para a exigência de sustentabilidade; 9. Ser capaz de utilizar indicadores de desempenho, sistemas de custeio, bem como avaliar a viabilidade econômica e financeira de projetos; 10. Ser capaz de gerenciar e otimizar o fluxo de informação nas empresas utilizando tecnologias adequadas.

Habilidades · Compromisso com a ética profissional;   · Compromisso com a ética profissional; · Iniciativa empreendedora; · Disposição para auto-aprendizado e educação continuada; · Comunicação oral e escrita; · Leitura, interpretação e expressão por meios gráficos; · Visão crítica de ordens de grandeza; · Domínio de técnicas computacionais;

· Conhecimento da legislação pertinente; · Domínio de língua estrangeira; · Conhecimento da legislação pertinente; · Capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares; · Capacidade de identificar, modelar e resolver problemas. · Compreensão dos problemas administrativos, sócio-econômicos e do meio ambiente; · Responsabilidade social e ambiental; · "Pensar globalmente, agir localmente";

Mercado de trabalho O mercado de trabalho para é amplo, sendo possível atuar em diferentes áreas como finanças, produção, recursos humanos, marketing ou desenvolvimento do produto. Essas organizações podem ser de manufatura ou de serviços, relacionados com os mais diversos setores: mecânica, petróleo, química, civil, eletro-eletrônico, alimentos, siderúrgico e agroindústria, dentre outros. Ou seja: o profissional de engenharia de produção pode ser absorvido tanto no âmbito industrial quanto no de serviços (bancos, repartições públicas, escolas, hotéis e comércio em geral).

Engenharia de Produção: Áreas e sub-áreas da Engenharia de Produção:

1. Gestão dos Recursos, Processos, Sistemas de Produção e Operações 1 1. Gestão dos Recursos, Processos,  Sistemas de Produção e Operações 1.1 Planejamento e Controle da Produção 1.2 Logística da Cadeia de Suprimentos e Distribuição 1.3 Organização e Disposição Física de Máquinas e Equipamentos 1.4 Procedimentos, Métodos e Seqüências de Fabricação e Construção 1.5 Gestão da Manutenção 1.6 Gestão Energética 1.7 Gestão de Processos de Fabricação e Construção    1.7.1 Processos Intermitentes de Fabricação e Construção    1.7.2 Processos Contínuos de Fabricação e Construção 1.8 Gestão de Operações    1.8.1 Concepção e Projeto das Operações de Produção    1.8.2 Organização das Operações de Produção    1.8.3 Sistemas e Processos Operacionais Produtivos

2. Pesquisa Operacional 2.1 Modelagem, Análise e Simulação 2.2 Processos Estocásticos 2.3 Processos Decisórios 2.4 Análise de Demanda 2.5 Inteligência Computacional (Redes Neurais, Lógica Nebulosa, Sistemas Especialistas)

3. Qualidade 3.1 Gestão da Qualidade 3.2 Engenharia da Qualidade 3.3 Normalização e Certificação para a Qualidade 3.4 Organização Metrológica da Qualidade 3.5 Análise de Desempenho de Sistemas Metrológicos 3.6 Confiabilidade de Produtos 3.7 Confiabilidade de Processos 3.8 Qualidade em Serviços

4. Engenharia do Produto 4.1 Planejamento do Produto Industrial 4.2 Métodos de Desenvolvimento de Produtos 4.3 Otimização de Produtos

5. Ergonomia e Higiene e Segurança do Trabalho 5.1 Ergonomia do Produto 5.2 Ergonomia dos Processos de Produção 5.3 Projeto e Organização do Trabalho 5.4 Biomecânica Ocupacional 5.5 Economia da Ergonomia 5.6 Ergonomia do Ambiente 5.7 Sistemas de Gestão em HST 5.8 Ergonomia Cognitiva (Software) 5.9 Gerência de Riscos 5.10 Acessibilidade

6. Engenharia Econômica 6.1 Gestão Financeira de Projetos e Empreendimentos    6.1.1 Análise de Risco em Projetos e Empreendimentos    6.1.2 Análise do Retorno em Projetos e Empreendimentos 6.2 Gestão de Custos dos Sistemas de Produção e Operações 6.3 Gestão de Investimentos em Produção e Operações 6.4 Gestão do Desempenho dos Sistemas de Produção e Operação

7. Gestão de Recursos Naturais 7.1 Gestão e Ordenamento Ambiental 7.2 Monitoramento e Mitigação de Impactos Ambientais

8. Engenharia da Estrutura Organizacional 8. 1 Gestão de Projetos 8 8. Engenharia da Estrutura Organizacional 8.1 Gestão de Projetos 8.2 Gestão da Tecnologia 8.3 Gestão da Inovação 8.4 Gestão da Informação de Produção e Operações 8.5 Gestão e Estratégias da TI 8.6 Gestão do Conhecimento em Sistemas Produtivos 8.7 Planejamento Estratégico e Operacional 8.8 Estratégias de Produção 8.9 Organização Industrial 8.10 Estratégia e Avaliação de Mercado 8.11 Redes de Mercado de Empresas e Cadeia Produtiva 8.12 Gestão e Estratégia de Produtos, Marcas e Mercados 8.13 Gestão da Cultura Técnica 8.14 Sistema Nacionais de Inovação, Relações Universidade, Indústria e Governo

9. Educação em Engenharia de Produção 9.1 Gestão Acadêmica e Institucional de Cursos de EP 9.2 Sistemas e Metodologias de Avaliação de Cursos de EP 9.3 Métodos e Meios Educacionais em EP 9.4 Metodologia e Avaliação de Ensino-Aprendizagem na EP 9.5 Organização e Gestão do Ensino a Distância para EP 9.6 Pesquisa, Extensão e Pós Graduação na EP 9.7 Estudo das Atividades de Pesquisa Relacionadas à EP 9.8 Estudo das Atividades de Extensão Relacionadas à EP 9.9 Estudo das Atividades e dos Cursos de Pós Graduação em EP

10. Ética e Responsabilidade Social em Engenharia de Produção 11. Desenvolvimento Regional Sustentado e a Engenharia de Produção