Brasília, 07/07/2013. A Experiência no Estado de Mato Grosso do Sul.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os caminhos da gestão da saúde em MS
Advertisements

CONTRATO ORGANIZATIVO DE AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE COAP – Paraná
Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde
SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE
OFICINA DE TRABALHO “RIPSA NO SEU ESTADO”
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Secretaria de estado de saúde de mato grosso do sul
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Proposta de Repactuação dos Recursos dos Planos de Educação Permanente em Saúde 2007 e 2008, considerando o Plano Operativo Estadual da Redução da Mortalidade.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA COMISSÃO ESTADUAL DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS.
Salvador – BA, 19 de julho de 2013
Tecnologia da Informação : Uma proposta de Integração da Rede de Saúde do Vale do Médio São Francisco.
PROJETO OLHAR BRASIL BASES LEGAIS:
REDE MATERNO-INFANTIL
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
DIRETORIA DE ATENÇÃO BÁSICA
NORMAS E FLUXOS DO CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE
Recomendações para elaboração do Plano de Ação
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
SEMINÁRIO REDES INTERFEDERATIVAS DE SAÚDE
GESTÃO ESTADUAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM ALAGOAS / 2011
O NASF NO MATRICIAMENTO DAS EQUIPES DE REFERÊNCIA CEARÁ, 2013.
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
Diretor do Departamento de Atenção Básica
Decreto nº 7.508/11 - Regulamentação da Lei nº 8.080/90
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
LINHA DO CUIDADO DO TRAUMA NA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS DO
SEMINÁRIO NACIONAL DE DISSEMINAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NO SUS – COMPONENTE II DO REFORSUS “A REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE EM MATO GROSSO.
ENTORNO SUL.
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
Programação de Ações de Vigilância da Saúde/PAVS
Compensação de Especificidades Regionais
Minuta de resolução para CIB
Regionalização Solidária.
Termo de Compromisso de Gestão TCG
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
II CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE. 14 A 17 DE ABRIL DE 2014 – MANAUS/AM O COSEMS TOCANTINS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO.
PROPOSTA DE PLANEJAMENTO 2009 Região Nordeste – parte 2 Grupo COARN AL – BA – PE – SE – e contribuições da CGDNCT Coordenadora: Teresa de Fátima (PE) Relatora:
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
Pacto pela Saúde Profa. Daniela Aquino.
Gestão Estadual e Constituição de Redes A experiência de Mato Grosso do Sul outubro de 2008.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
Avaliação da Implantação da LCGP
O PLANO ESTADUAL DE SAUDE E O PACTO DE GESTÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO
XIII Plenária de Conselhos de Saúde do RS Pacto pela Saúde Rio Grande do Sul Porto Alegre, março de 2009.
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
PACTO PELA SAÚDE 2006 PACTO DE GESTÃO. BRASIL Além de extenso, complexo e desigual DESCENTRALIZAÇÃO Viabilizadora das Políticas Públicas FEDERALISMO Municípios.
Os Caminhos do COAP em MS Abril – Advento do Decreto 7508 em PDA Macrorregionais: 1.Fevereiro a Outubro de 2011 – Dourados 2.Outubro de 2011.
COSEMS Mato Grosso do Sul 19 de Março de AVALIAÇÃO DO COAP 2013.
Regionalização e Redes de Atenção à Saúde Instrumentos Normativos
Melhorar a atenção à saúde com foco no atendimento integral SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE SECRETARIA-EXECUTIVA DE ATENÇÃO À SAÚDE Diretoria Geral de Assistência.
Oficina 2: O Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde nos Municípios, SC. GESTÃO por RESULTADOS: o processo de planejamento no SUS. GESTÃO por RESULTADOS:
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA. SITUAÇÃO Criado Grupo de Condução Estadual de operacionalização do Decreto e Portaria SES da Criação.
SISPART – PLANO DE AÇÃO DAS REDES TEMÁTICAS
Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) SAS/SAB/GSM
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
PACTUAÇÃO DOS INDICADORES REGIONAIS
Compromisso de cada gestor com a saúde dos cidadãos Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS Núcleo de Gestão do Pacto.
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
Educação Permanente em Saúde Proposta de alteração da Portaria 198/2004.
PACTUAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO
Transcrição da apresentação:

Brasília, 07/07/2013

A Experiência no Estado de Mato Grosso do Sul

HABITANTES 79 MUNICÍPIOS 4 MACRORREGIÕES DE SAÚDE: Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas. 11 MICRORREGIÕES DE SAÚDE.

2007 – 100% dos municípios assinaram o Pacto pela Saúde e 2009: avaliações do Pacto foco na regionalização, revisão do PDR, PPI, financiamento tripartite, gestão solidária. Em 2010, aprofundou-se a discussão sobre a organização de redes de atenção à saúde (RAS) a partir da atenção básica.

A SES realizou debates internos para a construção de linhas de cuidados (materno-infantil, urgência e emergência, saúde mental) e apresentou proposta à CIB para cofinanciar 100 procedimentos prioritários (na PPI), apoiando os municípios de referência regional para melhorar o acesso, o que foi pactuado, implementado e revisado quando necessário. Dezembro/2010 – Portaria GM/MS – estabeleceu diretrizes para organização da RAS.

2010/ A SES visitou as 11 microrregiões de saúde do estado e realizou um diagnóstico situacional, que é atualizado a cada ano. O diagnóstico subsidiou a realização dos PLANOS DE ATENÇÃO À SAÚDE (PDA) nas 4 Macrorregiões – 2011/2012. O PDA foi desenvolvido por meio de oficinas regionais que enfocaram 5 EIXOS e tiveram a participação de gestores, técnicos municipais e estaduais e conselheiros de saúde.

Nas Oficinas do PDA, os participantes debateram sobre a construção e implementação de linhas de cuidados e a definição de diferentes pontos de atenção de abrangência local, regional e estadual. A partir de 2011, com a publicação do Decreto e das Portarias das Redes Temáticas - Cegonha, Rede de Atenção às Urgências (RUE) e Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) - foram definidos os Grupos Condutores Estaduais, com representação da SES e COSEMS.

Os Grupos Condutores coordenaram o processo de elaboração dos Planos de Ação Regional (PAR) das Redes Temáticas, com apoio do Ministério da Saúde. O PAR contemplou os componentes de cada Rede, conforme a respectiva Portaria. Cada PAR foi aprovado pelas CIR e CIB, a seguir publicado e enviado ao Ministério da Saúde.

Em 2012, Mato Grosso do Sul assinou o Contrato Organizativo de Ação Pública (COAP) das 4 Macrorregiões de Saúde e cada PAR foi anexado ao mesmo. Já foram homologados pelo Ministério da Saúde os Planos de Ação Regional da Rede Cegonha, da RUE e da RAPS. Os recursos federais dessas Redes são liberados conforme vão sendo implantados e implementados os diversos componentes, seguindo um cronograma.

A SES cofinancia os diferentes componentes (AB, SAMU, UPA, UTI, CAPS, NASF, Leitos de Retaguarda, outros). Após a homologação do PAR, pelo Ministério da Saúde, é realizada uma Oficina Regional, com o apoiador federal, para orientação em relação aos próximos passos a serem executados pelos gestores e serviços. Quando necessário, os Planos são revisados e alterados e seguem a tramitação de rotina (CIR – CIB – publicação – homologação e liberação de recursos pelo Ministério da Saúde).

As Redes de Atenção são pauta permanente na CIB, com atualização das informações e orientação sobre providências e encaminhamentos necessários. Mato Grosso do Sul está atualizando os 4 COAP para nova assinatura (prevista para este mês), onde será inserida a avaliação e a programação das Redes de Atenção à Saúde.

OBRIGADO!