47% nas ESF há mais de quatro anos três concursos - 795 nomeações Projeto para estabilização das ESF Identificação das causas Intervenções dirigidas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 1 GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA PRONASCI.
Advertisements

Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição
Universidade Federal de Pelotas
Ações Estratégicas na Atenção Básica
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Universidade Federal de Pelotas
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Saúde e Prevenção nas Escolas
Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre
Avanços Observados Abrangência Ampliação das ações realizadas nos centros de saúde – atenção integral Avanço em complexidade do cuidado prestado Cuidado.
CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar.
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS/MS
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Programa de Saúde da Família Associação Congregação de Santa Catarina
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
GRS-GESTÃO DE REDES SOCIAIS um olhar coletivo sobre a cidade.
Kátia Ferraz Santana Santa Casa de Marília.
Educação Permanente em Saúde :
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
CARREIRA FORMAÇÃO VALORIZAÇÃO Maria Sufaneide Rodrigues APEOESP
NASF - Angra dos Reis Núcleo de Apoio á Saúde da Família
Plano de Empregos, Carreiras e Salários
POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
1 1.
Atenção Básica em Saúde
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Políticas de Prevenção de Atendimento à Saúde dos Trabalhadores da Educação CONAE 2010 Maria de Fátima B. Abdalla
Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde REUNIÃO DA REDE PDTSP-TEIAS SEMINÁRIO: REDES INTEGRADAS DE ATENÇÃO À SAÚDE FIOCRUZ, Rio de Janeiro,
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Atenção: Recomendamos o material a seguir apenas com o objetivo de divulgar materiais de qualidade e que estejam disponíveis gratuitamente. Profª. Drª.
Os Programas de Provimento:
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
I Encontro dos Núcleos do CONASEMS - Núcleo COMUNICOSEMS.
Centro de Referência de Assistência Social Ouro - SC RELATO DE EXPERIÊNCIA Grupo de PAIF Famílias, comunidade de Santa Lúcia.
OFICINA DE PLANEJAMENTO
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
MAIO 2010.
1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 31/03/09 Melhorar a Atenção à Saúde 1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 28/04/2009 1ª Reunião de Monitoramento 2009 –
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
MODELOS ASSISTENCIAIS EM SAÚDE
Centro de Referência de Assistência Social
POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Associação Brasileira
“Desafio de aprimoramento do Programa M AIS MÉDICOS no território local” Seminário Programa Mais Médicos na Perspectiva da Gestão Municipal para o Atendimento.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Hélder Eterno da Silveira Coordenador-Geral de Programas de Valorização do Magistério.
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
GRUPO DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇAO NA SA Ú DE.
Relatório Final dos trabalhos em grupo XIV Encontro Renast/SP 10/04/2008.
NASF Betim 2009/2010. Criação dos NASF´s Portaria 154 (MS, 2008) – NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) Profissionais de diferentes áreas especializadas.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
PREFEITURA MUNICIPAL DE SINOP SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Secretário: Nevaldir Graf.
LOA PREFEITURA MUNICIPAL DE SINOP SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO
Programa Mais Médicos Ampliação e Melhoria da Infraestrutura Formação para o SUS Provimento Emergencial Ampliação da Oferta na Graduação.
GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE  Realização da formação em primeiros socorros em cardiologia para 2160 trabalhadores das Unidades de Saúde da Família.
Transcrição da apresentação:

47% nas ESF há mais de quatro anos três concursos nomeações Projeto para estabilização das ESF Identificação das causas Intervenções dirigidas

Projeto para ampliar a retenção dos profissionais Motivos de desligamento Condições do Contrato Administrativo; remuneração Carga horária exigida Más condições de trabalho Excesso de demanda Violência na área da unidade Insuficiência de suporte da atenção especializada Frágil e conflituosa relação com as unidades de urgência Desvalorização dos profissionais que atuam nos CS

Centros de Saúde Instáveis Fatores locais relacionados Estrutura física da unidade e do entorno Distância ou dificuldade de acesso Condições sociais da área Relação com a comunidade Gestão local

Possibilitar prática internacional em medicina de família Prover formação para os médicos recém nomeados Apoiar grupo de pesquisa em APS Realizar acompanhamento/ supervisão do trabalho das ESF – AMQ Realizar ações de inserção da MFC na graduação Integrar as ações de formação Valorização da medicina de família e prática médica na APS

Apoio às residências de MFC Aproximação com a rede de educação médica Troca de experiência com outros centros formadores Espaços para trocas de experiências (Congressos, Seminários, estágios) Experiências inovadoras Educação pelos pares

Gestão do trabalho Para todos os Centros de Saúde Reajuste salarial Criação de unidades D – de difícil lotação, abono salarial de R$ 500,00 Revisão dos contratos administrativos garantindo os direitos trabalhistas Cartão alimentação para profissionais de nível superior com jornada de 8h. Extensão da proposta para os contratos administrativos Realização de novo concurso público Monitoramento contínuo dos motivos de desligamento de médicos

Gestão do trabalho Para Centros de Saúde D Investimento preferencial para adequação de equipe, infra- estrutura, formação e projetos especiais Apoio diferenciado e monitoramento da gestão local – busca de perfil adequado para gerenciamento destas unidades Avançar na organização do processo de trabalho local Apoiar trabalhadores e gestores locais nos episódios de conflitos e violência Melhorar a relação com os demais pontos do sistema de saúde Identificar as unidades com número excessivo de população por ESF e corrigir as distorções

Infra Estrutura Busca de confortabilidade e garantia de privacidade e individualidade para trabalhadores e usuários Redução do n° de ESF por Centro de Saúde onde ainda é necessário Reformar ou construir CS com estrutura precária Adequação de mobiliários Garantia de abastecimento

ACADEMIA DA CIDADE Lian Gong Projetos intersetoriais nestas áreas buscando alternativas para reduzir a pressão sobre as unidades e a violência nas áreas Ampliar a compreensão de fatores sócio culturais da população e apoiar a abordagem pelos profissionais BH CIDADANIA Campo das ações intersetoriais Plano de Ação - Estabilização das Equipes

Intervenções Reforma de 6 CS e reconstrução de 5 Centros de Saúde Substituição de 13 gerentes Implantação de 5 novas ESF Oficinas sobre segurança com Médicos sem Fronteira e Guarda Municipal nestas unidades

OBRIGADA