DISTRIBUIÇÃO TRANSPORTES E CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO- VISÃO INTEGRADA

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Transcrição da apresentação:

DISTRIBUIÇÃO TRANSPORTES E CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO- VISÃO INTEGRADA Unidade 6 Grupo 19L Subgrupo Y: Sylvana Torres Wagner Gonçalves

LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO

LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO Envolve as relações EMPRESA-CLIENTE- CONSUMIDOR Distribuição física do produto acabado até os pontos de venda ao consumidor Pedidos – requisitos de entrega (ponto de vista do cliente): Pontualidade Precisão Completitude Formação de alianças com parceiros dos canais: Atender às necessidades dos clientes Minimizar custos de distribuição

LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO Reposição de produtos: baseado na necessidade real (não no pedido) Sincronismo entre demanda – fabricação – distribuição – transporte (estoques gerenciados globalmente e disponibilidade checado on-line) Atendimento ao cliente deve ser maximizado na empresa: Ponto de contato concentrado Fonte única de informações ao cliente

LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO DEMANDAS DOS CLIENTES

LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO DISTRIBUIDORES

LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO DISTRIBUIDORES Distribuidores/intermediários, atacadistas e/ou centros de distribuição – possuem a responsabilidade de tornar o produto disponível para o consumidor: A qualquer momento Independente de qualquer dificuldade Independente de distância Empresas  redução da dependência dos distribuidores – razões: Criação de novos canais de distribuição aos consumidores Objetivo final: atingir o consumidor de forma rápida e eficiente com o menor custo possível

LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO DISTRIBUIDORES – MUDANÇA DE PAPEL Distribuição – Antes (tradicionalmente): Agregação de valor: ligação entre compradores e vendedores Distribuição – Hoje: Providencia meios eficientes de vender e entregar produtos aos clientes (relacionamento de venda) Na distribuição física são providos serviços de alto desempenho: Estocagem local Entregas consolidadas Tempos de entrega mais curtos

LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO DISTRIBUIDORES – DINÂMICA ATUAL

LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO DISTRIBUIDORES – DINÂMICA ATUAL

LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO DISTRIBUIDORES – MUDANÇA DE PAPEL Distribuição – Futuro: Prover eficiência na distribuição física e no desenvolvimento de vendas, de mercado e gestão administrativa Papéis a serem desempenhados – VANTAGEM COMPETITIVA: Otimizadores de rede (network optimizers) Maximizadores de mercado (market maximizers) Otimizadores de rede  desenha e administra os fluxos do produto de modo a minizar o custo total do canal (“capitão do canal”) Maximizadores de mercado  estabelecem maneiras de ajudar seus clientes a ressaltar a efetividade do seu marketing (TI, ferramentas analíticas, programas de marketing, menu de diferentes serviços e programas, etc)

LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO DISTRIBUIDORES – MUDANÇA DE PAPEL Distribuição – Futuro: Continuamente: reavaliar a evolução de seus mercados Identificar onde podem agregar valor a seus clientes Devem investir em sistemas de informação de ponta – ligação com outros membros do canal (fornecedores, transportadores e clientes) Reduzir os custos do negócio Procurar formas de prover serviços que agreguem valor à cadeia logística

DISTRIBUIÇÃO MAXIMIZAÇÃO DA EFICIÊNCIA DOS RECURSOS UTILIZADOS Clientes com maior poder de barganha: mais (serviços que envolvam menores e mais frequentes entregas) por menos (custos) Principais recursos: Distribution Utility (Associação de Recursos)  associação de empresas não concorrentes que servem os mesmos clientes finais Permite entregas frequentes, utiliza melhor os recursos de distribuição e fornece possibilidade de redução de flutuações (sazonalidade) Maiores oportunidades de consolidação de carga com uma modesta perda de controle (p.ex: Distribuidor atacadista/ Distribuir terceirizado) Cross Docking  sistema de distribuição em que os produtos são recebidos, selecionados e encaminhados para outro veículo Combina o melhor dos padrões de distribuição tradicionais (Distribuição baseada na fonte e Distribuição baseada no mercado)

DISTRIBUIÇÃO MAXIMIZAÇÃO DA EFICIÊNCIA DOS RECURSOS UTILIZADOS Distribution Utility (Associação de Recursos)

DISTRIBUIÇÃO MAXIMIZAÇÃO DA EFICIÊNCIA DOS RECURSOS UTILIZADOS Cross Docking

DISTRIBUIÇÃO EFICIÊNCIA NOS TRANSPORTES Tipos de compradores de serviços de transportes: Compradores de transação Compradores de relação Compradores de transação  enfoque arm’s length Negociam cada acordo individualmente com empresas de transporte Serviço pelo menor custo Foco no curto prazo Relação ganha/perde Compradores de relação  Relações duradouras, de longo prazo com empresas de transporte Redução de custos e melhorias operacionais das empresas de transportes  divisão com prestadores: Desregulamentação de todas as modalidades de transportes Novas tecnologias e ferramentas gerenciais Foco no longo prazo Relação ganha/ganha

DISTRIBUIÇÃO EFICIÊNCIA NOS TRANSPORTES Comprador de serviços de transportes x Capacidade gerencial dos transportadores Capacidade Inexperiente Experiente Maduro Compadores de Transação Visão de curto prazo Mínimo custo Relação ganha/perde Negociação conflituosa   Visão de médio prazo Mínimo custo/máxima eficiência Relação de parceria Compradores de Relação Visão de longo prazo Máximo desempenho Relação ganha/ganha Análise/solução de problemas Perfil

DISTRIBUIÇÃO TRANSPORTES E CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO- VISÃO INTEGRADA Unidade 6 Grupo 19L Subgrupo Y: Sylvana Torres Wagner Gonçalves