Características básicas de controle de estoque

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIDADE 07 ESTOQUES 19FX Carolina LUSTOZA Laiana Melo.
Advertisements

Livro: Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada Unidade 2
Gestão de Estoque Nas Empresas:
Unidade 07 - Dinâmica Intraorganizacional Estoques folga na disponibilidade dos objetos para atender ao processo interno visando a demanda externa. Turma.
Unidade 7 Grupo: 14 J Subgrupo: X Maria Izabella e Suzane.
Unidade 2 Grupo: 14 G - Antônio Renato Almeida - Leandro Pacheco
Unidade 7 Dinâmica Intraorganizacional
Características básicas de controle de estoque Objetivos do estoque e previsão de incertezas Balancear os custos de manter e de pedir estoque visando encontrar.
UNIDADE 07 GESTÃO DE ESTOQUES 14IX.
Dinâmica Intraorganizacional
Unidade 7 Grupo 14G - Antônio Renato Almeida - Antônio Renato Almeida - Leandro Pacheco - Leandro Pacheco - Luiz de Queiroz Neto - Luiz de Queiroz Neto.
Unidade 7 – Dinâmica Intraorganizacional - A Gestão de Estoques -
Unidade 2 - Estoques Existem três caracaterísticas básicas de controle de estoques: Custos associados: custos relacionados aos pedidos e à manutenção.
Unidade 6 O Mecanismo de pedir Alunos: Grupo 19V
Alguns Conceitos e técnicas de gestão de estoque.
TAREFA SEMANAL DE ESTUDO
Grupo 1 Subgrupo x: Pedro, Rafael e Anderson
TURMA 14 - GRUPO 47 – R.O2 Bruna Paixão Larissa Ludmila Marcos Thiago
Universidade de Brasília
Estoques Capítulo 2.
Conceitos e técnicas de gestão de estoques
Estoques Grupo Contabeis-01 Ivan Teléscio – 05/84568
ESTOQUES.
Estoques Timóteo Guimarães - 10/07955 Lucian Alves Ferreira - 08/34947 Maíra Pellicano Botelho - 08/35579 Fernanda Ferreira Passos - 03/77783 Thiago Henrique.
Grupo: 53.3 : Alessandra Mayara Renata
Gestão de estoques na cadeia de logística integrada
Universidade de Brasília
ESTOQUES Características Básicas de Controle Gestão versus Controle
Estoques Administração de Recursos e Materiais – /04/2009
U07 Grupo 19V.
O Mecanismo de Pedir Grupo: 19o Subgrupo: 02.
Os fluxos associados ao tipo de gestão
Unidade 2.
UNIDADE 02 – ESTOQUES – DECISÕES ESTRATÉGICAS
Conceitos e Técnicas de Gestão de Estoques
Dinâmica intraorganizacional
O Mecanismo de Pedir Atividade: Unidade 05 Grupo: 14B
Estoques R02.
Os fluxos associados ao tipo de Gestão de estoques
Unidade 07 Dinâmica intraorganizacional – Processo interno visando atender demanda externa.
UNIDADE 07 . GRUPO 19R Ana Luisa Tobias Carla Borges
Logística Empresarial Unidade 2
Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Logística Empresarial UNIDADE 6
Gestão de estoques 1) Quais são os elementos da gestão de logística ao longo, médio e curto prazo? A longo prazo – plano de negocio, plano de produto e.
Subgrupo 1: Cleber da Silveira e Priscyla Rocha
O mecanismo de pedir Atividade UO6 Grupo O8E
Grupo 19R Ana Luisa Tobias Carla Borges Raíssa Osório Pedro Henrique Pires.
Unidade U07 Os fluxos associados aos tipos de gestão de estoque.
Administração de Recursos Materiais Grupo 3 - Turma B
Gestão de Estoques.
Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Gestão de Estoques vs Controle
O mecanismo de Pedir Grupo: 19S.
Grupo: 19X. A logística é responsável por toda a movimentação (ambiente externo e interno). Abrange desde da chegada do matéria-prima até a entrega do.
Gestão de estoques Unidade 07 Grupo 14J.
Gestão de Estoques 19T – U07.
Estoques Grupo: 19Q072.
Gestão de Estoque vs Controle de Estoque
Gestão de Estoque x Controle de Estoque
Estoques.
ESTOQUES Unidade 2 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel
Logística Universidade de Brasília Administração de Recursos Materiais
Estoques Unidade 7 .Fernando Dias de Moura
Turma/grupo: 14B Subgrupo: X Alunos: Mateus Salles de Castro Renato Berrêdo de Toledo Lobato.
Estoques: Previsão de incertezas
Alunos: Adelaide Amorim Daniel Oliveira Fillipe Janiques Rafael Figueiredo.
Alunos do grupo 19 Z Arthur Ilo Silvana Wesley.
U 07- Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Compras, Estoques, Armazenagem e Distribuição
Transcrição da apresentação:

Características básicas de controle de estoque Unidade 7 19CX - Larissa Diógenes e Raphaella El Haddad Dinâmica Intraorganizacional - Estoques folga na disponibilidade dos objetos para atender ao processo interno visando a demanda externa. Características básicas de controle de estoque São comuns a todos os problemas de estoque. São elas: (b)Objetivos do estoque 1.Objetivos de custo: balancear custos de manter x pedir estoques 2. Objetivos de nível de serviço: obter equilíbrio entre produção e o custo total x nível de serviço prestado aos clientes; (c) Previsão de incertezas > Previsão de vendas futuras; > Previsão da demanda; > Estimativa do tempo de ressuprimento (lead time). a)Custos associados a estoques: 1.Custo de pedir: Custos fixos administrativos associados ao processo de aquisição das quantidades para reposição de estoque; 2.Custo de manter o estoque: necessários para manter certa quantidade de mercadoria por um determinado período; 3. Custo total: custos de pedir + custos de manter estoque;

Gestão de estoques X Controle de estoques O controle de estoque exerce grande influência na rentabilidade da empresa, visto que aumentar a rotatividade do estoque libera ativo e economiza o custo de manutenção do inventário; O conceito de gestão de estoque originou-se em função de compras em empresas que entenderam a importância de integrar o fluxo de materiais a suas funções de suporte. No momento de sua criação era vista como um meio de reduzir custos totais associados com a aquisição e a gestão de materiais. Estoque: Como Estratégia Integradora do Negócio É parte das atividades do planejamento empresarial identificar e posicionar os elementos da gestão da logística dentro da estrutura do negócio global, através do: > Plano de negócios; > Plano de produção; > Plano das necessidades dos recursos; > Plano Financeiro; > Gerenciamento da demanda.

Objetivos da Gestão de Estoques Por gestão de estoques entendemos: o planejamento do estoque, seu controle e sua retroalimentação. Controle: Consiste no registro de dados reais correspondentes ao planejados mencionados. Planejamento: Consiste na determinação: dos valores que o estoque terá com o correr do tempo; das datas de entrada e saída dos materiais do estoque; e dos pontos de pedido do material Retroalimentação: é a comparação de dados de controle com os dados de planejamento, a fim de constatar desvios e determinar suas causas. Quando for o caso a empresa deve corrigir o plano a fim de que o planejamento e o controle sejam cada vez mais coincidentes

Fluxo descontínuo e Distribuição Empurrada É o sistema clássico, conhecido como método de empurrar estoque (push) Começa com a previsão de vendas que é a base para os programas de produção, os quais são convertidos para os planos de compras; À medida que os pedidos dos clientes chegam, eles são atendidos com os produtos acabados estocados no depósito; A maior crítica é quanto a inércia do sistema criada pela necessidade de manter estoques substanciais; A relação típica com os fornecedores nesse sistema é denominada arm’s lenght. Esse enfoque é vantajoso quando os lotes econômicos de produção ou compra são superiores aos necessários a curto prazo; O fluxo de informação corre no sentido do cliente, por meio do depósito e da fábrica, até o fornecedor e ocorre em um fluxo em série

Modelos de Gestão do Estoque A) Ponto de Reposição: Quantidade Fixa, Período Variável Conhecido como método de estoque mínimo; Objetiva minimizar investimentos em estoque; Cuida de balancear a relação entre: Estoque elevado X Estoque baixo (maior custo de produção) (risco de perda de vendas e/ou paradas na produção) Finalidade: dar início ao processo de ressuprimento com tempo hábil para não ocorrer falta do material É calculado: tempo de ressuprimento X consumo previsto. O nível do Ponto de Reposição auxilia a controlar a quantidade adicional de estoque, necessária como proteção contra oscilações de demanda e no lead time de ressuprimento. Apresenta a desvantagem de quando mais de um produto é comprado do mesmo fornecedor e onde os pedidos de vários itens podem ocorrer em instantes diferentes. Isso pode implicar perda de vantagem associada a descontos para grandes volumes de compra ou de transporte.

B) Reposição Periódica: Período Fixo, Quantidade Variável Tenta eliminar a deficiência que o modelo de reposição contínua apresenta. Período entre revisões definidos em função de necessidades específicas de cada empresa Pode-se agrupar análises de itens de um mesmo fornecedor na mesma data (otimização) Maior risco de falta de material se a demanda for maior que a prevista Itens prioritários devem ser revisados com mais frequência. Itens mais baratos podem sofrer revisão em períodos mais longos.