Tópicos Especiais em Teoria e Análise do Discurso 2/2011.

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Tópicos Especiais em Teoria e Análise do Discurso 2/2011

Linha FrancesaADCSistêmico-Funcional Visão GeralTraz o sujeito de volta à análise linguística. Diz que a linguagem é a forma material da ideologia. Diz que o sujeito tem a ilusão de ser um agente livre. Inclui as contribuições de outras áreas do conhecimento. Aprofunda a questão da ideologia (hegemonia). Sistematiza maneiras de estudar textos de uma forma mais relevante considerando sujeito e ideologia. Pode ser usada com as demais. Como ?Condições de produção Analisando máquinas de produção de discurso. Noção de prática discursiva dentro de uma prática social. Modernidade tardia. Redefinindo a função dos extratos textuais – de um jeito diferente do proposto pela Gramática Tradicional

Linha FrancesaADCSistêmico-Funcional O que podemos analisar Esquecimentos enunciativos (esquecimento ideológico e ocultação pessoal) Interdiscurso e intradiscurso. Dialogismo, heterogeneidade e pré-construído. Três níveis 1)textual (vocab, gramática, estrutura textual). 2)Prática discursiva (produção, consumo, distribuição, contexto, força, intertextualidade) 3) Prática social (ideologia e hegemonia). Macro-funções do discurso (ideacional, interpessoal e textual) = transitividade, modalizadores, tema/rema. Metáforas conceituais. Representação dos atores sociais. Perfil do analistaQuer descobrir como a estrutura da língua autoriza funcionamentos tão diferentes. Quer descobri como o discurso contribui nos processos de mudança social. Quer compreender o linguístico a partir de sua função para quem se apropria de seus mecanismos (não somente classificar).

Condições de produção (dito por representantes de duas formações discursivas antagônicas) – esquecimento ideológico. Sujeito histórico – não o sujeito abstrato da gramática. (fala de um LUGAR DISCURSIVO). Interdiscurso – Intradiscurso. Dialogismo – Heterogeneidade. Pré-construído.

Três níveis 1)textual (vocab, gramática, estrutura textual). 2)Prática discursiva (produção, consumo, distribuição, contexto, força, intertextualidade) 3) Prática social (ideologia e hegemonia).

Três níveis 1)textual (vocab, gramática, estrutura textual). 2)Prática discursiva (produção, consumo, distribuição, contexto, força, intertextualidade) 3) Prática social (ideologia e hegemonia).

Ficha de identificação (título, área de conhecimento, autor e orientador, instituição, período de execução com datas de início e término). Apresentação do problema, hipótese ou pergunta (5-10 linhas) Justificativa (10-20 linhas) Objetivos (até cinco itens). Síntese da literatura relevante ( linhas) Metodologia (20-40 linhas) Resultados e/ou impactos esperados (5-10 linhas) Cronograma (divido em semanas).