Acesso “não regular” à formação superior e creditação de qualificações académicas e profissionais A experiência da Universidade de Lisboa Ana Paula Curado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profissionalização em Serviço Ano lectivo 2009 / 2010
Advertisements

Acesso ao ensino superior
Bem-vindos!.
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS
FACULDADE METROPOLITANA
Apresentação Final. Objectivos do Projecto O Blogue projectoespn.blogspot.com Vídeos Youtube. Resultados dos inquéritos do ensino básico. Entrevistas.
Escola Superior de Educação
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Escola Secundária/3º CEB Poeta Al Berto, Sines
Ms. Edimar Roberto de Lima Sartoro. .
Escola Secundária Dr. Jaime M. Lima Parlamento dos Jovens
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
(Metodologia Científica)
Linhas orientadoras para o ensino da Língua Portuguesa
A Inova-Ria é uma Associação de Empresas determinante para um ecossistema de inovação único formado por empresas, instituições de ensino e de I&D na área.
Sistema Seriado de Avaliação SSA
O Portefólio “Outra forma de avaliar”
Sistema de Formação e Certificação em Competências TIC
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Trâmites pré-abertura
© Dezembro, 2009 TRATADO DE LISBOA. © Dezembro, 2009 Tratado de Lisboa O Tratado de Lisboa foi assinado pelos Chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-
D. Manuel Ferreira Cabral
Aproveitamento de Estudos
Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008.
Departamento do Ensino Secundário
ESTE ANO VOU FALAR OUTRA LÍNGUA
Departamento de Engenharia Informática
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
CARREIRA DOCENTE QUE FUTURO?!
A DIA e o RECAPE Júlio de Jesus, engº amb.
Inscrições Online Creditações. Inscrições Verifique se a sua matrícula foi validada e aproveite para realizar a inscrição online Serviços Académicos Prazos.
Sistema ECTS - European Credit Transfer System Universidade do Minho, 2003.
MBA/Mestrado em Gestão de Empresas 5ªEdição – Cabo Verde
_____________________________________
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
Lisboa, 16 Maio 2013 Ana Rita Bule, Joana Bernardo e Vânia Matos Seminário de Integração Profissional V Docente Ana Carvalho 3.ºAno – 2.ºSemestre 2012/2013.
Novos Públicos e Novas Oportunidades de Certificação: Ensino Superior Pedro Lourtie Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa Debate Nacional.
Programas de Mobilidade ERASMUS +.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
Formação de Avaliadores Externos Avaliação Externa do Desempenho Docente Março de 2013.
Colégio Manuel Bernardes
Secretariado de Exames
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
A formação de professores e o Processo de Bolonha
Curso de Educação e Formação de Adultos
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Você j á tem ideia de qual tipo de est á gio gostaria de fazer? Sim Não São 2 Tipos : 1 - Instrumentação Instrumentação 2 - Iniciação Científica Iniciação.
Seleção, qual a melhor proposta ?
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
TUTORIA 2013 “ (…) Educar para a paz implica ensinar a reconhecer o outro, a escutar os seus argumentos, a entender as suas limitações, a negociar com.
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
Fórum "Certificação: Valor Acrescentado" 29 de Junho de 2004 Centro de Congressos de Lisboa Testemunho da Administração da da Universidade de Coimbra Satisfação.
CURSO DE ARTES VISUAIS.
Provas Finais do Ensino Básico 2015
Mudanças na LDB e Projetos de Lei em Andamento Novembro 2014.
É um Concurso que proporciona aos alunos da Educação Superior do SENAC em Minas a integração dos saberes, o trabalho em equipe, a aprendizagem partilhada.
REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO ARTÍSTICA
Cursos de Educação e Formação de Adultos Nível Secundário
8 anos depois Eduardo Pereira Membro do Conselho Directivo – 2003 a 2007 Presidente do Conselho Pedagógico – 2008 a março 2014Instituto Superior.
Serviço de Psicologia e Orientação
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
Programa Fulbright - Bolsas e Oportunidades - Dezembro de 2015.
Treinamento: Coordenadores. Agenda 16/12: Sistema Acadêmico 17/12: Plataforma Sucupira, PROAP e Bolsas.
Sessão de Divulgação Mestrado em Economia FEUC 10 de dezembro 2014 Sala Keynes 18h00.
Programa de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Contínuo.
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
ESTATUTO DE TRABALHADOR-ESTUDANTE Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas (RCTFP) Lei n.º 59/2008, de 11/9 Estatuto da Carreira Docente da Região.
Transcrição da apresentação:

Acesso “não regular” à formação superior e creditação de qualificações académicas e profissionais A experiência da Universidade de Lisboa Ana Paula Curado Universidade de Lisboa, Reitoria Gabinete de Apoio ao Acesso e Creditação de Qualificações Maio 2009

O que é o Gabinete de Apoio ao Acesso e Creditação de Qualificações da Universidade de Lisboa (GAACQ)? O GAACQ foi criado em 2007, para desenvolver e ampliar as acções do Gabinete anterior, focalizado nos “Maiores de 23”. Áreas principais de intervenção: Acesso “Maiores de 23” Creditação de qualificações não formais/profissionais Outras áreas de actividade: Formação Acompanhamento e monitorização Internacionalização da intervenção.

Características do GAACQ Comissão Científica para o Acesso e Creditação de Qualificações, nomeada pelo Reitor e formada por representantes de todas as faculdades; Apoio do Instituto de Orientação Profissional; Consistência aos princípios e procedimentos, transversais a toda a instituição.

Influência da “Bolonha” no processo de acesso Maiores de 23 e creditação profissional na Universidade de Lx O processo de acesso e creditação das qualificações dos Maiores de 23 anos na UL pode considerar-se adequado aos critérios de qualidade e inclusão social referenciados a nível europeu. A adequação do processo à instrumentação desenvolvida a nível europeu verifica-se a vários níveis.

A utilização do CV Europeu A utilização do CV europeu para apresentação do percurso pessoal e profissional dos candidatos. Bastante desconhecido em termos nacionais, este formato de apresentação do CV representa uma nova forma de olhar para o percurso pessoal e profissional.

O Referencial de Competências-Chave da Formação de Adultos Utilização do Referencial de Competências- Chave da Formação de Adultos: a capacidade de comunicação em língua portuguesa e numa língua estrangeira; a capacidade de utilização das novas tecnologias de informação; a capacidade de iniciativa; e as competências científicas, culturais e relacionais.

Princípio da relevância do percurso profissional A ponderação de 40% para a avaliação da prova escrita e de 60% para a avaliação curricular/entrevista garantiu que o processo se regesse pelo princípio da relevância do percurso profissional seguido.

Consistência de regras, procedimentos e decisões A consistência de regras, procedimentos e decisões foi assegurada pela formação proporcionada aos júris de acesso e creditação e pela utilização comum de critérios de avaliação das provas, dos CVs e das entrevistas.

Creditação O processo de creditação da experiência profissional e da formação: em que consiste?

Creditação da experiência profissional e da formação: quem pode candidatar-se? Têm direito a requerer a creditação da sua experiência profissional e formação os candidatos colocados na sequência do processo “Maiores de 23” E os trabalhadores-estudantes de comprovada experiência profissional que se inscreverem em qualquer ciclo de estudos da Universidade de Lisboa.

Quais são os procedimentos da candidatura à creditação? Quanto se paga? O requerimento de creditação é apresentado no prazo máximo de 60 dias a partir da data da matrícula. O requerimento é apresentado no Gabinete de Apoio na Reitoria e implica o pagamento de 100 euros. O candidato tem depois 180 dias para preparar as provas de creditação.

De que constam as provas de creditação? Organização de um dossiê pessoal, com a finalidade de documentar a experiência e formação a creditar; Um trabalho teórico ou prático sobre a formação que se pretende demonstrar possuir; Defesa do trabalho e do dossiê pessoal perante o júri de creditação.

Quais as consequências da aprovação no processo de creditação? A aprovação no processo de creditação traduz- se: Na isenção de uma ou várias unidades curriculares do plano de estudos; ou Na atribuição de um número de créditos com vista à conclusão do ciclo de estudos.

A atribuição de créditos implica algum pagamento? A quantia a pagar é proporcional à creditação obtida. Valor máximo possível de créditos atribuídos: 60 Pagamento por esse valor: metade da propina da faculdade.

Processo de creditação profissional: etapas 1. Acolhimento – individual ou em grupo Explicação do processo (Regulamento, folheto); Apresentação do currículo do curso, referentes e descritores Análise do CV à luz do currículo do curso e dos referentes; Parecer sobre a viabilidade da creditação.

Processo de creditação (etapas) 2. Preparação para as provas Construção do dossiê de evidências; Trabalho / projecto. Prazo: até Maio. 3. Realização das provas - Prazo: até 31 de Maio (pode ser prolongado, desde que o adiamento seja justificado e aceite).

Processos de creditação profissional na Universidade de Lisboa Requeridos: 2006: 3 da Faculdade de letras 2007: 5 da Faculdade de Letras; 3 da Faculdade de Farmácia 3 da FPCE 2008: 2 da FPCE 1 da FBA 2 na Faculdade de Farmácia.

Processos de creditação profissional Universidade de Lisboa Concluídos 5 na Faculdade de Letras, respectivamente com 3, 18, 48, 36 e 36 créditos; cursos de Estudos Europeus, Estudos Africanos e Ciências da Cultura); 1 na Faculdade de Farmácia: 4,5 créditos. 1 na FBA: 36 créditos, curso design de Equipamento; 1 na FPCE, 6 créditos, curso de Psicologia.

Alargamento do processo de creditação na UL A partir de , a Universidade de Lisboa alterou o Regulamento do Processo de Creditação de Qualificações, permitindo a qualquer estudante trabalhador creditar as suas competências em qualquer fase do seu percurso académico.

Alguns problemas encontrados no processo de creditação Processo pesado e iniciado por vezes tardiamente; Eventual indefinição de unidades curriculares a creditar; Inexistência, em alguns cursos, de definição de competências associadas a cada UC; Ideias feitas e desadequadas sobre o processo de creditação; Muitas horas de empenhamento e tutoria por parte dos professores envolvidos;

Algumas sugestões de melhoria do processo de creditação profissional Tornar o processo menos pesado, - durante a fase de elaboração do dossiê e o trabalho; - na fase final, de defesa perante um júri Enquadrar as horas de acompanhamento dos estudantes no horário docente.

Creditação académica dos Maiores de 23 Creditação académica: em que consiste?

Estudantes “Maiores de 23” Tendo em conta que um Maior de 23 pode ter já formação académica a nível superior, também esses estudantes podem requerer a creditação da sua formação académica.

A creditação académica na Universidade de Lisboa No novo enquadramento legal (Portaria n.º401/2007, de 5 de Abril ), prevê-se que: Reingresso: creditada a totalidade da formação; Transferência: o número de créditos atribuídos terá de ser 90% do total do créditos concluídos; Mudança de curso: não há um mínimo de créditos a atribuir.

O que deve o estudante fazer para requerer creditação académica? Apresenta o pedido de creditação académica nos serviços da faculdade; Apresenta os conteúdos programáticos e a carga horária das unidades curriculares que pretende ver creditadas e o plano de estudos da IES de origem; Paga consoante o nº de unidades curriculares em que pede creditação.

A Comissão de Creditação da Faculdade, nomeada pela Comissão Científica: Procede à creditação num prazo compatível com a inscrição do estudante e a frequência do curso (estes processos são, por norma, céleres, demorando, no máximo, 3 semanas); Assegura que as unidades curriculares creditadas conservam as classificações obtidas nos estabelecimentos de ensino superior onde foram realizadas; Fundamenta a adopção de ponderações específicas para as classificações das unidades curriculares creditadas.

Algumas interrogações sobre a creditação académica Pagamento da creditação: os estudantes não têm direito ao reembolso das unidades curriculares que não forem creditadas; As faculdades tendem a salvaguardar-se, sempre que chamadas a creditar formação académica obtida em outras IES – para garantir que um estudante por elas graduado tenha frequentado nelas a maioria das UC do respectivo plano de estudos.

Alguns exemplos de requisitos de transferência na UL  Em algumas faculdades, podem requerer a transferência os estudantes que não tenham obtido aprovação em mais de 60 créditos ECTS do plano de estudos de origem;  outras admitem transferências com 90 créditos.

Creditação Académica e Creditação Profissional na UL Os estudantes colocados ao abrigo de qualquer regime de acesso podem requerer simultaneamente os dois tipos de creditação; Exemplo muito significativo: Faculdade de Belas- Artes, curso de Design de Equipamento : um estudante Maior de 23 requereu os 2 tipos de creditação e para concluir o curso terá de completar apenas 3 unidades curriculares.

Para mais informações, consultar: 3,181680&_dad=portal&_schema=POR TAL#topopagina 3,181680&_dad=portal&_schema=POR TAL#topopagina Obrigada