Em março completou 40 anos de profissão de PROFESSOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA. Você acredita no poder da mente
Técnicas Educativas e Processos Grupais
Professor: Renato Fumagalli Miranda
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
UM PROFESSOR SEMPRE AFETA A ETERNIDADE
Formação Docente Aula 07.
Aprendizagem Significativa Teoria de Ausubel
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Teorias de Ensino COMPORTAMENTALISMO Modelos Teóricos de Aprendizagem:
Ferramenta de estruturação do conhecimento
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Mediação da Aprendizagem
“EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INCLUSIVA"
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Processos de Fabricação I Prof. Jorge Marques.
Estuda o desenvolvimento do ser humano
Conceitos de aprendizagem
APREDENDO A ORAR.
ELETRICIDADE AULA 2 A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original. Albert Einstein Professor Peixinho.
5º encontro GEALE.
Determinantes da Aprendizagem
         ACERTE O ALVO.
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA. Você acredita no poder da mente
A teoria de aprendizagem verbal significativa de David Ausubel
Aprendizagem Significativa
Programador – Como Me tornar Um!
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 02
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Estrutura pedagógica Fernando Spanhol
Como Programar? Dicas para começar a programar bem
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA. Você acredita no poder da mente
Mapas conceituais e “Cmaptools”
Para conversar com Deus é preciso antes de tudo aprender a estar em silêncio. Muitos se queixam que não conseguem ouvir a voz de Deus e, portanto, não.
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
APRENDIZAGEM ESCOLAR E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
Prof. Roberto Ruas Alunos: Luciano, Edar
Com certeza, os seus pertences pessoais estão guardados em um guarda-roupa. No entanto, se estão organizados ou não, dependerá de cada pessoa. Mesmo estando.
PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE ENSINO A DISTÂNCIA – PROEAD
Programação Neurolingüística
Alfabetização e Letramento
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Mapas Conceituais.
TRANSFORMANDO ATENDIMENTO Ana Paula Moraes Moreira
Prof. Jefferson Biajone FCS – Teia do Saber – 2005
O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
UNIMINAS – União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I – Ética e Cibercultura Alunas:
NA PERSPECTIVA DE UMA NOVA ABORDAGEM DE AVALIAÇÃO MAIS SIGNIFICATIVA E APROFUNDADA DO EDUCANDO UMC/ESCOLA PAULISTA DE NEGÓCIOS PROF. MS. REGILSON BORGES.
Estágios de desenvolvimento
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Divulgando a Pesquisa.
“CMAPTOOLS: CRIANDO MAPAS CONCEITUAIS”
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó.
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA DOCENTE: Dr. Giovana Gomes Albino DISCENTE:
Concepções de Ensino e de aprendizagem Relações com as práticas veiculadas nas aulas de física do ensino médio.
PER CHRISTIAN BRAATHEN s: e Professor aposentado.
Aprendizagem da matemática
Curso Elaboração de Projetos Utilizando os Recursos Tecnológicos.
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA!!! Você acredita no poder da mente? No poder do pensamento positivo? No poder da vibração? Da energia que emanamos e que nos.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE QUÍMICA “O QUE O ALUNO PRECISA SABER” Liselena Farias Terek PCNP de Química Diretoria de Caieiras 20/05/2016.
Transcrição da apresentação:

Em março completou 40 anos de profissão de PROFESSOR PER CHRISTIAN BRAATHEN Professor aposentado (2003) da UFV, após 25 anos como professor do Departamento de Química Atualmente Diretor Acadêmico da União de Ensino Superior de Viçosa - UNIVIÇOSA e-mails: perchristian@univicosa.com.br e pcbraathen@yahoo.com.br Em março completou 40 anos de profissão de PROFESSOR

APRENDIZAGEM PROCESSO ENSINO PROFESSOR ALUNO FEEDBACK AVALIAÇÃO

Marva Collins ALUNOS COMUNS, PROFESSORES EXTRAOPRDINÁRIOS ORDINARY CHILDREN – EXTRAORDINARY TEACHERS

Sem tesão não há salvação (P.Freire) 1921-1997 Sem tesão não há salvação (P.Freire)

PROFESSORES TEM TRABALHADO MUITO DURO PARA CONSEGUIREM O QUE É AO MESMO TEMPO IMPRATICÁVEL E CANSATIVO, E PORTANTO ONEROSO. TEMOS ESPERADO DELES QUE CAUSEM APRENDIZAGEM EM ESTUDANTES QUANDO, OBVIAMENTE, APRENDIZAGEM TEM QUE SER CAUSADA PELO ESTUDANTE. (NOVAK & GOWIN NO LIVRO LEARNING HOW TO LEARN)

TEORIA CONSTRUTIVISTA DE APRENDIZAGEM AS PESSOAS CONSTROÉM E RECONSTRÓEM O SEU CONHECIMENTO AO LONGO DA VIDA CONSTRUTIVISTAS IMPORTANTES: PIAGET GAGNÉ BRUNER PAULO FREIRE ETC E. DAVID AUSUBEL

VOCÊ PODE ATÉ APRESENTAR A MATÉRIA, MAS NÃO PODE ME FORÇAR A ME INTERESSAR.

DAVID AUSUBEL Verifique isto e ensine de acordo 1918 - Se eu pudesse reduzir toda psicologia educacional a uma só frase eu diria isto:O fator mais importante influenciando a aprendizagem é o que o estudante já sabe. Verifique isto e ensine de acordo DAVID AUSUBEL 1918 -

(B) APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SEGUNDO DAVID AUSUBEL EXISTEM DOIS TIPOS DE APRENDIZAGEM: (A) APRENDIZAGEM MECÂNICA (OU “DECOREBA”) (B) APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

SE NÃO SOUBER EXPLICAR PARA A SUA TIA VOCÊ NÃO SABE !!! SE VOCÊ FOSSE EXPLICAR PARA A SUA TIA, COMO FUNCIONA O TRANSPORTE DE OXIGÊNIO PELA HEMOGLOBINA, O QUE VOCÊ DIRIA?

QUAL É A DERIVADA DE 4x3 + 2 R: 12x2

POSTURA CONHECIMENTO PRÉVIO AUSUBEL IMPÕE DUAS CONDIÇÕES PARA QUE POSSA OCORRER APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA 1. QUE O ESTUDANTE MANIFESTE UMA PREDISPOSIÇÃO (POSTURA) PARA APRENDER SIGNIFICATIVAMENTE, ISTO É, UMA DISPOSIÇÃO DE RELACIONAR MATERIAL NOVO DE MANEIRA SUBSTANTIVA (NÃO LITERAL) , E NÃO ARBITRÁRIA, NA SUA ESTRUTURA COGNITIVA. POSTURA 2. QUE O MATERIAL NOVO A SER APRENDIDO SEJA POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO PARA ELE OU ELA, OU SEJA, QUE POSSA SER RELACIONADO À ESTRUTURA DE CONHECIMENTOS DO ESTUDANTE NUMA BASE SUBSTANTIVA (NÃO LITERAL) E NÃO ARBITRÁRIA. CONHECIMENTO PRÉVIO

QUAL É A GEOMETRIA DA MOLÉCULA DA AMÔNIA ? NH3 TRIGONAL PIRAMIDAL

O FATOR MAIS IMPORTANTE INFLUENCIANDO A APRENDIZAGEM É O QUE O ESTUDANTE JÁ SABE (VERIFIQUE ISTO E ENSINE DE ACORDO)(Ausubel) Pois determina O QUE VAI APRENDER E COMO VAI APRENDER e assim... QUANTIDADE E QUALIDADE DO CONHECIMENTO + SIGNIFICATIVO - SIGNIFICATIVO

QUANTO MAIS CHEIO MENOS CABE O CÉREBRO É MUITO DIFERENTE DE UM BALDE X QUANTO MAIS CHEIO MENOS CABE QUANTO MAIS CHEIO MAIS CABE

PV=nRT AUSUBEL MARTON ... APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ABORDAGEM PROFUNDA PARA APRENDER POSTURA DE A.SIG CONHECIMENTO PRÉVIO PV=nRT ABORDAGEM SUPERFICIAL PARA APRENDER APRENDIZAGEM MECÂNICA

CONHECIMENTO PRÉVIO DO ALUNO SUBSUNÇOR O QUE O PROFESSOR DESEJA ENSINAR PONTE A B I S M O

TUTORIA MONITORIA MENTORIA GRUPOS DE ESTUDO

E LANÇAMENTO – 19 DE JUNHO NA SEDE DO CRQ-MG, BH LOGO A SEGUIR NA LIVRARIA NOBEL EM VIÇOSA, EM DATA A SER DIVULGADA.

TODAS AS COISAS SÃO DIFÍCEIS ATÉ FICAREM FÁCEIS Thomas Fuller (1608-1687)

1) "A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein)   2) "A imaginação é muito mais importante que o conhecimento."(Albert Einstein) 3) "Um raciocínio lógico leva você de A a B. Imaginação leva você a qualquer lugar que você quiser." (Albert. Einstein)