A REDE NORDESTE DE BIOTECNOLOGIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Advertisements

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Mestrado Profissional em Saúde Coletiva
Avaliação dos cursos que obtiveram nota 4 no último triênio Maria Inês Schmidt Mariangela Cherchiglia Reunião Capes e Coordenadores de Programas de Pós-Graduação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
Deputado Francisco Caminha Presidente da UNIPACE
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação A Patente na Universidade: Contexto e Perspectivas de uma Política de Geração de Patentes na Universidade.
- FÓRUM NACIONAL - CONSECTI Painel: “O papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica nos Estados”
Câmara Técnica de Bovinocultura de Leite do CEPA
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
ASP/CSM 08/11/10 Últimas Atualizações: * Decreto nº7106/10-PR * Resolução nº028/10-COU.
CICLO VIRTUOSO DA CIÊNCIA BRASILEIRA E O PAPEL DA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
Pró-Reitoria de Graduação Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROPAG – Programa Reuni de Orientação e Operacionalização da Pós- Graduação Articulada.
“As políticas de apoio à Ciência e Tecnologia”
Relações Internacionais Prof. Márcio de Castro Silva Filho
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMETO DO PLANO DE GESTÃO Data: 13 de setembro de 2011 Local: Auditório do CCE Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Reunião do Projeto Avaliação de Programas da Fapesp 19.fev.2010
experiência RENORBIO” Maria Madalena Pessoa Guerra
O papel das Universidades no processo de expansão e consolidação de competências nacionais e no avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas.
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Currículo Lattes vs Avaliação CAPES
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais 50º FÓRUM NACIONAL DE REITORES.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Geografia Conceito.
ALUNOS: ALANDIONE AP. DA SILVA ELZA RIBEIRO BUENO MARCIA BORGES.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. INSCRIÇÕES: 07/07/2014 a 8/09/2014 CHAMADA INCT – MCTI/CNPq/CAPES/FAPs nº 16/2014
Iniciativa do GCUB e da CAPES com o apoio da Universidade de Coimbra. Visa elevar a qualidade de graduação e melhorar o ensino dos cursos de licenciatura.
O PPGGBM e o desenvolvimento sustentável da região sul da Bahia: estudos genéticos, genômicos e biotecnológicos do cacau UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA.
Cifre-Brasil, Um dispositivo novo financiado com o CNPq Princípio científico, Empreendedorismo.
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciência Naturais e Exatas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica Criação.
PROFISSÕES APRESENTA: BIOTECNOLOGIA.
INSERÇÃO SOCIAL E INSTITUCIONAL APOIO DO GOVERNO FEDERAL À EXTENSÃO NAS IES DA ABRUEM COMO ESTRATÉGIA Fernando Arthur de Freitas Neves.
PROGRAMA DE PÓS–GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Mestrado em História – Aprovação pela CAPES em 20/12/2010 – conceito 3 Coordenadora: Profa.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Profissional em Patrimônio.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-Graduação em Matemática Centro: CCNE Área de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Patrimônio Cultural Centro: CCSH Área de avaliação:
PROPESP Avaliação da Pesquisa e Pós-graduação Atividade Científica & Tecnológica N o de artigos, livros, patentes, etc N o grupos de pesquisa - CNPq N.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Mestrado Profissional em Ciências da Saúde.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
Vice Direção de Pós-graduação Stricto Sensu Julho de 2008 ENSP / FIOCRUZ.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.
REUNIAO CONFAP FINATEC - 11 de março de 2016 DOCTEUR EN ENTREPRISE OaddS 1.
Painel: Polos de Inovação e Agenda CNPq Aléssio Trindade de Barros Setembro de 2013.
Os Programas Institucionais de IC e IT na DCOI Brasília, 9 de outubro de 2013 Liane Hentschke Diretora de Cooperação Institucional.
PROPOSIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA PARA A SAÚDE E OS DESPORTOS José Fernandes de Lima Conselho Nacional de Educação.
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

A REDE NORDESTE DE BIOTECNOLOGIA www.renorbio.org.br

Ministério de Ciência e Tecnologia Criação: Ministério de Ciência e Tecnologia Portaria Nº 598, 26 de novembro de 2004

Estrutura no MCT Supervisionada por um Conselho Diretor Gerenciada por um Coordenador Executivo Assessorado por um Comitê Científico

Componentes APOIO A P&D&I financiamento a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biotecnologia (PPGB-RENORBIO) – modalidade Doutorado

Meta: Constituir um Centro de Excelência Virtual em Biotecnologia RENORBIO Meta: Constituir um Centro de Excelência Virtual em Biotecnologia INDÚSTRIA RENORBIO (Rede Nordeste de Biotecnologia) Centro de Excelência Virtual GENOMA E PROTEOMA Unir o estudo das espécies biológicas pela funcionalidade dos seus genes PROJETOS TEMÁTICOS DE C&T&I ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO Saúde, Agropecuária, Recursos Naturais, Biotecnologia Industrial NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO - RENORBIO

Objetivos Acelerar o desenvolvimento do NE através da biotecnologia Formar recursos humanos em biotecnologia Produzir impactos socioeconômicos para melhorar a qualidade de vida do NE Promover desenvolvimento científico nas diversas áreas de aplicação da biotecnologia Contribuir para formulação e acompanha-mento de políticas públicas do NE

Recursos  Fundos Setoriais – Saúde, Agronegócios, Biotecnologia etc. 84 projetos desde 2004 Enxoval tese para turmas de 2006 e 2007 Infraestrutura de vídeo-conferência e sistema web de gestão Gestão

Núcleo de Pós-Graduação 8

Objetivos Maiores Unir as Ciências Biológicas para constituir um grande Núcleo Virtual de Excelência em Biotecnologia na região, em rede. Unir a competência científica via pós-graduação, para ascensão da competência dispersa em Universidades menores que, isoladamente, a curto ou médio prazo, não podem constituir cursos de pós-graduação competitivos.

Por que em rede? Congrega recursos humanos altamente qualificados Integra infraestrutura de alta qualidade  Viabiliza curso de alto nível

Pontos Positivos de um programa em rede 1. Evita dispersão de recursos humanos 2. Fortalece grupos de pesquisa . Reduzindo custos com investimentos, aumentando a produtividade acadêmica e técnica e ampliando a competividade em editais 3. Multiplica recursos humanos qualificados em menor tempo 100 alunos/ano (1000 doutores no mercado em 10 anos – alto impacto para a região)

4. Elimina visões meramente institucionais em prol da visão ampla de crescimento de uma região, propiciando uma visão macro das cadeias produtivas da região (caprinos e ovinos, fruticultura, agronegócios) 5. Evita endogenia científica na formação dos recursos humanos 6. Propicia complementariedade de competências para resolução de problemas (Projeto RECODISA reúne veterinários, médicos, bioquímicos e empresas)

Doutorado Aprovado pela Capes com nota 5 Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Doutorado Aprovado pela Capes com nota 5

Modelo inovador de pós-graduação Consórcio de 35 instituições do NE e do Estado do Espírito Santo

Protocolo de Intenções Participação de Docentes: Orientação de alunos Disciplinas Projetos de pesquisa Utilização da infra-estrutura de ensino e pesquisa

Universidade Estadual do Ceará 10 Pontos Focais: MA - PI - CE - RN - PB - PE - AL - SE - BA – ES Coordenação (IES Sede) Itinerante: Universidade Estadual do Ceará Coordenador: Prof. Dr. José Ferreira Nunes, UECE Vice-Coordenador: Prof. Dr. Renato Azevedo Moreira, UNIFOR Secretária Executiva: Profa. Dra. Paula Lenz Costa Lima, UECE

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa Biotecnologia em Agropecuária Conservação e Multiplicação de Germoplasma Genética e Transgênese Sanidade Biotecnologia em Saúde Desenvolvimento de Agentes Profiláticos, Terapêuticos e Testes Diagnósticos

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa Biotecnologia Industrial Bioprocessos Biotecnologia em Recursos Naturais Bioprospecção, Biodiversidade e Conservação Purificação, Caracterização e Produção de Insumos Biotecnológicos em Sistemas Heterólogos

Projetos (1) indústria de alimentos, com utilização de frutos Projetos (1) indústria de alimentos, com utilização de frutos tropicais do nordeste e crustáceos; (2) biorremediação do meio ambiente (mangues, mares, petróleo, hortigrangeiros, apicultura); (3) agropecuária (a) reprodução animal (caprinos; ovinos; cães; suínos; peixes; bovinos; aves); (b) sanidade animal/vegetal; (c) melhoramento genético animal/vegetal; (e) transgenia e clonagem;

(4) indústria farmacêutica (estudo de plantas medicinais do nordeste para saúde humana); (5) identificação de agentes profiláticos e doenças tropicais (a) câncer (biomarcadores); (b) dengue; (c) raiva, leishmaniose; (d) outros; (6) testes diagnósticos; (7) bioenergia (8) propriedade intelectual.

Corpo Docente 189 Docentes 139 Professores Permanentes 64% Bolsistas de Produtividade do CNPq 50 Professores Colaboradores 42% Bolsistas de Produtividade do CNPq 21

Corpo Discente 520 Alunos Matriculados 65 Defesas de Tese + de 14 Pesquisadores em Pós-Doutoramento (12 bolsas PNPD + outros via pesquisador CNPq) 22

Publicação e Projetos (Dados Coleta Capes)   2006 2007 2008 2009 Docentes 111 144 172 165 Discentes 103 204 284 365 Trabalhos em periódicos 182 396 571 576 Projetos de Pesquisa 124 279 267 445 trabalho/docente 1,64 2,75 3,32 3,49 projeto/docente 1,12 1,94 1,55 2,70

Patentes Ano Pedido de Depósito Aluno envolvido Interna- cional 2011 22 8   2010 30 12 3 2009 13 2008 21 2007 6 1 2006 2 Total 98 40 10

I Amostra RENORBIO de Produtos e Processos Fortaleza, 8-10/05/2011 57 patentes apresentadas 2/3 originadas das teses de alunos Renorbio

Livros e Capítulos de Livro

Editoras Internacionais pais livro capitulo Springer-Verlag Alemanha 1 Formatex Research Center Espanha CAB international GB 2 Springer Daya Publishing House India Global research Network J.N.Govil & V.K. Singh Research Signpost Studium Press 4 Transworld Research Network Global Science Books Japão Editora Medica Panamericana Mexico Gráfica Pacense Portugal 3 World Scientific Publ.Co. Pte. Ltd Singapura

Editoras internacionais pais livro capitulo Institut Fûr Chemie und Biologishe Chemie Suíça 1 ASM Press USA Betham open John Wiley & Sons 3 Nova Science Publ inc 6 Studium Press LLC 8 Taylor & Francis Group Wiley World Scientific Publ.Co. Pte. Ltd 2 Ediciones Astro Data SA Venezuela TOTAL  5 46

Editoras institucionais cidade livro capitulo BNB Fortaleza 2 Editora do Museu Paraense Emilio Goeldi Belém 1 Editora Fiocruz RJ Embrapa Fortaleza / Brasília 4 MAPA Brasília MCT Incaper Vitória TOTAIS  11

Editoras universitárias cidade livro capitulo USP (EDUSP) Sao Paulo 1 UECE (EdUECE) Fortaleza UERJ (EdUERJ) Rio de Janeiro UFBA (EDUFBA)  Salvador UFC (Editora UFC) 3 UFES (EDUFES) Vitória UFPB (Editora UFPB) João Pessoa UFPE (Editora UFPE) Recife 5 UFPI (EDUFPI) Teresina 2 UFRPE (EDU/UFRPE) UFS (Editora UFS) São Cristõvao 8 UFU (EDUFU) Uberlandia UFV (Editora da UFV) Viçosa 4 UFV/EPAMIG-CTZM

Editoras universitárias cidade livro capitulo Univali (Editora Univali) Itajaí 1 Universitária (?) São Paulo TOTAL  4 32 Editoras nacionais cidade livro capitulo MedBook Editora Rio de Janeiro 1 Agrolivros Porto Alegre/Guaíba 8 Âmbito Cultural Edições Ltda 3 Editora São Paulo São Paulo Editora SBG Ribeirão Preto Expressão Gráfica Fortaleza Graphiti Gráfica e Editora Ltda Guanabara Koogan SA

Editoras nacionais cidade livro capitulo Malta Editores Ltda São João del Rei 1 RDS Editora Ltda Fortaleza Roca São Paulo 8 SECIRM Brasília Tecnograf 4 Manole Barueri 3 2 SUBTOTAL 9 34 Soc.Bras.Etnobiol.Etnoecol/ NUPPEA Recife NUPPEA 16 Canal6/Lab.Etnob.Aplic. Bauru/Recife Canal6/NUPPEA Comunigraf NUPPEA 15 TOTAL 20 72

editora livro capitulo Editoras internacionais 5 46 Edições institucionais 1 11 Editoras universitárias 4 32 Editoras brasileiras 20 72 TOTAL 30 161 docente discente 69 19

Mercado amplo com alta demanda a) Biotecnologia – área nova, multidisplinar O PPGB-Renorbio envolve grande número de docentes, pesquisadores e alunos com expertises variadas - produtores - consumidores Criação de cursos de graduação e pós-graduação em biotecnologia no país b) Transferência de tecnologia – área de grande demanda no país

Possibilidades - Livros texto para a graduação - Coleções de tese - Handbooks - Revistas dos programas - Revistas de patente - Dicionários mono e bilíngues

- Série Empreendedorismo em Biotecnologia: - como preparar um sumário executivo - como apresentar um produto para empresários - como preparar um plano de negócios - como divulgar uma patente sem mostrar o pulo do gato - como preparar os objetivos de uma tese em biotecnologia - como passar da linguagem científica para a empresarial - etc.

Secretária Executiva do PPGB-Renorbio Obrigada!! Paula Lenz Costa Lima Secretária Executiva do PPGB-Renorbio plenz@renorbio.org.br