OFICINA DE COMUNICAÇÃO

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Transcrição da apresentação:

OFICINA DE COMUNICAÇÃO UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA -> Curso de Comunicação Social OFICINA DE COMUNICAÇÃO Semestre 2009.2 Aula 3 Pauta e briefing Fases da produção Formação de equipes Prof. Érica Ribeiro Contato: erica@ericaribeiro.com

4º TEMPO Mais: 1ª aula: básico de Photoshop Laboratório de informática < OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 3> 4º TEMPO 1ª aula: básico de Photoshop Laboratório de informática 9 de setembro: 1COM32A 16 de setembro: 1COM32B Mais: Filme A Velha a Fiar, de Humberto Mauro

< OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 3> O PROJETO Para desenvolver um projeto é preciso que se tenha uma solicitação ou que se trace as ideias básicas a se seguir. Há a necessidade de um documento que tenha as especificações e detalhes sobre o projeto a ser realizado. BRIEFING PAUTA “1. Instruções e diretrizes transmitidas de forma resumida aos responsáveis pela execução de um determinado trabalho. 2. Diretrizes ou informações de um cliente à agência de propaganda sobre a criação ou desenvolvimento de determinada campanha. 3. Resumo escrito dessas diretrizes para orientação do Trabalho” (BARBOSA, 2001) “1. Agenda ou roteiro dos principais assun-tos a serem noticiados. 2. Planejamento esquematizado do que deve ser tratado na matéria. 3. Anotação de temas que poderão ser desenvolvidos oportunamente. Fonte de criação de assuntos. Programas de coberturas e pesquisas a serem realizadas pela equipe de reportagem e redação” (BARBOSA, 2001)

CONTEÚDO - BASE BRIEFING PAUTA Nome do cliente e contatos < OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 3> CONTEÚDO - BASE BRIEFING PAUTA Nome do cliente e contatos Nome do projeto/produto Descrição Objetivos Público alvo Pesquisas Cronograma Equipe Peças e características Prazos Assunto – retranca Resumo do fato Tratamento dado a matéria Sugestão de lide Sugestão de perguntas Nomes e contatos Endereços e referências Possíveis ângulos, planos Pesquisa Dead Line

< OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 3> BRAINSTORMING “Técnica de geração de ideias desenvolvida por Alex Osborn em 1963 e que significa, literalmente, tempestade cerebral. Consiste em reunir um grupo de pessoas em torno do tema e deixá-las produzir o maior número possível de ideias, sem qualquer crítica, por mais absurdas que possam parecer. Posteriormente, o resultado do brainstorming é analisado e as boas ideias que tiverem surgido em meio a ‘tempestade’ são desenvolvidas” (BARBOSA, 2001) Momento em que se decide parâmetros Se dá início a produção

O QUE VOCÊ IRÁ PRECISAR FAZER? < OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 3> A FESTA Imagine que você irá comemorar o seu aniversário e para isso irá fazer um churrasco para os seus amigos mais próximos. O QUE VOCÊ IRÁ PRECISAR FAZER? Vamos listar?

< OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 3> O QUE FAZ UM PRODUTOR? “Se você consegue acordar de manhã animado para ir ao trabalho, se deseja superar desafios, se consegue lidar com um fluxo contínuo de tarefas e perguntas, se é ligeiramente obsessivo-compulsivo e gosta de exercer controle total e ainda se divertir, você tem as características necessárias para ser um bom produtor” (KELLISON, 2007) Tarefas diversas: Planejamento Improvisação Distribuição Organização Gravação Mixagem Roteiro Edição Contratações etc

Ou seja, o produtor dá início ao projeto e o finaliza < OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 3> O QUE FAZ UM PRODUTOR? Ou seja, o produtor dá início ao projeto e o finaliza “Sem um produtor não há projeto. É ele que impulsiona o projeto desde a ideia incial até a transmissão em cores” (KELLISON, 2007) Diferentes funções Produtor executivo -> pessoa que faz os negócios, capta fundos, contrata roteirista, diretor, elenco. Define e controla o orçamento Consultor de conteúdo -> responsável pela direção criativa de uma série Produtor (diretor de produção) -> concepção a transmissão. Coordena equipes.

Ser completamente leal ao apresentador do programa Manter a calma < OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 3> DEZ PONTOS NECESSÁRIOS PARA SER UM BOM PRODUTOR (KELLINSON, 2007) Ser completamente leal ao apresentador do programa Manter a calma Ter um ego pequeno Dar atenção aos detalhes Ser organizado Ser capaz de tomar uma decisão rapidamente Aprender a lidar com brincadeiras Saber escolher as batalhas que vai lutar Ser capaz de ouvir Vestir-se com estilo Mais: colaboração, controle e resolução de problemas e conflitos e liderança

< OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 3> DESENVOLVIMENTO Segundo KELLINSON, são cinco os estágios que regem a produção: a ideia (desenvolvimento), o planejamento (pré-produção), a filmagem ou gravação (produção), o produto final (pós-produção) e próximas etapas (finalização e distribuição). No entanto, trabalheremos de forma mais compacta, com três, assim sendo: PRÉ-PRODUÇÃO Ideia + Planejamento Conjunto de providências de produção anteriores ao registro das imagens. Envolve, a preparação de equipe, o planejamento, arranjos, ensaios, etc PRODUÇÃO O dia da gravação. PÓS-PRODUÇÃO Produto final + Etapas Atividas técnicas para finalização do trabalho (edição), distribuição, comercialização, divulgação.

PRÉ-PRODUÇÃO Fase em que o projeto ganha dimensão e textura < OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 3> PRÉ-PRODUÇÃO Fase em que o projeto ganha dimensão e textura Momento em que se planeja a produção, se faz um cronograma e se toma decisões para evitar a perda de tempo Montar planilhas para as gravações Escolha da equipe CADERNO DE PRODUÇÃO Organização dos detalhes que envolvem a produção: contatos, endereços, páginas do roteiro, cronograma, lista do elenco, cenografia, figurino, detalhes sobre transporte e alimentação, contatos de emergência próximos a locação, autorizações de locações, fichas de autorização de imagem, orçamento, previsão do tempo etc

EQUIPE Há muitos envolvidos na produção de um produto audiovisual: < OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 3> EQUIPE Há muitos envolvidos na produção de um produto audiovisual: Chefes de departamentos Diretor Diretor de fotografia Gerente de produção Assistente de direção Sonoplasta Produtor de arte Supervisor de pós-produção Equipe técnica de apoio Pesquisador Redatores e revisores Artista p/ Storyboard Diretor de iluminação Operador de câmera Assistente de câmera Fotógrafo Iluminador Assistente de iluminação

EQUIPE Administrativa Secretária de produção Continuísta < OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 3> EQUIPE Administrativa Secretária de produção Continuísta Produtor de locação Chefe de alimentação Chefe de transportes Assistente de produção Arte Cenógrafo Decorador Produtor de objetos Assistentes Figurinista ou estilista Camareira Cabelereiro Maquiador Áudio Operador de microfone (boom) Técnico de som Assistente de áudio

OS DEZ MAIS (nove segundo Kellison) < OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 3> OS DEZ MAIS (nove segundo Kellison) Telefone: não é para bater papo, é para contatos! Refeições: alimentar as pessoas é importante Dirigir -> não se sabe o que pode acontecer. Tenha carteira de habilitação válida Burocracia -> anote tudo Computadores -> tem muitos softwares que facilitam a vida do produtor, como planilhas no Excel Internet-> saiba como buscar informações na rede Trajes -> Bolsos são essenciais na roupa de um produtor e sapatos confortáveis Mapas -> encontrar as locações facilmente Caderno de produção -> tudo deverá estar nele, não? (extra) Check list -> uma lista rápida de tudo que não se pode esquecer

esteja certo que é nesse momento que isso vai acontecer! < OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 3> PRODUÇÃO Momento do AÇÃO! Se algo pode dar errado, esteja certo que é nesse momento que isso vai acontecer! Recepção da equipe Figurino, cabelo e maquiagem Preparação da locação Acompanhamento de água e alimentação Resolução de problemas Autorizações Pré-decupagem de material -> TIME CODE Identificação de material utilizado

CONSELHOS PARA O PRODUTOR < OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 3> CONSELHOS PARA O PRODUTOR Chegue antes da equipe técnica e confira o check list para não haver atrasos Tenha as autorizações em mãos Leve para a gravação materiais que podem ser úteis: tesoura, cola, fita crepe, fita isolante, remédio, pente, pó compacto etc. Teste as fitas antes de usar* Leve mais de uma fita* Confirme o figurino com seu entrevistado Equipe deve evitar saias, bermudas, camisetas, tops Apresentadores e repórteres: roupas sóbrias -> QUEM DEVE SER NOTÍCIA É O ASSUNTO E NÃO O REPÓRTER Cuidado com anéis, pulseiras, cordões e afins Anote o nome e a profissão de todas as pessoas entrevistadas

Ex.: 1h 32’ 50’’ 19 a 1h 33’ 40’’ 10 Copo sobre a mesa < OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 3> PÓS-PRODUÇÃO Etapa final da produção de um audiovisual Tudo que foi produzido ganha sentido e coerência Você economiza tempo e dinheiro na fase de pós-produção quando: Organiza as fitas e os registros das fitas Decupa e faz o resgitro das cenas Organiza as etapas da edição Faz um roteiro de edição para o momento de edição na illha Já sabe quais serão os formatos de saída e distribuição O processo de DECUPAGEM consiste em anotar o conteúdo de uma mídia de acordo com o tempo em que está localizado (TIME CODE) Ex.: 1h 32’ 50’’ 19 a 1h 33’ 40’’ 10 Copo sobre a mesa

PÓS-PRODUÇÃO Conclusão do projeto e entrega -> ajustes finais < OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 3> PÓS-PRODUÇÃO Conclusão do projeto e entrega -> ajustes finais Fechamento de contas X orçamento Edição (finalização, trilha sonora, computação gráfica etc) Cópias Lançamento Divulgação Atualização do caderno de produção

REFERÊNCIAS UTILIZADAS < OFICINA DE COMUNICAÇÃO > 2009.2 <Aula 3> REFERÊNCIAS UTILIZADAS KELLISON, Catherine. Produção e direção para TV e vídeo: uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. Apostila de Oficina de Comunicação