Escolha de um software para a biblioteca do IEE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biblioteca George Alexander
Advertisements

SOFTWARE PHL© Uma alternativa moderna e eficiente às bibliotecas e usuários com poucos recursos, mas que pretendem organizar suas coleções, automatizar.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Proposta de implantação do módulo de Circulação e Empréstimo.
AUTOMAÇÃO DA BIBLIOTECA Conselheiro Nilton Leite da Costa
APLICAÇÃO DO SOFTWARE PHL NA BIBLIOTECA ESCRAVA ANASTÁCIA
AVALIAÇÃO DE SOFTWARES PARA BIBLIOTECAS
Maria Claudete Machado Ferreira Rudinei Kleiton Pedroso
Universidade Federal de Santa Catarina Curso de Biblioteconomia Disciplina: CIN Automação de Bibliotecas Professora: Ursula Blatmann Alunas: Ana.
SUGESTÃO DO SOFTWARE SÁBIO PARA BIBLIOTECA DR. JOÃO BAPTISTA BONNASSIS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
SELEÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO:
Universidade Presbiteriana Mackenzie Biblioteca George Alexander
Sistema Pergamum Biblioteca George Alexander.
Sistema Pergamum Biblioteca George Alexander.
PROGRAMA SIPIA NO PARANÁ
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN5018 – INFORMATIZAÇÃO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Catarina Graduação em Biblioteconomia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Curso de Biblioteconomia Disciplina: Automação de Bibliotecas Professora: Úrsula.
Centro de Ciências de Educação
PHL – Setor de Informação da Fundação CERTI
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Disciplina: CIN Informatização de Unidades de Informação.
PHL – Setor de Informação da Fundação CERTI Alunos: Alexandre Rodrigues Lima Silveira Anicleto Lima Cristiano Sardá da Conceição João Vitor Botelho Galvão.
Gerenciador de bases de dados
Dinamizando o atendimento na Biblioteca Comunitária de Petrópolis Socorro Chaves O Projeto visou automatizar e organizar.
Para a Biblioteca Nativa - Gestão de Biblioteca Padrão SQL / BROWSER
: Fase off-line e on-line Sistemas e ferramentas desenvolvidos no próprio Instituto para catalogação, circulação e consulta de material bibliográfico.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
DISCIPLINA: AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS PROFESSORA: ÚRSULA BLATTMANN
É uma solução, via browser, para gestão de informações, com todas as rotinas necessárias para controlar, tratar, disseminar e circular as informações.
BIBLIOTECA MARIA CARVALHO MARTINS
Passo 1 – Acesse o site <portalbu.ufsc.br>
Sistema de Bibliotecas - SISBI
CURSO BÁSICO DE WINISIS
Apresentado por Cristiano Motta Antunes
Base de dados de uma biblioteca escolar utilizando o Winisis
BIBLIOTECAS VIRTUAIS DISCIPLINA: CONTROLE II PROFESSORA: URSULA BLATMANN Florianópolis, 2005.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Disciplina: Gerenciador de Base de Dados CDS/ISIS Construção.
UNIVERSIDADE DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - [CIN] CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Florianópolis, 2004.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA FLORIANÓPOLIS, 2005.
SOTWARE SOPHIA na Biblioteca Cruz e Sousa (CESUSC/FAAG)
Catalogação Legível por Máquina (MARC)
AVALIAÇÃO DO SOFTWARE AINFO
AVALIAÇÃO DE SOFTWARE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPTO CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROFESSORA: URSULA BLATMANN ACADÊMICA:MARIA APARECIDA.
Projeto para informatização da biblioteca do Sinepe/SC com o PHL
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Graduação em Biblioteconomia BASE DE DADOS PARA O ACERVO DO MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL.
Projeto de Implantação do Software Biblioshop no Colégio Ilhéu
BASE DE DADOS BIBLIOTECA PARTICULAR
BIBLIOTECA DA FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE SANTA CATARINA
AVALIAÇÃO DE SOFTWARE PARA BIBLIOTECA DO BRDE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - CED DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO – CIN CONSTRUÇÃO DE BASE DE DADOS.
ACADÊMICOS ANA PAULA COSTA BEN-HUR MATEUS DOS SANTOS CAROLINE MIOTTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN Gerenciador de Bases de Dados CDS/ISIS Professora:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA-UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO-CED CURSO DE BIBLIOTECONOMIA PROFESSORA:URSULLA BLATTMAMM DISCIPLINA: CIN 5046.
Base de dados do acervo de multimeios da Biblioteca/Brinquedoteca Monteiro Lobato – APAE/Florianópolis Trabalho apresentado à disciplina CIN Gerenciador.
Núcleo de Tecnologia Municipal - NTM
BIBLIOTECA JOSÉ ROCHA JUNQUEIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TUCURUÍ
Briefing SGO (Software de Gerenciamento de Operações)
O Papel do Bibliotecário na Avaliação de Softwares
5º Encontro SophiA 29 e 30 de março de 2007 São Paulo-SP
5ª. AULA.
TREINAMENTO DE USUÁRIOS DA BIBLIOTECA WILHELM HEINRICHS
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
4ª. AULA. Programa: Exercícios previstos para a 3ª aula: 1) Entregar o mapa conceitual do artigo de CORTE, Adelaide Ramos e; ALMEIDA, Ieda Muniz de;
Transcrição da apresentação:

Escolha de um software para a biblioteca do IEE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Alessandro Ilton Coelho aleskylo@hotmail.com Daniela Nunes daniela.biblio@gmail.com Edson Rodrigo da Silva ruaedson@yahoo.com.br

Instituto Estadual de educação Foi criado em 10 de junho de 1892, como Escola Normal Catarinense. (Museu Cruz e Sousa) Em 1949 passou a ser chamado Colégio Estadual Dias Velho. (faculdade de Educação (FAED). Em 1964 passa para nova sede, na Av. Mauro Ramos. Em 1969 passou a chamar-se Instituto Estadual de Educação. A Biblioteca possui 12 mil títulos. A Coordenadora da Biblioteca é formada em Biblioteconomia. Usuários: 7.000 alunos, 300 professores, 400 funcionários e a comunidade em geral.

Justificativa O acervo da biblioteca não conta com um tratamento adequado, seu controle é feito pelo número de registro e o número de chamada. Por isso, é necessário um sistema automatizado que possa facilitar o tratamento e o controle do acervo e a disseminação e a recuperação da informação.

Objetivos Objetivo geral: Processar tecnicamente o acervo da Biblioteca do Instituto Estadual de Educação. Objetivos específicos: Registrar, catalogar, classificar e indexar os documentos; Imprimir etiquetas para o bolso e para lombada; Importar os registros (de outras bases de dados); Automatizar o serviço de empréstimo; Disponibilizar o acervo em linha; Gerar relatórios e estatísticas sobre a utilização do acervo;

Escolha dos Softwares PERGAMUM – Empresa Associação Paranaense de Cultura. Escolas que já utilizam: Rede Municipal de Florianópolis. WebMARC – Empresa Biblioshop. Escolas que já utilizam: Colégio Catarinense, Colégio coração de Jesus e Colégio Nossa Senhora de Fátima.

Requisitos Técnicos

AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DE SOFTWARES   Pergamum WebMarc Caract. Gerais Acesso via internet; oferece Pesquisa por tipo de material bibliográfico Assistência técnica para instalação/manutenção; demora rápida Acesso simultâneo de usuários às bases de dados; Entrada e atualização de dados on-line; Custos Implantação / licença 5.000,00 sem custos Treinamento 4.000,00 Manutenção 4.200,00 ano 1.800,00 ano Implantação tempo/ cronograma 2 semanas indefinido Processo Gerencial Emissão de relatórios muito complexos Ajustavel a U.E. Inventário do acervo

AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DE SOFTWARES   Pergamum WebMarc Processamento Técnico Catalogação AACR2; Formato MARC 21; Importação de dados;catalogação cooperativa; Exportação de dados no formato ISO-2709 oferece Geração de etiquetas Controle de autoridade e Duplicação de Registros Circulação empréstimo;devoluções; renovações; Geração de relatórios referentes ao processo de empréstimo; Recuperação Pesquisa utilizando operadores booleanos; Pesquisa por autoridades.

Vantagens Pergamum WebMarc Módulos integrados módulos integrados Catálogo coletivo  Catálogo coletivo Importação de dados já cadastrados importação de dados já cadastrados Permite o controle de login - quem fez o que, no sistema permite o controle de login - quem fez o que, no sistema; Acesso ao catálogo via internet para consulta, reserva, sugestões Acesso ao catalogo via internet para consulta e reservas de materiais. Manutenção Ajustavel à realidade escolar Valor da manutenção proporcional ao numero de bibliotecas do contratante. Custo Personalização de campos e subcampos.

Desvantagens Pergamum WebMarc Erros na catalogação Falta de personalização interface inadequada configuração dos módulos não corresponde à realidade escolar Perda de informação e retrabalho Refinar a pesquisa Não permite personalizar o resultado da pesquisa Complexo de mais para a realidade escolar Migração de dados com erro Treinamento prático do sistema insuficiente Relátorios complexos e poucos especificos Custo

Parecer Através de contatos realizados via e-mail com bibliotecários de instituições escolares que utilizam os programas pergamum e WebMarc e comparando cada um dos programas com a realidade do IEE, verificou-se que o WebMarc é mais adequado aos objetivos da Instituição. O WebMarc atende melhor as necessidades da Biblioteca e possui melhor custo/ benefício

Referências BIBLIOSHOP. WebMarc. Disponível em:<http//:www.biblioshop.com.br>. Acesso em: 30 out. 2007. CÔRTE, Adelaide Ramos e; ALMEIDA, Iêda Muniz de. Avaliação de softwares para bibliotecas. São Paulo: Polis ; APB, 2000. 108p. CÔRTE, Adelaide Ramos e. Automação de bibliotecas e centros de documentação: o processo de avaliação e seleção de software. Cin. Inf., Brasília, v. 28, n. 3, p.241-256, set./dez. 1999. INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Disponível em:< http//:www.iee.sed.sc.gov.br>. Acesso em: 30 out. 2007. PERGAMUM. Sistema Integrado de Bibliotecas. Disponível em: <https://wwws.pucpr.br/ ROWLEY, Jennifer. A biblioteca eletrônica. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2002. 399p.