PERT/CPM Histórico; Motivação; Gráfico de Gantt (conceitos e exemplo);

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento do Tempo do Projeto
Advertisements

GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO
PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Gerenciamento de Projetos (parte 1)
Gerenciamento do Tempo
Organização, Sistemas e Métodos
Gerência de Projetos de Software
ETAPAS DE ESTUDO EM P.O. Definição e Formulação do Problema
I. Gestão da Produção Secção I – Introdução Secção II – Planeamento e Controlo da Produção Secção III – Tipologias da Produção Secção IV – Custos da Produção.
PERT-CPM Diagrama de setas (Resolução de exemplos)
Técnicas Gráficas de Planeamento
ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL
PROF. PAULO ROBERTO LEITE
PROF. PAULO ROBERTO LEITE
Prof. Miguel Antonio Pelizan
- Conjunto de técnicas utilizado para o planejamento e o controle de empreendimentos ou projetos - Fatores: prazo, custo e qualidade - Aplicado a produtos.
Administrando projetos com MS Project 2010 – Unidade I
Gerenciamento de tempo do projeto
Planejamento Detalhado
Gerenciando o Progresso e Garantindo o Sucesso dos Projetos
Gerenciamento do Prazo do Projeto
Gerenciamento de projetos
Análise de Decisão Aplicada a Gerência Empresarial – UVA PERT/CPM - VII Bibliografia: GOMES, Carlos – Apendice C Prof. Felipe Figueira
Gerenciamento do Escopo
Prof. Bruno Samways dos Santos
Trabalho de FES PERT/CPM Alunas: - Debora Theodoro A. da Silva
ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS – MÓDULO II
Unidade IV Sistemas de Administração da Produção - Turma: A01
PERT CAMINHO MAIS LONGO
Rede Pert/CPM.
Gerenciamento de Projetos (1ª Parte)
Cap 7 – Programação e Controle de Projetos
Fundamentos da Engenharia de Software
Gerenciamento de Tempo do projeto
SISTEMAS DE PRODUÇÃO PARA GRANDES PROJETOS.
CAMINHO CRÍTICO.
Gestão por Processos (GP)
Metodologias de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
REDES PERT/CPM CURSO DE GESTÃO ESTRATÉTICA DE PROJETOS
Silas Serpa de S. Junior Janeiro, 2007
Folgas de Atividades.
Planejamento e Controle e obras
Planejamento e Controle e obras
Conceitos de Gestão de Projetos
Gerência do tempo do projeto
GESTÃO DE PROJETOS SUSTENTÁVEIS (DBA-3)
As Ferramentas de Planejamento e Controle
Gerenciamento de Prazo Gerenciamento de Prazo Profª. Karina Liotti.
Gestão de Projectos ADSA António Câmara. Gestão de Projectos Projectos como redes de actividades Determinação do caminho crítico Método de PERT Método.
Gestão de projetos UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.
UNIDADE 2.3 GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Tópicos Especiais de Marketing CST Gestão de Marketing Prof. António Albano B Moreira.
Algoritmos em Grafos Celso C. Ribeiro Caroline T. Rocha.
Redes de transporte Uma rede ou grafo consiste num número finito de pontos chamados nós ou vértices interligados por arcos. Muitos sistemas, físicos ou.
Alunos: Luiz Ricardo Vizentini Renan Fernando Christino Henrique
Gerência de Projetos (Rede Pert/CPM)
Planejamento de Tempo e Escopo do Projeto
Aspectos Temporais, Financeiros e Operacionais de Projetos
GESTÃO DO TEMPO !!! Prof. Henrique Pinese - UFU.
Gerenciamento dos Prazos do Projeto
IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Gerenciamento de Projetos
Gestão de projetos UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.
Prof. Dr. Marcílio Nunes Freire Prof. Dr. Marcílio Nunes Freire 23 de setembro de 2009 Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas Curso de Engenharia.
Programação e Controle de Projetos Tópicos de Operações I Programação e controle de projetos Jorge Luiz de Biazzi 2º/2015 Sumário Introdução 4 Cálculo.
Projetos de Engenharia Mecânica Gestão do Tempo
AULA 12 – turma T Gestão de Operações Prof. Ms. Teodoro Guimarães (19)
O MÉTODO PERT-CPM. Em 1958 foi desenvolvido o método do PERT – Program Evaluation and Review Technique. Esse método permitiu instituir uma linguagem de.
Transcrição da apresentação:

PERT/CPM Histórico; Motivação; Gráfico de Gantt (conceitos e exemplo); Diagrama de redes (setas): - atividades e eventos; - dados necessários; - representação; - datas; - caminho crítico; - exemplo.

PERT/CPM: Histórico Gráfico de Gantt (Barras) - 1918; CPM: Critical Path Method (Método do Percurso - ou Caminho - Crítico) - 1957; PERT: Program Evaluation And Review Technique (Técnica de Avaliação e Controle de Programas) - 1958; Diagrama de Precedências (diagrama de blocos ou diagrama Francês) - 1964; Atualmente os termos PERT, CPM e PERT/CPM são usados para designar a representação de um projeto por redes ou malhas.

PERT/CPM: Motivação Em 1957 o Projeto Polaris da Marinha Americana deveria construir um submarino atômico, envolvendo vários parâmetros, como: - 250 empreiteiros; - 9.000 subempreiteiros; - A produção de 70.000 peças; - Inúmeros fornecedores; - Várias agências do governo; - Tempo, custo e recursos iniciais fossem utilizados corretamente.

Gráfico de Gantt - Conceitos Também conhecido como gráfico de barras; Ferramenta de projeto mais utilizada; Relaciona as tarefas, durações, início, fim, evolução, responsável; O acompanhamento é feito colorindo as barras das tarefas executadas; Tem como desvantagem não mostrar as interdependências entre as tarefas;

Gráfico de Gantt - Exemplo

Diagrama de Redes - Atividades e eventos Atividade (Tarefa): execução efetiva de uma operação, consumindo tempo e/ou recursos. Ex.: concretagem, alvenaria. Evento (Acontecimento): constituído de marcos que caracterizam determinados instantes de um planejamento. Não consumidos nem tempo e/ou recursos. Ex.: Início de concretagem, fim de alvenaria.

Diagrama de Redes - Dados necessários As atividades: lista de tarefas a serem executadas; Ordem das atividades: quais tarefas antecedem e quais as subsequentes; Duração das atividades: tempo necessário para execução de cada tarefa. Deve ser adotada a mesma escala de tempo para todas as atividades; Forma de representação a ser utilizada: Método Americano ou Método Francês.

Diagrama de Redes - Representação Método Americano: linhas ou setas orientadas (atividades) e círculos ou nós (eventos): Método Francês: linhas ou setas orientadas (ordem de ligação das tarefas) e blocos(atividades):

Diagrama de Redes - Exemplo

Atividades paralelas e fantasmas Entre dois eventos sucessivos somente pode existir uma única atividade. Para evitar confusão, é criada a atividade fantasma (não consome tempo nem recursos).

Atividades dependentes

Atividades independentes

Atividades condicionantes

Datas importantes nas redes I Tempo mais cedo do evento (TC): menor data de ocorrência do evento, desde que as atividades anteriores se desenvolvam nas durações previstas; Tempo mais tarde do evento (TT): é a maior data em que o evento pode ocorrer sem atrasar a conclusão do projeto.

Datas importantes nas redes II Primeira data de início (PDI): data em que a atividade pode ser iniciada caso sejam obedecidas as durações estimadas de todas as antecessoras; Primeira data de término (PDT): data de término de uma atividade que se inicia em PDI e sua duração estimada é obedecida; Folga livre (FL): é a folga disponível a uma atividade tal que não prejudica as PDI de suas antecessoras;

Datas importantes nas redes III Última data de início (UDI): data em que a atividade deve ser iniciada, sob pena de se atrasar o projeto como um todo; Última data de início (UDT): data de término da atividade que se inicia em UDI e tem sua duração obedecida; Folga Total (FT): folga disponível a uma atividade tal que não prejudica as UDI de suas antecessoras.

Datas importantes nas redes - Diagrama

Caminho Crítico Sequência de atividades tais que FT = 0 para cada uma. Ademais, é o caminho (ou caminhos) cujo somatório de duração constitui a duração do projeto. Ou então, é o caminho (ou caminhos) de maior duração da rede. É definido por uma sequência de eventos tais que a diferença TT - TC de cada evento é o menor valor, entre todos os outros não pertencentes ao caminho crítico.

Seqüência de cálculos e fórmulas Etapa 1: TCj = TCi + duração - Seqüência: do início ao fim - Convenção: o TC do evento inicial é zero - Escolher o maior valor de TC entre todas as atividades que chegam ao evento j Etapa 2: TTi = TTj - duração - Seqüência: do fim ao início - Convenção: o TT do evento final é escolhido entre valor de contrato ou TC - Escolher o menor valor de TT entre todas as atividades que chegam ao evento i

Seqüência de cálculos e fórmulas (Cont...) Etapa 3:  PDI = TCi + 1  PDT = PDI + duração - 1  FL = TCj - PDT Etapa 4:  UDT = TTj  UDI = UDT - duração + 1  FT = UDT - PDT

Rede de exemplo

Dados da rede de Exemplo