Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos

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Transcrição da apresentação:

Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos Prof. Sandro César Soares Almeida Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos Abordagem logística As Três Dimensões da Logística Dimensão de Fluxo (Suprimentos, transformação, distribuição e serviço ao Cliente) Dimensão de Atividades (Processo operacional, processo administrativo, processo de gerenciamento e processo de engenharia) Dimensão de Domínios (Gestão de fluxos, tomada de decisão, gestão de recursos, modelo organizacional) A importância de introduzir o conceito de dimensões é fazer-nos lembrar, a cada passo dado na análise de um sistema logistico, que nunca podemos pensar de forma reducionista De causa e efeito: há muitas variaveis independentes que interagem para provocar um efeito, e deveremos utilizar todas as ferramentas disponíveis para analisá-las.

Edifício Conceitual da Logística Engenharia Gerenciamento Administração Operação Fluxo Decisão Recursos Organização Suprimentos Produção Distribuição Serviços Verificamos que dentro do modelo conceitual proposto temos varias “caixas” , volumes no espaço decorrente da intersecção de planos correspondentes a cada uma das dimensões. É possível agora examinarmos cada segmento de determinada dimensão sob todos os enfoques das demais , já que cada volume corresponde a a uma combinação de três enfoques diversos. Ex.: Examinarmos a produção na dimensão do fluxo, podemos utilizar o conceito engenharia da dimensão atividade e o conceito gestão de recursos da dimensão domínios.

Operação Industrial – Uma visão Logística Em função dos desejos dos clientes, é projetada a operação da área industrial. Ela envolve a Escolha dos recursos tecnológicos mais indicados, incluindo conceitos que hoje são fundamentais para competitividade, tais como: just-in-time (JIT), flexible manufacturing system (FMS), computer integrated manufactoring (CIM) , total quality control(TQC), total produce maintenace(TPM), e ferramentas como Kamban, robótica, materials requeriment planning (MRP I), Manufactoring resouces planning (MRP II), enterprise resource planning (ERP) e simulação de sistemas. Interação direta da Logística: Processos de definição de layout Sistemas de abastecimento Logística de abastecimento Localização da fábrica Localização das centrais de estoque, etc.

Logística de Transporte Distribuição física Toda empresa, em praticamente todos os setores, criam produtos com as mais diversas utilidades, mas muitas vezes é preciso contar com a ajuda de outras empresas e outros serviços, para chegar com seus produtos no mercado consumidor. Para isso é necessário a utilização dos modais disponíveis para esse transporte. Devemos analisar os seguintes fatores na questão do transporte: pontos de embarque e desembarque; b) custos relacionados com embarque, desembarque, cuidados especiais, frete até o ponto de embarque, frete internacional, manuseio, dentre outros; c) prazo de entrega; d) características da carga; e e) possibilidades de uso do meio de transporte, tais como disponibilidade, freqüência, rapidez, segurança, adequação e exigências legais.

Existem as seguintes modalidades de transportes: a) intermodal - refere-se a uma mesma operação que envolve dois ou mais modos de transporte, onde cada transportador emite um documento e responde individualmente pelo serviço que presta; b) rodoviário - os transportadores rodoviários transportam mais de 75% da tonelagem de produtos agrícolas, e são mais flexíveis e versáteis do que as outras modalidades. “Esta flexibilidade é possível devido à rede de mais de 7 milhões de quilômetros de estradas, possibilitando, desta forma, a oferta de serviço ponto-a-ponto, entre praticamente qualquer combinação de origem-destino” c) Ferroviário - esta modalidade geralmente custa menos (na base de peso) do que o transporte rodoviário e aéreo. É apropriado para mercadorias agrícolas a granel, minério, derivados de petróleo e produtos siderúrgicos. Comporta, também, o tráfego de containers. d) Aéreo - proporciona rápido tempo-em-trânsito, mas demora nos terminais e na entrega, o que pode reduzir um pouco tal vantagem. Ideal para pequenas cargas urgentes e de alto valor. Regulamentado pela International Air Transport Association (IATA) e por acordos internacionais. Os agentes de carga IATA são os intermediários entre as empresas aéreas e os usuários. e) Marítimo - representa quase a totalidade dos serviços internacionais de movimentação de carga. É o meio mais utilizado por seu baixo custo.

Principais Tipos de Navios l Navios Cargueiros l Navios Porta-Contêineres l Navios Roll-on/Roll-off l Navios Multi Propósito l Navios Graneleiros l Navios Tanque l Navios Ore-oil

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