Desafios implementação dos Dhs no Brasil Alexandre Ciconello.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Governabilidade e Igualdade de Gênero
Advertisements

Trabalhadoras Domésticas no Brasil
Mapeando Gênero e Raça no Mercado de Trabalho Evento: I Oficina Técnico-Pedagógica do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça 4ª Edição. Coordenação.
O BRASIL DA ERA LULA: AVANÇOS E RETROCESSOS
Desigualdades no acesso e na qualidade da educação infantil: os dados da PNAD e do Censo Escolar Angela Rabelo Barreto Consultora CGEE Brasília, 7 de março.
Democracia e Política Social
Realidade dos Centros Urbanos
Secretaria de Políticas para as Mulheres
Educação de Jovens e Adultos no Brasil: Um olhar sobre alguns indicadores José Marcelino de Rezende Pinto FFCLRP-USP Maio/2008.
Relatório Unicef O Relatório da Situação Mundial da Infância, publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) desde 1980, traz na edição.
POBREZA E RAÇA NO SÉCULO 21
Construindo o Programa Nacional de Direitos Humanos: Metas, Indicadores, Orçamento Alexandre Ciconello – Advogado, Assessor de Direitos Humanos e Políticas.
DST/AIDS e População Negra
Secretaria-Geral da Presidência da República Construir a Participação Social Fóruns de Desenvolvimento, Participação e Inclusão – PPA
Perfil das Famílias Beneficiárias do Programa Bolsa Família
Senarc: atribuições institucionais
Curso Educação em Direitos Humanos
“Educação como um direito humano" Curso Educação e Direitos Humanos São Paulo, 19 março /2012 Sérgio Haddad
> Lia Hasenclever (IE/UFRJ) Grupo Inovação - Instituto de Economia da UFRJ A Crise Econômica Global e a Indústria Brasileira.
Violência 2ª Série EM Prof. Márcio.
Articulação de Políticas para o Desenvolvimento do Brasil Rural
27/04/09. Programa Mais Cultura Criado em outubro de 2007, o Programa marca o reconhecimento da Cultura como: - Necessidade básica; - Direito de todos.
SEMINÁRIO PREVIDÊNCIA SOCIAL PÚBLICA E ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA REPUBLICANA: INSTRUMENTOS DE CIDADANIA DS CEARÁ SINDIFISCO – Sindicato Nacional dos.
PREVIDÊNCIA SOCIAL E A POPULAÇÃO NEGRA
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Quem é o jovem brasileiro?
“La discriminación por etnia o raza”
O GOVERNO LULA ( hoje).
Ministro Paulo Bernardo
BRASIL Euzébio Jorge – Presidente CEMJ e Conselheiro do Conselho Nacional de Juventude - Conjuve.
Brasil: conquistas e desafios para o sistema de saúde
Radar Social Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
Coordenadoria do Orçamento Participativo
Prefeitura do Recife Coordenadoria da Mulher
Políticas e Serviços da Primeira Infância no Brasil UNESCO
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na Bahia
Justiça Tributária: Iniqüidades e Desafios IPEA Brasília, maio de 2008.
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
República Federativa do Brasil ORÇAMENTO 2005 PROJETO DE LEI Brasília, 01 de dezembro de 2004 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
BRASIL 2010 A DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO E DA RENDA.
“Se quisermos ter educação de qualidade para todos, teremos de ter todos pela qualidade da Educação” Declaração Mundial Sobre Educação para Todos de Jomtien.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Instituto de Economia – UFRJ
OS PROBLEMAS DA REGIÃO NORDESTE
“Contra a fome e a violência sexista”
44ª Assembleia Nacional da Assemae
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
O REUNI, o Acesso e a Permanência na Educação Superior Nelson Cardoso Amaral (UFG) Rio-Quente (20/05/2008)
O retrato do Brasil pelos dados da PNAD
Ministério da Fazenda Secretaria de Política Econômica 1 A CRISE MUNDIAL E SEUS EFEITOS NO BRASIL Nelson Barbosa Secretário de Política Econômica 2 de.
I Conferência Regional sobre População e Desenvolvimento da América Latina e do Caribe AFRODESCENDENTES: Direitos e Combate à Discriminação Racial Montevidéu.
INDICADORES DE GESTÃO PÚBLICA
METAS PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS
ESTATUTO DA Criança e do Adolescente
IBGE BRASIL 2008 INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DIMENSÃO INSTITUCIONAL.
Conferência Nacional de Educação
O BRASIL NO SÉCULO XXI.
“Podem as empresas sustentáveis
Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
Brasil: país subdesenvolvido porém, industrializado
Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial
O BRASIL NO CONTEXTO INTERNACIONAL
A violência é um problema que tem idade, cor/raça e território no Brasil Homens jovens, negros e pobres são as maiores vítimas de homicídio no Brasil.
Instituto de Estudos Socioeconômicos www. Inesc.org.br Segurança Pública com Cidadania: PPA 2012/2015 Brasília, 22 de.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Desde 2010, o escritório do UNICEF no Brasil participa da iniciativa global Out of School Children – Pelas Crianças Fora da Escola. No Brasil, a iniciativa.
07 de Julho de 2008, Brasília Maria das Graças Xavier Apresentação para as Conselheiras e os Conselheiros do Conselho Nacional das Cidades.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU
Transcrição da apresentação:

Desafios implementação dos Dhs no Brasil Alexandre Ciconello

Desafio 1 - Desigualdades O Brasil é estruturalmente uma sociedade desigual (patrimonialismo, racismo e sexismo) Gerando enormes desigualdades de RENDA, RACIAIS, de GÊNERO, TERRITÓRIO As políticas públicas universais não conseguem universalizar direitos As políticas públicas atingem homens e mulheres – negros/as e brancos/as de forma desigual

Porcentagem da população vivendo abaixo da linha da pobreza, segundo cor/raça – Brasil,

DADOS Em 2005, a população negra representava 49,6% da população brasileira, perfazendo uma população de 92 milhões de pessoas. Segundo o PNUD (2005), o IDH do Brasil, em 2002, o colocava na 73ª posição no ranking mundial de desenvolvimento humano. Se desagregássemos os indicadores sociais e de renda que formam o índice por raça/cor, teríamos que o Brasil negro ocuparia a 105ª posição no ranking, enquanto o Brasil branco ocuparia a 44ª posição.

Taxas líquidas de matrícula no ensino médio, segundo cor/raça – Brasil,

Taxa líquida de matrícula no ensino superior, segundo cor/raça (18 a 25 anos) – Brasil,

Rendimento do trabalho principal, segundo cor/raça – Brasil

Desafio 2 - VIOLÊNCIA A Violência no país é estrutural Várias dimensões: Alto número de homícidios (jovens negros), violência contra as mulheres, violência sexual contra crianças e adolescentes trabalho escravo, execuções sumárias, torturas Criminalização da pobreza e dos movimentos sociais (RS, indígenas, mulheres, Plataforma Dhesca, Aracruz Celulose – denuncia militantes por roubo, Singenta, etc)

Desafio 2 - VIOLÊNCIA A taxa de homicídios está entre as maiores do mundo: 26,7 homicídios para cada habitantes em 2004 (IPEA, 2006). no Distrito Federal, onde se situa a capital brasileira, a taxa de homicídios desse grupo é de 257,3 homicídios por 100 mil habitantes, quase 10 vezes a taxa geral brasileira e três vezes a dos brancos com mesma idade, sexo e escolaridade - 79,3 (IPEA, 2006, p. 80)

DESAFIO 3 - Modelo de desenvolvimento excludente e ambientalmente insustentável - Concentrador de renda (Agronegócio, papel celulose, grandes obras de infra-estrutrura, papel das empresas transnacionais) - Impactos sociais e ambientais - Modelo macroeconômico

Politica Macroeconômica x Orçamento Público O Orçamento não é subordinado a garantia e promoção de direitos. Outros interesses: - Investimento (diminuir o custo para a reprodução do capital) - Políticas sociais compensatórias - Manutenção de privilégios (pagamento de juros, etc).

Orçamento - O Brasil pagou mais de R$ 795 bilhões em juros, encargos e amortização da dívida, no período de 2004 a Esses recursos equivalem a 1/3 de um PIB médio anual do período que foram transferidos ao setor financeiro da economia.

Desafio 4 - Cultura em direitos humanos - Democratização das telecomunicações no país - Criminalização dos movimentos sociais, reprodução de esteriótipos racistas, sexistas; movimento negro (cotas), movimento indígena, etc.

Participação Entre 2003 e 2006 foram realizadas 40 conferências nacionais envolvendo mais de 2 milhões de pessoas. Somente nas etapas nacionais foram produzidas delibera ç ões. Muitas dessas delibera ç ões foi incorporada no desenho de diversas pol í ticas. A 11 ª Conferência de Dhs que foi realizada em dezembro de 2008 foi a 50 ª Conferência do governo Lula.

DESAFIOS – Participação sociedade civil Abrir mais o Estado Exigibilidade dos direitos Fortalecimento das organiza ç ões da sociedade civil Participa ç ão social na a é rea econômica Superar a fragmenta ç ão dos espa ç os de participa ç ão (Arquitetura da Participa ç ão) - Maior sinergia entre conselhos, F ó rum de conselhos municipais, coordena ç ão entre as diversas conferências Sistematiza ç ão das delibera ç ões das conferências nacionais