A história através dos gráficos...

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
Advertisements

Segundo Reinado: o problema da mão-de-obra.
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
Concentração de terra no Brasil
2º Reinado O governo de D. Pedro II Unidade 8 (temas 3 a 6)
HISTÓRIA DA POLÍTICA EXTERIOR DO BRASIL
A diversidade cultural e a imigração
Migração Prof.: Maj Jean Cid. Causas das Migrações Político-Ideológicas Desastres Naturais Conflitos Militares Religiosos Econômicos.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A EVOLUÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL.
Acomodações nas primeiras horas da República
Novos Países Industrializados
MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS
A PASSAGEM DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
Movimentos Migratórios e Urbanização
Correção da Prova 4° Bimestre.
CRISE NO BRASIL IMPÉRIO II
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
CENTRO SUL.
13 de maio – Abolição da escravatura
1- A ATUAL REGIÃO SUDESTE
BRASIL MUNDO POPULAÇÃO
Estrutura fundiária brasileira Histórico
MIGRAÇÕES.
Movimentos Migratórios
Correntes imigratórias
Movimentos migratórios
MOVIMENTOS DA POPULAÇÃO
A globalização econômica nos anos 1990
Migrações internas no Brasil
população brasileira Cap. 15
A consolidação do Estado Brasileiro e suas divisões regionais
A formação e a diversidade cultural da população brasileira
DINÂMICA DEMOGRÁFICA DO BRASIL
Segundo Reinado Economia.
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
Concentração de terra no Brasil
MOVIMENTOS POPULACIONAIS
Escola: Coopen Aluno: Eduardo Filho Série: 5° ano - vespertino.
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA CAPÍTULO 16
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
A questão agrária A questão agrária no Brasil é fruto de um processo histórico ligado ao período colonial, que veio com o passar dos anos mudando de “lado”
Movimentos Migratórios Internos
Aula de Revisão de Geografia do 8º ano
Movimentos Migratórios e suas Motivações
A migração interna no Brasil
Fluxos Migratórios.
A consolidação do Império no Brasil
FORMAÇÃO ÉTNICA E MIGRAÇÕES NO BRASIL
BREVE HISTÓRIA DA POBREZA
H 8 – Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico social.
Sudeste.
Capítulo 17 Por que a escravidão durou tanto tempo no Brasil?
A população européia A Europa não é um continente muito grande, mas apresenta grande variedade étnica, linguística e cultural.
Fonte: Organização Internacional para Migração
IMIGRAÇÃO.
O Processo de Implantação da Industrialização Brasileira
Imigração no Brasil Final do Séc. XIX e Séc. XX.
CORREÇÃO APOSTILA 7 ANO – PRIMEIRO BIMESTRE
Fonte: Organização Internacional para Migração
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
Fonte: Organização Internacional para Migração
2 ANO EM. Concentração de terras (desde o processo de ocupação colonial) Cultivo da cana-de-açúcar impulsionou a agricultura. Lei de Terras de 1850: pouco.
FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL
O SEGUNDO REINADO.
REGIÃO SUL A menor das regiões do IBGE A terceira mais populosa
Bolsista: Giovana Tavares Lopes 1°ano D. O que se entende por migração? Migração é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma.
 Ela foi chamada assim, pois envolveu vários entre os principais países na época.  Dentre as diversas hipóteses podemos destacar a corrida armamentista.
Brasil: país populoso e país pouco povoado (p. 44 do livro-texto)
Industrialização Brasileira
Transcrição da apresentação:

A história através dos gráficos... Uma história da imigração para o Brasil (1808- 1983) Professora: Bárbara Tostes As aulas e material extra estão disponíveis no blog: http://historiativanet.wordpress.com/

Os principais passos para realizar uma interpretação de gráficos históricos.... Observar o assunto tratado e reconhecer os elementos dispostos no gráfico Realizar uma leitura preliminar do gráfico Analisar a comanda da questão e observar os elementos que vão indicar a análise precisa para se obter o item correto Análise do gráfico

Importante observação!!! Os gráficos, as imagens, devem ser lidas e não apenas olhados. È preciso dar muita atenção a esses elementos, eles não estão dispostos sem uma razão específica em sua prova. ESSES ELEMENTOS CONTÉM A CHAVE PARA A RESPOSTA CORRETA. PORTANTO, DEVEM SER LIDOS, INTERPRETADOS E ANALISADOS. GASTE SEU TEMPO COM ELES. NÃO FIQUE ANSIOSO QUERENDO OBTER RAPIDAMENTE A RESPOSTA!!!!!

O que é imigração? A palavra migração é usada quando ocorre deslocamento populacional, sendo exemplificada pelos tipos: transumância, nomadismo, êxodo rural, inter-regional e as internacionais. Neste último, aparece a imigração, isto é, a entrada de pessoas em um país. As causas destes deslocamentos são econômicas (emprego), religiosas, políticas e até naturais (terremoto).  O século XIX foi o mais importante para a imigração, graças às grandes transformações econômicas, sociais e políticas. A vinda da família Real portuguesa em 1808 e o império português intensificaram o processo migratório de europeus e orientais para o Brasil.

Pelo gráfico, a imigração européia começa oficialmente em 1808, com a abertura dos portos, e a transferência da sede do Império Português para o Rio de Janeiro, sendo fraca até 1830. Mas, de 1850, com a extinção do tráfico de escravos, até o governo Vargas (década de 1930) ocorreu o auge.Isso se deve tanto pela conjuntura interna, quanto pela externa. A Europa era assolada pela Primeira Guerra Mundial, a Crise de 1929 e as ditaduras nazi-fascistas. Internamente uma política de incentivo à imigração é instituída a fim de se gerar mão-de-obra e o branqueamento da população. Depois veio a decadência, em virtude das crises, ditaduras, restrições federais e da própria reconstrução européia pós-guerra, melhorando as condições de vida.  No auge, vários fatores explicaram o êxito da imigração, sobretudo a associação entre as péssimas condições de vida na Europa (guerras, pestes) com a cafeicultura do sudeste brasileiro, oferecendo empregos; e a própria abolição da escravidão em 1888

Observa-se, pelo gráfico, a política racista do governo federal, isto é, na substituição do trabalho escravo pelo assalariado, o governo não ofereceu o trabalho da cafeicultura para os africanos e sim para os euro-asiáticos, supondo que o "branqueamento" da nossa população deixaria o país "civilizado" e desenvolvido.  As principais regiões que receberam esses imigrantes foram o Sudeste e o Sul. A primeira em virtude, principalmente, da cafeicultura; e a segunda em virtude das fronteiras instáveis, uma vez que Paraguai, Uruguai e Argentina demonstravam interesses territoriais, o que obrigou nosso governo a adotar a política de ocupar para não perder.  Com isso, ocorreu o antagonismo regional, pelo qual o Sudeste desenvolveu-se em grandes propriedades monocultoras e o Sul desenvolveu-se em pequenas propriedades policultoras, graças à venda de terras aos imigrantes. Ao todo, chegaram mais de 5 milhões de pessoas no país, mas muitos não ficaram, por vários fatores, como a falta de uma política ou lei que respeitasse o imigrante. Muitos foram mal tratados e até escravizados como aconteceu com alemães e japoneses.

Os Brasiguaios São os brasileiros que, a partir da década de 1970, optaram por residir no Paraguai, incentivados pelos baixos preços da terra. O governo do país vizinho autorizou o loteamento de pequenas propriedades na região do Alto Paraná, atraindo os brasileiros, uma vez que a terra, do nosso lado (Paraná e Santa Catarina), era cara demais.  No entanto, houve corrupção por parte de empresas particulares e do próprio governo paraguaio no processo de colonização, como a venda de uma mesma propriedade a dois compradores, o que resultou em conflitos. Posteriormente, o pequeno produtor, abandonado pela falta de legislação, foi desapropriado e muitos vivem na miséria ou optam pela volta ao Brasil.  Apesar do desprezo e do abandono por parte do governo, na década de 1990 os "brasiguaios" foram responsáveis por 90% da soja e 80% do milho produzidos no Paraguai.