Objetivos de aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Exercícios Resolvidos
Advertisements

Sumário Exercícios
Prof. Fábio Kleine Albers
MÓDULO 2 CUSTO DO CAPITAL.
Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
INVESTIMENTOS Custo x Retorno x Risco Prof Samir Silveira.
Administração financeira
Curso de Especialização em Gestão da Produção
Prof Silvio Ribeiro ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS.
Visão Geral da Administração Financeira
Custos ... afinal, o que é isto?
Técnicas de orçamento de capital
FINANÇAS EM PROJETOS DE TI
Sumário, aula 10 Exercícios sobre elasticidade Elasticidade e despesa
Mercados Financeiros e o Caso Especial da Moeda
Estatística Básica Utilizando o Excel
Estudo de Caso 1: UNIX e LINUX
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
O Negócio é Viável? Planeje para Saber.... Irineu Sousa Cordeiro.
INVESTIMENTOS Custo x Retorno x Risco Prof Samir Silveira.
FINANÇAS CORPORATIVAS
INDICADORES ECONÔMICOS - FINANCEIROS
Estrutura de decisão e repetição em JAVA
CAPÍTULO 5 Orçamento de Capital ou Análise de Investimentos
Terminologia de Capital de Giro.
O BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO ATIVO CIRCULANTE Disponibilidades
Análise de Viabilidade Financeira de um Projeto
Financeiro - Cadastro de Conta Contábil
Módulo Financeiro Centro de Custo.
CAPÍTULO 5 Orçamento de Capital ou Análise de Investimentos
Objetivos de aprendizagem
Oferta e Demanda A Curva de Oferta
Curto Prazo Profa. Mayla Costa.
FTAD - Formação técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças Prof. Moab Aurélio.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
CONTROLE ESTRATÉGICO E RETORNO OPERACIONAL SOBRE INVESTIMENTOS
RECEITAS E CUSTOS AULA 25 RECEITAS: do projeto são o fluxo de recursos financeiros (monetários) que o mesmo recebe em cada ano da sua vida útil, direta.
TAXA INTERNA DE RETORNO - TIR
Introdução à Avaliação : Valor do Dinheiro no Tempo
PIS-COFINS NÃO CUMULATIVO – Receitas Financeiras
1 ASPECTOS CONTEMPORÂNEOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
Modelagem Estatística
Desafios gerenciais Aula 4.
Parte II: Determinantes do Produto
CAPÍTULO 5 Orçamento de Capital ou Análise de Investimentos
O PROCESSO DE CRÉDITO INFORMAÇÕES C´S DO CRÉDITO AVALIAÇÃO DE RISCO
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Bruno Silveira Getúlio Silva Nylo Rodrigues
Análise de Investimentos
Aula 9 – Conceitos de Matemática Financeira
Matemática Financeira
Administração Financeira e Orçamentaria
Universidade Paulista - UNIP O Excedente do Produtor.
Matemática Financeira
TOMADA DE DECISÕES NO PROCESSO DE ORÇAMENTO DE CAPITAL
ELEMENTOS BÁSICOS NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DE CAPITAL
Análise do fluxo de caixa da empresa
Técnicas de Orçamento de Capital
TÉCNICAS DE ANÁLISE DE ORÇAMENTO DE CAPITAL
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
CUSTO DE CAPITAL e ORÇAMENTO DE CAPITAL ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 10-0 Capítulo 10 Risco e refinamentos em orçamento de capital.
Demanda por moeda 4.1 Conceitos:
Avaliação de empresas CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP.
Etapas do processo orçamentário
Importância do orçamento de capital
DECISÃO DE INVESTIMENTO (ORÇAMENTO DE CAPITAL)
Finanças Corporativas
Finanças Corporativas EPGE/FGV Notas de Aula Prof. Aldo Ferreira.
Transcrição da apresentação:

Fluxos de caixa para orçamento de capital Capítulo 8 Fluxos de caixa para orçamento de capital

Objetivos de aprendizagem Compreender os motivos básicos dos gastos de investimento e as etapas do processo de orçamento de capital. Definir a terminologia básica de orçamento de capital. Discutir os principais componentes dos fluxos de caixa relevantes, fluxos de caixa de oportunidades de expansão e de oportunidades de substituição, custos irrecuperáveis e de oportunidade, orçamento internacional de capital e investimentos de longo prazo.

Objetivos de aprendizagem Calcular o investimento inicial associado a uma proposta de gasto de capital. Determinar as entradas operacionais de caixa relevantes usando a estrutura da demonstração do resultado do exercício. Encontrar o fluxo terminal de caixa.

Introdução Orçamento de capital é o processo de identificação, avaliação e implantação das oportunidades de investimento de longo prazo de uma empresa. Procura identificar investimentos que aumentarão a vantagem competitiva da empresa e a riqueza de seu acionista. A decisão típica de orçamento de capital envolve um investimento inicial substancial, seguido de uma série de entradas de caixa menores. Decisões incorretas em relação a orçamento de capital podem levar, em última instância, à falência da empresa.

Motivos principais da realização de gastos de capital

Motivos principais da realização de gastos de capital Exemplos Substituição de ativos obsoletos. Aumento da eficiência das operações. Aquisição de ativos para expansão com novos produtos ou em novos mercados. Aquisição de outra empresa. Cumprimento de exigências legais. Atendimento de demandas de funcionários. Cumprimento de normas ambientais.

Etapas do processo de orçamento de capital Geração de propostas. Revisão e análise. Tomada de decisão. Implantação. Acompanhamento. Nossa ênfase

Projetos independentes e projetos mutuamente exclusivos Terminologia básica Projetos independentes e projetos mutuamente exclusivos Projetos mutuamente exclusivos são investimentos que competem de alguma forma pelos recursos da empresa – uma empresa pode selecionar um ou outro dos projetos, mas não ambos. Projetos independentes, por outro lado, não competem pelos recursos da empresa. Uma empresa pode selecionar um ou o outro, ou ambos, desde que atendam às exigências mínimas de rentabilidade.

Fundos ilimitados e racionamento de capital Terminologia básica Fundos ilimitados e racionamento de capital Se a empresa tiver fundos ilimitados para a realização de investimentos, então todos os projetos independentes que prometerem retornos superiores a certo nível poderão ser aceitos e implantados. Geralmente, porém, na maioria dos casos, as empresas operam sob condições de racionamento de capital, possuindo um número fixo de fundos para aplicar em investimentos e projetos. However, in most cases firms face capital rationing restrictions since they only have a given amount of funds to invest in potential investment projects at any given time.

Aceitação-rejeição e classificação de projetos Terminologia básica Aceitação-rejeição e classificação de projetos O enfoque de aceitação-rejeição envolve a avaliação de propostas para determinar se atendem ao critério mínimo de aceitação da empresa. O enfoque de classificação envolve o ordenamento de propostas com base em uma medida predeterminada, tal como a taxa de retorno.

Fluxos de caixa convencionais e fluxos de caixa não convencionais Terminologia básica Fluxos de caixa convencionais e fluxos de caixa não convencionais

Fluxos de caixa relevantes Fluxos de caixa incrementais: São fluxos de caixa especificamente associados ao investimento. Seu efeito (positivo ou negativo) sobre os outros investimentos da empresa deve ser considerado. Por exemplo, se uma creche resolver abrir outra unidade, deverá ser considerado o impacto da decisão de clientes de mudarem para a outra unidade.

Fluxos de caixa relevantes Principais componentes do fluxo de caixa

Fluxos de caixa relevantes Fluxos de caixa de expansão e fluxos de caixa de substituição A elaboração da estimativa de fluxos de caixa incrementais é relativamente simples no caso de decisões de expansão, mas não no caso de decisões de substituição. No caso de decisões de substituição, os fluxos de caixa incrementais devem ser calculados subtraindo-se os fluxos de caixa de projetos existentes dos fluxos de caixa do novo projeto.

Fluxos de caixa relevantes Fluxos de caixa de expansão e fluxos de caixa de substituição

Fluxos de caixa relevantes Custos irrecuperáveis e custos de oportunidade Note-se que os gastos já realizados (custos irrecuperáveis) são irrelevantes ao processo de decisão. Entretanto, os custos de oportunidade, correspondentes a fluxos de caixa que poderiam ser obtidos na melhor utilização alternativa do ativo são relevantes.

Fluxos de caixa relevantes Investimento internacional A análise internacional de orçamento de capital difere da análise puramente doméstica porque: As entradas e saídas de caixa ocorrem em moeda estrangeira. Os investimentos no exterior envolvem riscos políticos significativos. A despeito desses riscos, o ritmo do investimento no exterior tem se acelerado bastante desde o final da Segunda Guerra Mundial.

Fluxos de caixa relevantes Exemplos de fluxos de caixa relevantes Entradas de caixa, saídas de caixa e custos de oportunidade. Variações de capital de giro. Custos de instalação, remoção e treinamento. Valores terminais. Depreciação. Custos irrecuperáveis (não são relevantes). Efeitos sobre ativos existentes.

Fluxos de caixa relevantes Categorias de fluxos de caixa: Fluxos iniciais de caixa são fluxos de caixa inicialmente resultantes do projeto. Geralmente são representados por saídas de caixa. Fluxos de caixa operacionais são os fluxos gerados pelo projeto durante seu funcionamento. Esses fluxos costumam ser positivos. Fluxos de caixa terminais resultam da liquidação do projeto. São comumente positivos.

Determinação do investimento inicial

Determinação do investimento inicial

Determinação do investimento inicial

Determinação do investimento inicial

Determinação do investimento inicial A Powell Corporation, uma grande e diversificada fabricante de componentes para aeronaves, está tentando determinar o investimento inicial necessário para substituir uma máquina antiga por um modelo novo e mais sofisticado. O preço de compra da máquina é $ 380.000; $ 20.000 adicionais serão necessários para instalá-la. A depreciação ocorrerá de acordo com o MACRS, com o prazo de recuperação de cinco anos. A máquina atual (antiga) foi comprada há três anos, ao custo de $ 240.000, e estava sendo depreciada pelo MACRS, com prazo de recuperação de cinco anos. A empresa encontrou um comprador disposto a pagar $ 280.000 por essa máquina, e ele se encarregará de transportá-la à sua própria custa. A empresa espera que um aumento de $ 35.000 dos ativos circulantes e de $ 18.000 dos passivos circulantes acompanhe essa substituição. Tais variações resultarão em um crescimento de $ 17.000 ($ 35.000 – $ 18.000) do capital de giro líquido. Tanto os rendimentos ordinários quanto os ganhos de capital são tributados à alíquota de 40%.

Determinação do investimento inicial

Determinação dos fluxos de caixa operacionais As estimativas de receitas e despesas (excluindo depreciação) da Powell Corporation, com a nova máquina proposta e com a máquina atual, descritas no exemplo anterior, são fornecidas na Tabela 8.5. Tanto a vida útil estimada da máquina proposta quanto a vida útil restante da máquina atual são iguais a cinco anos. O valor a ser depreciado com a máquina proposta é calculado somando-se o preço de compra de $ 380.000 aos custos de instalação de $ 20.000.

Determinação dos fluxos de caixa operacionais

Determinação dos fluxos de caixa operacionais

Determinação dos fluxos de caixa operacionais

Determinação dos fluxos de caixa operacionais

Determinação dos fluxos de caixa operacionais

Determinação do fluxo de caixa terminal

Determinação do fluxo de caixa terminal Prosseguindo com o exemplo da Powell Corporation, vamos supor que a empresa espere ser capaz de liquidar a nova máquina, no final de sua vida útil de cinco anos, recebendo $ 50.000 líquidos depois dos custos de remoção e limpeza. A máquina antiga pode ser liquidada por $ 0 no final dos cinco anos porque estará completamente obsoleta. A empresa espera recuperar seu investimento de $ 17.000 em capital de giro líquido no término do projeto. Tanto os rendimentos ordinários quanto os ganhos de capital são tributados a uma alíquota de 40%.

Determinação do fluxo de caixa terminal

Síntese dos fluxos de caixa relevantes