SOCIEDADE LIMITADA Equipe: Aline Marques Flávia Ribeiro Nayara Santana

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sociedade em Comandita por Ações
Advertisements

SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAÇÃO
Direito Comercial Sociedade em Nome Coletivo Amanda Maria Diego Peres
SOCIEDADE ANÔNIMA Acadêmicos: Bruna Chaves Danielle Fonseca Maxwell Júneo Militão José Solange Mendes.
SOCIEDADE LIMITADA: Sociedade de Pessoas; Capital integralizado;
Direito Empresarial I Aula 13
Direito Empresarial I Aula 09
Direito Empresarial I Aula 10
MODALIDADES DAS OBRIGAÇÕES – 2.ª PARTE
Faculdade Comunitária de São José dos Campos Tecnólogos de RH Administração de Cargos e Salários
Artigo 14.º (Expressão do capital) O montante do capital social deve ser sempre e apenas expresso em moeda. Código das Sociedades Comerciais.
VICENTE CARLETTO SCALFONI
Unidade 5 - Sociedade Limitada
Unidade 9 – Direito Falimentar
Unidade 6 - Direito Societário: Sociedades Menores
Unidade 7 - Direito Societário: Sociedade Limitada
UNIDADE 10: DIREITO COMERCIAL (Direito Empresarial)
D. Empresarial aula 9.
Contabilidade Geral Celso Mesquita Celso Mesquita.
SCP, SPE E CONSÓRCIO Alberto Sogayar.
A Sociedade em Nome Coletivo
Natureza Jurídica das Sociedades Cooperativas e suas Características
DIREITO EMPRESARIAL TEORIA GERAL DO DIREITO SOCIETÁRIO
Antes chamada de Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada
Características do negócio e do empreendedor em comunicação Parte I
DISSOLUÇÃO, LIQUIDAÇÃO E EXTINÇÃO DE SOCIEDADES
PROFESSOR: CELIO CELLI
EMPRESARIAL I Aula 11- Agentes Societários : Sócios.
Profº Carmênio Júnior
PERSONALIZADAS – CÓDIGO CIVIL 2002
Trabalho: Comandita por Ações
EFEITOS DA FALÊNCIA.
Unidade 4 Sociedade em Conta de Participação
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP DIREITO EMPRESARIAL 7º DIN 2
Aula 5 – Empresário e Sociedades Empresárias
SOCIEDADES – aspectos gerais
SOCIEDADES CONTRATUAIS
U NIDADE 3 S OCIEDADE EM C OMUM Profª Roberta Siqueira/ Direito Empresarial II ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria. Foi.
SOCIEDADE EM COMANDITA SIMPLES
EMPREGADOR.
Happy Days On Earth Transporte de Passageiros, Prestação de Serviços e Organização de Eventos Turísticos ESCOLA SECUNDÁRIA MONTE DE CAPARICA Curso EFA.
REESTRUTURAÇÃO SOCIETÁRIA
EMPRESARIAL I Aula 9- Capital Social.
Direito Empresarial I Hilda Ledoux Vargas UEFS 2009
DIREITO SOCIETÁRIO.
U NIDADE 6 S OCIEDADE EM N OME C OLETIVO Profª Roberta Siqueira Direito Empresarial II ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria.
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP DIREITO EMPRESARIAL 7º DIV 1
TIPOS DE EMPRESAS.
A Sociedade em Nome Coletivo
Profº Carmênio Júnior
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP DIREITO EMPRESARIAL 7º DIN 2
SOCIEDADES EMPRESÁRIAS Continuação – 23/11 e 02/12/2013 Profº Carmênio Barroso
Profº Carmênio Júnior
Profº Carmênio Júnior
Profº Carmênio Júnior
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP DIREITO EMPRESARIAL 7º DIN 2
RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA
Sociedade em comandita simples Sociedade em comandita simples.
DIREITO SOCIETÁRIO.
DAS SOCIEDADES PERSONIFICADAS
DISSOLUÇÃO DAS SOCIEDADES CONTRATUAIS
FINANÇAS CORPORATIVA 2ª PARTE - EMPRESA E AS FUNÇÕES FINANCEIRAS.
DIREITO EMPRESARIAL PROF. DR. ANA PAULA MYSZCZUK.
Sociedade em Conta de Participação Esta sociedade não possui patrimônio próprio e nem personalidade jurídica, pois este patrimônio e a personalidade jurídica.
TIPOS DE SOCIEDADE E CONTABILIDADE SOCIETÁRIA
OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS E INDIVISÍVEIS
SOCIEDADES EMPRESÁRIAS Atos constitutivos: a sociedade empresária adquire personalidade jurídica com o arquivamento dos atos constitutivos na Junta Comercial.
SOCIEDADE LIMITADA (PARTE II) PROF. WILIAM CARVALHO.
Transcrição da apresentação:

SOCIEDADE LIMITADA Equipe: Aline Marques Flávia Ribeiro Nayara Santana Marília Soares Valéria Cristina SOCIEDADE LIMITADA

Sociedade Limitada sociedade limitada Sociedade Limitada é o tipo de sociedade na qual cada sócio responde pelo valor de sua cota, porém, todos terão responsabilidade solidária pela integralização do chamado capital social. Dispõe o artigo 1.052 do Código Civil: “Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social”.

Características das Sociedades Limitadas Sociedade Limitada Características das Sociedades Limitadas a) reúnem-se sob firma ou denominação, integrada pela palavra final limitada ou a sua abreviatura; b) todos os sócios deverão contribuir para a formação do capital social; c) o capital social divide-se em quotas, iguais ou desiguais, cabendo uma ou diversas a cada sócio; d) é proibida a contribuição que consista em prestação de serviços; e) a responsabilidade dos sócios é limitada à importância total do capital social, subscrito e não integralizado; f) o contrato deverá ser escrito, sob a forma estabelecida no artigo 997 do Código Civil, com cláusulas estipuladas pelas partes;

Responsabilidade dos Sócios Na sociedade limitada a responsabilidade do sócio é maior que na sociedade anônima, em que o acionista responde tão-somente pela integralização de suas próprias ações, não tendo qualquer tipo de responsabilidade solidária em relação aos demais acionistas. Na sociedade limitada, em princípio, cada sócio assume para com a sociedade a obrigação fundamental de contribuir com o valor de sua quota-parte, para a constituição do capital social.

Responsabilidade dos sócios Três sócios constituem uma sociedade limitada: sócio A – 10% das quotas; sócio B – 20% das quotas; sócio C – 70% das quotas. A e B integralizaram suas quotas, porém C integralizou metade – 35%. Caso a sociedade não suporte suas dívidas, todos os sócios, inclusive A e B, respondem pelas dívidas sociais, até o limite dos 35% que ainda não foram integralizados por C. Os sócios A e B chamados a responder pela parte faltante do capital social, terão direito de regresso contra o sócio C.

Dissolução da Sociedade Limitada O processo de encerramento das sociedades passa por três fases distintas: Dissolução; Liquidação; Extinção. A dissolução dá-se: a) por deliberação dos sócios (distrato); b) expiração de seu prazo (nos casos de sociedades por tempo determinado); c) pela lei (morte de um dos sócios em sociedades de pessoas, salvo disposição contrária, ou ato legal dissolutório);

Dissolução da Sociedade Limitada d) por ato de autoridade administrativa (quando cassada a autorização governamental de funcionamento ou quando se revele perniciosa); e) judicial (falência, dissolução por vontade de um dos sócios nas sociedades por tempo indeterminado). Com a dissolução, ocorre o encerramento da fase ativa da sociedade e passa-se à sua liquidação.

Liquidação da Sociedade Limitada Na liquidação, será nomeado um liquidante (que poderá ser um administrador ou terceiro), que ficará encarregado de receber eventuais créditos da sociedade e de pagar todo o seu passivo(divídas). Partilha - os bens remanescentes serão entregues aos sócios, após o pagamento de todos os credores.

Extinção da Sociedade Limitada Muitas vezes as sociedades são extintas sem satisfazer todas as suas dívidas, deixando, por exemplo, de pagar: Credor trabalhista; Comercial; Fiscal. Neste caso a sociedade simplesmente fecha suas portas sem o cumprimento das formalidades exigidas. Extinção irregular - acarreta a responsabilidade pessoal dos sócios pelas dívidas da sociedade. Isto explica e justifica a penhora de bens dos sócios para a liquidação das obrigações sociais.