Roteiro de Elaboração WEBQUEST.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
Tutorial Isend – Marketing
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
WEBQUESTS O que é uma Webquest? Uma Webquest é uma “aventura na net”
Como Preparar Seminários
O que é Como elaborar Como avaliar
WebQuest.
TCC: Monografia e/ou Artigo
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Relatórios de Atividades de Pesquisa: como elaborar?
PRODUÇÃO RESENHA.
Sérgio Elias Vieira Cury
Titulo da monografia Nome do aluno: Orientadora:
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2011.
Desafio.
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Como escrever um Artigo científico?
Tutorial de utilização do
Desenvolvimento de PROJETOS.
Bom Dia Projecto de Acompanhamento Pedagógico de Internet
WEBQUEST Aventura na web. WEBQUEST Aventura na web.
Como elaborar um texto Argumentativo
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
Explicitando informações de ajuda para a construção de sítios de e-GOV
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Metodologia Científica
WebQuests.
O que é o pré-projeto (ou anteprojeto) em Jornalismo?
Questionário Sociolinguístico
Prof Ivany Avila Prof Dóris Almeida Tutora Márcia Caetano
desafio de pesquisar na rede
O Uso Pedagógico do Blog
Planejamento PNAIC 2014.
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
DISSERTAÇÃO.
O papel do conteudista.
Webquest.
Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano
ARTIGO CIENTIFICO.
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
WEBQUEST.
Rodas de leitura, conversando sobre livros
Resenha Produção de texto.
Webquest - Vulcanismo Março 2011.
1 - Introdução à Modelagem Matemática
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Produzindo o Ensaio Teórico
Um guia simples para o aluno Etebrax elaborar suas atividades.
Curso sobre Revista.
Organizando o trabalho pedagógico
Forma Canônica e Definições
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
QUAL A MINHA POSIÇÃO SOBRE AS IDÉIAS DO AUTOR?
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Esta apresentação não ocorreu no próprio Visual Class devido ao tamanho - muitos megas, que demanda tempo e espaço para que seja possível a visualização.
Como fazer um trabalho de pesquisa
Como elaborar um plano de aula
RESENHA.
Nome da Escola Data Nome do Voluntário Aquecedor Solar de Água.
Por que o jornal na escola?
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
A escolha é sua: Webquest realizada por: Profissões Avaliação
PROJETOS PESSOAIS 1ª FASE: COMO CONSTRUIR O SUMÁRIO E A INTRODUÇÃO???
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais Trabalho de Curso I Orientações Gerais.
Transcrição da apresentação:

Roteiro de Elaboração WEBQUEST

O processo de construção de uma webquest se desdobra em três etapas: Planejar - O planejamento é o aspecto pedagógico da elaboração. É o momento de definir o conteúdo da webquest. É uma etapa de criação, que demanda tempo e reflexão, e não exige o uso do computador. Formatar - A formatação é o aspecto editorial da elaboração. É o momento de inserir o conteúdo (definido na etapa de planejamento) num gabarito que contém as seções típicas de uma WQ: Introdução, Tarefa, Processo, fontes de informação, Avaliação, Conclusão. Nessa etapa, vale incluir imagens, revisar e dar acabamento na webquest. Publicar - Publicar significa pôr a webquest no ar. É o momento de tomar as providências técnicas para que a webquest possa ser acessada e utilizada pelas pessoas, na Internet.

1ª Etapa - Planejamento Defina o tema: Webquests são atividades curriculares, por isso, escolha um tema que faça parte do currículo. Pense num assunto para o qual você possa dar uma abordagem interessante e cujo desenvolvimento possa melhorar suas aulas. A escolha do tema está ligada à disponibilidade de fontes de informação, que são geralmente sites ou páginas na Web (mas não somente). Ao pensar sobre o tema, vá navegando na Web para avaliar se há bons sites e páginas sobre o assunto.

Selecione as fontes de informação Numa webquest, as fontes de informação são geralmente sites, mas não exclusivamente. Podem ser também livros, revistas, jornais, até uma entrevista com um especialista, ou qualquer outra fonte que você julgar conveniente. Para selecionar as fontes de informação ligadas ao tema da sua webquest, recomendamos que você: Faça uma seleção inicial de sites e páginas. Reavalie a seleção e fique com os melhores e mais adequados. Avalie a conveniência de utilizar outro tipo de fonte: livros, revistas, artigos, discos, vídeos etc. Defina a lista final de recursos online e offline a ser usada pelos alunos na realização da Tarefa.

Delineie a Tarefa A Tarefa é a alma de uma webquest. Por essa razão, dedique seus melhores esforços para planejar uma Tarefa que seja motivante e desafiadora, que realmente possa ser realizada e que tenha a ver com a vida real. Se possível, evite coisas muito escolares como seminários, palestras, questionários. Para delinear a Tarefa, sugerimos que você: Examine Tarefas de boas webquests. Determine uma Tarefa que seja realizável e plausível. Dê asas à imaginação: arrisque algo diferente da sua rotina didática. Troque idéias com seus colegas, peça a opinião deles.

Estruture o Processo Na seção Processo, você deve explicar passo a passo como o grupo deve realizar a Tarefa e que fontes de informação devem ser usadas em cada etapa. É freqüente pedir aos alunos que desempenhem papéis, porque isso permite diferentes perspectivas de um mesmo problema. Se a sua webquest é desse tipo, descreva no Processo quais são as características de cada papel e quem vai representar cada um. Em resumo, siga os passos: Estabeleça quais fontes de informação deverão ser consultadas e quando. Descreva e atribua a cada aluno o papel que terá de desempenhar.

Escreva a Introdução O texto de Introdução de uma webquest deve ser direto, instigante, envolvente, motivante. Seja direto. Use linguagem clara e compreensível. Lembre-se de que a pessoa estará lendo o texto na tela do computador, por isso, seja breve. Evite abordagem professoral. Escreva um texto dirigido ao seu público-alvo. Motive o público-alvo da sua WQ. Seja breve. Evite didatismo.

Escreva a Conclusão Do mesmo modo que a Introdução, a Conclusão deve ser clara, breve e simples. Entretanto, a Conclusão tem o papel de promover a reflexão sobre o que foi visto e incentivar a continuidade do trabalho. Reafirme aspectos de interesse registrados na Introdução. Realce a importância daquilo que os alunos exploraram. Aponte caminhos que possam ajudar os alunos a continuar estudos e investigações sobre o tema.

2ª ETAPA – FORMATAÇÃO Nessa etapa, você vai formatar o conteúdo que definiu no planejamento, inserindo-o num gabarito especial. O gabarito apresenta campos para inserir o conteúdo já nos lugares apropriados: seção Introdução, seção Tarefa, seção Processo etc.

Faça os acertos finais Em resumo, sugerimos que você: Coloque imagens para enriquecer ou esclarecer aspectos da WQ. Coloque os créditos. Revise todo o conteúdo. Revise o texto. Teste a sua WQ com um grupo de alunos. Peça a colegas que avaliem a sua WQ.

3ª ETAPA – PUBLICAÇÃO Depois que a sua webquest estiver pronta, revisada, testada e finalizada, é preciso colocá-la no ar, isto é, publicá-la na Internet, para que possa ser acessada e utilizada pelas pessoas.