O MOVIMENTO SOFISTA Movimento Sofista Contribuições

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O pensamento socrático
Advertisements

Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
Componente Curricular: Ciências Políticas e Teoria do Estado.
As origens da Filosofia Carla G Meassi
O QUE É ÉTICA?.
Sofistas Sócrates Platão Aristóteles.
Ética - Visão Histórica
Julgamento de Sócrates.
ESADE – Graduação em Direito 2011/II
SÓCRATES: (HUMANISMO, UNIVERSALISMO E DOGMATISMO)
PERÍODO SOCRÁTICO >Os sofistas inauguram o período socrático.
Os Sofistas.
Sofistas Sec. V a.c. O foco de suas atividades passa a ser o próprio homem e a sociedade. O termo sofista significa sábio, mas com o decorrer do tempo,
História da Filosofia ANTIGA
ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
Cícero paulino dos santos costa
A atitude e a experiência filosófica
MITO O mito é uma forma de narrativa que não explica racionalmente a origem das coisas e a realidade, pois utiliza lendas e histórias sagradas para interpretá-las.
O I L U M N S Professor: Odair.
Pré-Socráticos e metafísica: Princípio de todas as coisas - Arkhé
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Por: Gusttav, Larissa, Lucas e Rauan
Revisão para Avaliação I
PAIDÉIA.
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
Platão e o mundo das Ideias
Filosofia, retórica e democracia
Capítulo 13.  “Entendemos por política o conjunto dos esforços que se faz em vista de participar do poder ou influenciar a divisão do poder entre os.
A resposta de Sócrates e Platão ao impasse gerado por Parmênides
Sistema Piaget de Ensino
Capítulo 11 Filosofia Antiga: Pensamentos Clássico e Helenístico
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
Filosofia Grega: Pré-socráticos, Sócrates, Platão e Aristóteles
Matéria: Homem Cultura e Sociedade Prof. Wendel Lima de Freitas
O poder das perguntas O que é?
Sócrates, Platão e aristóteles
ATITIDE FILOSÓFICA ≠ DE SENSO COMUM O objetivo da Filosofia é tornar claro e delimitar rigorosamente os pensamentos. Questionar; O que é? Como acontece?
Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Filosofia Prof. Uilson e Bruno. 8ª Série – 9º ano Uberaba Setembro de 2014.
- Uma aproximação histórica e etimológica
O que é a Filosofia ? - Uma resposta inicial
Sócrates: “Só sei que nada sei”. O Não-saber e O Elenchos
Os pré-socráticos: início da sistematização do conhecimento
Filosofia da Grécia Aline Fernandes; Bruna Santos; Cássia Fernanda;
Sócrates, Platão e Aristóteles
Grécia - Cultura.
O Processo de Educação na Grécia Antiga
Prof. Ricardo Filosofia
Os mestres da argumentação
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Sócrates: o patrono da filosofia
Sócrates “Só sei que nada sei”.
Sofistas A retórica.
Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Professor Uilson Fernandes
Diálogo crítico A filosofia de Sócrates era desenvolvida mediante o diálogo crítico (ou dialética) com seus interlocutores. Este diálogo pode ser dividido.
FILOSOFIA ANTIGA PENSAMENTO CLÁSSICO.
SÓCRATES 469 – 399 a.C..
PLATÃO.
Bolsistas: Daniela, Bárbara, Deivison, Fernando, Raphaela e Gilberto 2015.
PERÍODO SOCRÁTICO >Os sofistas inauguram o período socrático.
OS SOFISTAS.
FILOSOFIA.
O conhecimento na antiguidade
Antiguidade grega e romana
A Filosofia A Palavra Filosofia. ‘A palavra filosofia é grega’ É composta por duas outras: –Philos e Sophia Philo deriva-se de philia, que significa:
SÓCRATES E OS SOFISTAS O estilo de vida de Sócrates assemelhava-se ao dos Sofistas, embora não vendesse seus ensinamentos. Com habilidade de raciocínio,
INTRODUÇÃO A FILOSOFIA
Sócrates e o nascimento da Filosofia
A Filosofia da Grécia clássica ao helenismo
Das aparências ao mundo das idéias.
Sócrates e o nascimento da Filosofia
Transcrição da apresentação:

O MOVIMENTO SOFISTA Movimento Sofista Contribuições Séculos IV e V a.C. Protágoras, Górgias, e Hipías. Técnicas avançadas de discurso. Mobilidade. Movimento Sofista Contribuições importantes dos Sofistas Sócrates e os Sofistas

A palavra SOFISTA, etimologicamente vem de sophos, que significa “sábio”, ou seja, designa qualquer um que pratique uma forma de sophia. Entretanto com o passar do tempo, a palavra sofista ganhou o sentido de “impostor” devido sobretudo, às críticas de Platão.

Quem eram os sofistas? Os sofistas eram professores ambulantes, vindos de todas as partes do mundo grego, que viajavam de cidade em cidade, não se fixavam em lugar nenhum, e que para escândalo de seus contemporâneos, costumavam cobrar pelas aulas, vendiam ensinamentos práticos de filosofia.

Contexto histórico: O momento histórico vivido pela civilização grega favoreceu o desenvolvimento desse tipo de atividade praticada pelos sofistas. Foi uma época em que Atenas se encontrava diante de lutas políticas e intenso conflito de opiniões nas assembleias democráticas. Os sofistas então surgem atendendo a necessidade de uma nova educação - Paidéia, educação racionalista e democrática acessível a todos, destinada a formação do cidadão que deveria viver na pólis (cidade).

Quem procurava seus ensinamentos? Os cidadãos mais ambiciosos sentiam necessidade de aprender a arte de argumentar em público para conseguir persuadir em assembleia e, muitas vezes, fazer prevalecer seus interesses individuais e de classe. Atraíam a juventude ansiosa para participar da vida pública.

Ensinamentos sofistas: As lições dos sofistas tinham como objetivo, o desenvolvimento do poder de argumentação, da habilidade retórica, do conhecimento de doutrinas divergentes. Eles transmitiam, enfim, todo um jogo de palavras, raciocínios e concepções que seria utilizado na arte de convencer as pessoas, driblando as teses dos adversários.

PRINCIPAIS SOFISTAS PROTÁGORAS, GÓRGIAS, Isócratres, Hípias, Pródico, Crítias, Antifonte e Trasímaco. .

PROTÁGORAS de Abdera (487-420 a.C.) Protágoras é considerado o primeiro e um dos mais importantes sofistas. Ensinou por muito tempo em Atenas, tendo como princípio básico de sua doutrina a ideia de que o homem é a medida de tudo o que existe. "O homem é a medida de todas as coisas”.

RELATIVISMO Protágoras, queria dizer que a justiça e a injustiça, o bem e o mal devem ser sempre avaliados em função das necessidades dos homens. Seu propósito era formar cidadãos, cuja vida em sua plenitude, é a vida pública. Conforme essa concepção, todas as coisas são relativas à disposição do homem, isto é, o mundo é o que o homem constrói ou destrói. Por isso não haveria verdades absolutas. Toda verdade seria relativa a determinada pessoa, grupo social ou cultura.

Górgias de Leontine (487-380 a.C) Considerado um dos grandes oradores da Grécia, aprofundou o subjetivismo relativista de Protágoras a ponto de defender o ceticismo absoluto. Afirmava que: >Nada existia; >Se existisse, não poderia ser conhecido; >Mesmo que fosse conhecido, não poderia ser comunicado a ninguém.

Sócrates e os Sofistas Duelo entre ambos; Sócrates busca a verdade e incita seus discípulos a descobri – la. Já os Sofistas buscam o sucesso e ensinam as pessoas como consegui – lo. O Sofista cobra para ensinar e transmite um saber pronto, sem crítica (vende uma mercadoria); Sócrates vive uma vida voltada para a filosofia, induz a construção do conhecimento através de bons argumentos, sempre em busca da verdade.

DIÁLOGO SOCRÁTICO IRONIA: Sócrates interrogava as pessoas sobre as coisas que pensavam saber. A ironia socrática tinha um caráter purificador porque levava os discípulos a confessarem suas próprias contradições e ignorâncias, onde antes só julgavam possuir certezas e clarividências.

DIÁLOGO SOCRÁTICO MAIÊUTICA: Libertos do orgulho e da pretensão de que tudo sabiam, os discípulos podiam então iniciar o caminho da reconstrução de suas próprias ideias. O objetivo de Sócrates era ajudar seus discípulos a conceberem suas próprias ideias.

OBRIGADA!