O Projeto Elaborado pelo Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana Parceria: Instituto Kaplan - Secretarias de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO À SAÚDE DO SURDO
Advertisements

Definição do público-alvo:
“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
SRE METROPOLITANA C Desirée Renée Emmels de Souza
Província Marista Brasil Centro-Norte
1º Seminário Nacional de Pró-Saúde II
Saúde e Prevenção nas Escolas
“Necessidades e desafios da sexualidade: Vale Sonhar”
O Projeto Elaborado pelo Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana Parceria: Instituto Kaplan - Secretarias de.
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação de Acompanhamento e Avaliação.
“Quanto mais preliminares, mais úmida fica a perereca.”
Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
AFETIVIDADE E SEXUALIDADE
CAOP-Consumidor (MPPE)
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS – UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA ARAGUAÍNA, 27 E 28 DE AGOSTO DE 2009.
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
Apresentação.
CAOP-Consumidor (MPPE)
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
A Escola e as Mudanças Sociais
A sexualidade trocada por miúdos
PROGRAMA EDUCAÇÃO A FAVOR DA VIDA ABRIL/2010. Apresentação Entendemos que o papel da Escola é refletir, discutir e propor ações voltadas para a prevenção.
Educação sexual e sexualidade: Quo vadis?
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
FIQUE SABENDO de novembro a 1º de dezembro
Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores
PREVENÇÃO À SAÚDE E CULTURA É CURRÍCULO Núcleo Pedagógico DE – Região Bauru.
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Matematica PCOPs Luciane e MUTSU-KO
Utilidade Pública Municipal – Lei 6868/07
Rio Mulher.
SPE & PREVENÇÃO TAMBÉM SE ENSINA
Programa Sala de Leitura 2014
BASES MORFOLÓGICAS E FISIOLÓGICAS DA REPRODUÇÃO HUMANA
Educação Ambiental e Saúde “Jovem educa jovem, mas educam também todos aqueles que têm mente e coração abertos, conscientes de que a mudança depende de.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
Monique Estevam – PCNP de Ciências Data: 29/04/2014
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
Conferência Municipal de Educação
PREFEITURA DE NOVO HAMBURGO Administração Popular Secretaria Municipal da Saúde Secretaria Municipal de Educação Secretaria Municipal de Desenvolvimento.
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Ministério da Educação Ministério da Saúde UNESCO UNICEF UNFPA
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Gabriela Ramalho Lopes
CADASTRO DOS MUNICÍPIOS, MONITORAMENTO E DESAFIOS !
Apresentação do Programa “Ação Saudável”
OFICINA TEMÁTICA II FORMAS DE ACESSO AOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE - PROFAPS ASPECTOS PEDAGÓGICOS.
PROPOSTAS PARA A SUSTENTABILIDADE DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO Fala, Comunidade 7! Dezembro de 2006.
RELATO DE TRABALHO PARA A II MOSTRA VIRTUAL DE INCLUSÃO DIGITAL
Como se desenvolve a sexualidade
Dados atualizados sobre Gravidez na Adolescência
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PERNES Coordenadora do Projecto: Vanessa Pereira ANO LECTIVO
Como Ensinar Saúde Sexual e Reprodutiva em um Projeto de Extensão
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
Desafios da adolescência
VALE SONHAR.
1º Encontro - Apresentação 06/06/2014. Pauta Acolhida Contexto do Ensino Médio O que é o Pacto? Execução do Pacto no Ceará Levantamento de expectativas.
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

O Projeto Elaborado pelo Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana http://www.kaplan.org.br Parceria: Instituto Kaplan - Secretarias de Estado da Educação e da Saúde (Programa DST/Aids do município). Tema: Educação sexual Agentes de prevenção envolvidos: Professores de Ciências, Profissionais da Saúde e Professores Mediadores Público alvo: adolescentes com idade entre 11 e 14 anos (6º ao 9º ano) Formato do projeto: enquetes sobre gravidez e DSTs; 3 oficinas para cada ano; Preenchimento e envio dos resultados para o Núcleo Pedagógico – datas ainda não definidas pela SEE. Locais de desenvolvimento: 21 escolas estaduais de Jacareí e outras instituições que fazem atendimento aos adolescente no município (CAIA, CREAS, Secretaria de Saúde).

Objetivos do Encontro: Apresentar o kit (materiais de apoio); Vivenciar as oficinas destinadas aos 6º e 7º anos para que possam ser realizadas com os adolescentes nas escolas e/ou instituições de atendimento; Orientar sobre o preenchimento de tabelas à serem enviadas pelas escolas para o Núcleo Pedagógico; Propiciar um momento para conhecimento, entrosamento e fortalecimento do trabalho entre os profissionais de educação e saúde do município de Jacareí.

Pauta Manhã: Acolhimento: vídeo “Era uma vez outra Maria” Apresentação do grupo de formadores e dos agentes de prevenção Realização das oficinas do 6º ano Tarde Realização das oficinas do 7º ano Esclarecimento de dúvidas Escolas - Instruções para a realização das enquetes e preenchimento dos resultados em tabelas para enviar ao Núcleo Pedagógico.

6º ano - PUBERDADE OBJETIVO: Conhecer e aprender a lidar com as mudanças da puberdade, sensibilizando para o auto-cuidado com o corpo - prevenção. 1ª Oficina: As Mudanças do Corpo na Puberdade OBJETIVO: Promover o conhecimento dos participantes em relação às mudanças físicas, aos caracteres sexuais primários e secundários na puberdade. 2ª Oficina: Puberdade – Expectativas Pessoais e Sociais  OBJETIVO: Promover atitudes positivas nas relações sociais e no trato consigo frente às mudanças da puberdade 3ª Oficina: Higiene (Prevenção)  OBJETIVO: Motivar o adolescente para assumir e valorizar os cuidados com seu corpo

7º ano - CORPO REPRODUTIVO OBJETIVO: reconhecer o ciclo menstrual e a espermatogênese como fenômenos de transformação do corpo para o interesse sexual e a reprodução humana.   1ª Oficina – Reprodução Humana OBJETIVO: conhecer os órgãos que compõe o aparelho reprodutor interno e externo, e suas funções reprodutivas. 2ª Oficina - BINGO HUMANO (Menstruação/Ejaculação)  Objetivo: Desenvolver atitudes positivas nos jovens, frente a menstruação e ejaculação, por meio da identificação da importância destes fatos na vida sexual e reprodutiva. 3ª Oficina: Responsabilidade e prevenção - Jogo dos Jornalistas  OBJETIVO: Desenvolver o cuidado de prevenção a gravidez, a partir da percepção de que menstruar e ejacular os torna capazes de gerar filhos.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES Todos os professores que participaram levaram cópias com os manuais de como realizar as oficinas; Provavelmente, haverá um segundo encontro em agosto ou setembro para capacitação das oficinas do 8º e 9º ano; As oficinas só deverão ser desenvolvidas com os alunos após a segunda etapa da capacitação com os professores de Ciências; Antes de realizar as oficinas com os alunos os mesmos deverão responder uma enquete sobre gravidez e DST, no mesmo formato da enquete realizada no projeto Vale Sonhar pelos professores de Biologia. Caso necessário, peça auxílio do professor de Biologia que já tem experiência com a enquete. ATENÇÃO: a enquete deve ser sigilosa, portanto, o aluno responde num papel sem anotar o seu nome. OS MODELOS DE ENQUETE SERÃO DISPONIBILIZADOS APÓS A CAPACITAÇÃO. As oficinas deverão ser realizadas após a enquete. Aguardar orientações sobre esse período de realização.

Falar com Fernanda – PCNP de Ciências Em caso de dúvidas: Núcleo Pedagógico 3954-2650 Falar com Fernanda – PCNP de Ciências