GPI Projeto de Produto Professora Alessandra de Paula

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Transcrição da apresentação:

GPI Projeto de Produto Professora Alessandra de Paula e-mail adpaula@fatecinternacional.com.br

CONTEÚDO - AULA 3 CONCEPÇÃO - BENS E SERVIÇOS 3.1 - Categorias de bens e serviços 3.2 - Produtos baseados na inovação 3.3 - Estilo de bens e serviços 3.4 - Necessidade dos clientes: conceito 3.5 - Técnicas e ferramentas para a . geração de idéias 3.6 - A aprovação do conceito - triagem

CATEGORIAS DE NOVOS PRODUTOS Produtos inteiramente novos Novas linhas de produtos Acréscimos de linhas de produtos existentes

CATEGORIAS DE NOVOS PRODUTOS Aperfeiçoamento e revisão de produtos existentes Reposicionamentos Reduções de custos

CRIAÇÃO DE NOVOS SERVIÇOS Redução da dificuldade Padronização de um serviço Personalização de um serviço

PRODUTOS BASEADOS DA INOVAÇÃO c b Conceito Novo Inovações Radicais Incrementais e derivados Próxima Geração Adição de produto à família Projetos Incrementais e Derivados Alianças ou projetos de parcerias Próxima geração ou Plataforma Pesquisa e desenvolvimento avançado Melhoria em um Departamento Ajustes e Mudanças Incrementais Amplitude da mudança do Projeto Amplitude da mudança do Processo

ESTILO DE PROJETO O produto é visualmente agradável aos olhos O produto é desejável – e por isso faz com que o consumidor queira adquiri-lo Por ser agradável e desejável, o produto se torna irresistível ao consumidor

Percepção Visual – Figura 1

Percepção visual – Figura 2

Percepção visual – Figura 3

Percepção visual – Figura 4 O triangulo de Kanizsa O homem da direita parece maior que o da esquerda

Percepção visual – Figura 5 Vaso ou pessoas se olhando Quantas pessoas há na figura?

Percepção visual – Figura 5 Baixa Alta Negativa Indiferente Positiva Complexidade Visual Atratividade Ponto ótimo

PRODUTO ATRATIVO Costume da compra Confiabilidade e desempenho Similaridade Elegância ou beleza

NECESSIDADES DOS CLIENTES Conceito “Um conjunto de benefícios que os consumidores esperam receber com a aquisição do produto”

NECESSIDADES DOS CLIENTES Atendimento Geração do conceito Determinação do pacote de bens e serviços Processo de fabricação e/ou fornecimento de bens e serviços

TESTE DE CONCEITO Simbólica ou fisicamente Realização de pesquisa Forma de protótipos

TÉCNICAS E FERRAMENTAS PARA GERAÇÃO DE IDÉIAS Inspiração inicial Fase de preparação Incubação e iluminação Verificação

TÉCNICAS PARA GERAÇÃO DE IDÉIAS INTERNAS Brainstorming Brainwriting Sinética Mescrai  Modifique, Elimine, Substitua, Combine, Rearranje, Adapte e Inverta, e Analogias

TÉCNICAS PARA GERAÇÃO DE IDÉIAS INTERNAS Análise da função do produto Permutação das características do produto Análise ortográfica Busca de analogias

TÉCNICAS PARA GERAÇÃO DE IDÉIAS EXTERNAS Pesquisa de mercado Reclamação dos clientes

ESCOLHA DE IDÉIAS Votação Matriz de avaliação

APROVAÇÃO DO CONCEITO-TRIAGEM Critérios de avaliação Produção Viabilidade Possuímos as capacitações para produzir? Aceitabilidade Quanto teremos que organizar nossas atividade para produzir? Vulnerabilidade Qual é o risco de não conseguirmos produzir de forma adequada?

OBJETIVOS DE DESEMPENHO Influência de um bom projeto de produto ou serviço Qualidade Pode eliminar pontos falhos potenciais e aspectos “propensos a erros” do produto ou serviço Rapidez Pode especificar produtos que podem ser feitos rapidamente, ou serviços que evitam demoras desnecessárias Confiabilidade Ajudar a tornar previsível cada estágio do processo ao exigir processos padronizados e previsíveis

OBJETIVOS DE DESEMPENHO Influência de um bom projeto de produto ou serviço Flexibilidade Pode permitir variações que proporcionam uma gama de produtos ou serviços oferecidos aos clientes Custo Pode reduzir os custos de cada peça componente do produto ou serviço e também reduzir o custo de combiná-los