METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO – Parte II

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Transcrição da apresentação:

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO – Parte II Profa. Ms. Erika Bataglia

Esquema das fases do método de pesquisa SELEÇÃO DO TEMA FORMAÇÃO DO PROBLEMA PROJETO HIPÓTESE 1ª FASE PROCESSO DE PLANEJAMENTO DA PESQUISA 2ª FASE

3a FASE 4a FASE 5a FASE SELEÇÃO DA AMOSTRA ESCOLHA DA TÉCNICA COLETA DE DADOS SELEÇÃO DA AMOSTRA ESCOLHA DA TÉCNICA CLASSIFICAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS DADOS 3a FASE INTERPRETAÇÃO DOS DADOS 4a FASE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS RELATÓRIO FINAL 5a FASE

PROJETO DE PESQUISA 1. TEMA 2. PROBLEMATIZAÇÃO 3. HIPÓTESES · Introdução ao Tema 2. PROBLEMATIZAÇÃO · O que será pesquisado · A pergunta 3. HIPÓTESES 4. OBJETIVOS · Geral · Específicos

5. JUSTIFICATIVA • Porque escolheu o tema • Importância do tema • Razões pessoais

6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Expor resumidamente as principais idéias já discutidas por outros autores que trataram do problema, levantando críticas positivas ou negativas, dúvidas, quando for o caso. Explicar no que o seu trabalho vai se diferenciar dos trabalhos já produzidos sobre o problema a ser tratado ou no que vai contribuir para o conhecimento do mesmo.

7. PROCEDIMENTO METODOLÓGICO Comparar a fundamentação teórica com o universo a ser pesquisado: - período coberto; - âmbito espacial; - fontes de informação qualitativa e quantitativa.

25 de março de 2017 Como realizar a pesquisa - métodos; - técnicas (tipo de pesquisa); - etapas; - outros Profª. Ms. Terezinha Tartuce

8. DESENHO DA PESQUISA Apontar, em grandes linhas o conteúdo que terá relatório final da pesquisa indicando, também, quais os prováveis capítulos que constituirão o relatório.

9. CRONOGRAMA Plano de atividades Selecionar o assunto ATIVIDADES\ MESES Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Plano de atividades X Selecionar o assunto Universo da pesquisa Selecionar bibliografia Definir Pesq. de campo Estruturar a redação Redigir texto definitivo Apresentação

10. BIBLIOGRAFIA FONTES ANEXOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS ETAPAS FUNÇÃO ATIVIDADES 1. Definição do tema Planejar a Pesquisa Elaborar um plano de atividades. Selecionar o assunto. Delimitar o assunto (escolher o tema). Definir a população da pesquisa

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA – Cont. 25 de março de 2017 ETAPAS FUNÇÃO ATIVIDADES 2.Operacionalização Executar a pesquisa Selecionar a bibliografia. Ler referencial teórico. Coletar informações (fichamento). Elaborar texto interpretativo. Fazer questionários. Descrever a pesquisa de campo: População e amostra Elaborar gráficos. Analisar e interpretar os dados. Concluir as hipóteses. Estruturar a redação preliminar. Relacionar a bibliografia. Profª. Ms. Terezinha Tartuce

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA - Cont. ETAPAS FUNÇÃO ATIVIDADES 3. Redacional Redigir a pesquisa Redigir texto definitivo. 4. Apresentação Apresentar a pesquisa Apresentar o resultado.

A BUSCA DO CONHECIMENTO DE UM FENÔMENO O que conhecer? b) Por que conhecer? c) Para que conhecer? d) Como conhecer? e) Com que conhecer? f) Em que local conhecer?

O pesquisador deve evitar: ESCOLHA DO TEMA O pesquisador deve evitar: Assuntos já explorados recentemente. Temas muito amplos, que conduzem a discussões intermináveis, Não delimitar o assunto

DISTINGUIR O SUJEITO E O OBJETO DA QUESTÃO. O sujeito é a realidade a respeito da qual se deseja saber alguma coisa. É o universo da referência. O objeto de um assunto é o tema propriamente dito. Corresponde àquilo que se deseja saber ou realizar a respeito do sujeito. É o conteúdo que se focaliza, em torno do qual gira toda a discussão ou indagação.

ESCOLHA DO TEMA Exemplo: Organização do trabalho – Tema o sujeito é trabalho o objeto é organização

ESPECIFICAR LIMITES ESPECIFICAR OS LIMITES da extensão tanto do sujeito quanto do objeto, por intermédio de: Adjetivo explicativo: designam-se as qualidades, condições ou estados essenciais ao sujeito ou objeto. É um desdobramento das partes constituintes de um ser. Organização social do trabalho. Adjetivo restritivo ou acidental: indicam as qualidades, condições ou estados acidentais do sujeito ou objeto. É um acréscimo arbitrário. Organização atual do trabalho.

Organização social do trabalho de produção artesanal. ESCOLHA DO TEMA COMPLEMENTOS NOMINAIS OU ESPECIFICAÇÃO: são pessoas ou coisas que, acrescentadas a substantivos ou adjetivos, especificam a ação ou sentimentos que os mesmos substantivos ou adjetivos designam. Organização social do trabalho de produção artesanal.

ESCOLHA DO TEMA DETERMINAÇÃO DAS CIRCUNSTÂNCIAS: Às vezes, pode ser necessário determinar as circunstâncias que limitam, mais ainda, a extensão do assunto, especialmente de tempo e espaço. Organização social do trabalho de produção artesanal durante a Idade Média na Europa Ocidental. Definido o tema, o pesquisador irá levantar e analisar a literatura já publicada sobre o tema.

REVISÃO DE LITERATURA Por meio da análise da literatura publicada o pesquisador irá traçar um quadro teórico e fará a estruturação conceitual que dará sustentação ao desenvolvimento da pesquisa. NESTA FASE O PESQUISADOR DEVERÁ RESPONDER ÀS SEGUINTES QUESTÕES: Quem já escreveu sobre o assunto e o que já foi publicado? Que aspectos já foram abordados? Quais as lacunas existentes na literatura?

Problema ou problemática Um problema (o objeto) é um fato ou fenômeno que ainda não possui resposta ou explicações. Sua solução só é possível por meio da pesquisa. O problema científico é a questão não resolvida e que é objeto da discussão. Nem todo problema é passível de tratamento científico.

Escolha do problema de pesquisa O problema é original? É relevante? Ainda que interessante, é adequado para mim? Tenho possibilidades reais de executar tal pesquisa?

Formulação do problema de pesquisa O problema deve ser formulado como uma pergunta Deve ser delimitado de modo claro, preciso e viável Apresentar, sempre que possível, algumas referências empíricas.

DETERMINAÇÃO DOS OBJETIVOS OBJETIVO GERAL – está ligado a uma visão global e abrangente do tema. Relaciona-se com o conteúdo intrínseco, quer dos fenômenos e eventos, quer das idéias estudadas. Vincula-se diretamente à própria significação da tese proposta. b) OBJETIVOS ESPECÍFICOS – apresentam caráter mais concreto. Têm função intermediária e instrumental, permitindo, de um lado, atingir o objetivo geral e, de outro, aplicar este a situações particulares.

Formulação dos objetivos Os enunciados dos objetivos devem começar com um verbo no infinitivo e este verbo deve indicar uma ação passível de mensuração Os verbos determinam estágios cognitivos de: Conhecimento: conhecer, apontar, arrolar, definir, enunciar, inscrever, registrar, relatar, repetir, sublinha, nomear

Formulação dos objetivos Compreensão: compreender, descrever, discutir, esclarecer, examinar, explicar, expressar, identificar, localizar, traduzir, transcrever. Aplicação: aplicar, demonstrar, empregar, ilustrar, interpretar, inventariar, manipular, praticar, traçar, usar. Análise: analisar, classificar, comparar, constatar, criticar, debater, diferenciar, distinguir, examinar, provar, investigar, experimentar.

Formulação dos objetivos Síntese: sintetizar, articular, compor, constituir, coordenar, reunir, organizar, esquematizar. Avaliação: avaliar, apreciar, eliminar, escolher, estimar, julgar, preferir, selecionar, validar, valorizar.

Hipótese A hipótese sugere explicações para o fato estudado e antecipa soluções para o problema escolhido. A hipótese ou hipóteses, são suposições colocadas como respostas plausíveis e provisórias para o problema de pesquisa. São provisórias porque poderão ser confirmadas ou refutadas com o desenvolvimento da pesquisa. Irão orientar o planejamento dos procedimentos metodológicos necessários à execução da pesquisa.

CONSTRUÇÃO DA HIPÓTESE Da observação dos fatos. De poder incluir resultado de outras pesquisas. Da intuição do pesquisador. De constituir-se, em relação ao pesquisador, de : suas crenças; seus valores; suas aspirações; suas esperanças; seus sonhos.

Características da Hipótese Boas hipóteses tem: Clareza conceitual Definição operacional Especificidade Referencias empíricas, evitando o uso de julgamentos de valor (bom, mau, pobre, bonito) Relacionar-se a uma teoria, quando possível

Características da Hipótese

PAREI AQUIRedação Técnico-Científica Na etapa da redação, o pesquisador deverá redigir seu trabalho de pesquisa (trabalho acadêmico, monografia, dissertação ou tese) de modo apurado, observando: as regras gramaticais a terminologia o estilo. Normas de documentação da ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas elencadas pelas Instituições deverão ser consultadas visando a padronização das indicações bibliográficas e a apresentação gráfica do texto.

Redação Técnico-Científica UTILIZAR O VERBO NA FORMA IMPESSOAL O respeito à diversidade humana nos conduz a observar que as pessoas possuem habilidades diferentes e algumas necessitam de condições especiais para poder desempenhar determinadas atividades. Recomenda-se: O respeito à diversidade humana conduz à observação de que as pessoas possuem habilidades diferentes e algumas necessitam de condições especiais para poder desempenhar determinadas atividades.

Redação Técnico-Científica EVITAR UTILIZAR PALAVRAS REPETIDAS QUE TORNAM O TEXTO CANSATIVO. O AUTOR DEVE, APÓS REDIGIR, LER E VERIFICAR SE O QUE ESCREVEU ESTÁ CLARO E COESO, BEM COMO OBSERVAR SE É UMA REDAÇÃO AGRADÁVEL.

Redação Técnico-Científica Para que a comunicação se desenvolva, é necessário que o destinatário da informação a receba e a compreenda. A informação, ao ser simplesmente transmitida, mas não recebida, não configura a comunicação. A comunicação acontece quando um ser “A” transfere uma informação para um ser “B” e que tem o poder de influenciar outro ser, modificando o seu comportamento e assim fechando círculos. A comunicação, para COSTA,[2] é a mensagem emitida, transmitida, recebida e percebida, e é de extrema importância, tanto para os gestores, quanto para os seus colaboradores. A comunicação é a ação de revelar informações, ideias, fatos e emoções. É um fator catalisador de grande importância para conseguir atingir os objetivos desejados pela empresa.

Redação Técnico-Científica Para dar destaque às palavras no texto, recomenda-se o itálico ou negrito. Não usar sublinhado e nem ASPAS.

Redação Técnico-Científica Os órgãos governamentais juntamente com as empresas privadas têm um papel de grande importância para a inclusão social, porém, a família e as escolas devem estar melhor preparadas para que isso aconteça, pois isto é a base para que estas pessoas que são especiais passem a ser consideradas normais.

Redação Técnico-Científica Palavras entre aspas – o autor está dando uma ênfase sua à palavra, daí é necessário explicar em NOTA DE RODAPÉ EXPLICATIVA o que está querendo dizer.

Redação Técnico-Científica ATENÇÃO! ATRAVÉS: transpassar, atravessar. Ex.: Através da água vejo sujeira no fundo da piscina. Através dos anos adquiro mais conhecimentos e experiência.

Redação Técnico-Científica Usa-se: por meio de, por intermédio de, por e outros. Ex.: (...) é a vontade do sujeito sobre a do doutor por intermédio do uso da força.

Redação Técnico-Científica NÃO SE USA ETC. - o correto é: e outros, dentre outros. Ex.: O Estado se viu obrigado a interferir, chamando para si a proteção jurídica e econômica de seus integrantes, expressas por meio de algumas importantes garantias como: jornada de trabalho de oito horas, proibição de trabalho para o menor de doze anos, jornada de trabalho de seis horas para os menores acima desta idade, proteção à maternidade dentre outros.

Redação Técnico-Científica Quando a palavra for ciência é substantivo próprio . Ex.: Sou professor de Direito. Substantivo comum quando define as relações das pessoas em sociedade. Ex.: Tenho direito de tomar um copo d’ água.

Ver para incluir

Etapas do MÉTODO CIENTÍFICO 1- Observação de um fato; 2-Definição e delimitação da questão de pesquisa/ levantamento da situação problema: uma pergunta, por exemplo; 3-Formulação de hipóteses/ mecanismos que orientem a busca da resposta com base em informações anteriores); 4-Experimentação/coleta de dados relevantes para responder a pergunta formulada; 5-Análise e interpretação dos resultados; 6- Conclusão (confirmação ou rejeição da hipótese); 7- Divulgação.

Etapas do MÉTODO CIENTÍFICO 1- Observação de um fato Importância do olhar crítico do cientista para descobrir um problema ou lacuna em um conjunto de conhecimentos.

1- Observação de um fato Quase todas as investigações científicas começam por uma observação que desperta a curiosidade ou suscita uma questão; Por exemplo, quando Charles Darwin (1809-1882) visitou as Ilhas Galápagos (Oceano Pacífico), ele observou diversas espécies de tentilhões, cada qual adaptado de maneira única a um habitat específico; Ele queria compreender as forças que permitiam que tantas variedades diferentes coexistissem com sucesso em uma área geográfica pequena; Suas observações o levaram a formular uma pergunta que poderia ser submetida a teste;

OBSERVAÇÃO CIENTÍFICA O observador procura obter dados a partir de uma postura imparcial, procurando controlar suas próprias opiniões e interpretações.

OBSERVAÇÃO CIENTÍFICA É classificada em: OBSERVAÇÃO ASSISTEMÁTICA: quando não é estruturada, não existe controle anteriormente elaborado e não possui instrumental apropriado.

OBSERVAÇÃO CIENTÍFICA OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA: Quando é planejada ou controlada, tem objetivos e propósitos definidos previamente; Utiliza instrumento adequado; Indica e delimita a área a ser observada;

OBSERVAÇÃO CIENTÍFICA OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA Baseia-se nas seguintes questões norteadoras: Por que observar? Para que observar? O que observar? Quem observar?

Etapas do MÉTODO CIENTÍFICO 2. Levantamento da situação- problema Dúvida criada a partir da observação de um fato.

2. Levantamento da situação- problema O propósito da pergunta é estreitar o foco da investigação e identificar o problema em termos específicos; A pergunta que Darwin poderia ter feito, depois de ver tantos tentilhões diferentes, talvez fosse expressa assim: o que causou a diversificação dos tentilhões das ilhas Galápagos?

Etapas do MÉTODO CIENTÍFICO 3-Formulação de hipóteses Formulação de possíveis respostas para a dúvida criada. Acho que é...

3-Formulação de hipóteses Uma hipótese pode ser definida como um palpite com base em informações que se dispõe sobre um tópico; Por exemplo, caso desejasse estudar o problema relacionado à resistência do ar, um pesquisador poderia já ter a sensação intuitiva de que um carro em forma de pássaro poderia enfrentar menos resistência do ar do que um carro em forma de caixa; Essa intuição pode ser usada para ajudar a formular uma hipótese.

Etapas do MÉTODO CIENTÍFICO 4- Experimentação: “colocando a mão na massa”. Realização de experimentos para comprovar ou não as hipóteses levantadas.

Etapas do MÉTODO CIENTÍFICO Análise dos resultados

Etapas do MÉTODO CIENTÍFICO APÓS ANÁLISE DOS DADOS VERIFICAR SE A HIPÓTESE FOI COMPROVADA OU NÃO. E SE AS HIPÓTESES NÃO FOREM COMPROVADAS???? A não comprovação não significa que seu projeto foi um fracasso, apenas indica que as hipóteses não foram confirmadas.

Etapas do MÉTODO CIENTÍFICO Correção das hipóteses, teorias, procedimentos ou dados empregados na obtenção da solução incorreta; Verificar se surgiram novas dúvidas; Publicar o conhecimento adquirido.

1. DEFINIÇÃO E DELIMITAÇÃO DA QUESTÃO DE PESQUISA: EXEMPLO: 1. DEFINIÇÃO E DELIMITAÇÃO DA QUESTÃO DE PESQUISA: Gestão de Pessoas e o plano de carreira em empresas de informática. De que forma a Gestão de Pessoas pode ajudar no desenvolvimento de um indivíduo para sua ascensão profissional em empresas no ramo de informática?

EXEMPLO: 2.FORMULAÇÃO DE MECANISMOS QUE ORIENTEM A BUSCA DA RESPOSTA: (hipóteses) As empresas no ramo de informática podem exercer um papel importante na formação de profissionais e orientá-los para uma determinada área onde possam obter um maior aproveitamento de suas carreiras e dessa forma chegar ao sucesso; O setor de Gestão de Pessoas serve como suporte para que as pessoas possam planejar suas carreiras dentro da empresa e organizar suas possibilidades de crescimento;

EXEMPLO: 2.FORMULAÇÃO DE MECANISMOS QUE ORIENTEM A BUSCA DA RESPOSTA: (hipóteses) A Gestão de Pessoas oferece cursos, palestras e treinamento levando em consideração a necessidade de atualização e capacitação permanente do profissional; A existência de um Plano de Carreira dentro de uma organização facilita o processo de recrutamento de novos funcionários, despertando o interesse do profissional pela imagem da empresa.

3. Coleta de dados relevantes para responder a pergunta formulada; EXEMPLO: 3. Coleta de dados relevantes para responder a pergunta formulada; A pesquisa terá como contatos os técnicos e especialistas de informática, que ao longo de sua trajetória tiveram momentos de estagnação e crescimento durante a sua carreira; Será aplicada a pesquisa quantitativa, por meio de 25 questionários entregues pessoalmente, distribuídos igualmente entre homens e mulheres em empresas no ramo de informática, tais questionários terão questões objetivas e de fácil interpretação; Serão utilizados na pesquisa: livros, projetos científicos e também monografias que auxiliem na elaboração do trabalho; A pesquisa será limitada às empresas selecionadas, tendo em vista a inviabilidade de todas as empresas envolvidas no assunto participarem do questionário.

Não tem resultados, pois ainda é um projeto de pesquisa; EXEMPLO: 4.Análise e interpretação dos resultados (verificação se a resposta da questão de pesquisa foi obtida): Não tem resultados, pois ainda é um projeto de pesquisa; Esta etapa será efetivada no desenvolvimento da própria pesquisa.