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Considera essa sentença: Eu sou teu servo e filho de tua serva. Contempla aquela serva, casta, ao mesmo tempo virgem e mãe.
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Caríssimos “A Sagrada Escritura não conhece outro Deus, a não ser o Deus da Aliança, que criou o mundo para incutir o seu amor em todas as criaturas.
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Mariologia Aula 9 São José.
Transcrição da apresentação:

Mariologia Aula 9 São José

São José O Magistério sustenta que a Virgem e São José contrairam um verdadeiro matrimónio. Os Padres, ao referirem-se a este matrimónio, põem em relevo a providência e sabedoria divinas ao dispor que Jesus Cristo nascera virginalmente de uma Mãe desposada. São José recebeu uma plenitude de graça proporcionada à preeminência da sua missão para a qual foi eleito eternamente pela Trinda- de. Com efeito, a missão de São José supera a própria ordem da graça e con- fina com a ordem hipostática, constituída pelo próprio mistério da Encarnação.

São José João XXIII, em 1962, proclamou-o “ilustre des- cendente de David, luz dos Patriarcas, esposo da Mãe de Deus, guardião da sua virgindade, pai nutrício do Filho de Deus, vigilante defen- sor de Cristo, Chefe da Sagrada Família; foi justíssimo, castíssimo, prudentíssimo, fortíssi- mo, muito obediente, fidelíssimo, espelho de paciência, amante da pobreza, modelo de tra- balhadores, honra da vida doméstica, guardião das virgens, sustento das famílias, consolação dos desafortunados, esperança dos enfermos, patrono dos moribundos, terror dos demónios, protector da Santa Igreja. Nin- guém é tão grande depois da Virgem Maria”.

São José Parece que, depois da Anunciação, a Virgem guardou para si o grande mistério que tinha acontecido n’Ela, a Encarnação do Verbo. A dúvida de José não era sobre a inocência de Maria, mas sobre o seu próprio papel no futuro daquele mistério. O anjo não só lhe confirma que o sucedido com a sua Esposa é obra divina; além disso comuni- ca-lhe que ele tem também uma missão no mis- tério da Encarnação: pôr o nome a Jesus, o qual significa, no modo de falar bíblico, que ia ser o pai de Jesus segundo a lei.

São José “Como era pai, José? Tanto mais profundamente pai, quanto mais casta foi a sua paternidade. A José não só se lhe deve o nome de pai, mas de- ve-se-lhe mais do que a qualquer outro” (Santo Agostinho, Sermão 51, 20). Festa litúrgica de São José: Sixto IV (1476). Inocêncio VIII (1486) eleva-a a maior categoria. Gregório XV (1621) declara-a obrigatória para todo o mun- do. Proclama São José como “patrono da Igreja universal” Pío IX (1871). João Paulo II dedicou-lhe uma Exortação Apostólica, Redemptoris custos (1989).

São José “Tratou de chegar à Trindade do Céu por essa ou- tra trindade da terra: Jesus, Maria e José. Estão como que mais exequíveis. Jesus, que é perfectus Deus e perfectus Homo. Maria, que é uma mulher, a mais pura criatura, a maior: Maior do que Ela, só Deus. E José, que está ime- diatamente a seguir a Maria: limpo, varonil, pru- dente, inteiro” (São Josemaria). “São José, que não te posso separar de Jesus e de Maria. São José, por quem tenho tido sempre devoção, mas compreendo que devo amar-te cada dia mais e proclamá-lo aos quatro ventos (...). São José, nosso Pai e Senhor, intercede por nós” (Ídem).

Ficha técnica Bibliografia Slides Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação Teológica da Editorial Rialp (editados em português pela editora Diel) Slides Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com