A I MPORTÂNCIA DO E NVOLVIMENTO C ONTÍNUO DOS A LUNOS NO S UCESSO P EDAGÓGICO – O C ASO DE F INANÇAS E MPRESARIAIS – Miguel Sousa Professor Auxiliar -

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Transcrição da apresentação:

A I MPORTÂNCIA DO E NVOLVIMENTO C ONTÍNUO DOS A LUNOS NO S UCESSO P EDAGÓGICO – O C ASO DE F INANÇAS E MPRESARIAIS – Miguel Sousa Professor Auxiliar - Faculdade de Economia Workshop de Inovação e Partilha Pedagógica, Universidade do Porto 3 de Fevereiro de 2015

2 Background  Finanças Empresariais  Finanças II até ao ano lectivo 2011/2012  Unidade curricular do 3º ano (2º semestre) da licenciatura em Gestão  Ano da alteração da equipa docente 2010/2011 Programa re-ajustado por forma a criar um corpo coerente Alteração do regime de avaliação distribuída (6 momentos de avaliação em vez dos tradicionais 2) Equipa docente ‘residente’: Miguel Sousa e Ricardo Valente (professor convidado) Também lecionaram pontualmente esta unidade curricular José Neto (doutorando) e Júlio Martins (professor convidado) Miguel Sousa O Caso de Finanças Empresariais (FEP)

3 Background  Aumento do envolvimento (contínuo) dos alunos Média das respostas ao Inquérito Pedagógico relacionadas com a dimensão “envolvimento do aluno” (0-7) Média (ponderada) das respostas às mesmas questões nas UCs do mesmo curso, ano e semestre 4,5 5,0 5,5 6,0 2009/ /2014 4,98 5,64 Miguel Sousa O Caso de Finanças Empresariais (FEP)

4 Envolvimento contínuo do aluno  Antes do início do ano letivo  Análise dos comentários enviados pelos alunos do ano anterior sobre o funcionamento da unidade curricular (UC)  aos alunos a criar o 1º contacto e marcação da aula de apresentação  No início do ano letivo  Aula de apresentação da UC Explicação do conteúdo programático Enquadramento da UC em relação a outras UC (por exemplo, Projetos de Investimento e Mercados Financeiros) Apresentação e explicação do regime de avaliação distribuída Elevada exigência Miguel Sousa O Caso de Finanças Empresariais (FEP)

5 Envolvimento contínuo do aluno  Durante o ano letivo  1. Utilização, nas aulas, de empresas concretas e mediáticas para demonstrar, diariamente, a importância do conteúdo programático. Por exemplo: Oferta Públicas Iniciais – Caso Facebook Operações de Recompra de Acções – Caso Apple Modelo de Governação das Empresas – Caso BES Avaliação de Empresas – Caso Disney … Miguel Sousa O Caso de Finanças Empresariais (FEP)

6 Envolvimento contínuo do aluno  Durante o ano letivo  2. Regime de avaliação contínua 1ª semana: Composição dos grupos para os 2 trabalhos de grupo 2ª semana: 1º Mini-teste (escolha múltipla, 10 minutos) 3ª semana: Indicação, pelos docentes, da empresa que servirá de base ao 1º trabalho de grupo Miguel Sousa O Caso de Finanças Empresariais (FEP)

7 Envolvimento contínuo do aluno  Durante o ano letivo  2. Regime de avaliação contínua 5ª semana: Entrega intercalar do 1º trabalho de grupo 7ª semana: Entrega do 1º trabalho de grupo 8ª semana: Indicação do Caso para o 2º trabalho de grupo 12ª semana: Entrega do 2º trabalho de grupo 14ª semana: 2º Mini-teste (escolha múltipla, 10 minutos) 15ª semana: Apresentação oral do 1º trabalho de grupo Exame Todos os alunos têm que realizar o exame (peso de 40% na nota final) Nota final em avaliação distribuída Nunca é inferior à nota do exame Nunca será superior em 2 valores à nota do exame Miguel Sousa O Caso de Finanças Empresariais (FEP)

8 Envolvimento contínuo do aluno  Durante o ano letivo  3. Ligação docente/aluno Alunos são incentivados a procurar ajuda se sentirem dificuldades No final das aulas Atendimento (sem horário fixo) Facebook - criação de grupo privado que envolve alunos e ex-alunos Miguel Sousa O Caso de Finanças Empresariais (FEP)

9 Envolvimento contínuo do aluno  No final do lectivo  Feedback solicitado, por , aos alunos O que esteve bem / o que esteve mal no funcionamento da UC Aspetos a manter / alterar Funcionamento das aulas Sugestões para melhorar Miguel Sousa O Caso de Finanças Empresariais (FEP)

10 Envolvimento contínuo do aluno  Apesar de tudo há 2 dimensões essenciais para que tudo isto resulte E XIGÊNCIA D ISPONIBILIDADE Média das respostas ao Inquérito Pedagógico relacionadas com a dimensão “dificuldade da UC” 4.0 4,5 5,0 5,5 6,0 6,5 7,0 2009/ /2014 5,35 6,32 Média das respostas ao Inquérito Pedagógico relacionadas com a dimensão “Consistência e Ajuda” 5,0 5,5 6,0 6,5 7,0 2009/ /2014 5,67 6,40 Miguel Sousa O Caso de Finanças Empresariais (FEP)

11 Resultados  Alunos Avaliados / Total Alunos  Alunos Aprovados / Alunos Avaliados 60% 70% 80% 90% 2008/ / % 83% 80% 85% 90% 95% 82% 94% Miguel Sousa O Caso de Finanças Empresariais (FEP) 2008/ /2014

12 Resultados  Resultados Inquéritos 5,0 5,5 6,0 6,5 2009/ /2014 5,64 6,07 Média das respostas ao Inquérito Pedagógico a todas as dimensão expeto “dificuldade da UC” Miguel Sousa O Caso de Finanças Empresariais (FEP)