Comunicação Empresarial – U2

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Advertisements

EMPREENDEDORISMO EM 7 PASSOS
GESTÃO DE PESSOAS Cultura Organizacional
CRITÉRIO DAS ESTRELINHAS94º º A NOSSA 2ª MUDANÇA (LIDERANÇA BASEADA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL)
Práticas de Apoio à Gestão Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento.
Responsabilidade Profissional
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
Função Aplicação de pessoas:
CULTURA ORGANIZACIONAL
LEARNING ORGANIZATION
Gerenciamento de Pessoal
CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAIS X MUDANÇAS
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
GERENCIAMENTO CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES
Eu sou seu cliente sabia?
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
Endomarketing. O que veremos por aqui
Gestão do Conhecimento na prática
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Gestão de Recursos Humanos
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
Comportamento Organizacional
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
COMUNICAÇÃO E QUALIDADE
Valor Consultoria Empresarial
AULA 1 EQUIPES DE TRABALHO
Thaís Fukasawa. Mais Grupo
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA
O que é slogan? É uma frase imperativa, de impacto, feita para ser lembrada facilmente. Tem como objetivo “vender” um produto ou uma ideia. Pode ser usado.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Práticas de Apoio à Gestão
MISSÃO, VISÃO E VALORES.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Modelo de Excelência em Gestão
Ética Profissional em Administração
Comunicação Empresarial
- Minister (subordinação ou obediência)
Empreendedorismo pode ser aprendido
Teorias Modernas de Gestão
GRUPO EQUIPE É um conjunto de pessoas praticando atividades comuns,
MERCADO DE TRABALHO.
RMP Consultoria de Negócios
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
Aprendendo a ser empreendedor
Gestão por Competências
“Cultura Organizacional e Comunicação Interna“
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
Endomarketing e Comunicação Interna
Solidificando seus relacionamentos
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Oficina de Motivação.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Orientação Especial Abril/2011. Liderando pelo Exemplo.
A Liderança com o uso do Coaching como Ferramenta Gerencial
CANAIS E FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO
Gestão Estratégica de Pessoas
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
A Importância da Comunicação para o Desenvolvimento Organizacional
Como Administrar na Sociedade Moderna
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
Princípios de gestão da qualidade
Gestão Estratégica de Negócios
Facebook, Twitter, Instagram e Youtube Certamente, você já ouviu falar de alguma destas redes sociais e, por algum motivo, faz parte de pelo menos uma.
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
BRUNA BRAGGION MISSON. Etiqueta é um conjunto de regras cerimoniosas de trato entre as pessoas e que são estabelecidas a partir do bom senso e do bom.
Gestão da Qualidade em Serviços Mudança Cultural ???
Transcrição da apresentação:

Comunicação Empresarial – U2 Prof. Marcopolo Marinho Cultura corporativa nas organizações e relacionamento interpessoal. Plano de Comunicação: identidade corporativa, imagem, slogan e logomarca. a Objetividade na Comunicação Empresarial. Plano de Comunicação: comunicação interna e dirigida. Plano de Comunicação: Marketing. Aprendendo a se Comunicar com Habilidade e Clareza.

Cultura corporativa nas organizações

Cultura corporativa nas organizações A Cultura Corporativa consiste nas crenças, valores, regras de conduta, morais e éticas, e ainda pelos princípios e políticas de gestão implantadas pela organização. Uma empresa é composta essencialmente por pessoas, e estas devem ser orientadas por sua cultura organizacional.

Ex. Elaboração de um planejamento estratégico A cultura organizacional de uma empresa deve ser o alicerce de suas ações e práticas de gestão de pessoas e resultados. Toda empresa, seja qual for seu tamanho, tem sua política organizacional, e ainda que ela não seja clara, é a partir desta cultura que os colaboradores são orientados para a realização de suas tarefas. Ex. Elaboração de um planejamento estratégico

Para Schein (1992, p.12), a definição de Cultura é: Um padrão de premissas básicas compartilhadas que o grupo aprendeu à medida que resolvia seus problemas de adaptação externa e integração interna, que funcionou suficientemente bem para ser considerada válida e, portanto, para ser ensinada aos novos membros como o meio correto de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas.

Para Sashkin e Kiser (1994, p.102) [...] a cultura é a percepção cumulativa de como as organizações lidam com as pessoas e como as pessoas esperam tratar umas às outras. Essa cultura fundamenta-se em atitudes gerenciais consistentes e persistentes, vistas pelos funcionários, fornecedores e clientes. A cultura é construída e reforçada pelos líderes e gerentes da organização com suas ações, sendo criada por suas decisões e comportamentos do cotidiano; somente por meio da liderança é que a cultura se estabelecerá por meio de valores definidos e discutidos. Os líderes devem reunir as pessoas sob uma visão comum, onde os valores e as crenças culturais serão modelados por meio de um comportamento coerente e constante. Os proprietários devem fazer do dia a dia da empresa uma comunicação constante e proativa, realimentando sempre os canais culturais e cristalizando, assim, nos colaboradores da organização uma conduta focada nos objetivos determinados.

Papel do Líder na Cultura Organizacional

O Papel do Líder na Cultura Organizacional O líder é o principal fomentador da cultura organizacional de uma empresa, uma vez que está em contato direto com os stakeholders e, é o responsável por transmitir a estes os preceitos, visões e os valores da empresa. Esta orientação permite direcionar e condicionar os comportamentos dos colaboradores, para que sua conduta dentro da organização seja condizente com aquilo que a organização considera ideal.

O Papel do Líder na Cultura Organizacional Qual é o melhor tipo de cultura organizacional? Cada empresa tem sua própria cultura organizacional, e esta é adequada às suas necessidades. Respeitar estas regras é parte fundamental para a manutenção dos colaboradores, e as lideranças devem orientar as condutas e estarem atentas aos comportamentos dos profissionais que desrespeitam estas regras, uma vez que sem acompanhamento, estas atitudes podem se multiplicar.

TIPOS DE CULTURA ORGANIZACIONAL Cultura que respeita a marca Esta é a cultura organizacional que mantêm profissionais que “vestem a camisa da empresa”. A ideia dessa política é que os colaboradores realmente acreditem nos valores e na ética da empresa, assumindo um compromisso com o trabalho e a busca constante por bons resultados.

TIPOS DE CULTURA ORGANIZACIONAL Cultura da liderança enriquecida Esta é uma cultura organizacional que prioriza profissionais de alta performance, que apresentam bom desempenho e eficácia no cumprimento de suas tarefas e obrigações. Os profissionais são comprometidos e engajados em produzir mais e com maior qualidade.

TIPOS DE CULTURA ORGANIZACIONAL Cultura viva e deixe viver Este tipo de cultura vive na estagnação e zona de conforto. Os profissionais não se preocupam em estimular a criatividade e inovar sua maneira de trabalhar, pelo contrário, produzem sempre mais do mesmo e apenas cumprem sua rotina de trabalho diária. Falta motivação e visão de futuro nos processos de trabalho.

TIPOS DE CULTURA ORGANIZACIONAL Cultura da culpa Caracterizada por disseminar conflitos e desconfiança dentro do ambiente de trabalho. Os colaboradores não têm a cultura de assumir riscos e responsabilidades, e costumam culpar uns aos outros pelos erros, falhas e maus resultados, em vez de assumir seus próprios erros e procurar aprender com eles.

TIPOS DE CULTURA ORGANIZACIONAL Cultura da culpa Caracterizada por disseminar conflitos e desconfiança dentro do ambiente de trabalho. Os colaboradores não têm a cultura de assumir riscos e responsabilidades, e costumam culpar uns aos outros pelos erros, falhas e maus resultados, em vez de assumir seus próprios erros e procurar aprender com eles.

TIPOS DE CULTURA ORGANIZACIONAL Cultura Multidirecional Neste tipo de cultura organizacional não existe colaboração e cooperação entre profissionais e equipes. O que existe são departamentos com rixas entre si e profissionais que só pensam no individual e não conseguem compreender a importância do trabalho em equipe. Profissionais pertencentes a este tipo de cultura pensam sozinhos e mantêm boa convivência apenas com outros colaboradores da mesma equipe. Não existe cocriação, e há presença de conflitos e boatos constantes.

Prós e Contras da Cultura Organizacional Prós: A cultura organizacional também previne e pode ajudar a resolver conflitos internos, já que apoia na gestão efetiva do capital humano, na dissolução de problemas interpessoais, além de mostrar para a sociedade quais são os valores, as visões e crenças seguidas pela organização. Contras: Por outro lado, se a cultura organizacional, não estiver clara, e contiver elementos que impossibilitem o crescimento dos colaboradores e da empresa, esta será um obstáculo a mais para o desenvolvimento sistêmico, e deve ser urgentemente revista.

A Objetividade na Comunicação Empresarial O maior objetivo da gestão de comunicações dentro de um projeto é que as mensagens sejam transmitidas de forma apurada, pontual e para as pessoas certas. Para isso, devemos nos perguntar: Com quem precisamos nos comunicar e qual é o perfil das partes interessadas? Quais são os objetivos dessa comunicação? Em que formato a informação precisa ser transmitida?

Relacionamento interpessoal

Relacionamento interpessoal Segundo Rocha (2010), “relacionar-se é dar e receber ao mesmo tempo, é abrir-se para o novo, é aceitar e fazer-se aceito, buscar ser entendido e entender o outro. A aceitação começa pela capacidade de escutar o outro, colocar-se no lugar dele (Empatia) e estar preparado para aceitar o outro em seu meio”. Dinâmica do nó

Características das pessoas de uma equipe Os colaboradores são diferentes entre si e têm competências e habilidades que se complementam e são interdependentes, o que favorece que sejam atingidos os objetivos empresariais previamente definidos;

Características das pessoas de uma equipe Os colaboradores são agregadores de valor e introduzem inteligência, conhecimento e talento que resultam em crescimento próprio e de cada organização;

Características das pessoas de uma equipe os colaboradores são parceiros únicos, capazes de levar empresas ao sucesso. Sucesso significa atingir os objetivos empresariais propostos.

CAUSAS DE CONFLITO - Competição - Preconceito - Distorções na comunicação - Luta por status ou poder - Vaidade desmedida - Preconceito - Grosseria - Teimosia - Sensibilidade exagerada - Diferença de percepções - Diferença de valores - Diferença de interesses

Aprendendo a se Comunicar com Habilidade e Clareza

A excelência na comunicação depende de: - compreender o comportamento do outro; - ser sensível à comunicação não verbal; - ver, ouvir e sentir o que está sendo dito; - ser autêntico, sem magoar o outro; - manter debates abertos; - elucidar e desenvolver ideias; - compartilhar informações; - usar dados reais como base para decisões; - decidir consensualmente.

BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO São problemas que interferem e dificultam a comunicação, chamados também de ruídos: diferenças de percepção (colaboradores com conhecimentos e experiências distintos costumam perceber a mesma comunicação de forma diferente);

BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO São problemas que interferem e dificultam a comunicação, chamados também de ruídos: diferenças de linguagem (uso de palavras que possibilitam diferentes interpretações e de termos técnicos para pessoas leigas em determinados assuntos);

BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO São problemas que interferem e dificultam a comunicação, chamados também de ruídos: reações emocionais (qualquer tipo de emoção que possa influenciar na maneira com que vamos compreender ou passar a mensagem);

BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO São problemas que interferem e dificultam a comunicação, chamados também de ruídos: inconsistência na comunicação verbal e não-verbal (as mensagens são fortemente influenciadas por fatores não verbais como os movimentos do corpo, a postura, os gestos, as expressões faciais, o contato físico etc);

BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO São problemas que interferem e dificultam a comunicação, chamados também de ruídos: desconfiança (a confiança na mensagem pode gerar credibilidade para o emissor).

A excelência na comunicação empresarial propicia: informação e compreensão para que as pessoas possam conduzir suas tarefas; - atitudes que promovem motivação, cooperação e satisfação nos cargos.

Plano de Comunicação: identidade corporativa, imagem, slogan e logomarca A identidade corporativa, diferentemente da imagem ou da reputação, representa o conjunto de produtos, significados, valores, marcas, princípios etc de uma organização e que contribui para distingui-la do mercado, inclusive dos seus concorrentes. A identidade incorpora a sua missão e visão, sua forma de gestão, o seu capital intelectual, e também a sua identidade visual.

Plano de Comunicação: identidade corporativa, imagem, slogan e logomarca A imagem de uma organização consiste na forma pela qual ela é percebida por pessoas individualmente , por grupos organizados na sociedade e pode-se inclusive admitir que determinadas organizações ou empresas têm uma imagem na comunidade, na sociedade ou na opinião pública de maneira geral. Na verdade, a imagem de uma organização é uma construção mental e se forma, ao longo do tempo, a partir de experiências concretas ou de informações transmitidas por pessoas, grupos e particularmente pelos meios de comunicação.

Plano de Comunicação: identidade corporativa, imagem, slogan e logomarca é uma curta mensagem usada em publicidade como uma identificação de fácil memorização agregando a um produto ou serviço.

Fazendo sua vida mais doce A primeira impressão é a que fica Se é Bayer, é bom Não esqueça a minha Caloi Quem pede um, pede bis Tem 1001 utilidades Não tem comparação Só ele é assim Uma boa idéia Um raro prazer Abuse, use C&A É impossível comer um só Dê férias para seus pés Se a marca é Cica, bons produtos indica Emoção pra valer Sorriso saudável.Sorriso Colgate Deu duro, tome Dreher Põe na Consul Vale por um bifinho Parece mas não é Tomou Doril, a dor sumiu A diferença é que o Estadão funciona Alguma coisa a gente tem em comum A verdadeira Maionese O sucesso Uma grande cerveja É gostoso e faz bem Você faz maravilhas com Leite Moça A meia da loba O caldo nobre da galinha azul Venha para onde está o sabor Bons momentos pedem um bom café Energia que dá gosto Eu sou você amanhã Tão bonitinho O sabor da nova geração Tem coisas que só a Philco faz pra você Faz do leite uma alegria As amarelinhas Sempre cabe mais um quando se usa Rexona Abra a boca é Royal Legítimas só Havaianas Terrível contra os insetos. Contra os insetos Desperte o tigre em você O sol na medida certa Fresquinho porque vende mais. Vende mais porque é fresquinho O melhor amigo do carro e do dono do carro Sensível diferença Você conhece, você confia 752 é da Vulcabrás

Fazendo sua vida mais doce Açúcar União A primeira impressão é a que fica Axe Se é Bayer, é bom Bayer Não esqueça a minha Caloi Bicicletas Caloi Quem pede um, pede bis Bis Tem 1001 utilidades Bombril Não tem comparação Brastemp Só ele é assim Campari Uma boa idéia Caninha 51 Um raro prazer Carlton Abuse, use C&A C&A É impossível comer um só Cheetos Dê férias para seus pés Chinelos Rider Se a marca é Cica, bons produtos indica Cica Emoção pra valer Coca-Cola Sorriso saudável.Sorriso Colgate Colgate Deu duro, tome Dreher Conhaque Dreher Põe na Consul Consul Vale por um bifinho Danoninho Parece mas não é Denorex Tomou Doril, a dor sumiu Doril A diferença é que o Estadão funciona O Estado de São Paulo Alguma coisa a gente tem em comum Free A verdadeira Maionese Helmann’s O sucesso Hollywood Uma grande cerveja Kaiser É gostoso e faz bem Kibon Você faz maravilhas com Leite Moça Leite Moça A meia da loba Lupo O caldo nobre da galinha azul Maggi Venha para onde está o sabor Marlboro Bons momentos pedem um bom café Nescafé Energia que dá gosto Nescau Eu sou você amanhã Orloff Tão bonitinho Ortopé O sabor da nova geração Pepsi Tem coisas que só a Philco faz pra você Philco Faz do leite uma alegria Quick As amarelinhas Ray-O-Vac Sempre cabe mais um quando se usa Rexona Rexona Abra a boca é Royal Royal Legítimas só Havaianas Sandálias Havaianas Terrível contra os insetos. Contra os insetos SBP Desperte o tigre em você Sucrilhos O sol na medida certa Sundown Fresquinho porque vende mais. Vende mais porque é fresquinho Tostines O melhor amigo do carro e do dono do carro Turbogás Cofap Sensível diferença Vinólia Você conhece, você confia Volkswagen 752 é da Vulcabrás Vulcabrás

Plano de Comunicação: identidade corporativa, imagem, slogan e logomarca Logomarca é todo elemento visual que identifica e diferencia de outros iguais ou semelhantes, ou certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas. Quanto à origem, marcas podem ser brasileiras ou estrangeiras, quanto ao uso, podem ser de produtos, de serviços, coletivas ou e de certificação. Tanto a "marca" (um símbolo), o "logotipo" (letras) e as "logomarcas" (símbolo+logotipo), todos são marcas e atendem a públicos diversos, como profissionais liberais, empresas, associações, produtos, eventos, etc. No mercado competitivo moderno e atual, baseado cada vez mais em signos visuais e de design, uma boa logomarca é fundamental na diferenciação, reconhecimento e visibilidade de um empreendimento.

Plano de Comunicação: comunicação interna e dirigida Os principais objetivos da comunicação interna são: Difundir dentro da empresa os conhecimentos adquiridos pelos empregados, diretores e proprietários; Divulgar as ações da empresa de forma direta e transparente; Envolver a equipe de trabalho da empresa nas metas da organização. Pontos que devem ser reforçados na comunicação interna: Sintonia das informações com os objetivos estratégicos da empresa; Disposição dos dirigentes em abrir informações essenciais para todos; O propósito de se considerar as diferenças individuais, para assegurar um relacionamento adequado do empregado com a empresa; O compromisso de se desenvolver competências básicas em comunicação; A intenção de propiciar uma comunicação rápida e eficaz; A busca da adequação entre as técnicas de divulgação e as necessidades dos empregados. Por que? O que? Quem? Como? Quando? Onde?

Plano de Comunicação: Marketing

REFERÊNCIAS INSTITUTO RASILEIRO DE COACH. Importância da Cultura Organizacional de uma Empresa. Disponível em: http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/rh-e-gestao-de- pessoas/importancia-da-cultura-organizacional-de-uma-empresa/ SCHEIN, E. Organization culture and leadership: a dynamic view. San Francisco: Jossey Bass, 1992. 418 p. SASHKIN, M.; KISER, K.J. Gestão da Qualidade Total na Prática. Rio de Janeiro: Campus, 1994. ROCHA, Elizângela Bispo. Relações interpessoais: uma análise empresarial e social. Disponível em: http://www.webartigos.com/articles/26749/1/relacoes-interpessoais. SEBRAE. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/salao- rel-interpessoais.pdf SEBRAE. A importância da comunicação interna nas empresas. Disponível em: http://www.sebraemais.com.br/noticias-midia/a-importancia-da-comunicacao-interna-nas- empresas