Teologiaediscernimento.wordpress.com. Administração Eclesiástica Professor Roney Ricardo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas automatizados de recuperação e disseminação da informação
Advertisements

Documentos Digitais Aula 7.
Documentos Digitais Aula 6.
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Arquivo e Documentação
E-ARQ Requisitos para gestão arquivística de documentos digitais no Brasil Conarq - Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos Arquivo Nacional Fórum UNICAMP,
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
BOTÂNICA – ENGENHARIA AGRÍCOLA
Arquivística Unifai – Biblioteconomia Maria Cecília Rizzi Lima
O Museu Antropológico Diretor Pestana, mantido pela Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado – Fidene, foi criado em 25.
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
TABELA DE TEMPORALIDADE SEMINÁRIO DE VICE-PRESIDENTES
O CONCEITO DE DOCUMENTO ARQUIVÍSTICO EM AMBIENTE
Gestão de Arquivos: Mudar é preciso?
GESTÃO DOCUMENTAL DCAR / SETOR DE ARQUIVO E MICROFILMAGEM 2004.
MEIO AMBIENTE.
Rotinas trabalhistas e arquivos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso: Biblioteconomia
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
A importância dos Órgãos Colegiados na Gestão Escolar
Palestra Administradores de Segurança – Módulo Órgãos e Entidades –
TECNICAS DE ELABORAÇÃO DE UM TRABALHO CIENTÍFICO
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
GESTÃO DOCUMENTAL Lei 8.159, de 8 de janeiro de 1991
Prof. Josemar Henrique de Melo Aula 5
Gestão de Processos Administrativos na ANEEL
Sistema de Protocolo Eletrônico Integrado do Poder Executivo - UPO
Fundamentos Arquivísticos

Documentos Digitais Aula 7.
Arquivística O objeto intelectual da arquivística é a informação ou, mais precisamente, os dados que possibilitam a informação.
Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Professor Roney Ricardo
Fundamentos Arquivísticos
QUEM SOMOS E O QUE FAZEMOS
Professor Roney Ricardo
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
Informação em Arquivos, Bibliotecas e Museus
Seminário de Pesquisa Aula 4. Pesquisa em Arquivologia “O desenvolvimento (...) de um campo de conhecimento passa pela pesquisa.” Garon1990,p.18 Sendo.
Teologiaediscernimento.wordpress.com.
Profa. Flávia Santos Metodologia da Pesquisa Extraído de: Roesch, Yin e metodologia da UFPR e UFSC Profa. Flávia Santos
CONCEITOS. “A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários de demonstrações e análises de natureza.
PERSISTÊNCIA HISTÓRICA DE DADOS Quadro cognitivo V. 3.
Controle Bibliográfico – uma pequena revisão introdutória para a disciplina Análise da Informação José Antonio M. Nascimento.
Disciplina O&M / Professora Beth
Capítulo 2 Fundamentos de Auditoria
GESTÃO DOCUMENTAL Karla Dias
VI Congresso de Arquivologia do Mercosul1 Sistema Eletrônico de Arquivos Históricos da Unicamp Equipe Técnica SIARQ, CCUEC e AEL.
Gestão de Documentos e Arquivos
Documentação direta e indireta e técnica do fichamento
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
REPROGRAFIA Etapas de reprodução da Microfilmagem
Fundamentos Arquivísticos
Documentos Digitais Aula 6.
CONSERVAÇÃO E RESTAURO
Formulários.
PROJETO GESTÃO DE VIAGEM Conceitos Treinamento Processo Digital &
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
AUDITORIA Profa. Andréia Mota.
FATEC – Americana Diagnóstico e solução de problemas em TI
Conceitos básicos CIÊNCIA.
Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados
TREINAMENTO CADA 2015 PLANO DE CLASSIFICAÇÃO E TABELA DE TEMPORALIDADE DE ATIVIDADES-MEIO DA UNESP Me. Maria Blassioli Moraes Profa. Dra. Maria Leandra.
PROGRAMA 5S Uma dose de BOM SENSO em tudo o que a gente faz.
Patrimônio cultural.
A Fundação Moab Caldas de Umbanda e Africanismo é localizada no Bairro Restinga em Porto Alegre, no nº 2487 da Estrada João Antônio da Silveira. É filantrópica.
CURSO DE GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA. CURSO DE MUSEOLOGIA - Sede do curso: Escola de Ciência da Informação - Período: matutino -Duração: oito semestres letivos.
Instrumentos de Gestão de Documentos
Transcrição da apresentação:

teologiaediscernimento.wordpress.com

Administração Eclesiástica Professor Roney Ricardo

LIVRO BASE PARA A DISCIPLINA : Administração Eclesiástica, Nemuel Kessler e Samuel Câmara – RJ: CPAD, 1987.

ARQUIVO Definição É um mecanismo de consulta e segurança, com o fim de permitir a imediata consulta ou a utilização dos documentos que foram entregues à sua guarda, depois de classificados.

ARQUIVO Alocação da Disciplina A arquivologia está situada no campo da Ciência da Informação, que abrange duas outras ciências: - Biblioteconomia - Museologia

ARQUIVO Funções O Arquivo tem por funções: - Controlar os acontecimentos e atos administrativos; - organizado, evita o desperdício de tempo e trabalho; - fonte de pesquisa para toda administração; - mostra a posição correta entre o que já foi executado e o que deverá ainda ser feito e, - confere segurança aos documentos e à instituição.

TIPOS DE ARQUIVO 1.Arquivo vivo 2. Arquivo Morto/Inativo Formado por documentos em trânsito, isto é, os consultados constantemente. Constituído de assuntos liquidados, porém, importantes para comprovações futuras.

→ Organização da informação → Armazenamento da informação. → Disseminação da informação. TRÊS CONCEITOS IMPORTANTES EM ARQUIVOLOGIA:

→ Armazenar somente informações realmente úteis. → Identificar sempre os documentos, com informes como data, finalidade, procedência, etc. → Proceder sempre com a classificação do material disponível no arquivo. Princípios gerais a serem observados sobre Arquivamento.

→ Preservar documentos originais à parte das cópias. → Verificar se o documento realmente foi usado para então ser descartado. Princípios gerais a serem observados sobre Arquivamento.

Organização

→ Vantagens e benefícios da Organização de Arquivos: - Organização física adequada; - Sistema de identificação; - Padronização dos métodos de arquivamento; - Comodidade e agilidade nas consultas aos documentos; - Sigilo das informações, segurança e preservação dos documentos; Vantagens da Organização:

→ Vantagens e benefícios da Organização de Arquivos: - Redução de custos com a administração e manutenção do acervo; - Eliminação das dificuldades para gerenciamento e manutenção dos arquivos. Vantagens da Organização:

CONCEITOS FUNDAMENTAIS EM ARQUIVOLOGIA Todo e qualquer elemento referencial contido num documento. Compreende uma mensagem, ideia, noção, notícia sobre fatos e/ou pessoas. INFORMAÇÃO

Materiais que servem como meio de registro da informação: Papel INFORMAÇÃO Mídia Magnética e Óptica Filme fotográfico Metal, argila, madeira, etc.

CONCEITOS FUNDAMENTAIS EM ARQUIVOLOGIA Qualquer elemento gráfico, iconográfico, plástico ou fônico pelo qual o homem se expressa. DOCUMENTO

Tipos de documentos: Textual DOCUMENTO Audiovisual Cartográfico Multimídia

Natureza dos documentos: Ostensivos ou ordinários DOCUMENTO Sigilosos Ativos Temporários Inativos

CONCEITOS FUNDAMENTAIS EM ARQUIVOLOGIA É o conjunto de documentos que, independentemente da natureza do suporte, são reunidos por acumulação ao longo das atividades de pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas. ARQUIVO

CONCEITOS FUNDAMENTAIS EM ARQUIVOLOGIA Conjunto de medidas e rotinas que visam a racionalização e eficiência na criação, tramitação, classificação, uso primário e avaliação de arquivos. GESTÃO DOCUMENTAL

CONCEITOS FUNDAMENTAIS EM ARQUIVOLOGIA Conhecimento genérico produzido por terceiros. Corresponde ao conjunto de material, em sua maioria impresso, disposto ordenadamente para estudo, pesquisa e consulta com objetivos culturais. O documento de biblioteca instrui e ensina. BIBLIOTECA

CONCEITOS FUNDAMENTAIS EM ARQUIVOLOGIA Conjunto de objetos coletados nas mais variadas fontes e que contam a história de um povo, sendo sua finalidade essencialmente cultural. Consiste em uma coleção de peças e objetos de valor cultural, reunidos, conservados, restaurados e colocados à disposição do público. MUSEU

Sites consultados: de-arquivos/