ANÁLISE DE DISCURSO ENI P. ORLANDI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O CONHECIMENTO SOBRE A LINGUAGEM Eduardo Guimarães Eni P. Orlandi
Advertisements

Os sentidos sociais Os meios utilizados para analisar o sentido social não se limita a uma única disciplina.
Hegemonia e educação em Gramsci Relações de poder e intelectuais
SOCIOLINGUÍSTICA.
Leitura: Abordagem Discursiva
Análise Automática do Discurso
José Luis Michinel Eliane Santos Souza
Uma supernova é uma explosão estelar que produz objetos muito brilhosos na esfera celeste, dai que se lhes chama-se inicialmente Estrela nova o simplesmente.
Dispositivo de Análise
O texto e o discurso na história do pensamento da linguagem I
O texto e o discurso na história do pensamento da linguagem I
Tópicos Especiais em Teoria e Análise do Discurso 2/2011.
Linguística Histórica – Maria Clara Paixão de Sousa
ENUNCIAÇÃO E ACONTECIMENTO
ACD: O Problema Social Visibilidade dos fenómenos
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
A CHARGE COMO ESTÍMULO AO IMÁGINÁRIO DO INTERLOCUTOR
AULA 1 APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA DA DISCIPLINA
Interpretação “Não há sentido sem interpretação. Ela é sempre passível de equívoco. Os sentidos não se fecham, não são evidentes, embora pareçam ser.
A iniciação humana Da análise a síntese, sem esquecer que
09. Objeções pós-estruturalistas e construtivistas (de Man, Derrida, Rorty) [Juliana P. Perez] Searle X Derrida.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
NRE- Itinerante Equipe Pedagógica Educação Especial
UFRGS -  Instituto de Letras - Teoria e Prática de Leitura
ANÁLISE DO DISCURSO: A GÊNESE DA DISCIPLINA
Produção textual Turmas 02m1, 02m2 e 02m3 Profª.: Maria Anna
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
O Discurso Joselita Boaventura e Íngrede Sacramento DMMDC/FACED/UFBA 15/10/2010 Tópico Especial: Análise de textos na produção de resultados qualitativos.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Lexicografia Discursiva Eni Pulcinelli ORLANDI
Conhecimento de mundo.
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
História da comunicação.
Profª. Taís Linassi Ruwer
PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA
Escrita e intertextualidade
A LINGUAGEM JORNALÍSTICA DOS VEÍCULOS DIÁRIO CATARINENSE E HORA DE SANTA CATARINA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA CONSTRUÇÃO DO SUJEITO-LEITOR. Área de conhecimento.
RACIONALIDADE E COMUNICAÇÃO Parte II – pg. 16 a 30.
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
Ponto de partida Capítulo 3
De Ezequiel Theodoro da Silva
INCONSCIENTE Inconsciente: difere de ausência de razão e de falta de consciência. Duas instâncias que convivem num mesmo aparelho psíquico. Instâncias.
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Profª: Luciana Tavares
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Perspectiva Benvenistiana
Leitura “Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros mudam as pessoas.” Mário Quintana.
PSICOLOGIA ESCOLAR- REVISÃO
Correção da Atividade diagnóstica
TÓPICOS ESPECIAIS DE GEOGRAFIA POLÌTICA
Linguagem e Psicanálise
Mediação Semiótica em Vygotsky
PROVA BRASIL 2015.
Atividade complementar 04
O Texto nos Estudos da Linguagem
1. Martín – Baró cita Merton, autor que contribui para esclarecer e diferenciar o que se entende sobre os conceitos de grupo, coletividade e categorias.
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
Capítulo 3 Para uma crítica da Teoria do Significado
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
PSICOLOGIA SOCIAL CRÍTICA
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão linguística CÓDIGO CANAL conhecimentos linguísticos e paralinguísticos.
A teoria pós-colonialista do currículo
{ Coerência textual Mecanismos para estabelecer a coerência.
Procedimentos argumentativos Professora Marina Miotto Negrão.
ESTILÍSTICA Estudo do estilo que é o resultado da escolha dos recursos expressivos capazes de produzir os efeitos de sentido motivados pela emoção e afetividade.
As relações de poder no processo de aquisição de língua estrangeira através das propagandas das escolas de idiomas. Sue Ellen Santos da CRUZ Sue Ellen.
Transcrição da apresentação:

ANÁLISE DE DISCURSO ENI P. ORLANDI Discente: Anita Luisa Fregonesi de Moraes Docente: Prof. Dr. Roberto Gomes Camacho

RUPTURAS TEÓRICAS LINGUÍSTICA – A LÍNGUA NÃO É TRANSPARENTE: MATERIALIDADE DA LÍNGUA; MARXISMO – A HISTÓRIA NÃO É TRANSPARENTE AO HOMEM: MATERIALIDADE DA HISTÓRIA PSICANÁLISE – O HOMEM NÃO É TRANSPARENTE NEM PARA SI MESMO: OPACIDADE DO SUJEITO.

1. LÍNGUA E FALA / LÍNGUA E DISCURSO SAUSSURE: LÍNGUA – SOCIAL / FALA – OCASIONAL, HISTÓRICA E INDIVIDUAL ( SEPARAÇÃO SOCIAL / HISTÓRICO) AD: LÍNGUA E DISCURSO: SOCIAL E HISTÓRICO INDISSOCIADOS

2. O QUE É DISCURSO DISCURSO: EFEITO DE SENTIDOS ENTRE INTERLOCUTORES (PÊCHEUX,1969) LÍNGUA: A LÍNGUA NÃO É ESTRUTURA, MAS ACONTECIMENTO, A FORMA MATERIAL É VISTA COMO ACONTECIMENTO DO SIGNIFICANTE EM UM SUJEITO AFETADO PELA HISTÓRIA. (ORLANDI, 1999)

3. CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO 1. SITUAÇÃO: A) EM SENTIDO ESTRITO: AS CIRCUNSTÂNCIAS DA ENUNCIAÇÃO B) EM SENTIDO AMPLO: CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO IDEOLÓGICO

2. SUJEITO = POSIÇÃO SUJEITO PROJETADA NO DISCURSO A) FORMAÇÕES IMAGINÁRIAS: SUJEITO / INTERLOCUTOR 1. A IMAGEM QUE O SUJEITO FAZ DELE MESMO 2. A IMAGEM QUE O SUJEITO FAZ DE SEU INTERLOCUTOR 3. A IMAGEM QUE FAZ DO OBJETO DO DISCURSO

A.1. MECANISMOS DE ANTECIPAÇÃO: CAPACIDADE QUE O SUJEITO TEM DE COLOCAR-SE NA POSIÇÃO EM QUE SEU INTERLOCUTOR SE ENCONTRA, ANTECIPANDO, ASSIM, O SENTIDO QUE SUAS PALAVRAS PRODUZEM. A.2. RELAÇÕES DE SENTIDO : UM DISCURSO APONTA PARA OUTROS QUE O SUSTENTAM, ASSIM COMO PARA DIZERES FUTUROS A.3. RELAÇÕES DE FORÇA: O LUGAR DE ONDE SE FALA MARCA O DISCURSO COM A FORÇA DA LOCUÇÃO QUE ESSE LUGAR SUSTENTA.

4. A ANÁLISE, O TEXTO, O DISCURSO OS PERCURSOS DO ANALISTA: A – ANÁLISE DA SUPERFÍCIE TEXTUAL; B – DETERMINAR AS RELAÇÕES DO TEXTO COM AS FORMAÇÕES IDEOLÓGICAS: PASSAGEM DO OBJETO DISCURSIVO PARA PROCESSO DISCURSIVO PÊCEHEUX (1975) – PROCESSO DISCURSIVO CONSISTE NAS RELAÇÕES DE SUBSTITUIÇÃO: PARÁFRASES, SINONÍMIAS, ETC, QUE FUNCIONAM ENTRE ELEMENTOS LINGUÍSTICOS DE UMA FORMAÇÃO DISCURSIVA (FD)

5. FORMAÇÃO DISCURSIVA (FD) E INTERDISCURSO FD = PROJEÇÃO, NA LINGUAGEM, DAS FORMAÇÕES IDEOLÓGICAS – LÍNGUA X IDEOLOGIA = O DISCURSO É A MATERIALIDADE ESPECÍFICA DA IDEOLOGIA E A LÍNGUA É A MATERIALIDADE DO DISCURSO. INTERDISCURSO = AQUILO QUE FALA ANTES, EM OUTRO LUGAR, INDEPENDENTEMENTE; A MEMÓRIA DISCURSIVA

6. SUJEITO FORMA-SUJEITO = FORMA DE EXISTÊNCIA HISTÓRICA DE QUALQUER INDIVÍDUO AGENTE DAS PRÁTICAS SOCIAIS - A INTERPELAÇÃO DO INDIVÍDUO EM SUJEITO DE SEU DISCURSO SE EFETUA PELA IDENTIFICAÇÃO DO SUJEITO COM A FD QUE O DOMINA

A IDEOLOGIA INTERPELA O INDIVÍDUO EM SUJEITO E ESTE SE SUBMETE À LÍNGUA SIGNIFICANDO E SIGNIFICANDO-SE PELO SIMBÓLICO NA HISTÓRIA; TEATRO DA CONSCIÊNCIA: EU VEJO / EU FALO = EFEITO IDEOLÓGICO PELO QUAL O SUJEITO SE COLOCA COMO ORIGEM DO QUE DIZ

7. ESQUECIMENTOS ESQUECIMENTO Nº 1 – ESQUECIMENTO IDEOLÓGICO = O SUJEITO TEM A ILUSÃO DE SER A ORIGEM DO QUE DIZ (INCONSCIENTE) ESQUECIMENTO Nº 2 – ESQUECIMENTO ENUNCIATIVO = O SUJEITO ESQUECE QUE HÁ OUTROS SENTIDOS POSSÍVEIS; “A SINTAXE SIGNIFICA” (ORLANDI, 1999)

8. MEMÓRIA DISCURSIVA INTERDISCURSO: O JÁ DITO QUE CONSTITUI TODO O DIZER. COURTINE (1985): EIXO DA CONSTITUIÇÃO DO DIZER / VERTICAL X EIXO DA FORMULAÇÃO / HORIZONTAL EIXO VERTICAL = MEMÓRIA DISCURSIVA – QUALQUER FORMULAÇÃO SE DÁ DETERMINADA PELO CONJUNTO DE FORMULAÇÕES JÁ FEITAS, MAS ESQUECIDAS. INTERDISCURSO X MEMÓRIA DE ARQUIVO (DISCURSO DOCUMENTAL, INSTITUCIONALIZADA, DISPONÍVEL).

9. TEXTO E DISCURSO TEXTUALIDADE = RELAÇÃO DO TEXTO CONSIGO MESMO E COM A EXTERIORIDADE . A PALAVRA TEM TEXTUALIDADE QUANDO SUA INTERPRETAÇÃO DERIVA DE UM DISCURSO QUE A SUSTENTA. INCOMPLETUDE TEXTUAL = RELAÇÃO COM OUTROS TEXTOS EXISTENTES OU IMAGINÁRIOS, COM SUAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO, COM SUA EXTERIORIDADE CONSTITUTIVA. HISTÓRIA X TEXTO = TEXTO ENQUANTO MATERIALIDADE HISTÓRICA

10. A FUNÇÃO DISCURSIVA AUTOR A FUNÇÃO AUTOR SE REALIZA TODA VEZ QUE O REPRODUTOR DA LINGUAGEM SE REPRESENTA NA ORIGEM, PRODUZINDO UM TEXTO COM UNIDADE, COERÊNCIA, PROGRESSÃO, NÃO CONTRADIÇÃO E FIM. FUNÇÃO AUTOR X HISTÓRIA: O AUTOR FORMULA E SE CONSTITUI, COM SEU ENUNCIADO, NUMA HISTÓRIA DE FORMULAÇÕES, NO INTERDISCURSO – HISTORICIZA SEU DIZER.

11. INTERPRETAÇÃO A) COMO PARTE DA ATIVIDADE DO ANALISTA = EXPLICITAR COMO UM OBJETO SIMBÓLICO PRODUZ SENTIDO. INTERPRETAÇÃO X IDEOLOGIA = A IDEOLOGIA NÃO É UM CONTEÚDO “X”, MAS UM MECANISMO DE PRODUZIR “X”. B) COMO PARTE DA ATIVIDADE DO SUJEITO = A INTERPRETAÇÃO APARECE PARA O SUJEITO COMO TRANSPARÊNCIA

12. DISPOSITIVOS DE INTERPRETAÇÃO DISPOSITIVO TEÓRICO: NOÇÕES E CONCEITOS DA AD DISPOSITIVO ANALÍTICO: ESPECIFICIDADE DA ANÁLISE

FINALIDADES DO ANALISTA: *COMPREENDER O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE SENTIDOS INSTALADO POR UMA MATERIALIDADE DISCURSIVA *MANTER RELAÇÃO CRÍTICA COM O CONJUNTO COMPLEXO DE FD - FAZER UMA LEITURA MENOS SUBJETIVA POSSÍVEL, MEDIADA PELA TEORIA E PELOS MECANISMOS ANALÍTICOS

13. EFEITO METAFÓRICO FENÔMENO SEMÂNTICO PRODUZIDO POR UMA SUBSTITUIÇÃO CONCEITUAL = DESLIZAMENTO DE SENTIDOS O DESLIZE É O LUGAR DA HISTORICIDADE, DA IDEOLOGIA, DA INTERPRETAÇÃO

14. FINALIZANDO A Análise de Discurso tem como característica ouvir no que é dito o que é dito ali ou em outro lugar, o que não é dito e o que deve ser ouvido por sua ausência necessária.