ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA
A escola e a prevenção ao uso de drogas
FORMAÇÃO DE GRUPOS DE JOVENS PROTAGONISTAS DO PEAS - JPPeas
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Programa de Ética e Cidadania
A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
PROJETO VIDA ATIVA PARCERIA SEMED/SEMCAS
A Atuação do Serviço Social
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DE CHAPECÓ GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO EEF NEIVA MARIA ANDREATTA COSTELLA CHAPECÓ – SANTA CATARINA.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas
PROJETO: SAÚDE EM EXERCICIO (Trabalhando a Mente e o Corpo)
ACONSELHAMENTO.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
A Escola e as Mudanças Sociais
A sexualidade trocada por miúdos
PROVIDA PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA Wélvia Maia e Katia Omori.
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
DENTESCOLA PARA TODO MUNDO PODER SORRIR
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
LEILÃO DE JARDIM.
Utilidade Pública Municipal – Lei 6868/07
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Trabalhando com Grupos
Sexualidade, Orientação e Saúde
Projeto pedagógico anual º e 5º anos do E. F
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MOGI MIRIM Edison de Almeida Abril de 2014.
Diretrizes de um programa de prevenção
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
APRESENTAÇÃO TELE-SALA: CAMETÁ ANO: 2007 DANIELA SANTOS FURTADO
ESCOLA MUNICIPAL FLORIANO PEIXOTO
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
PROJETO COMUNITÁRIO.
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Modelo Dialógico de Resolução de Conflitos. Origem dos conflitos Os conflitos de convivência que vemos e sobre os que atuamos são a ponta do iceberg.
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
A Arte na Literatura de Cordel
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2008 FRATERNIDADE E DEFESA DA VIDA “Escolhe, pois, a vida” Dt 30, 19 AVALIAÇÃO.
PROJETO.
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
Sexualidade na Escola.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
A HISTÓRIA DO MEU NOME 4ºANO B
Uma possibilidade de disciplina optativa para o tema da convivência na escola “A compreensão do fenômeno Bullying e as estratégias de prevenção ao problema.”
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
EDUCAÇÃO POPULAR CONCEITO Compreende-se a Educação Popular em Saúde (EPS) a perspectiva teórica orientada para a prática educativa e o trabalho social.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
PROJETO VEM-ESTAR. A EDUCAÇÃO ESTÁ EM TODOS OS LUGARES TEMA.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
NOVEMBRO AFRO-CONSCIENTE! PARIPE – SALVADOR - BAHIA PEÇA TEATRAL RECITAL POÉTICO FEIRA AFRO- BRASILEIRA CORAL AFRO RODA DE CAPOEIRA MOSTRA FOTOGRÁFICA.
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA LUIZA SANTIN CHAPECÓ - SC

MARLI ANTONINI Apresenta:

JUSTIFICATIVA Diante de um quadro de dificuldades da escola com relação aos problemas de convivência (respeito, normas, limites) e a própria inclusão, elege-se a necessidade de desenvolver algumas estratégias para refletir e trabalhar o problema. Procura-se inserir atividades diversificadas; discutir a convivência, respeitando as regras que a escola e a sociedade exigem, de maneira que o aluno adquira consciência de tudo isso, e saia da escola diferente de quando chegou. Na prevenção trabalhar a questão de valores sexualidade, respeito com o corpo, a questão de preconceito de gênero, religião, drogas, violência. Para viabilizar acoes de conscientização e mudanças de comportamento, faz-se necessario a ariticulacao e a mediacao do projeto “Prevenção” com ações continuadas, envolvendo todos os segmentos escolares em parceria com a Comunidade e com outras Instituições através de Projetos Educativos: Universidades, Proerd, Cesmar, Sesi etc, na perspectiva de desenvolver uma cultura preventiva e de inclusão.

OBJETIVOS: Objetivos Gerais Conhecer a realidade das famílias, resgatando valores, reconhecendo a si próprio e ao outro como sujeito histórico que se constitui pelas relações sócio-culturais. Desenvolver em trabalho permanente de Orientação sexual direcionando a todos os níveis da educação básica, contribuindo para que todos os alunos sejam capazes de proteger-se de relacionamentos coercivos ou exploradores, procurando apoio e denunciando eventuais tentativas de abuso ou assédio sexuais . Objetivos Específicos Trabalhar as normas de convivência envolvendo a comunidade escolar. Promover ações inter-série na escola enfocando questões como: convivência, interação e amizade. Oportunizar dinâmicas e momentos que proporcionem ações de boa convivência (contato, afetividade...). Sensibilizar os alunos para uma boa convivência na escola.

METODOLOGIA Será desenvolvido atividades, paródia, letra de musicas, brincadeiras de roda, vídeo, textos, poesia, poemas, dinâmicas, sistematizando as questões de convivência, interação e amizade Em parceria com outras instituições educativas desenvolver palestras e atividades que contribuam para o fortalecimento da auto-estima e da sexualidade humana.

ATIVIDADES * Textos “Maria vai com as outras”- Livro; Construindo a escrita de 1ª serie. * Filme: “Formiguinha Z”; Lições para toda vida (inclusão). * Eu Ser Sociavel Como é a convivência em casa, na família Como deve ser a convivência na escola, como deve ser com os colegas (desenho retratando a convivência nos diferentes espaços). * Eu e os outros- Obra de Liliana Lacocca e Micheli Lacocca- Retrata a convivência *Interagir e crescer Aurora Hulda ª de Souza. Ed. Casa publica Brasileira- 1º ao 5º ano. * Eu e os outros- sexualidade- relacionamento. * Auto retrato EU X Corpo – Desenho do Corpo Humano. * Dinâmicas e atividades corporativas para desenvolver a auto-estima, compreensão de como funciona seu corpo, adquirindo hábitos de auto cuidado e de saúde

AVALIAÇÃO Será avaliado o envolvimento nas atividades promovidas, participação oral, escrita e a interação com os colegas, professores e funcionários.