ANOREXIA NERVOSA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Distúrbios Alimentares
Advertisements

Distúrbios Alimentares
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
Jaqueline Dalla Corte Keila Hübner
A equipe interdisciplinar nos Transtornos Alimentares
Bulimia e anorexia nervosa
A anorexia nervosa.
Anorexia nervosa.
Trabalho de Ciências Nome:Anderson,Daniela,João L. e Letícia G.
Um subgrupo da depressão
Distúrbios Alimentares
Transtornos alimentares
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Uma caloria, uma tortura!
Anorexia Nervosa Trabalho elaborado por: - Ângela Santos
Transtorno Obsessivo - compulsivo
FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES
Atividade Física e Distúrbios Alimentares
SAÚDE É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares,
Fonte: Redação Meia Fina
Anorexia Origem da Palavra Anorexia Etmologicamente, o termo anorexia deriva do grego “an-”, deficiência ou ausência de, e “orexis”, apetite. Também.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Deficiência Nutricional e
Distúrbios alimentares
Distúrbios Alimentares
Dra Silvana de Araújo Geriatria - UFMG Julho/2007
Desmaios os síncopes.
DISTÚRBIOS ALIMENTARES
Atividade Física x Stresse : o matador silencioso
Terapia Nutricional Enteral
Maria Antonia, Sarah e Alícia 7ºB
Terapia cognitivo comportamental
Distúrbios alimentares
Anorexia Luiz Gabriel Manini Minto Maria Laura Ferreira Rodriguês 7°A
Professor :João Galdino
DEPRESSÃO O Mal do Século Lucio Reis Psicanalista.
Cognitivo-Comportamental
Alimentação e Saúde Ortorexia e Vigorexia.
Sesi escola Várzea grande
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
Fisioterapia Preventiva para o Idoso
Transtornos Alimentares
Distúrbios alimentares
Quinzena da Mulher 7 a 19 de Março
Saúde do adolescente Nutrição na adolescência
ESQUIZOFRENIA.
PSICOFISIOLOGIA Aula 2- Comportamento Alimentar.
ESQUIZOFRENIA.
Anorexia.
Transtornos alimentares:
Distúrbios alimentares
TRANSTORNOS ALIMENTARES. Anore xia ANOREXIA Perturbação da imagem corporal Busca incessante pela magreza Inanição.
Transtornos da Alimentação
Profª. Me. Jaqueline Della Torre Martins. TRANSTORNOS ALIMENTARES 1 - ANOREXIA NERVOSA - PREOCUPAÇÃO OBSESSIVA COM A PERDA DE PESO - RECEIO FÓBICO DO.
Distúrbios alimentares: Anorexia e bulimia
Elaborado por: Prof. Susana Viegas. Doenças do comportamento alimentar: Anorexia Bulimia Desejo em manter o peso muito baixo Incapacidade de aceitar as.
BULIMIA.
Transcrição da apresentação:

ANOREXIA NERVOSA

O que é anorexia nervosa ? Anorexia nervosa é um transtorno alimentar no qual a busca implacável por magreza leva a pessoa a recorrer a estratégias para perda de peso,ocasionando importante emagrecimento. As pessoas anorexicas apresentam um medo intenso de engordar mesmo estendo extremamente magras. Em 90% dos casos a comete mulheres adolescentes e adultas e jovens,na faixa de idade 12 a 20 anos de idade. É uma doença com riscos clínicos,podendo levar a morte por desnutrição.

O que se sente ? Perda de peso em um curto espaço de tempo Alimentação e preocupação com o peso corporal tornam-se obsessões. Crença de que se está gordo,mesmo estando excessivamente magro. Parada do ciclo menstrual (amenorréia). Interesse exagerado por alimentos. Comer em segredo e mentir a respeito da comida. Depressão ansiedade e irritabilidade. Exercícios físicos em excesso. Progressivo isolamento da família.

Complicações medicas ? Desnutrição e desidratação. Hipotensão e (diminuição da pressão arterial). Anemia. Redução da massa muscular. Intolerância ao frio. Motilidade gástrica diminuída. Amenorréia (parada do ciclo menstrual). Osteoporose (rarefação e fraqueza óssea). Infertilidade em casos crônicos. Maior propensão a infecções por comprometimento do sistema imunológico.

Quais são as causas? não existe uma causa única para explicar o desenvolvimento da anorexia nervosa.Essa síndrome é considerada multideterminada por uma mescla de fatores biológicos,psicológicos e familiares e culturais. Alguns estudo chamam a atenção que extrema valorização da magreza e o preconceito com a gordura na sociedade ocidentais estaria fortemente associadas a ocorrência desses quadros.

Como se desenvolve ? A preocupação com o peso e forma corporal leva o adolescente a inicia uma dieta progressivamente mais seletiva,evitando o Maximo de alimentos de alto teor calóricos. Aparecem outras estratégias para perda de peso,por exemplo:exercícios físicos exessivos,vomito,jejum absoluto. A pessoa segue se sentindo gorda apesar de estar estremamente magra,acabando por se tornar esreva das colorias e de rituais em relação a comida.Isola-se da família e dos amigos,ficando cada vez mais triste,irritada e ansiosa.A família as vezes demora para perceber que algo esta errado. Assim as pessoas com anorexia nervosa podem não receber tratamento medico,até que tenha se tornado perigosamente magras e desnutridas.

Como se trata ? O tratamento deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar,formada por psiquiatra,psicologo, pediatra,clinico e nutricionista,em função da complexa interação de problemas emocionais e fisiologicos nos transtornos alimentares.Quando for diagnosticada a anorexia nervosa, o medico deve avaliar se o paciente esta em risco eminente de vida,requerendo.portanto,hospitalização. Objetivo primordial do tratamento é a recuperação de peso através de uma redução alimentar com apoio psicológico. Em geral é necessário alguma forma de psicoteaipia para ajudar o paciente com suas doenças e com as questões emocionais subjacentes.Psicoterapia individual,terapia ou orientação familiar,terapia cognitivo-comportamental(uma psicoterapia que ensina os pacientes a modificarem pensamento e comportamentos anormais) são em geral muito produtiva. Para o quadro de anorexia nervosa não há medicação especifica indicada.O uso de antidepressivos pode ser eficaz se houver persistência de sintomas, de depressão após recuperação de peso.O tratamento da anorexia costuma ser demorado e difícil,o paciente deve permanecer em acompanhamento após melhora dos sintomas para prevenir recaídas.

Como se previne ? Uma diminuição da pressão cultural e familiar com relação a colorização de aspectos físicos,forma corporal e beleza pode eventualmente reduzir a incidência desses quadros. É fundamental fornecer informações respeito dos riscos dos regimes rigorosos para obtenção de uma cilhueta “ideal” pois ele tem um papel decisivo no desencadeamento dos transtornos alimentares. Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?138

Vídeos mostrando pessoas com anorexia nervosa. http://www.youtube.com/watch?v=bMKc0aODCe8 http://www.youtube.com/watch?v=9n0mYQ_aHIU&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=KFTVAG7jYDc&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=QOkXMzONktU&feature=related FONTE: http://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt