Planejamento de Comunicação Case: Brookfield Brasil Trabalho de Conclusão de Curso – FACHA Comunicação Corporativa e Economia Globalizada
Histórico da Empresa – Brookfield Incorporações A Brookfield Incorporações é o resultado da integração, ocorrida em 2008, entre as empresas Brascan Residential, Company e MB Engenharia, e faz parte do grupo Brookfield Brasil; O grupo em questão atua no mercado brasileiro há 110 anos, sendo atualmente um dos líderes do setor imobiliário nacional; Possui mais de 4000 colaboradores (levantamento de 08/2010) e mantém investimentos nos setores de energia renovável, infraestrutura, agrícola, florestal,shopping centers e imobiliário; A empresa Company foi fundada em 1982, e sempre atuou na produção imobiliária, com grande presença no estado de São Paulo, integrando a Brookfield através de processo de fusão; Já a empresa MB Engenharia surgiu em 1986 com o objetivo de prestar serviços nas áreas de construção civil e incorporação imobiliária, tornando-se líder de mercado na região Centro-Oeste do país, sendo então adquirida pela Brookfield.
Filosofia Empresarial Certamente não são apenas esse conceitos que fazem parte da filosofia empresarial de cada uma, mas são aqueles abordados com mais ênfase através de suas políticas e práticas corporativas: Company Respeito Responsabilidade Cidadania Aprimoramento constante Pontualidade MB Engenharia Empreendedorismo Competência Idoneidade Brookfield Qualidade Confiabilidade Inovação
Identificação de Públicos - I São vários os públicos de interesse da empresa/grupo Brookfield, e dentre eles estão: Corpo funcional – formado por funcionários e prestadores de serviços das três empresas integrantes (existem teorias de Comunicação Social que consideram os familiares e amigos dos funcionários como públicos de interesse); Clientes – considerando o mercado consumidor já existente e aqueles em prospecção formado pela integração das empresas; Acionistas – a empresa faz parte do Novo Mercado da Bovespa e é negociada com o código BISA3;
Identificação de Públicos - II Fornecedores – empresas e pessoas físicas ligadas ao ramo de construção civil e atendimento ao cliente; Órgãos Públicos – responsáveis pelas legislações e normas aplicadas ao desenvolvimento e controle das atividades da empresa; Imprensa – divulga lançamentos/vendas e novidades relativas às atividades fins da empresa e ao seu ramo de atuação; Imobiliárias – intermediação entre cliente e empresa, através da gestão das carteiras de imóveis disponíveis para venda e aluguel;
Estratégias de Comunicação – Internet e Redes Sociais A Brookfield está presente em várias redes sociais, possuindo perfis no Facebook, Twitter, Orkut, Youtube, Flickr e um blog oficial; Através deles disponibiliza conteúdo sobre suas atividades e sobre o mercado imobiliário nacional; Para isso, criou dois perfis diferenciados: um com viés institucional, com informações sobre a incorporadora, e outro com viés comercial, para divulgar empreendimentos, localiza oportunidades e interage com os usuários para tira dúvidas sobre os imóveis.
Responsabilidade Social – Programas e Projetos Cultura: Festival de Cinema do Rio Orquestra Sinfônica Brasileira Educação: Programas internos para promover a alfabetização de seus operários Programa Estrela Dalva – dar acesso a crianças e adolescentes superdotados às melhores escolas públicas do Rio de Janeiro Ambiental: Programa Lixo da Gente – coleta seletiva em Santana de Parnaíba Programa Escola Amiga da Terra – educação ambiental em escolas municipais Campanha de Consumo Consciente