Revisão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Segurança no Transporte dos Trabalhadores do
Advertisements

CURSO BÁSICO DE SEGURANÇA
ACIDENTES DE TRABALHO Prof. Joaquim Eduardo Bana Nascimento
ESTRESSE NO TRABALHO É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente; é uma condição dinâmica,
TREINAMENTO INTEGRAÇÃO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho
ORDEM DE SERVIÇO.
Serviço de Segurança Especializado em Medicina do Trabalho
Responsabilidade Civil e Penal decorrente do Acidente do Trabalho
Higiene e Segurança do Trabalho
ATIVIDADE AVALIATIVA:
Higiene e Segurança do Trabalho
DAS PRERROGATIVAS DA FEDERAÇÃO a) representar e proteger, perante os poderes da República e terceiros, bem como junto aos órgãos nacionais e internacionais,
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
Auditorias em SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO
Seminário Nacional de Segurança e Saúde no Setor Elétrico Brasileiro
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
ETEC – BARUERI ÉTICA, MORAL E DIREITO NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E OS CRITÉRIOS DE IMAGEM PESSOAL ORGANIZACIONAL.
Segurança e Medicina do Trabalho
Reflexão Modulo 16 Tânia Teixeira Formador: Fernando Almeida
Objetivos da Higiene e Condições Ambientais do Trabalho
UFCD: Fundamentos gerais de Higiene no Trabalho
RESPONSABILIDADES LEGAIS NA GESTÃO DA SAÚDE E SEGURANÇA DOS TRABALHADORES SEMANA DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 13/11/2008.
Política Sociedade e Gestão Social Contemporânea
Qualidade de Vida.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Segurança do Trabalho Enfª Carina.
NR 04 – SESMT 4.1 As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam.
Enfª do trabalho Jamilie Sena
Principais Normas Regulamentadoras
SEGURANÇA,MEIO AMBIENTE E SAÚDE
Saúde e Segurança dos Servidores
ACIDENTE DE TRABALHO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
ACIDENTES DO TRABALHO.
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
History of work-related accident - Industrial Revolution
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
Conceito, classificação e causas de acidentes
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
Subsistema de Higiene e Segurança do Trabalho
PRINCÍPIOS ÉTICOS BÁSICOS Deontologia e responsabilidade
ISO Sistema de Gestão Integrada em Saúde e Segurança do Trabalho.
Saúde e segurança do trabalho
Treinamento de uso e conservação de epis
Assistência Farmacêutica
Objetivos do Capítulo Identificar diversos problemas éticos causados pelo uso das tecnologias de informação em e-business, tais como os relacionados ao.
acidentes de trabalho: leis, normas e números
Módulo de Saúde Ocupacional – AULA 1
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
Prevenção de Acidentes no trabalho.
PREVENÇÃO E CONTROLE DE PERDAS
CURSO BÁSICO Trabalho em Altura - 8horas.
CURSO NR-11Recilcagem.
CURSO BÁSICO Espaço Confinado - 16horas.
23/10/20081 Higiene Industrial Por: Bruno Cotta Danilo Sobral Filipe Campos José Francisco da Silva FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA.
Higiene do trabalho “Conjunto de normas e procedimentos voltado para a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes.
ACIDENTE Acidente é um acontecimento infeliz, casual ou não, fortuito, imprevisto, que resulta em ferimento, dano, ruína. Acidente do Trabalho: é toda.
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
OFICINA SOBRE A ISO – DIRETRIZES PARA RESPONSABILIDADE SOCIAL 17 e 18 de maio – 2012 Brasília.
CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
PREMISSA: Não existe risco inerente ao trabalho, o que há são situações e fatores de risco peculiares a determinadas atividades/ambientes de trabalho,
Sistema de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho
COFEN-DAS RELAÇÕES COM A PESSOA, FAMILIA E COLETIVIDADE. DIREITOS
Universidade do Estado de Santa Catarina Mudança Organizacional e Administração do Estresse. Alunos: Ricardo Ruths Rosana M Coelho Ulysses C Ferreira.
Segurança e saúde no trabalho em UAN
HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Transcrição da apresentação:

Revisão

TEMAS: Higiene e Segurança no Trabalho Conflitos e Negociação Relações Trabalhistas

Higiene e Segurança Higiene e Segurança do Trabalho: Trata-se de um campo de estudo das condições de saúde e de bem estar, ou seja, preocupa-se com a insalubridade e a periculosidade inerentes ao ambiente de trabalho, à estrutura, às ferramentas e aos processos de trabalho. Através de normas e procedimentos, visa a proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente onde são executadas. Seu estudo envolve a adaptação do homem ao trabalho (seleção) e adaptação do trabalho ao homem (racionalização). Acidente de trabalho é o que ocorre no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause morte, perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho. Pode ocorrer: - na prestação de serviços por ordem da empresa, fora do local de trabalho; - no trajeto casa – trabalho - casa; - doença profissional (provocada pelo tipo de trabalho); - doença do trabalho (causadas pelas condições do trabalho).

Higiene e Segurança Os principais fatores causadores de acidentes de trabalho são: atos inseguros: cansaço, falta de experiência, preocupação – desvio de atenção, excesso de confiança... condições inseguras: ambiente físico e materiais em más condições de uso, falta de EPI... Prevenção: Condições ambientais (ex.: ergonomia), estruturais e tecnológicas, treinamento... Exemplos de Equipamentos de proteção individual (EPI): - capacete - luvas - máscaras - protetor solar Exemplos de Equipamentos de Proteção Coletiva: - redes de contenção - pisos antiderrapantes - saídas de emergência - extintor de incêndio

Conflitos e Negociação Origens dos conflitos: Stress, medo de mudanças, falhas na comunicação, diferenças de personalidades, prioridades ou objetivos. Tipos de conflitos: De tarefa De relacionamento De processo Caminhos: Recusa Guerra Declarada Assumir e buscar solução Podem ser positivos (por exemplo: gerando inovações) e também negativos (por exemplo: causando queda no desempenho) NEGOCIAÇÃO: Processo em que se busca esclarecer as situações, confronta-se as idéias, os diversos interesses, e busca-se solução. Pode envolver algumas pessoas, todo um grupo, diversos grupos ou mesmo organizações diversas. É muito importante entender que o confronto deve ser de idéias, não de pessoas.

Relações Trabalhistas * A NEGOCIAÇÃO é a forma mais positiva de se lidar com problemas relacionados às questões patrão x trabalhador. * Como importante intermediário dessas negociações, cada categoria profissional conta com um sindicato único, que tem o papel de representar a categoria em casos de elaboração de Convenção Coletiva, negociações específicas, ou mesmo assistir aos profissionais em causas trabalhistas, no âmbito da Justiça do Trabalho. * Apenas após esgotadas todas as demais tentativas de negociação, são consideradas válidas as manifestações em forma de GREVE. Muitas categorias, por falta de informação, ou radicalismo, insistem em promover greves ‘de advertência’, ‘operação tartaruga’, e outras práticas consideradas ilegais, o que apenas prejudica ainda mais a relação, e portanto, a comunicação entre as partes. * O Administrador da área de Gestão de Pessoas, conforme a boa prática profissional, deve se orientar pelo Código de Ética da profissão, bem como respeitar a legislação vigente no país em que atuar, valendo-se de seu dever legal e moral perante a sociedade, a fim de discordar de práticas consideradas ilegais. Estas podem ser prejudiciais aos trabalhadores, que ficam privados de uma série de garantias e benefícios sociais, e à empresa, que pode vir a ser penalizada, assim como o profissional que se omitiu.