Gestão Estratégica de Operações

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Gestão Estratégica de Operações
Gestão Estratégica de Operações
Transcrição da apresentação:

Gestão Estratégica de Operações Flávio Botana tecnologia gráfica

Planejamento Estratégico de Operações CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA SENAI - SP

Bibliografia Manufatura e Serviços: uma abordagem estratégica ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Manufatura e Serviços: uma abordagem estratégica Henrique L. Correa / Carlos A Correa Editora Atlas CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA SENAI - SP

Um processo em evolução.... De: GESTÃO DE PRODUÇÃO Para: GESTÃO ESTRATÉGICA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA SENAI - SP

Um processo em evolução.... A Gestão de Produção incorporou: O conceito de Serviços Visão Sistêmica e Macro Interligação com a Cadeia Produtiva ( fornecedores, outras unidades operacionais, terceirizações ) CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA SENAI - SP

Definição GESTÃO DE OPERAÇÕES é a atividade de gerenciamento estratégico de recursos escassos (humanos, tecnológicos, informacionais e outros); de sua interação; e dos processos que produzem e entregam produtos e serviços; visando atender a necessidade e/ou desejos de QUALIDADE, TEMPO E CUSTOS de seus clientes ... CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA SENAI - SP

Definição Além disso, deve também compatibilizar este objetivo com as necessidades de eficiência no uso dos recursos que os objetivos da organização requerem CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA SENAI - SP

Porque? 1o. As operações envolvem a maioria dos investimentos em capital das organizações 2o. A maioria das decisões, em operações, inclui recursos físicos que têm, por natureza, “inércia decisória” (tempo entre a tomada de decisão e o momento em que esta decisão toma efeito) CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA SENAI - SP

Porque? 3o. As decisões em operações, uma vez implantadas, são normalmente difíceis e caras de serem revertidas 4o. As opções estratégicas adotadas impactam diretamente as formas com que a empresa vai ser capaz de competir nos mercados, no futuro CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA SENAI - SP

Objetivo da Estratégia de Operações Garantir que os processos de produção e entrega de valor ao cliente sejam alinhados com a intenção estratégica da empresa quanto aos resultados financeiros esperados e aos mercados a que pretende servir, e também adaptados ao ambiente em que se insere. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA SENAI - SP

Quadro Geral de Referência para Gestão Estratégica de Produção e Operações Representação gráfica da atuação da Gestão da Produção dentro deste contexto CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA SENAI - SP

Resultados Negócio Recursos e competências . Estratégia de operações . Rede de Operação . Pacotes de valor . Medidas de desempenho . Qualidade Total . Ética, sustentabilidade e segurança . Produtos e processos . Instalações . Planejamento e controle de operações . Controle estatístico do processo e confiabilidade Visão Negócio Ambiente Visão Ambiente Visão Aprendizado Visão Mercado Mercado

Desempenho Operacional Resultados Negócio Recursos e competências . Estratégia de operações . Rede de Operação . Pacotes de valor . Medidas de desempenho . Qualidade Total . Ética, sustentabilidade e segurança . Produtos e processos . Instalações . Planejamento e controle de operações . Controle estatístico do processo e confiabilidade Qualidade Custos Flexibilidade Velocidade - Confiabilidade Visão Negócio Ambiente Visão Ambiente Visão Aprendizado Visão Mercado Mercado

Gestão Estratégica de Operações Negócio Estratégia Gestão Estratégica de Operações Desempenho Operacional Resultados Recursos e competências . Estratégia de operações . Rede de Operação . Pacotes de valor . Medidas de desempenho . Qualidade Total . Ética, sustentabilidade e segurança . Produtos e processos . Instalações . Planejamento e controle de operações . Controle estatístico do processo e confiabilidade Restrições e Oportunidades Qualidade Custos Flexibilidade Velocidade - Confiabilidade Visão Negócio Ambiente Visão Ambiente Visão Aprendizado Visão Mercado Prioridades do Mercado

Gestão Estratégica de Operações Negócio Estratégia Gestão Estratégica de Operações Desempenho Operacional Resultados Recursos e competências . Estratégia de operações . Rede de Operação . Pacotes de valor . Medidas de desempenho . Qualidade Total . Ética, sustentabilidade e segurança . Produtos e processos . Instalações . Planejamento e controle de operações . Controle estatístico do processo e confiabilidade Restrições e Oportunidades Qualidade Custos Flexibilidade Velocidade - Confiabilidade Visão Negócio Ambiente Visão Ambiente Visão Aprendizado Visão Mercado Benchmarking Desempenho operacional dos Prioridades do Mercado Concorrentes

Conclusão A Gestão da Produção não é mais apenas uma atividade “interna”. Exige-se do gestor uma visão ampla do negócio, do mercado e do ambiente, As decisões tendem a ser estratégicas, isto é, com visão de longo prazo. A Gestão da Produção exige de seu ocupante conhecimento, competência e aplicação, pois as decisões freqüentemente têm que ser tomadas rapidamente e com a menor margem de erro possível. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA SENAI - SP

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