Preconceito.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

Criminalização da Transmissão do HIV como Forma de Estigma e Discriminação Veriano Terto Jr. Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS - ABIA.
Comportamento do Consumidor
da palavra/do diálogo/ de visão crítica
TEORIA COMPORTAMENTAL
A Rejeição nas Organizações
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
Características Biográficas:
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA
Atitudes.
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
DEFINIÇÕES.
MODELO BÁSICO DO OMPORTAMENTO
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Identidade e Gênero Identidade é a consciência e a sensação que cada indivíduo tem de si mesmo. É o “sentir-se como”... Ela se desenvolve pela internalização.
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
Matemática Emocional (os afetos na aprendizagem matemática
Aprendizagem Pode ser comportamental ou cognitivo perceptual
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
ERIK ERIKSON Dados biográficos: Erik Erikson nasceu na Alemanha, em 1902; morreu em Uniu-se ao grupo de Freud em 1927; Psiquiatra infantil, emigrou.
A Rede Social.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Os progressos da psicanálise
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
Behaviorismo.
Os processos psicossociais da exclusão
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
PRECONCEITO.
PRECONCEITO E ESTEREOTIPO
EMOÇÕES, ATITUDES E PERCEPÇÕES
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
MERCADO DE CONSUMO: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR – Prova 2
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
Trabalho realizado por : Ana Ramalho nº 5 e Bruno Rodrigues nº 6
ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL
Quiz Psicológico JOGAR REGRAS SAIR.

Aula 8 - Multiculturalismo e Direitos
Emile Durkheim e o fato social
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
Ideologia um conceito complexo
Competência Interpessoal
Processos conativos Psicologia, 12º ano.
Análise BEHAVIORISMO Ação Reação Conduta Comportamento.
Relação Professor Aluno na sala de aula ELIDA CRISTINA ALVES
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Teorias e Práticas Psicoterápicas Frederico M R Pinheiro
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
RELAÇÕES ENTRE AFETIVIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
PSICOTERAPIA PSICODINAMICA Grupos
Racismo, Preconceito, Discriminação.
cognitivo psicomotor afetivo Taxionomia de Bloom
TEORIA DA MOTIVAÇÃO DE MASLOW A HIERARQUIA das NECESSIDADES HUMANAS
A teoria motivacional de Maslow
OS CONTEÚDOS NA REFORMA
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
ESTÁCIO RECIFE – Professora Josineide de Meneses
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
ESTEREÓTIPOS E PRECONCEITOS.  Crenças rígidas e simplificadoras acerca de pessoas, grupos e instituições, que resultam de uma generalização abusiva.
Competências Pessoais e Sociais. Aula 10 :: Comunicação Expectativas e Construtos Sociais: a importância dos preconceitos e percepções na comunicação.
Comportamento de compra do consumidor
Socialização e integração social
Cone invertido Pichon-Riviére.
E. E Avelino Ferreira Apresenta: SEMINARIO –GEOGRAFIA Por: Kerolin n°18 Mylena n°25 Gabriela n°12 Vitoria n°35.
RAMOS DA PSICOLOGIA Primeiras abordagens. Final do século XIX.
Psicologia Social É o estudo científico de manifestações comportamentais de caráter situacional, suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas.
Transcrição da apresentação:

Preconceito

Preconceito Preconceito = manifestação que envolve, de modo amplo, o estereótipo (componente cognitivo), os sentimentos de rejeição (componente afectivo) e a discriminação (componente comportamental ou prático).

Preconceito (cont.) Preconceito é a atitude negativa dirigida a determinada pessoa em razão de sua filiação a um grupo identificado. É um pré-julgamento, baseado em conhecimento e contacto limitados; faz criar vieses e limita a habilidade de interacção com grupos diferentes.

Factores que interferem na atitude preconceituosa 1. Aprendizagem = quando o preconceito ocorre pela aprendizagem social

Factores que interferem na atitude preconceituosa (cont.) Ex.os: (a) pela forma da observação: quando a criança, através dos media, vê certos grupos (índios, negros, mulheres, pobres, etc.) em papéis estereotipados, e aprende que isso deve ser aceitável; (b) pela forma de modelação (modelos): quando a criança ouve e depois imita os seus pais, amigos e professores, expressando o preconceito.; (c)pela forma do condicionamento clássico : quando o sujeito desmerece outro e sente aumento da auto-estima, sente uma sensação fisiológica de prazer.

Factores que interferem na atitude preconceituosa (cont.) (d) pela forma de condicionamento operante: quando o indivíduo recebe aprovação dos outros, ao expressar sentimentos racistas ou sexistas; (e) pela forma de generalização: quando o sujeito passa por uma experiência negativa com um membro específico de um grupo, e depois estende essa experiência aos demais membros desse grupo.

Factores que interferem na atitude preconceituosa (cont.) 2. Processos cognitivos = pela categorização: quando as pessoas usam estereótipos para classificar os outros   Existem dois tipos de categorização (1) o ingroup; (2) o outgroup. O ingroup é qualquer categoria pela qual os indivíduos nutrem identificação, simpatia, referência. O outgroup consiste em todas as demais pessoas.

Factores que interferem na atitude preconceituosa (cont.) Quando os sujeitos tendem a ver os membros dos ingroups como mais atraentes e com comportamentos mais aceitáveis, ocorre o favoritismo intragrupo. Quando as pessoas tendem a perceber maior diversidade para com os membros do seu próprio ingroup e menor no outgroup, ocorre a homogeneidade extragrupo.

Factores que interferem na atitude preconceituosa (cont.) A homogeneidade extragrupo pode ser perigosa, porque, quando indivíduos diferentes e complexos não são percebidos como detendo as mesmas necessidades e sentimentos do grupo dominante, são vistos como desprovidos de identidade e tratados de modo discriminatório. A falta de identidade é uma arma para desmerecer o outro.

Factores que interferem na atitude preconceituosa (cont.) 3. Competição económica e política = o preconceito ocorre pelo poder, pela competição por recursos limitados. É mantido, porque oferece vantagens económicas e políticas significativas para o grupo dominante   Ex.º: a) estereótipo de que os negros são inferiores aos brancos, para justificar uma ordem social nos EUA; apartheid sul-africano.

Factores que interferem na atitude preconceituosa (cont.) 4. Agressão deslocada = a questão do “bode expiatório”. Quando a fonte de frustração é mais forte e não pode ser combatida de frente, os indivíduos tendem a agredir moral ou fisicamente um alvo menos ameaçador

Estigma Sentimento de vergonha, desgraça ou desaprovação; Provém do medo do desconhecido, de um conjunto de falsas crenças, que origina a falta de conhecimento e compreensão.

Estigma (cont.) Forma de preconceito, que desacredita ou rejeita um indivíduo ou grupo, por ser visto como diferente. Quando os comportamentos são devidos ao preconceito, o estigma transforma-se em discriminação.

Discriminação Acção ou medida que resulta em alguém ser tratado de maneira injusta, por pertencer ou aparentar pertencer a um grupo particular.