MÉTODOS DE APOIO À DECISÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Classes de palavras: o adjetivo
Advertisements

Teoria da Partilha Equilibrada -Apresentação-
O Processo de Votação e o Teorema do Eleitor Mediano TEORIA MICROECONÔMICA II Prof. Giácomo Balbinotto Neto.
Paradoxo de Arrow (1951) ESCOLHA PÚBLICA TEORIA MICROECONÔMICA II Prof. Giácomo Balbinotto Neto (PPGE/UFRGS)
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul História EaD Teoria do Estado Contemporâneo Professor: Dejalma Cremonese Aluno:
MÉTODO DO AJUSTE NA PARTILHA (I)
MÉTODO LIVRE DE INVEJA.
MÉTODO DAS LICITAÇÕES SECRETAS
MÉTODO DO DIVISOR ÚNICO
Quando é necessário escolher apenas uma ideologia, utiliza-se uma escolha, por meio de sufrágios ou votos que se designa por ELEIÇÃO O processo eleitoral.
Linguagens relacionais
Tomada de Decisões Aula 3.
UTFPR – CEAUT 2011 Tópicos em Controle Sistemas Contínuos.
FACENS – Engenharia da Computação Lógica Computacional II
Gestão da Qualidade A DIMENSÃO ESTRATÉGICA
Os Sistemas Eleitorais
Regras Operatórias das Potências
Para dirigir ou participar de uma sessão de negócios na organização MR, você precisa conhecer algumas regras parlamentares. Vamos conhecer as principais.
INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA
APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 7 aulas (7 blocos de 90 minutos) para o ensino do Tema. Todas as aulas servirão para avaliar os alunos em.
Sistema de Eleições Desenvolvimento próprio: Departamento de Tecnologia da Informação Desenvolvedor: João Antonio da Cruz Júnior Implantado em 03/2009.
Alan Taylor Biografia.
Sistemas Operacionais
© Luís M.S. Oliveira
Porcentagem.
Estruturas de Dados com Jogos
Teoria da partilha equilibrada
MATEMÁTICA APLICADA REVISÃO BÁSICA.
Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa Nome: Taiama Costa Bonfada Turma: 82 Professora: Elaine.
ANÁLISE ÀS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS
SISTEMAS OPERACIONAIS I
Às Claras. Este documento contém dados estruturados pela Transparência Brasil a partir de informações primárias levantadas pela entidade e/ou por terceiros.
Voto Facultativo x Voto Obrigatório
Mais uma vez, o mundo se curva e o Brasil toma a dianteira na
Projecto de Controladores
Eu quero segundo turno! Falam as pesquisas que o cidadão está retraído! Que em vários estados a tendência é a da eleição ou reeleição em primeiro turno,
TÍTULO DE ELEITOR ANA PAULA CÁSSIA JULIANA JOCELEI JYLLIANE RAQUEL.
Eliminação de Gauss. ZIP Decomposição [L][D][L] T de [K]
Erros e sua propagação Pontos mais importantes:
Aproximação de funções
Estudo dos gráficos Objetivos: Como construir um gráfico.
Modelos de Decisão com Critérios Multiplos
8 Click Nunca se justifique para ninguém.
CLASSIFICAÇÃO DE DADOS
Teoria da Partilha Equilibrada
TEORIA DAS ELEIÇÕES.
MÉTODOS DE VOTAÇÃO.
Divisores de um Número.
Estudo dos gráficos Objetivos: Como construir um gráfico.
Professor: Pedro Lopes Gestão de Base de dados Ano Lectivo 2010/2011.
DIREITO ELEITORAL.
ENTREVISTA NÃO ESTRUTURADA
III - Amostragem Prof. Herondino.
IX SIMULAÇÃO INTERNA DAS NAÇÕES UNIDAS
TEORIA DA PARTILHA EQUILIBRADA
Sistemas Maioritários Sistemas Preferenciais
PARTIDOS POLÍTICOS. Participação política  Essência da democracia é pautada em dois princípios: 1. Participação política 2. Liberdade de escolha  Desse.
REFLEXÕES SOBRE ELEIÇÕES NA MAÇONARIA José Jurandi Brito dos Santos GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL JURA EM PROSA E VERSO PP
ESTATÍSTICA: Conceitos básicas Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Estatística e Probabilidade Professor: Munelar de Assis Falcão 05 de fevereiro.
Distribuição de freqüências
RESPONSABILIDADE DO VOTO COMO CIDADÃO
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
1 APROVAÇÃO DA URNA ELETRÔNICA VALORES EXPRESSOS EM % BASE AMOSTRA: – Aprova – 97% Desaprova – 3%
Universidade Federal de Itajubá Uma introdução à Teoria dos Jogos Fred Leite Siqueira Campos.
Elementos de Análise NuméricaDif.e int. numéricas - derivação numérica: -aproximação das derivadas: diferenças divididas finitas -diferenças finitas de.
Hal R. Varian Intermediate Microeconomics, 8th edition Capítulo 33 Tradução: Sergio Da SilvaSergio Da Silva Bem-Estar.
Métodos de apoio à decisão
MÉTODOS DE APOIO À DECISÃO
MÉTODO LIVRE DE INVEJA.
Transcrição da apresentação:

MÉTODOS DE APOIO À DECISÃO

Métodos de apoio à decisão Sistemas de votação ● Maioritário ● Por ordem de preferência ou preferencial ● Aprovação

Métodos de apoio à decisão Sistemas de votação Sistema maioritário Método da maioria simples ou relativa Vence a opção com maior número de votos. Método da maioria absoluta Vence a opção que obtenha pelo menos metade de todos os votos mais um.

Métodos de apoio à decisão Sistemas de votação Sistema preferencial O votante não escolhe apenas um mas expressa a sua ordem de preferência relativamente a alguns ou à totalidade dos candidatos por meio da atribuição de pontos (previamente definidos). Método da pluralidade Vence o candidato com maior número de primeiros lugares.

Métodos de apoio à decisão Sistemas de votação Sistema preferencial Método de eliminação run-off simples São eliminados todos os candidatos à excepção dos dois que reúnem maior número de primeiras preferências. Método de eliminação run-off sequencial São eliminados os candidatos, um a um, a partir sempre do que tem menor número de primeiras preferências.

Métodos de apoio à decisão Sistemas de votação Sistema preferencial Método de Borda Cada um dos candidatos recebe pontos conforme o grau de preferência dos eleitores. Método de Condorcet Faz-se uma «eleição» entre cada par de candidatos: se um deles vence os outros todos em confronto directo, então deverá ser o vencedor.

Métodos de apoio à decisão Sistemas de votação Sistema de aprovação Os votantes podem votar em tantos candidatos quantos quiserem. Cada candidato aprovado recebe um voto e aquele que reunir mais votos ganha.

Métodos de apoio à decisão Sistemas de votação Conclusão Os resultados de uma votação podem ser diferentes se os sistemas de votação forem diferentes.

Métodos de apoio à decisão Partilha equilibrada Caso discreto (divisão de itens por pessoas) Método do ajuste na partilha Aplica-se à divisão de um número finito de itens por dois intervenientes. Método das licitações secretas Aplica-se à divisão de um número finito de itens por mais do que dois intervenientes. Método dos marcadores Aplica-se à divisão de um número finito de itens, de valores muito próximos e pouco elevados, que excedem substancialmente o número de intervenientes.

Métodos de apoio à decisão Partilha equilibrada (divisão de pessoas por lugares) ● Método de Hondt ● Método de Hamilton ● Método de Jefferson Diferem no tipo de arredondamento que é feito. ● Método de Adams ● Método de Webster ● Método de Huntington-Hill

Métodos de apoio à decisão Partilha equilibrada Caso contínuo Método do divisor único Um dos jogadores divide e os outros escolhem. Método do seleccionador único Um dos jogadores escolhe e os outros dividem. Método do último a diminuir Qualquer um dos jogadores é simultaneamente divisor e seleccionador. Método livre de inveja Esquema de divisão que satisfaz todos os jogadores na medida em que nenhum se sente lesado.