QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ILUMINISMO.
Advertisements

Onde? ING (início), FRA (auge);
ILUMINISMO Violenta crítica ao Antigo Regime, fruto do surgimento do novo mundo capitalista e burguês. Antigo Regime: denominação dada pelos iluministas.
O ILUMINISMO ( ESCLARECIMENTO )
Montesquieu e as suas contribuições para o pensamento político moderno
A SOCIEDADE PRÉ-CIENTÍFICA II
Iluminismo na Europa Séculos XVII e XVIII 1.
ILUMINISMO (ou Ilustração) Século XVIII (Século das Luzes)
ILUMINISMO.
LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O ILUMINISMO OBJETIVOS RECONHECER.
Pré – condições para o “Século das Luzes” (séc. XVIII)
O I L U M N S Professora: Marta.
O ILUMINISMO.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
Onde? ING (início), FRA (auge);
Cursinho Popular Paulo Freire
Curso de História Prof. Fabio Pablo efabiopablo.wordpress.com.
ILUMINISMO As luzes da razão.
ILUMINISMO Definição: movimento filosófico, intelectual e científico que contrariou as bases do Antigo Regime; Quando: século XVIII; Onde? ING (início),
O I L U M N S Professor: Odair.
O Liberalismo do século XVIII e XIX
ILUMINISMO “O Século das Luzes”.
Iluminismo A BUSCA DA RAZÃO.
Iluminismo O século das Luzes.
Filosofia Professor Breno Cunha
ILUMINISMO * Movimento Intelectual europeu dos séculos XVII e XVIII – época do ápice do Estado Absoluto; * ILUMINISMO = vem do verbo iluminar – época do.
Quando: século XVIII; Onde? INGLATERRA (início), FRANÇA (auge);
O Iluminismo.
A EMERGÊNCIA DA SOCIOLOGIA
Formação da ordem capitalista
Obra : O espírito das leis
ILUMINISMO Daniela Torres.
Ensino Médio 3ª Série..
O ILUMINISMO Professor Jarlison Augusto
O ILUMINISMO.
ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS LUZES) RAZÃO LIBERDADE ANTIABSOLUTISMO ANTICLERICALISMO A.
Iluminismo Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.
Iluminismo Definição:
ILUMINISMO Anti-dogmático. Valorização da razão.
Iluminismo Prof. Vanessa Martins.
Revisão para a prova – 7º ano Grupo 9 – Filosofia e História Grupo 10 – O século das luzes Grupo 11 - Iluminismo ATENÇÃO: Essa revisão não é suficiente.
AULA-22 HISTÓRIA 1 PROF. FERNANDO GONDIM
ILUMINISMO DEFINIÇÃO CONCEITOS
Quando: século XVIII; Onde? ING (início), FRA (auge);
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
ILUMINISMO História – Prof. Lisi.
Filósofos iluministas
ILUMINISMO.
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
Prof° Leandro Crestani
ILUMINISMO.
A Crise do Antigo Regime: Iluminismo e Liberalismo
ILUMINISMO Prof° Marlon Novaes.
ILUMINISMO.
ILUMINISMO “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre” Voltaire.
Sondagem 9ºAno: Revisão dos conteúdos do 8º Ano
ILUMINISMO “SÉCULO DAS LUZES” “SÉCULO DAS LUZES”
Docente: Ilídio sebastião História da Arquitectura III Universidade Metodista de Angola Faculdade de Arquitectura e Urbanismo O Iluminismo e as transformações.
Geohistoriaenem.blogspot.com.br ILUMINISMO “ERA PRECISO DERRUBAR O TRONO E ABALAR OS ALTARES.” SIGNIFICADO: SUPREMACIA DA RAZÃO SECULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO.
O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
Filosofia Moderna: empirismo e iluminismo
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
O Iluminismo e as ideias que revolucionaram o mundo.
O ILUMINISMO Cap. 27 – Aulas “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre”. Voltaire.
As idéias iluministas não surgiram do nada. No fundo elas iam de encontro às necessidades vividas por toda aquela gente sofrida, desprezada e pisoteada.
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
Transcrição da apresentação:

QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII? CAPÍTULO 2

Contexto No resto da Europa, cresce o ambiente de insatisfação dos burgueses, que não haviam conquistado nem poder político, nem igualdade jurídica. A luta da burguesia foi acompanhada por um movimento intelectual o Iluminismo. Iluminismo → movimento cultural que legitima as ideias dos burgueses.

Características Principais ideias: Crença na razão como promotora de progresso e felicidade. Rejeição ao absolutismo e aos privilégios do clero e da nobreza. Crítica à interferência da Igreja nas questões de estado. Governo regido pela Constituição. Só os letrados seriam capazes de governar.

Antecedentes Revolução Científica. Inspirados por Newton, buscam leis que governam o comportamento humano. Assumem como pressupostos, o uso da razão, observação e experimentação. Descartes também influencia os iluministas,pois cria um método científico que critica as idéias pré-estabelecidas. Dúvidas → novas idéias → novas dúvidas. Condena a idéia de que tudo era determinado pela vontade de Deus.

John Locke Pensador inglês Principais ideias: A origem do conhecimento era a experiência. As idéias para serem consideradas verdadeiras precisam ser comprovadas. Teoria do governo limitado. O poder dos reis era resultado de um contrato entre governantes e governados, por isso estava subordinado à lei. Defende a autoridade do Parlamento sobre o poder exercido pelo rei.

Pensadores do Iluminismo Voltaire Todos homens tinham direito à liberdade, propriedade e proteção das leis. Defensor dos interesses da burguesia e do governo limitado do rei .

Montesquieu Montesquieu defendia a separação dos poderes governamentais. Uma destas divisões, o poder legislativo, criaria as leis. A segunda divisão, o poder executivo, garantiria o cumprimento das leis. A terceira divisão, o poder judiciário, interpretaria as leis. Ele acreditava que a separação dos poderes impediria qualquer individuo ou grupo de obter controle absoluto do governo.

Rosseau Obra: O contrato social. A propriedade privada era origem da desigualdade social. O povo não daria a um governante ou representante o poder de criar leis para a sociedade. Ao invés disto, seria estabelecida uma forma de democracia direta: a aprovação de toda e qualquer lei seria votada por todos os membros da sociedade.

Despotismo esclarecido Apesar dos filósofos admirarem o sistema inglês de governo, poucos deles como Locke e Rousseau, apoiavam a democracia. Voltaire assim escreveu: “A partir do momento em que pessoas comuns começarem a raciocinar, tudo estará perdido. Eu não suporto a idéia de um governo de massas”. De acordo com Voltaire, a melhor forma de governo seria uma monarquia na qual o governante compartilharia as idéias dos filósofos e respeitaria os direitos do povo. Um monarca “iluminado” introduziria reformas e governaria de forma justa.

Difusão das idéias Refletindo o entusiasmo pela escolaridade, diversos filósofos compilaram uma Enciclopédia – uma obra de 28 volumes que continha diversos tópicos, a maioria deles sobre ciência e tecnologia. O editor-chefe da Enciclopédia foi Denis Diderot. Outros filósofos, inclusive Voltaire e Montesquieu, também contribuíram com artigos para a Enciclopédia.

Liberalismo Econômico Alguns pensadores acreditavam que o governo não deveria interferir nos negócios, e baseavam seus pontos de vista na teoria de laissez-faire – que significa “deixar (os negócios) em paz”. Esta idéia foi ensinada por um filósofo e economista escocês chamado Adam Smith. Ele escreveu que os empreendedores deveriam ter a liberdade de administrar seus negócios da maneira que lhe fosse gerar mais lucros. Pois, os lucros levam à expansão dos negócios, que cria mais empregos. A livre concorrência dá ao povo a chance de trabalhar naquilo que fazem melhor.