A SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO DE WEBER

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
Max weber busca explicar o capitalismo através de fatores externos à economia. Para Weber, o capitalismo se constitui a partir da herança de um modo de.
Capitalismo procura o lucro baseado em: (ação racional)
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
Espiritismo e as Filosofias Esotéricas
Dinâmica e Gênese dos Grupos
*Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Ética protestante e o poder do espírito do capitalismo
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados,
ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE
MAX WEBER E A ÉTICA PROTESTANTE
A Ética Religiosa.
Sociologia e seu campo – história da sociologia desde os clássicos
Sociologia
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
O I L U M N S Professor: Odair.
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Marco Doutrinal e Marco Operativo
A prática da virtude Prof.ª Andréa Cristina Filosofia
E o Espírito do Capitalismo
Instrumentais técnicos
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Fundamentos das Ciências Sociais
Senso e consciência moral
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A sociologia de Max Weber
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
MAX WEBER INTRODUÇÃO: Weber e seu tempo.
Profª. Taís Linassi Ruwer
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
Max Weber e as ações sociais
Os teóricos da Sociologia e suas obras
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
Estrutura e Dinâmica Social
FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA EDUCAÇÃO
Max Weber Introdução. Sociologia Compreensiva. Conceitos Sociológicos Fundamentais. Tipologia da Ação Social.
Maximilian Karl Emil Weber (Max Weber)
Max Weber ( ) “A intenção de conferir à sociologia uma reputação científica encontra em Max Weber um marco de referência” “Durante toda a sua vida,
Paradigma moral da sociedade laica
31/03/2009 “Festa” pelo golpe de 1964 cria polêmica no Rio de Janeiro
Definição: Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
SOCIOLOGIA Revisão. Max Weber 1. As ideias não determinam a sociedade, mas elas são importantes, ou seja, elas influenciam. O que são os tipos ideais?
O CAMPO DA RELIGIÃO Prof. Helder Salvador. É só com a filosofia moderna que se começa tratar a religião, e com isto também a fé cristã, filosoficamente,
MAX WEBER Ao contrário de Durkheim, Weber não pensa que a ordem social tenha que se opor e se distinguir dos indivíduos como uma realidade exterior a eles,
A CONCEPÇÃO DA RELIGIÃO SPINOZA. Objetivos Trabalhar a questão religiosa de Spinoza demonstrando o ‘sem sentido‘ de todo antropomorfismo. Trabalhar a.
A sociologia pré- científica. O Renascimento Inicia o processo de abertura e expansão comercial e marítima. Inicia o processo de abertura e expansão comercial.
Max Weber.
O conhecimento Spinoza.
Capitalismo, ciência, religião e Política.
Conceitos e visões filosóficas
Ação racional com relação a um objeto: o ator concebe
Max Weber Prof Dr. Robson Santos de Oliveira FAFICA
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
Max Weber. Questão Econômica Condenação das atividades burguesas: Afirmava que a prática comercial “não era agradável a Deus”. Assim, o comércio, a busca.
Como explicar o mundo?.
MAX WEBER E A BUROCRACIA. INTRODUÇÃO  Nasceu na Alemanha, filho de uma família de classe média alta.  Conviveu numa atmosfera intelectualmente estimulante.
Transcrição da apresentação:

A SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO DE WEBER Disciplina – Teoria Sociológica II para CSO– UFSC 2011/2 Prof. Juliana Grigoli

Weber e a Sociologia da Religião Teoria Sociológica II Weber e a Sociologia da Religião Weber – pensador que pensa a sociologia como um campo do conhecimento capaz de tecer análises sobre a sociedade tendo como eixo a análise da moral da convicção. Nesse sentido, a análise da moral da convicção leva, assim, a uma sociologia da religião. O que leva uma pessoa a cometer ou não uma violência? Qual é o significado da expressão – “oferecer a outra face” ?

Teoria Sociológica II O pacifismo por convicção só se explica dentro de uma concepção global de mundo. O pacifismo do cristão só é inteligível, isto é, adquire seu verdadeiro sentido com referência à idéia que ele tem da vida, e aos valores supremos aos quais ele adere. Para ser compreendida, toda a atitude exige a percepção da concepção global da existência que anima o ator e na qual ele vive. Esse é o pressuposto argumentativo que justifica o desenvolvimento dos estudos de Weber no campo da sociologia da religião.

Teoria Sociológica II A pergunta chave é? Em que medida as concepções religiosas têm influenciado o comportamento econômico das diferentes sociedades? Weber demonstra que: A conduta dos homens nas diversas sociedades só pode ser compreendida dentro do quadro da concepção geral que esses homens têm da existência. Os dogmas religiosos e sua percepção fazem parte desta construção construção de mundo.

Teoria Sociológica II É preciso entendê-los para compreender as condutas nos âmbitos – individual e coletivo e assim entender as escolhas de uma sociedade em relação a adoção de um determinado modelo econômico. Em A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, Weber afirma que as concepções religiosas são, efetivamente, um determinante da conduta econômica, e, em conseqüência, uma das causas das transformações econômicas da sociedade. Assim, deduzimos que:

Não há um capitalismo, mas capitalismos. Teoria Sociológica II “(...) as pesquisas sociológicas sobre a religião se tornam ao mesmo tempo pesquisas relativas à sociologia econômica e política e à sociologia da moral” (FREUND, p.130) Uma das teses centrais de Weber em A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, está na afirmação: Não há um capitalismo, mas capitalismos. Existe um modelo, e existem as adaptações relativas a esse modelo.

Teoria Sociológica II Em que sentido? “(...) Toda a sociedade capitalista apresenta singularidades que não encontramos em outras sociedades do mesmo tipo.” (ARON,p.492) Por isso, Weber define um tipo ideal de capitalismo, da seguinte forma: Capitalismo – definido pela existência de empresas, tem como meta o lucro acima de tudo sendo que a forma de obter esse lucro está fundamentado na organização racional do trabalho e da produção.

O que caracteriza o capitalismo para Weber? Teoria Sociológica II O que caracteriza o capitalismo para Weber? Desejo de acumular sempre.....cada vez mais. Sem ter uma forma de produção altamente definida. Quais foram os aspectos que possibilitaram a emergência dessa forma de pensar? Compreendida a partir do estabelecimento de uma relação causal entre as condições sociais e religiosas no sentido de estabelecer uma explicação sobre à formação do capitalismo do tipo ocidental.

Um dos recursos metodológicos utilizados por Weber foi perguntar: Teoria Sociológica II Um dos recursos metodológicos utilizados por Weber foi perguntar: Em que medida uma atitude particular em relação ao trabalho, determinada por crenças religiosas teria constituído o fato diferencial, presente no ocidente e inexistente em outras regiões? Tese principal de Weber em – A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo:

A adequação do espírito capitalismo e do espírito do protestantismo. Teoria Sociológica II A adequação do espírito capitalismo e do espírito do protestantismo. Portanto, podemos deduzir que: Há uma afinidade entre uma certa visão de mundo e determinado estilo de atividade econômica. Distinção entre a religião orientada pela convicção da salvação e a religião fundamentada em rituais ou da lei que aceita o mundo e tenta adaptar-se. Confucionismo chinês X Protestantismo - Calvinismo

3- Deus criou o mundo para a sua glória. Teoria Sociológica II A ética protestante mencionada por Weber é basicamente a concepção calvinista, resumida em cinco proposições: 1- Existe um Deus absoluto, transcendente, que criou o mundo e o governa, mas que não pode ser percebido pelo espírito finito dos homens. 2- Esse Deus todo poderoso e misterioso predestinou cada um de nós à salvação ou à condenação, sem que por nossas obras, possam modificar esse decreto divino. 3- Deus criou o mundo para a sua glória. 4- O homem que será salvo ou condenado, tem dever de trabalhar para a glória de Deus, e de criar seu reino sobre a terra.

O que é o desencanto do mundo? Passagem da magia a racionalidade. Teoria Sociológica II 5- as coisas terrestres, a natureza humana, a carne, pertencem a ordem do pecado e da morte; a salvação só pode ser um totalmente gratuito da graça divina. O que é o desencanto do mundo? Passagem da magia a racionalidade. Dos ritos mágicos aos ritos de salvação.

Religiões Pagãs Catolicismo Protestantismo Lutero Catolicismo Teoria Sociológica II Religiões Pagãs Catolicismo Protestantismo Lutero Catolicismo Protestantismo Calvino Puritanismo Inglês Metodista Anabatismo Quaker Batista

Teoria Sociológica II