Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

Camille Monet e a Criança
Sociologia Matemática e Letras Prof. Dr. Vidal Mota Junior
Características e Especificidades do Modo de Produção Capitalista
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
Aula 4 Democracia e Socialismo: história política dos últimos 150 anos
O ELITISMO COMPETITIVO DE WEBER
SOCIALISMO UTÓPICO SOCIALISMO CIENTÍFICO
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Multicultural, MULTICULTURALISMO E O DEBATE SOBRE IDENTIDADE
(Socialismo Científico)
KARL MARX MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO
“ A sociedade se resume à luta de classes”
CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
O Marxismo de Adam przeworski
Capítulo 5: O trabalho na sociedade moderna capitalista
MATERIALÍSMO HISTÓRICO PROF: CRISTIANO ALMEIDA
Os clássicos e o trabalho
Aulas 8 e 9 – Modos de Produção e Formações Sociais
A análise do capitalismo por Karl Marx
Materialismo histórico e dialético
Fatores que favoreceram o surgimento da Sociologia
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
Segundo Ano – Sociologia – Escola Adventista
Educação.
FUNDAMENTOS POLÍTICOS- ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO aula 04 CURSO: PEDAGOGIA Prof. Marcelo Muzi Silva.
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Disciplina – Teoria Sociológica II para CSO– UFSC 2011/2 Prof Juliana Grigoli.
Karl Marx e a História da Exploração
Link para o texto sobre Marx
O materialismo histórico
Então vamos para a prova final!
Para uma visão marxista das relações internacionais
SOCIOLOGIA SOCIO Indivíduo membro da sociedade; Associado; Parceiro; SOCIEDADE Reunião de indivíduos que vivem sob leis comuns; Associação de pessoas com.
A formação da sociedade moderna.
Karl Marx Máxima: 1818 – 1883 d.C. “Os filósofos não têm feito senão interpretar o mundo de diferentes maneiras, o que importa é transformá-lo”. Teses.
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
Aula de Sociologia – Karl Marx
MONTESQUIEU MARX ESTADO
ANÁLISE DA TEORIA SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
Sociologia Por quê?.
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
Karl Marx e as modos de produção social
Karl Marx e a Sociologia
Professor: Karina Oliveira Bezerra
IDEOLOGIA.
Alain Touraine.
Prof. Esp. Jefferson Luis Brentini da Silva
FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA EDUCAÇÃO
Modos de Produção Em Karl Marx.
Prof. Gilmar Rodrigues 1º Ano – Ensino Médio
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS DO TRABALHO
AS TEORIAS DA EDUCAÇÃO E O PROBLEMA DA MARGINALIDADE
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
Sociologia A Sociologia no quadro das Ciências Humanas
Marx e a educação.
Karl Marx e o materialismo histórico
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Karl Marx.
THIAGO DA HORA PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA.
Fundamentos de Sociologia Prof. Francisco Eduardo B. Vargas Instituto de Sociologia e Política Universidade Federal de Pelotas 2/6/2016 Curso de Filosofia.
A teoria do Valor-trabalho O valor das “coisas” – O valor de qualquer mercadoria corresponde à quantidade de trabalho social médio nela contida. A quantidade.
As bases do pensamento de Marx
Aula 8 - A teoria de Karl Marx Karl Marx ( ) As bases do pensamento de Marx Filosofia alemã Socialismo utópico francês Economia política clássica.
Sociologia das Organizações Janiara Medeiros 03/03/2010.
Indivíduo e sociedade Capítulo 3. Karl Marx, os indivíduos e as classes sociais Devemos analisar os individuos de acordo com o contexto de suas condições.
Transcrição da apresentação:

Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli

SOCIALISMO CIENTÍFICO: TEM COMO EXPOENTES – MARX E ENGELS SOCIOLOGIA APLICADA SOCIALISMO CIENTÍFICO: TEM COMO EXPOENTES – MARX E ENGELS

COMO DEFINE OS JOGOS DE FORÇA E AS DISPUTAS DE PODER? SOCIOLOGIA APLICADA COMO MARX ANALISOU AS TRANSFORMAÇÕES QUE ESTAVAM OCORRENDO EM PAÍSES DA EUROPA NO SÉCULO XIX? QUAIS FORAM OS ASPECTOS DESTACADOS PELO AUTOR? QUAIS SÃO OS EIXOS DE ANÁLISE DE MARX? QUAIS SÃO OS ASPECTOS DESTACADOS PELO AUTOR NOS CAMPOS : ECONÔMICO, POLÍTICO, HISTÓRICO E SOCIAL ? COMO DEFINE OS JOGOS DE FORÇA E AS DISPUTAS DE PODER?

AO LER AS PRIMEIRAS OBRAS DE MARX, PODEMOS PERCEBER QUE: SOCIOLOGIA APLICADA AO LER AS PRIMEIRAS OBRAS DE MARX, PODEMOS PERCEBER QUE: É UM AUTOR IMPRESSIONADO COM AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS, ECONÔMICAS E POLÍTICAS RELATIVAS À ÉPOCA EM QUE VIVEU . E ESTIMULADO PELOS DEBATES POLÍTICOS TANTO NO CAMPO INTELECTUAL QUANTO JUNTO AOS MOVIMENTOS POPULARES E DOS TRABALHADORES. Buscou desenvolver uma teoria que conseguisse explicar os fenômenos e as relações sociais sob a ótica do conflito. Estimulado pelo método do materialismo histórico, o pensador alemão define os conceitos de indivíduo, sociedade e Estado

EIXO DE ANÁLISE HISTÓRIA – TEMPO E ESPAÇO ESPAÇO: SOCIOLOGIA APLICADA FENÔMENOS: EIXO DE ANÁLISE HISTÓRIA – TEMPO E ESPAÇO ESPAÇO: ESVAZIAMENTO DO CAMPO E FORMAÇÃO DAS CIDADES RELAÇÕES SOCIAIS VISTA PELA ÓTICA ECONÔMICA –PRODUÇÃO TEMPO: DITADO PELA RITMO DA PRODUÇÃO, DAS MÁQUINAS TRABALHO INDUSTRIAL

A VIDA SOCIAL É UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA SOCIOLOGIA APLICADA VIDA SOCIAL – DEFINIDA E ORGANIZADA DE ACORDO COM A FORMA QUE A MATERIALIDADE É PRODUZIDA, CONSUMIDA E DISTRIBUÍDA A VIDA SOCIAL É UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA SURGIMENTO DE NOVAS CLASSES – BURGUESIA, PROLETARIADO E LUPEMPROLETARIADO SURGIMENTO DE UMA NOVA IDEOLOGIA, DE NOVOS SÍMBOLOS E VALORES TRABALHO LIVRE – ASSALARIADO PAPEL HISTÓRICO DA CLASSE TRABALHADORA VIDA MATERIAL COMO O EIXO QUE ORGANIZA A RELAÇÃO ENTRE:

HOMEM E NATUREZA x HOMEM E MÁQUINA – PRODUÇÃO SOCIOLOGIA APLICADA HOMEM E NATUREZA x HOMEM E MÁQUINA – PRODUÇÃO COMO MARX DEFINIU O ESTADO? A partir de um debate teórico acirrado com Hegel, Marx definiu o Estado como um produto da sociedade, por considerar “as condições materiais de uma sociedade como a base de sua estrutura social e da consciência humana” (CARNOY, 1998, p.65). Para Marx, as sociedades industriais capitalistas estavam estruturadas de acordo com as relações de produção e, portanto, estava dividida em duas classes sociais antagônicas - a burguesia e o proletariado.

SOCIOLOGIA APLICADA São os trabalhadores assalariados – aqueles que vendem sua força de trabalho para garantirem a sobrevivência. Ora, se o Estado é considerado como o responsável por determinar as ações políticas no nível social, sendo que essas ações são determinadas pelas condições materiais dadas, DEDUZIMOS QUE: O Estado tende a operar mais a favor dos grupos econômicos e políticos dominantes do que a favor dos proletários. Estado é um instrumento essencial de dominação de classes porque é a expressão política da estrutura social inerente a produção.

SOCIOLOGIA APLICADA Tendo em vista esse raciocínio podemos afirmar também que Marx, mais uma vez em oposição a Hegel, entende que o Estado não se configura como uma instituição que representa o bem comum, mas sim uma instituição que defende os interesses de uma determinada classe social - a burguesia. De acordo com a máxima - “não é a consciência dos homens que determina o seu ser social, mas, ao contrário, é o ser social que determina sua consciência” (MARX, apud COTRIM, 2002, p.199), Podemos afirmar que o indivíduo para Marx é o ser social - sua consciência determinada pelas condições históricas, materiais e sociais dadas.

Tabela – Elementos de um Modo de Produção SOCIOLOGIA APLICADA Relações de Produção Forças de Produção a) Relações sociais de produção – ex. salário assalariado/capital a) Meios de produção, ou seja, meios materiais, ou instrumentos, de produção b) Relações produtivas secundárias (ou indiretas) ex. organização do trabalho e o capital, os padrões de vida familiar b) Métodos técnicos c) As relações politicamente derivadas, o Estado, as instituições de ensino, um complexo de relações de instituições que servem a (a) e a (b) c) Recursos humanos e naturais empregados na produção d) Organização do trabalho, em grande medida determinada por 1 (a), (b) e (c) Tabela – Elementos de um Modo de Produção

Superestrutura Estrutura Infraestrutura SOCIOLOGIA APLICADA Superestrutura Estado, Direito , Ciência, Ideologia, Cultura Estrutura sociedade civil – relações de produção Infraestrutura Economia e tudo o que possibilita oprocesso de produção

Ler – página 100 – David Held SOCIOLOGIA APLICADA Ler – página 100 – David Held Portanto, O processo de transformação das estruturas de dominação de uma classe sobre a outra no sistema econômico capitalista depende da capacidade individual dos trabalhadores em associarem-se e assim, traçarem estratégias e diretrizes capazes de identificar e analisar as condições materiais e históricas que impedem a vida em liberdade e igualdade.