UNIÃO EUROPÉIA UNIÃO EUROPÉIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Advertisements

O que é a U.E É um bloco económico, social e politico de 27 países europeus que participam de um projecto de integração politica e económica. E foi a.
ESTE TRABALHO DEVERÁ SER VISUALIZADO COM O SOM DO COMPUTADOR LIGADO
O que é U.E? É uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros.
Países Europeus e as suas Capitais
O Mundo em Desenvolvimento
A UNIÃO EUROPEIA Actualização: Professor Vaz Nunes (2007)
Imagem: A União Europeia Imagem: Elaborado por: Marlene Maciel.
Blocos Econômicos.
Essa classificação remete às diversas etapas do desenvolvimento dos blocos econômicos que, em sua origem, pode ser associada ao estabelecimento da Comunidade.
Uniões aduaneiras e áreas de comércio livre
Alargamento Vs Aprofundamento
UNIÃO EUROPÉIA.
Europa – Aspectos Gerais
O Comércio multilateral e os blocos regionais Antonio Neto
Associação e integração entre países
Prof. Jeferson C. de Souza
UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR
CE_16_União_Europeia DISCIPLINA: Comércio Exterior
União Europeia.
UNIÃO EUROPEIA.
União Europeia.
União europeia SÓNIA VICENTE.
União Europeia Ângela Lourenço 8ºA.
União Europeia.
Portugal na Europa Portugal fica na parte mais ocidental da Europa.
Blocos econômicos mundiais
Docente: Pedro Moreira
OS BLOCOS ECONÔMICOS.
UNIÃO EUROPÉIA A BANDEIRA AZUL, SALPICADA DE ESTRELAS DOURADAS, JÁ PODE SER VISTA JUNTO ÀS BANDEIRAS NACIONAIS DE ALGUNS PAÍSES EUROPEUS. É A BANDEIRA.
Prof. Jeferson C. de Souza
O que é a União Européia? A UE é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica,
União Europeia.
Zona Euro Espaço monetário homogéneo constituído por todos os países (membros da EU), que decidiram adaptar o Euro como unidade monetária em 2002 e cumpriram.
União Européia.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 - GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS
1.ª questão geradora: o que é ser cidadão europeu?
UNIÃO EUROPEIA Existe um remédio que (...), em poucos anos, poderia tornar toda a Europa (...) livre e (...) feliz. Trata-se de reconstituir a família.
O que é a União Europeia? Uma parceria económica e política com características únicas entre 27 países europeus democráticos.
Trabalho realizado por : João Dinis Paulo Zhu
União Européia O Bloco Europeu.
A cidadania europeia.
O Maior Bloco Econômico do Planeta Prof. Joel Brogio
O que é U.E? É uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros.
A formação da União Europeia
Trabalho realizado por: Inês Graça nº8 7ºD
União Europeia Unidade na diversidade.
Este trabalho foi realizado por:
União Européia: Sonho ou Realidade
Blocos econômicos Prof. Cisso.
Tratados da União Europeia
Integração económica.
EUROPA – ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS
O continente Europeu: Político
A UNIÃO EUROPEIA A Comunidade Económica Europeia (CEE) foi fundada em 1951 pela França, Alemanha, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo, mais conhecidos.
A UNIÃO EUROPEIA.
RELAÇÕES INTERNACIONAIS DE COMÉRCIO
União Européia.
União Européia.
União Europeia.
Trabalho Elaborado Por: Beatriz Gateira João Piteira.
UNIÃO EUROPÉIA.
Objectivo - Eliminar progressivamente os controlos das fronteiras internas e estabelecer um regime de Livre Circulação para todas as pessoas que sejam.
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
UNIÃO EUROPEIA Tomou o nome de União Europeia em 1992 (através do Tratado de Maastricht – Holanda), mas teve origem na Comunidade Económica Europeia (CEE.
A EUROPA DOS 27.
FORMAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA A União Europeia, atualmente composta por 27 países, é uma das principais forças políticas e econômicas do período após a Guerra.
UNIÃO EUROPEIA Tomou o nome de União Europeia em 1992 (através do Tratado de Maastricht – Holanda), mas teve origem na Comunidade Económica Europeia (CEE.
Dia da Europa 9 de Maio Da C.E.E. à U.E. Cronologia Principais datas.
O O caminho para a União Europeia. Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) França Alemanha Itália Holanda Bélgica Luxemburgo1951 Assinatura do Tratado.
Transcrição da apresentação:

UNIÃO EUROPÉIA UNIÃO EUROPÉIA

1945-1959 Uma Europa pacífica – Início da cooperação A União Européia foi criada com o objetivo de pôr termo às freqüentes guerras sangrentas entre países vizinhos, que culminaram na Segunda Guerra Mundial. A partir de 1950, a Comunidade Européia do Carvão e do Aço começa a unir economicamente e politicamente os países europeus, tendo em vista assegurar uma paz duradoura. Os seis países fundadores são a Alemanha, a Bélgica, a França, a Itália, o Luxemburgo e os Países Baixos.

Os anos 60 – Um período de crescimento econômico A década de 60 é caracterizada pela emergência de uma “cultura jovem”, com grupos como The Beatles, que atraem multidões de jovens por onde quer que passem, contribuindo para lançar uma verdadeira revolução cultural e acentuando o fosso entre as gerações. Trata-se de um bom período para a economia, favorecida pelo fato de os países da União Européia terem deixado de cobrar direitos aduaneiros sobre as trocas comerciais realizadas entre si.

1970-1979 Uma Comunidade em expansão - O primeiro alargamento A Dinamarca, a Irlanda e o Reino Unido aderem à União Européia em 1 de Janeiro de 1973, elevando assim o número dos Estados-Membros para nove. Na seqüência do breve, mas violento, conflito Israel - árabe em Outubro de 1973, a Europa debate-se com uma crise energética e problemas econômicos. A queda do regime de Salazar em Portugal, em 1974, e a morte do General Franco em Espanha, em 1975, põem fim às últimas ditaduras de direita na Europa.

A fisionomia da Europa em mutação – A queda do Muro de Berlim Em 1981, a Grécia torna-se o décimo Estado-Membro da UE, em seguida a Espanha e Portugal cinco anos mais tarde. Em 1986, é assinado o Ato Único Europeu, um Tratado que prevê um vasto programa para seis anos destinado a eliminar os entraves que se opõem ao livre fluxo de comércio na UE, criando assim o “Mercado Único”.

Com a queda do Muro de Berlim em 9 de Novembro de 1989, dá-se uma grande convulsão política: a fronteira entre a Alemanha de Leste e a Alemanha Ocidental é aberta pela primeira vez em 28 anos e as duas Alemanhas em breve se reunificarão, formando um único país.

1990-1999 Uma Europa sem fronteiras Com o desmoronamento do comunismo na Europa Central e Oriental, assiste-se a um estreitamento das relações entre os europeus. Em 1993, é concluído o Mercado Único com as “quatro liberdades”: livre circulação de mercadorias, de serviços, de pessoas e de capitais. A década de 90 é também marcada por mais dois Tratados, o Tratado da União Europeia ou Tratado de Maastricht, de 1993, e o Tratado de Amesterdão, de 1999.

A opinião pública mostra-se preocupada com a proteção do ambiente e com a forma como os europeus poderão colaborar entre si em matéria de defesa e segurança. Em 1995, a União Européia passa a incluir três novos Estados-Membros, a Áustria, a Finlândia e a Suécia.

2000 Uma década de expansão O euro é a nova moeda de muitos europeus. O 11 de Setembro de 2001 torna-se sinônimo de “Guerra contra o terrorismo” depois de terem sido desviados aviões para embaterem em edifícios de Nova Iorque e Washington. Os Estados-Membros da União Européia começam a trabalhar cada vez mais em conjunto para lutar contra a criminalidade.

As divisões políticas entre a Europa Ocidental e a Europa Oriental são finalmente declaradas sanadas quando dez novos países aderem à União Européia em 2004. Muitos consideram que é altura de a Europa ter uma constituição. Mas a questão de saber qual o tipo de constituição mais adequada está longe de ser consensual, pelo que o debate sobre o futuro da Europa continua.

UE – Brasil Acordo estratégico As relações entre Brasil e a União Européia fazem referência aos intercâmbios econômicos, assim como aos contatos políticos entre Brasil e as instituições comunitárias da União Européia (UE). Em julho de 2007, em Portugal se formalizou uma "associação estratégica" entre as duas partes na qual a que União Européia confere um status preferencial ao país sul-americano.

A Bandeira da Europa tem doze estrelas douradas num círculo e um fundo azul. O número de estrelas não tem nada a ver com o número de Estados-Membros, estas são doze porque tradicionalmente este número constitui um símbolo de perfeição, plenitude e unidade, por isso a bandeira mantém-se inalterada, independentemente dos alargamentos da UE, o círculo de estrelas douradas representa a solidariedade, a unidade e a harmonia entre os povos da Europa.